Preces e Mentiras

Preces e Mentiras Sherri Wood Emmons

Resenhas - Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Renata 23/02/2013

Preces e Mentiras é a primeira obra de ficção e também o primeiro livro publicado pela autora Sherri Wood Emmons em 2011, em 2012 ela lançou The Somentimes Daughter e tem lançamento previsto para Abril de 2013 o livro The Weight of Small Thigs! Sherri, ela é escritora freelance e editora e vive em Indiana com o marido e três filhos!

Neste primeiro romance da autora, tomamos conhecimento de uma história familiar como tantas outras que devem existir por aí, só que do ponto de vista de uma criança! Bethany Marie nos conta como conheceu sua prima Reana Mae enqunto passavam os verões em West Virginia’s Coal River Valley , onde Reana mora com sua mãe Jolene e seu pai Bobby Lee e eventualmente o irmão mais novo dele, Caleb. O lugar é muito pequeno, onde todos se conhecem, a maioria são parentes, e assim como na vida real, o "disse-me-disse" da vida alheia corre solta.

Bethany tem 7 anos e Reana 6, e as férias de verão até então são para elas o único momento de se encontrar, Bethany tem Coal River como sua casa, ama ir passar as férias lá, e assim como deve ser para as crianças, tudo é só festa! Só que o tempo passa, e as situações começam a mudar, junto com a maturidade vem a consciência de que nem sempre as coisas são fáceis!

O núcleo familiar de Bethany é muito bem estruturado, pai, mãe e mais três irmãs, compõem o quadro da família quase perfeita, se não fosse a "sangue ruim" Tracy, uma das irmãs nas nossa narradora! Tracy é fria e maldosa em suas atitudes com Bethany e Reana, e um anjo de candura na frente dos pais, principalmente do seu pai que insiste em não enxergar a verdade sobre a personalidade da filha. Na família de Reana, as coisas são bem diferentes, ela é filha única, que o pai praticamente ignora e a mãe negligencia, agride e trata mal. Bobby viaja muito, fica pouco tempo em casa e como desejava um filho homem pouca atenção da à filha, Jolene casou muito nova, e ainda se comporta como se fosse solteira!

A história narrada pela pequena Bethany, como disse anteriormente, é como tantas outras que vemos por aí, só que desta vez vista de dentro! Com todos os seus problemas e percalços dissecados pela autora na forma mais inocente e sincera que pode ser a narrativa de uma criança! Muitos temas são abordados durante a história entre eles relações familiares, confiança, amizade, fé, violência contra a mulher e contra a criança, culpa e perdão! Tudo isso é abordado de um jeito muito leve, porém intenso, sim, foi possível!

Me apaixonei perdidamente pelas meninas, e queria muito cuidar da Reana, como seu sofreu esta criatura! Tem um momento bem forte no livro que, em dado acontecimento, ela está rezando, coisa que ela não nunca faz, porque passa o livro todo contestando Deus e sua bondade, e Bethany a questiona porque ela está rezando se não crê, ela diz que está fazendo isso porque a pessoa por quem ela está pedindo acredita em Deus e merece! E em parte é isso que dá título ao livro!

A história é bem fluida e apesar de acontecerem muitas coisas, a leitura é bem tranquila! Me confundi um pouco com o nome dos personagens e a quantidade deles, as ligações familiares são bem intricadas, mas as reviravoltas que o livro me apresentou, fizeram com que isso fosse superado! Muitas surpresas nos são apresentadas ao longo do livro e quando eu imaginei que já tinha descoberto todos o "podres", o pior ainda estava por vir! O coração acelera!

A diagramação do livro está bem boa, a capa foi mantida como o original e espero que, se a Editora for publicar os outros títulos da autora, mantenha as capas! O livro é super indicado pra quem gosta de livros que tragam reflexões profundas, quando terminei de ler o livro, fiquem um bom tempo pensando sobre o que a Bethany me contou! Chega a ser perturbador!

Read more at http://redequinha.blogspot.com/2013/02/resenha-preces-e-mentiras-sherri-wood.html#kTd5YGrPZdpiMq53.99

Rosiane 04/05/2015

Preces e Mentiras
O livro conta a história de uma grande família e seus encontros e desencontros. A narradora da história é Bethany, e durante o livro vamos conhecendo sua família, amigos, vizinhos e lugares. A maior parte da história se passa em uma vila a beira do rio, onde Bethany e sua família passa as ferias de verão. O que a menina não sabe é quais são as verdadeiras histórias que tem os moradores daquela vila, enquanto ela vai crescendo junto com sua prima, ela começa a ver que nada é como ela realmente esperava.

- Acho que você é a menina mais malvada que já existiu.
Tracy parou de rir de repente e atirou com violência e conteúdo de seu baldinho em nós duas, deixando-nos cobertas de areia molhada e lama.
Vocês duas são iguaizinhas- disse ela por entre os dentes enquanto se levantava. - Vocês são as gêmeas da lata de lixo.

Com o tempo Bethany percebe que sua prima não é mais a mesmo, apesar de ser mais velha que ela, elas não tem mais as mesmas vontades e objetivos. Depois de vários acontecimentos que deixa toda a família devastada e chocada, Reana Mae prima de Bethany vai morar com ela na cidade. É a partir desse momento que essas duas primas vivem grandes momentos e descobertas. Claro que também tem muito briga e discussão com a irmão de Bethany, que não gosta nem um pouco de sua prima ir morar com elas.

Achei o livro surpreendente e dentro da história ele trata de assuntos polêmicos como abuso infantil, apesar de não ser o tema principal e não ter muito destaque. Mas no final o que fica mais claro é um romance cheio de contratempos, apesar do livro ser um romance ele não é focado apenas nisso, as histórias das pessoas vão se cruzando com as de Bethany, as mentiras vão sendo descobertas e no fim, quando achamos que não vai acontecer mais nada ele nos surpreende.

site: http://entresonhosefiltros.blogspot.com.br/

Camila 19/03/2013

Preces e mentiras
Um livro delicioso. Quanto mais eu lia, mais eu tinha vontade de ler e ao mesmo tempo, pena de terminar. Li numa época mais reflexiva, aquela época de "comemorações de fim de ano", onde todo mundo está mais sensível e solidário. Trata de amadurecimentos precoces, transtornos mentais, nostalgia e primeiro amor. Fora que eu sou apaixonada pela capa e sempre tenho vontade de reler.

Endry 03/05/2013

Confesso que quando recebi este livro de parceria, fiquei meio receosa quanto à leitura. Lembro que alguns dias depois, vi um comentário de uma amiga, que também é blogueira, no facebook, elogiando este livro. Ela (desculpe, mas não lembro quem foi) fez uma observação sobre o receio dela ao ler o livro, coisa que também sentia e acabei ficando curiosa com a história.

Sherri escreve muito bem, é uma leitura fluída, às vezes leve e em outras bem intensa. Eu gostei muito da narrativa e da forma como a Sherri narra os fatos, pensamentos e constrói os personagens principais e secundários. Ela revela o tanto importante para compreendermos os personagens e a situação, porém nada que entregue as revelações que inciam aos poucos do meio para o final do livro.

Preciso dizer que me vi muito na Bethany, em seu jeito por vezes ingênuo, mas sempre pronta para ajudar. Quando cresce, Bethany continua tentando ajudar a prima Reana Mae, que tem, desde sempre, uma vida difícil. Porém, no crescimento de ambas, muitos percalços aparecem pelo caminho. Tenho que dizer que adorei o fato de elas trocarem cartas por um tempo e conhecer um pouco da visão da Reana Mae, mesmo que superficial. O foco da história é justamente após este período, quando ocorre um distanciamento pela presença de outro personagem bem intrigante e que dá um certo mistério também à história. Os pais de Reana são negligentes, sua mãe só pensa em sexo e roupas curtas e seu pai em andar de moto por aí. É tocante a dedicação da mãe da Bethany com a Reana e sua mãe, apesar de toda visão religiosa e ética dela. As outras irmãs de Bethany, que são três, tem posturas diversas, porém todas com uma postura de exclusão. As duas irmãs mais velha (Bethany é a caçula) são indiferentes, pois estão numa fase de pensar em namoricos e aparência. Já sua irmã do meio é terrivelmente cruel. Daquelas que fazem maldade mesmo. Bethany sempre tentou protegê-la, porém sem muito sucesso. O livro é repleto de momentos angustiantes do meio para o final e ficamos muito curiosos com o que vai acontecer no final e que explicação a autora dá. Ela se saiu muito bem!

A diagramação, como sempre, da Novo Conceito é muito boa. Os inícios de capítulos são simples, porém suas folhas amareladas com margem, fonte e espaçamentos ideais me ganham! Os capítulos até que são grandes, porém são instigantes e fluem muito bem. Eu li o livro em uma noite nas férias, em menos de 4 horas. O que é ótimo, considerando as 360 páginas.

ricardo_22 20/05/2013

Resenha para o blog Over Shock
Preces e Mentiras, Sherri Wood Emmons, tradução de Ana Paula Corradini, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 360 páginas.

A instituição família tem papel fundamental na educação moral e psicológica de uma criança e adolescente, mas todos sabem que cada família possui suas determinadas características; suas determinadas histórias. São as histórias marcantes de uma família que constroem, direta ou indiretamente, o futuro de uma pessoa, e isso acaba sendo o fio condutor de Preces e Mentiras, obra de estreia da escritora Sherri Wood Emmons.
Narrado sob o ponto de vista de Bethany, uma garota de sete anos que com o passar dos anos vai amadurecendo e conhecendo a vida como ela realmente é, Preces e Mentiras conta como Bethany, ao conhecer sua prima Reana Mae, encontra a libertação de uma solidão que a acompanhava – ao mesmo tempo em que conhece verdadeiramente as pessoas que sempre estiveram a sua volta.
As férias da família de Bethany tinha sempre um destino certo: a cidade de Reana e dos demais familiares. Isso era motivo de felicidade para as garotas, que podiam estar juntas e compartilhar suas alegrias e angústias, porém aos poucos a protagonista percebe que sua família possui segredos inimagináveis e situações constrangedoras. E a única chance disso não destruir vidas é se a fé e os segredos se mantiverem intactos.

“Minha pele sentia o ar frio e úmido, e parei por um instante para aproveitar a estranha sensação de estar sozinha à noite. Todo mundo que eu conhecia, todo mundo que sabia quem eu era estava dormindo. Eu me senti como se fosse a única pessoa acordada no mundo todo” (pág. 40).

A velha mania de julgar um livro pela capa fez uma nova vítima, que aguardou ansiosamente pela oportunidade de leitura e no fim se decepcionou com uma história previsível, ainda que bem escrita. Wood Emmons soube escolher um tema que tivesse uma infinidade de situações para explorar, e as explorou, porém pecou com o desenvolvimento, que pouco agrada. Por sorte a escrita tem a capacidade de envolver e não ficamos presos em uma leitura totalmente arrastada.
Ainda assim, o início possui poucos acontecimentos marcantes, já que tem a intenção de apresentar os personagens que conduzirão a história até o seu desfecho. Isso, obviamente, é natural que aconteça, mas com a apresentação de tais personagens percebemos que eles não passam de estereótipos batidos, como, por exemplo, a garota má; a mulher esquentada e que não deve servir de exemplo; a mulher bondosa; a garota rebelde e/ou solitária; entre outros. A personalidade de tais personagens, que existem em qualquer pequena comunidade e principalmente em uma família, mostra outro ponto negativo: as já citadas situações previsíveis.
Conforme conhecemos as personagens que fazem parte da vida de Bethany, podemos apostar em suas futuras ações e isso, na maioria das vezes, de fato acontece. Para não dizer que não houve surpresas, em apenas um momento Tracy, a irmã insuportável de Bethany, causa surpresas com suas atitudes e sua revolta, mas acaba sendo insuficiente.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/05/resenha-153-preces-e-mentiras.html

Tami 29/05/2013

Segredos e segredos
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/05/resenha-preces-e-mentiras.html
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

Adoro livros que me façam refletir e que tenham como fundo a mente das pessoas, seus sentimentos mais escondidos e histórias que as vezes ficamos sabendo por aí mas que sempre torcemos para que estejam bem longe da gente. Preces e mentiras foi um livro que comecei sem grandes expectativas e que se mostrou uma leitura muito interessante.

Bethany tem 7 anos e é a mais nova entre quatro irmãs. Ela sempre foi infernizada por Tracy, e nunca entendeu o porque a irmã é tão má com ela. Mas nada se compara ao quanto Tracy incomoda Reana Mae, sua prima de 6 anos. Reana mora no pequeno vilarejo de Coal River, um local pacato onde todo mundo se conhece e, como toda cidade pequena, todos sabem sobre a vida de todos. Bethany e Reana logo se tornam boas amigas e começam a compartilhar suas vidas e experiências. A medida que vão crescendo, as meninas percebem que a vida que parecia tranquila nessa pequena comunidade esconde muitos segredos e revelações que podem acabar com reputações - e vidas.

"Todo mundo sabia quando o Bobby Lee estava chegando em casa. Gente por todo o Vale de Coal River ouvia o ronco de sua motocicleta na estrada de cascalho antes de ele traçar a última curva, fazendo uma manobra tão fechada que a lateral do seu corpo quase tocava o chão. Às vezes, ele desaparecia por semanas. Outras, por apenas alguns dias. Mas seu ritual da volta para casa não mudava nunca." (pág. 12, primeiro parágrafo)

A história é contada por Bethany, que hoje já é adulta. Ela conta sobre a sua vida e a de seus conhecidos durante sua infância e adolescência. São histórias simples e complexas, algumas um pouco previsíveis, mas todas bem possíveis de acontecer. Não são todos os autores que conseguem nos ambientar tão bem dentro de um local "familiar" como essa comunidade e nos fazer sentir parte deles.

O livro traz muitas reflexões sobre quem é bom ou mau na história, até que ponto os segredos que prometemos guardar podem influenciar no futuro do outro e várias outras coisas importantes. Bethany e Reana são crianças mas não são infantis como alguns personagens adolescentes (e adultos) de outros livros. Em todos os momentos consegui entender a reação delas em relação aos fatos que estavam acontecendo e a dificuldade entre saber quando ser criança ou adulto. Ambas foram muito verossímeis para mim, e trazem lições sobre amizade que só quem tem uma amiga nesse nível de intimidade e compreensão pode entender.

A história não possui grandes suspenses, investigações e coisas do tipo, mas simplesmente não conseguia largar a leitura. É uma narrativa contada com uma linguagem boa e com descrições na quantidade certa, sem muita enrolação e sem ir tão direto ao ponto. Trata de alguns assuntos mais pesados e delicados que podem afastar leitores mais jovens ou sensíveis, como os excessos de álcool, abuso infantil, pais abusivos, entre outros.

Nas páginas finais o livro traz duas coisas interessantes: uma entrevista com a autora e perguntas para discussão. Esse último item me lembrou algumas edições de livros que são feitos especialmente para professores, e que gostava muito de ter em casa. A entrevista ajuda a entender um pouco mais sobre como o livro foi feito e em que foi baseado (itens que sempre gosto de saber) e as perguntas nos ajudam a refletir sobre alguns dos assuntos abordados.

Resumindo, recomendo demais a leitura. Se você gosta de uma história densa, com assuntos polêmicos e dessa ideia de tentar entender as motivações de cada pessoa, esse livro é para você.

"Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava." (pág. 18)

Rosana 04/06/2013

Preces e mentiras
Olá, a resenha de hoje é de uma história envolvente, emocionante e cheia de fatos inusitados.

Preces e mentiras é uma história emocionante, que descreve ,em detalhes, o desenrolar dos acontecimentos em torno de uma amizade entre duas crianças ( Reana Mae e Bethany) que é o foco principal da trama. Os personagens, ricamente, construídos pela autora , fazem a singularidade da obra, tornando-a emocionante e envolvente.

A família de Bethany, de Indianápolis, passa os verões no Vale de Coal River em West Virginia.

Em um desses verões, Bethany, de 7 anos, conhece a priminha Reana Mae, de seis, moradora do Vale.

Reana Mae, filha única, mora com a mãe que a rejeita. É uma criança insegura e instável; tem uma vida solitária. Ao conhecer a prima, encontra nela a segurança de que precisa, fazendo dela amiga inseparável e confidente.

Bethany é ingênua, de boa fé e bem educada. Acredita na amiguinha e a defende sempre que Tracy, a irmã ( portadora de distúrbio de personalidade), lhe faz alguma maldade.

Para a mãe de Bethany, as viagens para o Vale lhe trazem indesejadas lembranças de sua infância pobre e infeliz . Ela consegue se superar, tornando-se mãe sensata e amorosa.

Quando as primas se encontram, brincam com boneca, caminham pela trilha aberta na floresta até o rio, nadam, trocam segredinhos e dormem juntas. Quando se afastam, após o verão, trocam correspondência. Bethany fica sabendo que o tio de Reana Mae, Caleb, que havia desaparecido por conflitos familiares estava de volta. Foi bom,tornou-se amigo e protetor e companheiro dedicado, porém, a seduziu.

De volta ao Vale, Bethany percebe que Reana Mae está muito feliz, mas esquiva e tentando evitá-la. Descobre, por acaso, na mata, o segredo de Reana Mae, lendo o diário deixado no esconderijo secreto. A vida naquela pequena comunidade não era simples como ela imaginava. Com o tempo, outros segredos no histórico familiar seriam revelados.

Bethany, até então, muito ingênua, cheia de fé por acreditar muito em Deus, descobre que coisas ruins acontecem, inesperadamente, e que não consegue entender. A fé fica abalada, bem como sua ligação com a prima que ela pensava que era para sempre.

E as maldades de Tracy? O tempo se encarregou de desvendar os segredos, que às vezes por omissão, acaba em tragédia.

Preces e mentiras nos ensina, enfim, que o amor e o perdão são caminhos que conduzem à superação de conflitos e permitem que a vida siga em frente.

A capa é muito coerente com a história , a diagramação e o papel agradáveis a leitura e o texto muito bem revisado.

Resenha publicad no Livrólogos . Visitem o blog :)

Marcos 07/06/2013

Confia a resenha em vídeo que fiz para este livro: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/06/resenha-falada-preces-e-mentiras-de.html

Jaqueline 17/06/2013

Preces e Mentiras é a primeira obra de ficção da Sherri Wood Emmons, e eu me vi presa em sua narrativa.

Sherri neste livro conta a história de Bethany e Reana, primas que se conhecem e a partir de então se veem longe da solidão. Pois Bethany é a filha mais nova de quatro irmãs, e já Reana é a filha única de Jolene, e esta não gosta nadinha da filha, pois preferia ter tido um filho ao invés dela.

A mãe de Bethany, Helen, não gostava de retornar ao vale onde passou parte de sua infância, pois lhe trazia lembranças ruins, mas seus familiares continuavam lá, e tinha também a amizade de Bethany e Reana, então era quase que impossível sair de vez do vale.

Conforme Bethany vai crescendo ela vê que a vida no vale não é tão simples quanto parece, nas cabanas perto do rio que guardam muito da história de sua família, também gera muitas fofocas escandalosas, e as pessoas mais próximas guardam segredos inimagináveis.

De início a gente acha que o problema maior do livro será com a Tracy, a irmã malvada de Bethany, mas aos poucos você vai chegar a se perguntar; será mesmo que a vilã nessa história é a Tracy?

Preces e mentiras é um romance cativante, e ao mesmo tempo assombroso, pois os eventos que acontecem muitas vezes são tão chocantes que você tem que parar pra respirar um pouco, ou segue vorazmente pra tentar entender o porquê daquele acontecimento.

Gostei muito desse livro, pois a autora consegue prender o leitor sem muito esforço, e eu me vi sem querer ir dormir a noite, querendo saber como aquilo ia se resolver. Sentir muita raiva da Reana, mais até do que da Tracy, mas depois a gente para e vê que ela é o reflexo da criação que teve, então não devemos culpa-la por seus atos. Não queria que a Reana se transformasse daquele jeito, com 11 anos já se comportando como adulta, mas a vida tem dessas coisas mesmo, infelizmente.

Caroline 04/07/2013

Esse livro é muito bom, e simples de ler , muito bem feito. Pra falar serio comprei o livro pela capa porque a menina parece comigo, bem, depois que li nem tanto, porque altamente sofredora. Mas a autora descreve todos fatos na pele da Britany o que foi fantástico porque escondeu perfeitamente os segredos dele e para com ela, a pessoa sente tudo na pele dela, cara muito emocionante, é muito espontâneo, quando me via ja tava em altas gargalhadas, depois me acabando em lagrimas. Perfeito, amei esse livro, e super indico.

Rose 19/07/2013

Bethany e Reana são primas e se conheceram aos 7 e 6 anos. Criadas de formas e em mundos diferentes, as duas construiram uma amizade fraternal, daquelas para vida toda, o atual "BFF".
Enquanto Bethany crescia na cidade grande, Reana crescia à beira do rio, em um vilarejo simples.
A família de Bethany era estruturada, e os pais presentes tentavam preservar as filhas das maldades do mundo.
Já Reana era uma destas milhares de crianças que crescem no seio de uma família praticamente inexistente.
Conforme o tempo foi passando e elas crescendo, são jogadas para extremos. Reana amadurece muito mais cedo. Ela aprende a duras penas que a vida não é um conto de fadas. De criança à mulher em um piscar de olhos, ela passa a ser responsável por si mesma, e o pior, não tinha ninguém que lhe indicasse o caminho correto a seguir.
Bethy e sua mãe Helen, amam e se preocupam de verdade com Reana, e fazem todo o possível para salvá-la.
O conhecimento que nem tudo é simples e que as pessoas que amam guardam segredos, podem destruir a fé de Bethany para sempre. Ela não entende como as pessoas podem ser más ou fazer o que fazem por puro prazer ou sabe-se lá o quê.
Mas, é justamente esta fé que pode fazer as coisas voltarem aos eixos, pena que seja a um custo muito, mas muito grande. Será que uma vida pela outra porá fim aos incontáveis segredos destas pessoas que vivem ou viveram neste vilarejo ribeirinho?
Em uma estória que me prendeu desde o início, confesso que não esperava pelo desfecho final. O livro é narrado sobre o ponto de vista de Bethany, uma garota ingênua e muito religiosa, que sonha em ser feliz e não compreende as maldades do mundo. Acreditem, vale a leitura.
Dani Vilela 25/07/2013minha estante
Olá, Rose!! Estou curiosa com esse livro faz tempo!! Só a capa já me atraiu! Achei linda!!!! E sua resenha só aumentou minhas expectativas! Achei a história muito linda, mas espero ler em breve e tirar a minha própria conclusão. Parabéns pela resenha super objetiva. Abraços, Dani.

Ju 24/07/2013

Um turbilhão de emoções
Confesso que escrevi e apaguei várias vezes as seguintes frases: "O livro conta a história de Reanna Mae...", "O livro conta a história de Bethany...", "O livro conta a história de uma família..."

Acredito que o real objetivo do livro não é ser uma simples narrativa sobre uma, duas ou um grupo de pessoas.
Sherri Wood faz uma análise psicológica - mesmo que essa não seja sua intenção - de cada personagem, para explicar os mais distintos relacionamentos - entre irmãos, amigos, pais e filhos... - e a forma como pessoas de diferentes personalidades podem se comportar diante deles. "Preces e Mentiras" mostra a unicidade de cada relacionamento e de cada ser, a forma como o meio e as pessoas com quem nos relacionamos exercem influência em nosso amadurecimento.
A história em si, abrange muitos anos e é contada sob o ponto de vista de Bethany, uma criança de 7 anos no começo do livro e mãe de uma garotinha de alguns meses nas últimas páginas.

Uma história que envolve o leitor do começo ao fim com fatos que nos deixam emocionados, felizes ou intrigados. Mesmo a história sendo simples e aparentemente longa, o livro não é monótono e faz com que vários personagens nos envolvam com suas particularidades. Confesso que fiquei muito surpresa com desfecho final e bastante emocionada, apesar de ter achado a explicação que a autora - na voz da mãe de Bethany - deu, ter sido simplesmente desnecessária.

Vale muito a pena a leitura!

Jeniffer 27/09/2013

Eu não sei que maré maravilhosa de sorte é essa que estou vivendo em relação aos livros que escolho para compor minhas leituras diárias e estante, mas eu sinceramente espero que ela nunca acabe. Honestamente, nunca fui do tipo de pessoa sortuda que sempre pega certeiramente os livros mais maravilhosos do mundo para ler. A verdade é que já quebrei bem bonito a cara umas trinta vezes por pegar um livro só por esse ter a capa bonitinha e um nome simétrico e melódico; já gastei mais de trezentos reais com escolhas mal feitas e julgadoras de livros, excluindo alguns pela capa sem nem ao menos ler a sinopse e escolhendo outros por terem lindos desenhos e letras numa fonte chique e chamativa. Foi só depois de um tempo que comecei a parar em frente as prateleiras das livrarias e ler atentamente às sinopses; e, a partir daí, comecei a me identificar lindamente com todas as leituras que escolhi (tendo uma ou outra decepção aconteceram, é claro – mas, enfim, ossos do ofício).

A escolha por Preces e Mentiras, no entanto, foi uma quebra total desse paradigma. Eu olhei para a capa do livro e me encantei de cara: a expressão tristonha, machucada e carente da criança, com aquele fundo esverdeado (sacanagem: eu amo verde) e aquele título no mais fino estilo Jane Austen. Abrindo o livro e olhando de relance, uma diagramação perfeita e, é claro, uma das coisas que pra mim realmente contam para a escolha de um livro: um cheiro estonteantemente delicioso exalando das páginas.

Com Preces e Mentiras, foi amor à primeira vista. Eu nem li a sinopse direito; simplesmente peguei o livro pra ler.

E, com toda a sinceridade do mundo: foi a melhor escolha “irresponsável” da minha vida de bibliófilo.

Este brilhante livro fala sobre a amizade, as descobertas e caminhos de duas garotas: a singela Bethany e a destemida Reana Mae. Narrando o passar dos anos das vidas destas duas garotas, as consequências de suas escolhas e as várias faces da inocência de ambas perante assombrosos pontos da vida, Sherri Wood Emmons nos desafia, com uma escrita poderosa, intensa e translúcida, a entender e conhecer as realidades que podem existir nas vidas familiares e a importância e força da amizade e do amor em cada dia de nossas vidas.

A escrita dessa obra é muito gostosa. Há nela bastante descrição (nada que chegue ao ponto do monótono), e preza pelo caráter simples – ou seja: tem um caráter simplório, mas é riquíssimo em sua simplicidade. Ainda falando sobre isso, eu li Preces e Mentiras sempre achando estar tendo uma conversa regada a goles de chá e biscoitos com uma honesta e graciosa contadora de histórias. É tão, tão cativante que parece um papo jogado pro alto – e isso é muito legal, pois faz a leitura fluir muito mais rápido e divertidamente.

Além disso, é um livro que desafia. Familiar, com personagens lindamente construídas e que recebem seus respectivos espaços para um desenrolar coerente e rico de um enredo brilhantemente bem costurado e inteligente – você desenvolve uma empatia e intimidade tão profundas com as personagens que às vezes se surpreende com as sensações que se vê sentindo perante seus atos e participações –, é, sendo totalmente sincero, um dos livros mais fortes que já li na vida. Não forte no sentido pernicioso da palavra, mas emocional e psicologicamente desafiador. Preces e Mentiras treina e desafia seu estado de serenidade. Ele mexe com todos os âmbitos emocionais do seu eu sentimental, e é por isso que tenho total segurança ao afirmar que é um livro completo. Juro, cara, juro que senti vontade de aplaudir ao acabar de lê-lo e abraçar fortemente a escritora e agradecê-la por ter escrito tão brilhante obra.

A qual, aliás, é a sua primeira.

Elucido: é o primeiro livro de Sherri Wood Emmons.

Preces e Mentiras é um livro que todo mundo deveria ler. É, mais do que muitos outros, um livro que merece virar um clássico pós-moderno e ser adorado por gerações e gerações, já que é um livro extremamente atemporal. Vale MUITO a pena lê-lo. Se você não gosta do gênero, por favor, dê um espacinho no seu tempo para devorá-lo. Eu aposto (só de brincadeirinha, porque dinheiro que é bom eu não tenho) que você não vai se arrepender.

P.S.: Quase ia me esquecendo!: aqueles que curtem estudar sobre Psicologia iam gostar de analisar o viés comportamental das personagens desse livro. Super indico.

Escrito por Breno Torres.

site: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/08/resenha-preces-e-mentiras.html

Gaby 19/10/2013

Tenso e bonito.
Apesar de sua irmã malvada Tracy adorar infernizá-las Bethany amava passar os verões com os parentes do sul, onde tinha a companhia de sua amada prima Reana. As irmãs mais velhas de Bethany Nancy e Melinda são bem mais agradáveis. A mãe delas, Helen, é uma mulher doce e sensata, de voz calma e bom temperamento. Jimmy é um bom pai, porém releva demais as atitudes inadequadas de Tracy. Reana Mae é filha de Bobby Lee, um motoqueiro/caminhoneiro, e Jolene, que é vista pela sociedade com olhares de reprovação devido ao seu modo de se vestir não muito discreto. Os problemas do casamento de seus pais faz com que Reana precise cada vez mais assumir responsabilidades e se virar sozinha, mesmo com seu tio Caleb indo morar na casa da família. Enquanto Bethany em Indianápolis segue com a vida normal em família, indo a escola, vendo as irmãs com os namorados e aguentando os chiliques de Tracy. As primas se comunicam por carta, mas Reana passa a responder com menos frequência. Quando voltam para as férias no sul as coisas por lá mudaram bastante, Beythany se surpreende com o aparente abismo que surgiu entre ela e a prima, que adquiriu uma estranha devoção por seu tio Caleb e já não passa mais tempo com os amigos de infância Harley Boy e Ruthan. O clima no suposto lar de Reana se torna intolerável, e ela se muda para a casa de seus tios Jimmy e Helen, Bethany e ela novamente unidas lidma com os problemas familiares e escolares. Tracy com sua grave intolerância a prima usa tudo que sabe para atingí-la fazendo brotar na mudada Reana um desejo de vingança. Passando por várias fases da vida - infância juventude e vida adulta-, acompanhamos a narrativa pelo ponto de vista de Bethany. Os conflitos familiares e a irmandade entre as primas são os temas principais. Quase todos os personagens são legais, mas há também uns detestáveis - que não são indecifráveis -. Gostei bastante do livro, RECOMENDO!

site: http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

Bru 13/01/2014

O livro conta a história de Bethany, uma garota tímida e quieta.

Bethany tem pais evangélicos, e três irmãs, bem diferentes dela, sua melhor amiga é sua prima
Reane Mae, com quem se identifica muito.

Reane Mae, é uma garota desprezada pelos pais, e Bethany e sua mãe Helen fazem de tudo para ajudar e mudar a tristeza
dessa menina.

Tracy sua irmã que se faz de anjo e não tem nada disso, Tracy gosta de atormentar a pobre Reane Mae, e assim
faz com que Bethany se aproxxime mais de sua prima, elas começam a cresce e se identificar mais ainda.

Quanto mais os anos passam elas começam a descobrir que as pessoas não são apenas boas ou ruins, e que pode existir esses
dois sentimentos em uma mesma pessoa.

Nos deparemos dentro de uma família cheia de segredos e mentiras.

Não posso mais falar sobre o livro, porque vou acabar revelando as partes mais legais. Espero que muitos possam ter a oportunidade de ler, eu adorei e com certeza recomendo.

site: www.viagem-imaginaria.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6