Preces e Mentiras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tribo do Livro 14/03/2013

Mentiras com propósitos
Resenha por Ver Sobreira

(...)Reana e eu passamos os meses de úmidos do verão de 1969 caçando cobras, nadando, cavando túneis na cama na beira do rio, tentando construir um clubinho nos arbustos...

A infância é uma fase de vida em que quando determinadas coisas acontecem, jamais serão esquecidas ou até mesmo perdoadas. Mentiras, segredos, alegrias, tristezas, sucessos, fracassos, tudo. Pode ser que digamos, que esquecemos, mas todas as situações nos modificarão para sempre. Bethany e Reana Mae descobrem isso em umas férias de verão durante o 4 de julho, quando a primeira tinha doze e a segunda onze anos. Só que Bethany, começou a senti os sinais antes, quando ainda se correspondiam por cartas com sua prima. A perda da inocência pode deixar marcas profundas em uma vida, principalmente e consequentemente da forma como acontecer.

Em Preces e Mentiras, livro de estreia de Sherri Wood Emmons, estes fatos ficam claros na história das primas Bethany Marie e Reana Mae. Desde que uma tinha sete e a outra tinha seis anos, elas praticamente se tornaram irmãs; as férias no vale eram de enorme felicidade para duas. Bethany, por ser a caçula de quatro irmãs sentia-se extremamente solitária, pois quem vinha antes dela, Tracy, era uma pessoa insuportável e muito malvada. Já Reana Mae era a filha única de Bobby Lee e Jorlene, porém sua mãe a tratava com negligência e seu pai, apesar de amá-la profundamente vivi mais tempo longe, trabalhando fora do vale. Por conta disso, as duas se tornaram inseparáveis e quando Bethany voltava para Indiana, deixando West Virginia, elas trocavam cartas. Mas, quando Reana Mae tinha onze anos e Bethany tinha doze, as coisas começaram a mudar e Bethany sentiu que nada mais seria como antes.

(...) Em uma pequena clareira diante de nós, estava um velho colchão coberto com uma colcha azul e branca eu sabia que era de Reana Mae - Loreen tinha costurado aquela colcha quando ela nascera(...) Havia um pequeno rádio portátil sobre um caixote de madeira ao lado do colchão. O chão estava lotado de pequenas embalagens quadradas de plástico(...) Harley pegou um dos quadrados de plástico do chão. Sobre o ombro dele, li a palavra Trojan. Até eu sabia o que era aquilo(...)Fique olhando para aquilo, tentando entender algo de que já sabia, mas em que não podia acreditar."

A narrativa de Sherri Emmons é preciosíssima porquê simplesmente fala da vida, família, amor, amizade, verdades e mentiras. Em West Virginia do final da década de 1960, duas crianças vivenciam a perda da inocência de formas diferentes, mesmo convivendo no mesmo "universo". Bethany é mais inocente que Reana Mae, pois esta teve que se criar praticamente sozinha. Sua mãe é uma desleixada, alcoólatra e seu pai tornou-se ausente depois que a mãe perdeu o segundo filho. Ainda temos Caleb, irmão Bobby Lee , que quando vai morar na casa do irmão torna-se um tormento. À principio, ele parece apenas um desastrado, depois descobrimos um grande manipulador, apesar da pouca idade, tem dezoito anos.

Sherri W. Emmons, vai desenrolando a história e a cada capítulo você quer saber o quem vem depois. Apesar da narrativa ser sob a perspectiva de Bethany, é interessante pela inocência da personagem. Esta inocência que se perder dolorosamente com todos os acontecimentos que se sucedem. Como ela mesmo diz "Crescer dói". Magnificamente a autora nos põe em contato com um mundo hipócrita, mas que ao mesmo tempo tenta se consertar. Os personagens praticam ações que de certa forma podem ser justificada em um momento, mas que em outro perde-se todo o sentido.

Enfim, talvez por Bethany ver tudo muito preto no branco, como afirma a própria autora em uma entrevista no fim do livro, tudo que acontece torna-se mais difícil para ela. Já Reana Mae , que vinha de uma realidade mais crua, tendia a ser mais sonhadora e acaba acreditando em coisas que talvez nunca tenha ou aconteçam. Decididamente uma narrativa fascinante. Recomendadíssimo. Confira.

Renata 23/02/2013

Preces e Mentiras é a primeira obra de ficção e também o primeiro livro publicado pela autora Sherri Wood Emmons em 2011, em 2012 ela lançou The Somentimes Daughter e tem lançamento previsto para Abril de 2013 o livro The Weight of Small Thigs! Sherri, ela é escritora freelance e editora e vive em Indiana com o marido e três filhos!

Neste primeiro romance da autora, tomamos conhecimento de uma história familiar como tantas outras que devem existir por aí, só que do ponto de vista de uma criança! Bethany Marie nos conta como conheceu sua prima Reana Mae enqunto passavam os verões em West Virginia’s Coal River Valley , onde Reana mora com sua mãe Jolene e seu pai Bobby Lee e eventualmente o irmão mais novo dele, Caleb. O lugar é muito pequeno, onde todos se conhecem, a maioria são parentes, e assim como na vida real, o "disse-me-disse" da vida alheia corre solta.

Bethany tem 7 anos e Reana 6, e as férias de verão até então são para elas o único momento de se encontrar, Bethany tem Coal River como sua casa, ama ir passar as férias lá, e assim como deve ser para as crianças, tudo é só festa! Só que o tempo passa, e as situações começam a mudar, junto com a maturidade vem a consciência de que nem sempre as coisas são fáceis!

O núcleo familiar de Bethany é muito bem estruturado, pai, mãe e mais três irmãs, compõem o quadro da família quase perfeita, se não fosse a "sangue ruim" Tracy, uma das irmãs nas nossa narradora! Tracy é fria e maldosa em suas atitudes com Bethany e Reana, e um anjo de candura na frente dos pais, principalmente do seu pai que insiste em não enxergar a verdade sobre a personalidade da filha. Na família de Reana, as coisas são bem diferentes, ela é filha única, que o pai praticamente ignora e a mãe negligencia, agride e trata mal. Bobby viaja muito, fica pouco tempo em casa e como desejava um filho homem pouca atenção da à filha, Jolene casou muito nova, e ainda se comporta como se fosse solteira!

A história narrada pela pequena Bethany, como disse anteriormente, é como tantas outras que vemos por aí, só que desta vez vista de dentro! Com todos os seus problemas e percalços dissecados pela autora na forma mais inocente e sincera que pode ser a narrativa de uma criança! Muitos temas são abordados durante a história entre eles relações familiares, confiança, amizade, fé, violência contra a mulher e contra a criança, culpa e perdão! Tudo isso é abordado de um jeito muito leve, porém intenso, sim, foi possível!

Me apaixonei perdidamente pelas meninas, e queria muito cuidar da Reana, como seu sofreu esta criatura! Tem um momento bem forte no livro que, em dado acontecimento, ela está rezando, coisa que ela não nunca faz, porque passa o livro todo contestando Deus e sua bondade, e Bethany a questiona porque ela está rezando se não crê, ela diz que está fazendo isso porque a pessoa por quem ela está pedindo acredita em Deus e merece! E em parte é isso que dá título ao livro!

A história é bem fluida e apesar de acontecerem muitas coisas, a leitura é bem tranquila! Me confundi um pouco com o nome dos personagens e a quantidade deles, as ligações familiares são bem intricadas, mas as reviravoltas que o livro me apresentou, fizeram com que isso fosse superado! Muitas surpresas nos são apresentadas ao longo do livro e quando eu imaginei que já tinha descoberto todos o "podres", o pior ainda estava por vir! O coração acelera!

A diagramação do livro está bem boa, a capa foi mantida como o original e espero que, se a Editora for publicar os outros títulos da autora, mantenha as capas! O livro é super indicado pra quem gosta de livros que tragam reflexões profundas, quando terminei de ler o livro, fiquem um bom tempo pensando sobre o que a Bethany me contou! Chega a ser perturbador!

Read more at http://redequinha.blogspot.com/2013/02/resenha-preces-e-mentiras-sherri-wood.html#kTd5YGrPZdpiMq53.99

Leandro | @obibliofilo_ 21/02/2013

Após ter lido várias resenhas positivas e ter adorado a sinopse, eu estava convicto de que a leitura de "Preces e Mentiras" seria no mínimo instigante e interessante. Percebe-se que eu havia criado muitas expectativas e esse foi o meu erro. O livro não é ruim, mas não superou todas as minhas expectativas e nem foi uma leitura totalmente instigante.

[SINOPSE] Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

A história é narrada do ponto de vista de Bethany. Ela tem sete anos e todo verão viaja para West Virginia's Coal River — uma cidadezinha à beira do rio — para visitar seus familiares. Ela é muito apegada à sua prima de seis anos, Reana Mae. Reana vive com sua mãe e seu pai caminhoneiro, porém sua vida é bem mais complicada do que aparenta.

Bethany, aos poucos, vai expondo ao leitor como é o cotidiano das pessoas que moram na cidadezinha e como elas lidam com fofocas, intrigas e muitos segredos. Uma história um pouco densa, que aborda temas polêmicos e acima de tudo faz uma reflexão sobre como o ser humano é imprevisível.

Pág.: 17

O que me frustrou de forma geral, foi o fato de eu ter criado muitas expectativas acerca da história e ela não ter me surpreendido da forma como eu pensava que poderia. As personagens foram bem construídas e fundamentadas de forma coerente na história. São todas muito verossímeis e isso foi muito importante para o desenvolvimento da história, porque a mesma exigia isso. Mas se eu não tivesse criado muitas expectativas, teria aproveitado muito mais a leitura.

A narrativa demorou para me fazer impulsionar a leitura. Eu gostei sim da Bethany, mas eu demorei muito para me conectar e me envolver com a história. E geralmente quando isso acontece, eu costumo demorar para concluir a leitura e foi exatamente o que aconteceu. Isso foi uma dos fatores que me frustrou.

O grande ponto alto do livro foi o final. Confesso que até pensei em abandonar o livro em algum momento durante a leitura, mas optei por continuar, até porque eu acreditava que a história pudesse melhorar. Os acontecimentos e os segredos revelados no fim da história são interessantes e até surpreendentes. A autora soube finalizar de forma concisa e isso foi satisfatório para mim.

Portanto, mesmo com alguns pontos negativos, é um bom livro. Possui uma história interessante e poderá deixar alguns leitores fragilizados. No geral eu curti a leitura e acredito que muitas pessoas curtiram também. Caso os temas abordados na história tenham criado algum interesse ou curiosidade em você, leia o livro. Poderá ser uma boa leitura.

Recomendo!

Liachristo 15/02/2013

RESENHA - PRECES E MENTIRAS - NOVO CONCEITO
Como uma ávida leitora, eu adoro encontrar um novo autor, com uma grande história para contar e com uma forma maravilhosa de fazer isso. Essa história é emocionante e vai levá-lo a West Virginia onde a saga desta família se desdobra ao longo de gerações.

Você já se sentiu imediatamente apaixonada por uma personagem, quando ainda está no começo de um livro? Pois, foi assim que me senti pela personagem principal.
Eu me senti todada com cada palavra e as vezes até senti as mesmas emoções que ela estava sentindo. Foi isso que aconteceu entre eu e Bethany.

Eu me senti atraída pelas personagens de Bethany e Reana Mae. Elas são primas, irmãs de alma e inseparáveis, durante os verões, em que Bethany e sua família ficam em sua casa de campo em West Virginia. Você vai se sentir feliz pela inocência deste verão e então o seu coração ficará partido, por tudo o que acontece em suas vidas e como elas são afetadas pelos segredos do passado.

Bethany, seus pais e suas três irmãs passavam todos os verões de sua infância em West Virginia.
Sua mãe nasceu e foi criada lá, e ela não gostava muito do lugar. Lá havia inúmeras tias, tios e primos para visitar.

Ao longo de quatro décadas, as coisas que vão acontecendo entre as duas e suas famílias vão desde poeticamente dolorosa, inimaginável e até inacreditável...

A mãe de Reana Mae é abusiva, uma alcoólatra. Seu pai foi embora, e há rumores de que ele está vivendo com uma amiga em outro lugar.
A vida de Bethany não é perfeita, mas o seu dia-a-dia é muito mais normal e adequado para uma menina de sua idade.
Conforme o tempo passa, Reana Mae e Bethany continuam próximas e embora alguns segredos de família comecem a ser revelados, elas entendem que isto faz parte de suas vidas e de suas raízes.

Pode esta atual geração, superar os pecados daqueles que vieram antes deles? Ou eles, estão destinados a repetir os mesmos erros? Será que as orações finalmente serão respondidas? Poderia uma linda e pura amizade permanecer forte, mesmo diante de tantas adversidades?

A emoção crua, a angústia da adolescência, o desejo de ser desejado, necessário, e amado, o ódio, a mentira, os segredos, a dor, a alegria e os anseios. Uma incrível história de amor, amizade, e da passagem do tempo, que não se pode recuperar...

No final fiquei com algumas perguntas sem resposta, mas que não chegaram a me incomodar. Se você optar por ler este livro, prepare-se para fortes emoções e muito drama!

Preces e mentiras me fez rir, chorar, e desejar entrar nas páginas para estar com Bethany e Reana Mae, e poder abraçá-las e poder dizer a elas que tudo ia ficar bem. Sherri Wood Emmons escreveu um belo romance, e que já ganhou um lugar no meu coração.
Eu gostei deste livro. e recomendo a sua leitura.

Poesia na Alma 13/02/2013

Preces e mentiras
Um livro nostálgico, lento e que traz muitas reflexões acerca de nossas ações na infância. Também pensei nas atitudes de nossos pais, quando somos crianças não os entendemos, mas na verdade, por mais que eles errem, desejam o nosso melhor. Claro que existem exceções! Bom, eu passei o livro todo especulando sobre o que aconteceria, pois a lentidão do livro dá essa expectativa, mas nada de anormal aconteceu nas páginas desta obra, contudo, internamente, ainda estou reflexiva.

Preces e mentiras, Editora Novo Conceito, de Sherri Wood Emmons, 362 páginas; nos leva uma história enterrada no passado, mas viva no presente. Não tem como fugir do que somos ou esconder um segredo de família pela eternidade, um dia as mazelas e dores que a família carrega, se não cuidadas, explodem, como uma panela de pressão!

Bethy vive numa bela casa e com uma família aparentemente feliz. Só aparentemente, pois essa família é assolada por várias histórias de tristeza, sofrimento, violência, mortes e traições. Mas isso não impede que Bethy seja uma menina meiga, doce e educada, apesar de atormentada pelo demônio da irmã, Tracy.

Reana vive com os pais numa cabana simples, com uma mãe vulgar e que não a ama. O pai vive na estrada e parece não se importar muito com a filha... ao contrário da mãe, que possuía uma beleza estonteante, ela nasceu feia e mirrada. O que a tornava motivo de piadas e de desconforto para coitada. Ela também sofre com as maldades de Tracy, na verdade ninguém escapa de Tracy...

A mãe de Reana, como é de se esperar, se insinua para o irmão do marido, um garoto de 16 anos, mas ele a rejeita. Ela está grávida, perde a criança e culpa o rapaz. Quando o marido descobre resolve abandona-la, mas o irmão continua morando na casa com Reana e a mãe, o que no inicio parece ser um cuidado de primo, logo se torna em puro assédio. Quando Reana completa 11 anos o primo a seduz... a mãe não fica nem um pouco feliz e a espanca.

A coitada vai para o hospital e a mãe de Bethy resolve leva-la para morar com eles. Mas se antes Tracy já a humilhava, imagina morando sobre o mesmo teto? Pois é, anos de sofrimento e humilhações vão gerar consequências drásticas para essas três garotas. O fato é tudo o que acontece com elas é fruto de muitas mentiras e feridas não cuidadas no passado.

Acho que já falei demais, no entanto devo considerar que o livro me encantou. Além de uma forte e simples história, nos deparamos com algo mais intenso, a nossa memória celular, e um forte contexto histórico de preconceitos, inocências, violências etc.

Então fica a super dica de leitura para todos!

Anna 15/06/2018minha estante
Uma estrela só?

Ana Luiza 12/02/2013

Bethany é a caçula de quatro meninas. Ela até que se dá bem com as duas mais velhas, Nancy e Melinda, mas sua relação com Tracy é conturbada, graças à personalidade da garota. Tracy desde pequenina se mostra uma garota malvada, que adora machucar os outros e que tem acessos de raivas assustadores. A mãe e o pai das meninas, Helen e Jimmy, fazem de tudo para evitar os ataques de Tracy, mesmo que em alguns momentos tenham que fingir que nada aconteceu.

“E nossos segredos ficavam devidamente enclausurados no meio à família, onde era o lugar deles. Foi assim por um tempo, até que não conseguimos mais esconder.” (Pág. 74)

Helen é uma mulher muito religiosa e carinhosa, do tipo que coloca as outras pessoas em primeiro lugar. Por isso que apesar de não gostar do Vale do Coal River, onde passou parte da vida e conheceu Jimmy, Helen passa todos os verões com as filhas por lá, enquanto o marido está viajando a trabalho. Diferente da mãe e das irmãs, Bethany adora o Vale, principalmente após conhecer sua prima Reana Mae.
Reana era uma garotinha feia, mal cuidada e filha de pais problemáticos. Ao defender Reana de Tracy, Bethany descobre na prima do vale mais do que uma amiga, uma verdadeira irmã. Conforme os anos se passam, a amizade das primas vai se consolidando. Enquanto Bethany ganha a companhia que tanto desejava, Reana ganha uma protetora fiel, que fará de tudo para apoiá-la.

“Mas eu não podia proteger Reana Mae. Nem naquele momento nem nunca. (...) Eu podia apenas amá-la, como sempre, e rezar para que aquilo fosse suficiente.” (Pág. 234)

Mas por mais que Bethany faça de tudo por Reana Mae, a vida da garota sempre será recheada de conflitos e segredos, assim como todos os que vivem no Vale. Conforme vão crescendo, a amizade das garotas fica cada vez mais forte, mas passa por provações e aventuras inimagináveis. É através de Reana que Bethany conhece o melhor e o pior de todos, inclusive de sua própria família.
Bethany é bastante parecida com a mãe, super carinhosa e corajosa, mas também religiosa. Desde pequena busca apoio em suas preces e no amor pela sua família. Mas será que apenas isso será o suficiente? Enquanto tenta ajudar os que ama, Bethany também tenta descobrir como equilibrar fé e realidade, amor e ódio, amor pelos outros e por si mesma.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.” (Pág. 17/18)

“Preces e Mentiras” é um livro aparentemente simples, mas que guarda uma história incrível e encantadora. Eu adoro histórias de amizade e já esperava um livro emocionante, mas acabei sendo surpreendida. Conforme a história começa a se desenrolar, vemos que nada é por acaso, que todas as histórias estão de alguma forma ligadas. Esse livro não é apenas sobre Bethany e Reana Mae, mas sobre toda uma família e amigos que, primeiramente, estão relacionados por causa do Vale do Coal River.
A autora criou uma trama cativante e bem traçada. Como já disse, todas as histórias estão de alguma forma entrelaçadas e nada é por acaso. A narração em primeira pessoa feita por Bethany ficou perfeita e o livro flui rapidamente. Se a história estivesse na visão de Reana ou mesmo em terceira pessoa, o livro teria perdido um pouco do seu charme. O final foi um pouco previsível, mas satisfatório e perfeito para a trama.
Os personagens, assim como a trama, foram bem feitos e situados na história. Cada um tem sua característica, importância e história própria. Bethany e Helen foram as minhas favoritas, elas são muito parecidas e fofas. As duas são sempre amáveis e prestativas. Reana Mae é uma personagem complexa e é preciso algum esforço para entender e gostar dela. Na maioria do tempo tive pena da garota, afinal ela não teve uma vida fácil, mas teve partes em que cheguei a ficar com raiva dela. Também foi assim com Tracy, apesar dela e Reana não serem minhas favoritas, foram as que mais despertaram sentimentos em mim.
A editora fez um trabalho incrível com o livro. A diagramação e tradução estavam perfeitas, não encontrei um erro em todo o livro. A capa é simplesmente divina e combina com a história, apesar de que imaginei Reana um pouco feinha, suja e mal cuidada, como ela é descrita pela autora.
Como T. Greenwood (autora de Um Mundo Brilhante) mesmo diz na capa, com toda a razão, “Preces e Mentiras” é “uma análise tocante – e profunda - de todos os tipos de amor: entre amigos, entre irmãs e entre todos de uma família”. O livro além de emocionante e belo, nos faz refletir sobre amizade e amor verdadeiros e o quanto eles podem nos mudar.
“Preces e Mentiras” me lembrou “Para Sempre Ana” (Sergio Carmach) e “O Azul da Virgem” (Tracy Chevalier), outros livros que eu super recomendo para aqueles que gostam de boas histórias, personagens emocionantes e conflitos próximos aos da vida real.

“A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias.” (Pág. 9)

Autora da resenha: La Mademoiselle

Yanca Caroline 09/02/2013

Preces & Mentiras
Um dos melhores livros que já li!
Este enredo possui personagens maravilhosamente construídos, com situações muito fáceis de se identificar.
É uma história que não tem nada de surreal, que apenas narra pela própria personagem Bethany, uma vida que infelizmente é vivida por muitas pessoas, não sei se realmente consigo identificar um vilão nesta história, pois até mesmo aqueles que deveriam ser os vilões conseguiram ser compreendidos pelo leitor, mais nada que justifique os atos de alguns personagens.

Fernanda 30/01/2013

Resenha: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
Resenha publicada originalmente em:

Resenha: Sabe aquele lugar que todos se conhecem e a maioria são parentes ou algo mais? Esse é caso de West Virginia, local onde a trama de Preces e Mentiras é apresentada. Narrada por Bethany, uma garota que encontrou uma verdadeira amizade aos 7 anos, Reana Mae é, além de amiga, também sua prima. No começo da história conhecemos vários personagens que vivem neste lugar, que parece ser bem tranqüilo, porém no decorrer das circunstancias, percebemos que há bem mais por trás de cada rosto amigável e famílias unidas.

“Sorri de volta para ela. Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única.” Pg. 17-18

A relação entre Bethany e Reane é muito bonita, pois as duas tem uma ligação muito forte uma com a outra. Juntas, encontraram o fim da solidão e a cada dia que passavam ficavam mais unidas e fortes, quase como se fossem irmãs. Mesmo que se distanciem, elas mantém contato através de cartas, que nos mostram as mudanças que ambas vem passando através do tempo. E o mais interessante é que pelo fato da narradora ser justamente a Bethany, faz com que a trama fique mais envolvente e emocionante. Faz com que o leitor possa entender perfeitamente todos os fatos que ocorrem com detalhes e maior intensidade. E um dos tantos problemas é que a família de Bethany e Reane são o oposto uma da outra. Enquanto os pais de Reane são falados pela comunidade, os de Bethany são de costume religioso, conservadores e altamente tradicionais. Bethany tinha três irmãs, sendo que Melinda e Nancy eram mais distantes, porém a mais problemática era Tracy, uma menina sem escrúpulos, maldosa e dissimulada. Tracy apresenta ser um grande problema e logo se interligará a outros fatos, que na minha opinião foram umas das cenas mais intensas e comoventes.

“Amanhã, eu iria para West Virginia com minha mãe...só nós duas, e no meio do ano letivo. Quando é que aquelas surpresas acabariam?” Pg. 83

Reane, sendo a personagem principal, é uma menina sem ambições e grandes sonhos. Sei pai é ausente e sua mãe, vista como uma pessoa extremamente vulgar está se perdendo a cada dia que passa na bebida. Quando Caleb, irmão de Bobby Lee – pai de Reane – vai morar com eles as coisas começam a mudar drasticamente. Ninguém gostava dele, a não ser Reane, que sempre ficava ao lado do tio, independente do que acontecesse.
Reane começa a ter vários problemas, e Bethany não compreende como essa situação pôde chegar a este ponto. Então, algo vem a tona surpreendendo a todos e causando muitas reviravoltas na vida de todos ao redor.

“-Você é uma boa menina, Bethy. Você pode ajudar a Reana Mae mais do que qualquer outra pessoa. E vai ajudá-la, não vai, querida? Você vai ajudá-la como se ela fosse sua irmã.
Fiz que sim com a cabeça, orgulhosa. É calro que eu ajudaria Reana. Ela era minha irmã, afinal. A única irmã de verdade que tinha.” Pg. 224

Preces e Mentiras nos mostra uma trama emocionante e muito surpreendente em vários aspectos. Não imaginava que a história fosse tão carregada de dramas familiares, surpresas e casos polêmicos. No começo fiquei um pouco confusa diante de tantos personagens que nos foram apresentados, porém ao longo da narrativa todos vão se encaixando. No final, fiquei com aquela sensação de que nem sempre as coisas acontecem como planejado, e Preces e Mentiras é um exemplo do quanto a vida pode nos pregar peças reveladoras. É um livro que nos faz refletir sobre mentiras, segredos e sentimentos seja entre amigos, amores e família.

Resenha publicada originalmente em:

Carol 30/01/2013

Resenha feita para o blog "Este Ja Li" - estejali.com
Uma comunidade em que todos se conhecem e se gostam, mas onde há também muitos segredos escondidos.

O Vale de Coal River é o lugar preferido de Bethany. Todo verão sua família viaja para lá, e é lá que mora Reana, sua prima e melhor amiga. O Vale é uma típica cidade do inteior onde todos se conhecem e a maioria são parentes em algum grau. Bethany e Raena passam a maior parte do verão brincando a beira do lago com as outras crianças do vale enquanto Tracy, irmã de Bethany, as atormenta o quanto pode. Os pais de Raena, Bobby Lee e Jolene, nunca foram vistos com bons olhos ali, pois tinham um comportamento fora dos padrões da pequena comunidade conservadora. Além dos beijos calorosos em público e da roupa curta que Jolene usava, eles nunca davam a Raena a atenção e carinho que ela merecia, o que fazia a menina se apegar ainda mais a Bethany e seus pais.

"Mas, daquele dia em diante, Raena e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se tivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava."

Um dia, Caleb, irmão de Bobby Lee, vai morar no Vale na casa de Raena. E a partir de então tudo começa a mudar. Os moradores do Vale nunca gostaram de Caleb, Jolene muito menos. Ela sempre fora contra a presença do cunhado ali, e por isso começa a brigar frequentemente com Bobby Lee. Ele por sua vez, afirmava que o irmão ficaria ali o tempo que fosse necessário. Raena era a única que gostava de Caleb, e defendia o tio sempre. Bethany não entendia porque sua prima era tão apegada ao tio. Conforme os anos se passaram, Raena o defendia cada vez mais, e se afastava da prima, se tornando quase uma desconhecida para Bethany. Porém, aos poucos Bethany vai descobrindo que o lugar que ela tanto amava não era tão perfeito. Ela descobre que por trás da história do Vale e de seus moradores há segredos guardados há anos, e percebe que as pessoas ali não são exatamente o que parecem ser.

"A garotinha tímida que eu tinha amado e com a qual tinha compartilhado tantos segredos teria ido embora antes que eu voltasse para o Vale Coal River. No lugar dela estaria uma mocinha bonita com segredos que ela não dividiu comigo - nem com ninguém - por um bom tempo."

O livro todo é narrado por Bethany. No começo, há uma apresentação do Vale e seus personagens, contando brevemente a história de cada um, o que deixa os primeiros capítulos um pouco cansativos. São muitos personagens e todo mundo é parente de todo mundo, deixando tudo um pouco confuso no começo. Mas com o desenrolar da história conseguimos entender melhor quem é quem.

Tenho que confessar que esse não é um livro fácil de ler. A história toda tem temáticas fortes, principalmente a respeito da família, dos segredos e das escolhas que as pessoas fazem e como isso pode refletir nas gerações futuras. A trama é bem elaborada, e conforme a história vai se passando e vamos conhecendo os segredos de cada personagem, entendemos melhor o porque fulano é assim, ou porque ciclano age de tal maneira. Nenhuma relação familiar é perfeita. Todos tem seus segredos, e fazem escolhas visando o bem das pessoas que se amam. Cabe a cada um saber aceitar as escolhas feitas anteriormente e aprender a perdoar aqueles que nos amam.

Juan.Silva 29/01/2013

Resenha de Livro: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons
Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue parar? O tipo de livro que você se apega aos personagens envolvidos na narrativa e a todo o ambiente em volta? Preces e Mentiras foi um desses livros e ainda não sei porque não li um capítulo por dia para que o livro durasse por muito mais tempo.

Não sei o que faz um livro ser tão bom, mas na minha opinião, essa obra conseguiu ser uma por toda a sensibilidade que está em volta de toda a trama, cheia de suspense, mistério, e amor, dos mais variados tipos.

Grande parte da trama acontece em West Virgina, numa comunidade pequena com pessoas extremamente simples e unidas, ao menos aparentemente. A história é narrada por Bethany, uma menina de 7 anos que vai para West Virginia todos os verões com toda a sua família. Sua mãe e seu pai viveram grande parte de suas vidas nesse vilarejo no interior e se mudaram depois que se casaram. Em um certo verão, Bethany acaba conhecendo Reana Mae, sua prima apenas um ano mais nova, e esse é o início de uma longa amizade.

Logo no início da trama vemos que variados tipos de gente vivem no vilarejo de West Virgínia e o que parece ser um local de extrema união entre as pessoas aos poucos vai se mostrando um lugar recheado de segredos e mentiras ocultas na história dos moradores. E é apatir disso que a narrativa da obra começa a se tornar extremamente interessante.

Quando o verão termina, Bethany volta para casa com um peso enorme no coração. A garota tem três irmãs, mas nenhuma tem um relacionamento muito próximo com ela, e no caso de Tracy, a terceira filha do casal o caso é ainda pior já que a garota parece extremamente problemática e aje com muito ódio quando não fazem exatamente o que ela quer. Bethany viu em Reana Mae uma irmã, então logo encontra um jeito de voltar a se comunicar com a garota, e a solução foi enviar cartas.

As garotas logo encontram uma oportunidade de se verem novamente quando um acontecimento grave acontece na comunidade de West Virginia e Bethany e sua mãe vão para lá para tentar ajudar. É aí que Bethany começa a perceber que o universo a sua volta não é tão inocente quanto pensa, assim como as pessoas que a cercam. Depois de ter aparentemente resolvido o problema, Bethany volta para casa com sua mãe. Algum tempo depois a família acaba voltado ao vilarejo para uma festividade e é lá que a relação entre Bethany e Annabeth mudam para sempre, assim como as suas vidas.

Me apaixonei por essa obra pela complexidade e ao mesmo tempo simplicidade. O livro narra coisas do nosso dia a dia, nada que seja difícil de se encontrar. Um dos pontos positivos a se citar são as grandes viradas de jogo, quando você pensa que a narrativa está começando a ficar morna algo aparece para esquentar ao máximo e nesse ritmo segue até o fim.

Durante vários momentos refleti sobre quem eram os vilões e mocinhos dessa história e não consegui resposta até agora. Até aqueles que mais machucaram possuem uma razão para isso que até certo ponto justifica os seus atos. Até dos personagens mais maldosos, se assim posso dizer, me apeguei exatamente por essa bipolaridade que existe em cada um.

Terminei de ler Preces e Mentiras com um sentimento de satisfação imensa e uma vontade maior ainda de indica-lo, além é claro da certeza de que vou precisar de uma releitura muito em breve.

Resenha na Íntegra: http://asasliteraria.blogspot.com.br/2013/01/resenha-de-livro-preces-e-mentiras.html

Paula 25/01/2013

Preces e Mentiras possui uma narrativa pura e ao mesmo tempo crua da realidade que cerca a vida de Bethany, afinal o livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de uma criança. Eu não pensei que iria gostar tanto do livro quando li a sinopse, mas no decorrer da leitura a história me prendeu com personagens muito bem construídos e uma história realmente forte.

Bethany sempre passava os verões com sua mãe e suas irmãs mais velhas no Vale de Coal River enquanto seu pai trabalhava. A família morava em Indianápolis e a mãe de Bethany odiava visitar o vale, apesar de ter nascido e crescido em Charleston e visitado o Vale de Coal River desde pequena, e logo quando se casou quis ir para o mais longe possível do vale, da música country de raiz, das minas de carvão e da miséria de sua infância. Seu pai também havia morado perto do rio e por isso possuíam diversos parentes por lá.

A história começa em 1960 e o vale é um lugar onde todos se conhecem, onde os segredos logo se tornam públicos e a fofoca "rola solta". O lugar também é extremamente puritano, não só pela década em que a história se passa, mas por ser também uma comunidade que tenta manter sua integridade.

Bobby Lee e Jolene eram os considerados "escandalosos" do lugar, com atitudes um tanto questionáveis. Não iam à Igreja, Jolene usava roupas que davam o que falar e haviam sempre os beijos escandalosos do casal.

Reane Mae nasceu, para desgosto do pai, que queria um menino.

"- Escute aqui, Bobby, porque só vou falar uma vez. Eu nunca mais vou fazer isso de novo. Eu te dei uma filha, e ela vai ter que servir.
Enquanto isso, Loreen ficou na varanda com a menina pequenina já esquecida por seus pais e gritando para o mundo no qual havia nascido". (p. 23)

As irmãs mais velhas de Bethany podiam achar que no vale havia apenas caipiras, mas para a garota era diferente.

"Eu adorava a maneira como o vapor saía da água na forma de neblina no final de agosto. Adorava como o rio lamacento de repente sumia de debaixo dos meus pés se eu pisasse no lugar errado. Adorava o som anasalado e a pronúncia sonolenta das vozes a meu redor, o pessoal tocando rabeca, os primos incontáveis, as lamparinas de querosene que faziam a maior fumaça e a mata escura coberta de musgo ao redor das pequenas casas feitas de ripas de madeira". (p. 22)

Bethany tinha o amor de seus pais, enquanto Melinda e Nancy, suas irmãs mais velhas e mais amigas uma da outra, eram distantes, e Tracy, apenas alguns anos mais velha, era extremamente maldosa. Bethany ainda não sabia o quanto sua irmã poderia se tornar má, mas estava feliz em encontrar em sua prima Reana Mae a irmã que tanto desejava. E esta relação ajuda as duas, Bethany com 7 anos e Reana Mae com 6, a enfrentar a solidão.

As duas são inseparáveis e quando Bethany não está no vale as garotas trocam cartas. Com o passar dos anos (o livro abrange quatro décadas), o relacionamento das duas acaba mudando. Enquanto Bethany é uma criança que está vivendo as etapas de sua infância, Reana Mae parece ter pulado da infância para a vida adulta e guarda segredos de sua amiga que, quando revelados, abalam tanto a fé de Bethany como a ligação das duas garotas.

Bethany também percebe que sua irmã Tracy apenas piora, beirando um comportamento sociopata que os parentes denominam como "sangue ruim" e seus pais apenas colocam "panos quentes" e não tocam no assunto.

Bethany irá passar por momentos que deverá ser testada e presenciará coisas que sua mente adolescente e ingênua, devido ao seu crescimento ao lado de uma mãe muito religiosa e que sempre lhe mostrou o lado bom de tudo, não está preparada, mas ela deverá amadurecer, compreender e saber perdoar o comportamento daqueles que estão ao seu lado.

Preces e Mentiras realmente é um romance com acontecimentos inesperados, personagens desestabilizados e a história de uma família repleta de amor, que deve seguir em frente.

Leitora Viciada 23/01/2013

Um livro que não recebeu destaque entre os outros lançados pela Novo Conceito no mesmo mês. Não ganhou um kit nem reconhecimento entre os leitores nas redes sociais. Então ressalto: Este livro é um dos melhores livros que já li da Novo Conceito e eu dou cinco estrelas a ele.
Embora seja o primeiro romance da autora, ela possui duas graduações na área editorial, portanto já tinha conhecimento técnico para poder escrever um bom romance. Ela conseguiu mais que isso, escreveu um livro forte, provocante e causador de diversas reflexões.

A capa é simples: Uma simples menina com um olhar poderoso carregado de mistérios. O leitor fixa nesse olhar e imagina mil sentimentos e pensamentos diferentes à respeito da criança. Ela é Reana Mae, a protagonista e a peça-chave que liga todos os acontecimentos e personagens do livro.
Pelo menos é sua imagem no começo, uma menina de seis anos de idade. Depois o livro ultrapassa décadas de história e acompanhamos a vida dessa menina marcante. A força dessa personagem é tão grande e cheia de vida que você consegue imaginá-la ao seu lado. Faz o leitor refletir como existem tantas meninas como ela.
O título está escrito sobre uma pincelada negra em cima da imagem, porque certamente existe uma nuvem negra sobre a vida dessa menina e sobre os temas centrais do livro. E o porquê da escolha de preces e mentiras é rapidamente descoberto pelo leitor nos primeiros capítulos. Entre uma forte oração, idas à igreja e exibição de bons costumes e tradições, mentiras precisam ser contadas, fato sombrios precisam ser ocultados, problema precisam ser omitidos.

Os trinta e cinco capítulos e o epílogo são narrados pela prima de Reana Mae, a Bethanny, apenas um ano mais velha.
A história não teria funcionado caso fosse narrada em terceira pessoa, pois um narrador de fora jamais saberia esconder e mostrar fatos sem se perder e sem prender a atenção do leitor. Acho que não mostraria tantas cenas de clímax com tamanha intensidade. É preciso alguém de dentro da história para contá-la com intensidade.
Também não seria correto se a narradora fosse a protagonista, Reana. Porque ela é o mistério central da trama, a personagem enigmática. O leitor não deve saber o que exatamente se passa pela cabeça e coração daela. O interessante é realmente imaginarmos, deduzirmos e interpretarmos conforme a leitura e nossa observação íntima.
É o grande ponto positivo do livro: Nós conhecemos e acompanhamos a vida de Reana sob os olhos, opiniões e perspectivas da Bethanny. Os buracos que ocorrem na cronologia quando as primas estão distantes e trocam apenas algumas cartas são essenciais para trazer mais curiosidade e impactar as mudanças ocorridas em Reana através do choque e preocupação sofridos por Bethanny. Assim como cada reencontro entre elas e o relacionamento em si é admirável.

Reana e Bethanny iniciam a história com grandes semelhanças e a amizade verdadeira nasce entre elas. Por mais que queiram estar sempre próximas e manter esse amor fraternal entre si o destino e fatos da vida são incontroláveis. Elas são de lugares diferentes e embora sejam parentes, seus lares são opostos.
Bethanny possui uma família numerosa, bem estruturada, religiosa, uma boa casa e pais que se importam com as quatro filhas.
O problema de Bethanny é que ela não se sente à vontade com as irmãs. As duas mais velhas não possuem os mesmos interesses que ela, e embora se deem bem, a diferença de idade as afasta. Bethanny é a caçula da família. Tracy, que é a irmã com a idade mais próxima não a trata bem e aparenta ser maldosa quase sempre. Ela também é má com Reana e com outros ao seu redor. É dissimulada e sabe controlar os pais.
Tracy é um problema à parte e uma história secundária que intercepta a principal. Esse embate entre os problemas de Reana e os de Tracy trazem páginas pesadas e comoventes, algumas das melhores.
A autora preferiu não se aprofundar no problema de Tracy e expor apenas o drama e as dificuldades. O lado negativo disso é que alguns leitores não compreenderão muito bem esse problema e poderão confundi-lo com outros. Acaba-se generalizando problemas psicológicos e mentais, coisa que sou contra.
O pai é super protetor, amoroso e deixa grande parte do peso da educação das meninas para sua esposa - fato comum da época. A mãe é calma, educada, compreensiva, muito religiosa e procura manter as meninas seguras dos perigos da vida. Ela vive para a família.
Bethanny tenta ser boa como sua mãe e sempre ora e tenta praticar o bem.
Reana mora no interior para onde a família de Bethanny viaja durante as férias de verão. Seu pai é um caminhoneiro ausente e sua mãe é vista como a mais vulgar do local e a cada dia que passa se afunda na bebida. Tanto o pai quanto a mãe de Reana Mae não cuidam da menina e sempre a deixam abandonada e à margem do lar. Ela é carente, insegura e medrosa. O mais triste de tudo é que ela é sozinha e totalmente sem expectativas de vida, não possui sonhos nem grandes aspirações.
Mesmo assim, ela é uma menina forte e mesmo desejando parecer adulta e responsável por si mesma, ela não consegue ser pai e mãe de si própria. Ela é obrigada a até mesmo cuidar da mãe irresponsável e violenta e da casa sozinha.
Sua inocência é arrancada cedo demais.

Existem tantas personagens no livro que podemos nos perder casa haja distração durante a leitura. Confesso que nas primeiras páginas eu estava achando essa variedade e quantidade de pessoas um fator exagerado e confuso. Porém logo que me acostumei com todos e com tantos parentescos me entreguei à narrativa e ao excelente desenvolvimentos do enredo e evolução das personagens que saber quem é quem tornou-se algo natural e passei a admirar essa característica do livro.
O passar do tempo ocorre de uma forma tão espontânea que mal percebemos os anos correndo. A autora soube mostrar o que realmente é importante.
As modificações que ocorrem nas vidas de todos vão moldando as personalidades de Bethanny e Reana Mae de tal forma que as mudanças nas meninas não são apenas físicas, são psicológicas e elas se tornam cada vez mais diferentes.

Existem temas abordados muito delicados no livro e me surpreendeu o fato da autora saber colocá-los sempre no momento correto da narrativa, sem misturar tudo e se perder em um drama forçado e sem sentido. Pelo contrário, ela consegue trazer tanta naturalidade aos problemas que torna a história tão realística e sincera que não parece ser ficção. Você consegue se imaginar ali, ao lado de Bethanny, ouvindo toda a história por ela contada e tendo reações físicas a respeito dos acontecimentos.
Em alguns capítulos, por mais que eu já imaginasse o que estava acontecendo, não conseguia acreditar, queria uma mostra direta da autora. E me preocupava não apenas com Reana Mae, a menina desprezada pelos pais, mas também com Bethanny, porque ela tenta a todo custo proteger Reana. Quando notei a brusca mudança em Reana, sabia o motivo, mas quando a autora expõe explicitamente o momento da descoberta da ainda ingênua Bethanny, meu estômago se embrulhou de verdade. Eu senti nojo, pena e raiva.
Reana aparentemente está mais crescida, madura e segura. Bethanny se sente para trás por ainda ser tão infantil perto dela. O problema é quando Bethanny descobre a verdade sobre Reana Mae e o mundo da família inteira desmorona!

Esse livro é uma mistura de sentimentos e opiniões. A cada capítulo eu me peguei julgando as personagens e suas ações, condenando ou absolvendo seus pecados e me vi perdida nas preces e mentiras de cada uma delas, principalmente Reana Mae e Bethanny.
Temas como a perda da inocência, a descoberta do sexo, o uso abusivo de bebidas, o descaso dos pais em relação aos filhos (e os maus tratos infantis), a religiosidade, a união da família, pedofilia, estupro, morte, suicídio, doenças mentais, paixões e encontros e desencontros...
É um livro que se inicia com tanta simplicidade, com tantas personagens e histórias paralelas que de repente tudo é misturado de tal forma que prende o leitor ali no meio, entre brigas, lágrimas e risadas.
Há muito tempo eu não me apegava às personagens dessa forma, de um jeito que me fez terminar a leitura e pensar em como Preces e Mentiras é duro, forte e comovente como a vida real. Como a vida é injusta e como nos adaptamos por obrigação. Como a vida pode ser boa e ruim ao mesmo tempo.
Conforme eu avançava na leitura, mais eu queria extrair de suas páginas e realmente terminei o livro com um sentimento inexplicável pesando no peito.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
stehremohi 23/01/2013minha estante
Acho que livros que envolvem família sempre traz grandes revelações. Me interessei muito para conhecer a história dessa personagem. Ele parece ser bem reflexivo, estou ansiosa para lê-lo.

Fernanda @condutaliteraria 23/01/2013minha estante
Estou curiosa para ler esse livro, principalmente por várias pessoas afirmarem que ele é forte.
Sua resenha ficou ótima e deu pra ter uma boa ideia do me espera na leitura.

Cris21 23/01/2013minha estante
Bacana o livro heim? Não vi muitas resenhas dele ainda, mas já deu pra ver que tem muito aí nesse livro. Eu gostei e queria ler. Acho que vale a pena mesmo.

Aerton 23/01/2013minha estante
Gostei da resenha. Drama familiar é um dos meus gêneros favoritos.

Aerton 23/01/2013minha estante
Gostei da resenha. Drama familiar é um dos meus gêneros favoritos.

Maristela 24/01/2013minha estante
Eu tinha dispensado esse livro pela sinopse e passei a ler resenhas para entender melhor a história e talvez me sentir atraída. sua resenha está ótima e vou ler o livro.

Sam Puckett 24/01/2013minha estante
Eu querooo!!

Genilda Silva 27/01/2013minha estante
Um livro como este com certeza vou ler.

Bruna 27/01/2013minha estante
Muito boa resenha!!!

Bruna 27/01/2013minha estante
Muito boa resenha!!!

Prim 30/01/2013minha estante
Muito boa a resenha ! Estou louca pra ler esse livro ! Me interessei mais ainda depois de ler a sua resenha ! Add a lista de livros que quero ler em 2013!

DomDom 04/02/2013minha estante
Nossa!! Pelo jeito esse livro é muito pesado mesmo. Confesso que este não é meu tipo de narrativa preferido, pois gosto de algo mais leve e divertido, mas esses temas são tão atuais e reais, que acabam me deixando com muita curiosidade pra ler. E espero ter a oportunidade em breve.

Manuella_3 04/02/2013minha estante
Olha, vou confessar que tenho medo de ler livros que abordam o sofrimento de crianças, os traumas de infância... Como mãe isso me dói na alma! Mesmo assim quero conferir o livro, porque minha curiosidade sobre como a autora conduz a história é bem maior. Se me causar sofrimento demais eu largo o livro.

Andressa 04/02/2013minha estante
Essa capa não me animou mto não, mas ao ler a sinopse, deu vontade de ler.

Aline Cristina 04/02/2013minha estante
Parece ser um livro bem interessante..
vou lê-lo..
Ótima resenha..

Lucas Maciel 06/02/2013minha estante
Muito interessante vou tentar lê-lo

Kelry 07/02/2013minha estante
É veradade, muita gente não ligou muito pro lançamento, mas eu gostei.

Leylianne 07/02/2013minha estante
Muito bom... E muita vontade de ler este livro... :)

Letí­cia 07/02/2013minha estante
muuuita vontade de ler esse livro! capa linda!

Michelle Ladisl 08/02/2013minha estante
Parece ser bem interessante ^^
Vc instigou minha curiosidade
Bjus

Gy 08/02/2013minha estante
Gostei muito da resenha, deixou aquele gostinho de curiosidade e vontade quero muito ler o livro parece ser muito legal e envolvente...

Thicy 08/02/2013minha estante
Bem legal esse livro. Gostei bastante da resenha!!!

Fátima Menezes 09/02/2013minha estante
Parabéns pela resenha, Taty! Salvos alguns desvios ortográficos, está muito boa.

É bom ter alguém ressaltando os aspectos positivos desse livro. Ele recebeu tão pouca atenção por parte da editora - pelo menos em comparação a outros lançamentos -, que achei que fosse ruim. Mas estou convencida de que não é. A trama promete muito.

NESSA 12/02/2013minha estante
Muito boa sua resenha com detalhes importantes sobre a Autora Sherri Wood Emmons, pontos positivos,o livro e sua opinião sincera em achar que o livro não teve a merecida atenção por parte da Editora, e também por mencionar que o livro é "forte, provocante e causador de diversas reflexões".
Acompanhar a história de Bethany é triste,mas trata relações familiares e como elas podem tornar-se complexas, revelando como segredos podem, ao longo do tempo, abalar as estruturas de famílias. A Autora retrata de forma envolvente, com delicadeza, a história de uma família que, apesar de todo amor, corre o risco de desmoronar graças a uma única mentira.

Lua 12/02/2013minha estante
Admito sou uma leitora que muitas vezes vai pela capa e essa capa é tão linda que já me estimulou a ler e a sua resenha provou que não estou errada de querer te-lo em minha estante. ótima Resenha =D

Tarsila 13/02/2013minha estante
Este livro está sendo bem comentado em alguns blogs. Amei a capa do livro, ela realmente chama muita atenção. Estou precisando de livros assim, que me prendam à leitura. E esse livro é bem chocante pelo que você falou na resenha, gostei, quero lê-lo.
Beijos! Ótima resenha!

Deinha 16/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha, estou lendo o livro e me emocionando com ele!

Deinha 20/04/2013minha estante
Acabei a leitura e fiquei com um sentimento de perda dentro de mim! Perda por sentir o que Bethanny sentia em cada página do livro. Me emocionei com Traccy, e claro com a vida de Reanna Mãe. Acredito que a Editora não deu o devido valor ao livro, ele é simplesmente maravilhoso! Adorei sua resenha!

Ivana 10/09/2015minha estante
Excelente Resenha! =)

Má Contato 17/01/2013

Resenha: Preces e Mentiras (www.indicacoes-livros.blogspot.com)
Bethany é uma garota de 7 anos, a mais nova entre suas 3 irmãs. Entre elas, está Tracy, a irmã "má". Espere aí, porque má? Tracy parece desejar o mal de todos e estar sempre no comando da situação, pois, quando isso não acontece, ela tem um ataque de nervos. Todos aprenderam a lidar com Tracy, o que não quer dizer que isso seja normal.
Aos sete anos, Beth conhece sua prima, um ano mais nova, Reana Mae, e se tornam melhores amigas. O único problema é a distância. Reana mora no "interior", onde Bethany passa suas férias, pois é o refúgio da família.
A mãe de Reana, Jolene, é uma bêbada e "puta". Usa roupas curtas e mostra seu corpo em troca dos olhares fugazes dos homens ao seu redor. Bethany não quer que Reana seja assim, e tenta desviar a atenção da menina para outras coisas, como as brincadeiras infantis. O pai de Reana quase nunca está em casa, não sendo, para ela, uma figura importante.
Nesse vai e vem de emoções, alguns anos se passam e as meninas ficam um tempo sem se encontrarem e, quando isso finalmente acontece, Beth se vê surpresa com as mudanças de Reana. Mais alta, mais bonita, mais corpulenta. E, o pior, mais adulta. Bethany se vê como uma criança perto da prima, e se sente trocada pelo tio de Reana, Caleb, agora com 18 anos. Reana parece estranhamente obcecada por Caleb... "ele sabe de tudo", "ele é inteligente", "ele me ensinou"... Bethany não aguenta mais... É quando percebe que essa obcessão não é natural, tem algo acontecendo ali...

E AÍ?
MEU DEUS! Fiquei surpresa com o conteúdo o livro. Não é tão falado e eu NÃO ENTENDI O POR QUÊ! O livro todo te prende e, quando você acha que sabe de tudo, se impressiona. E, como se fosse pra me agradar ainda mais, o final é MAIS surpreendente ainda!
Por favor, leiam =) É, sem dúvida, um romance sobre eventos inesperados.

Ique 15/01/2013

Resenha Preces e Mentiras | Blog EPL
''Uma análise tocante de todos os tipos de amor: entre amigos, entre irmãs e entre todos de uma família''
- T. Greenwood, autora de Um Mundo Brilhante

Preces e Mentiras de Sherri Woods Emmons | Novo Conceito 2012 | Ficção / Drama | 368 Páginas | ISBN: 9788581630458 | Skoob

Preces e Mentiras é o romance de estreia da autora Sherri Wood Emmons e desde seu lançamento fez muito sucesso e recebeu muitas críticas positivas de diversos autores e pessoas influentes ao redor do mundo. A Editora Novo Conceito trouxe essa história para o Brasil no final do ano passado e desde então tem agradado muitos leitores que adoraram a obra.
Nesse livro conhecemos Bethany quando tinha apenas 7 anos de idade, é ela que narra em primeira pessoa de maneira simples, comovente e pessoal tudo o que acontece em sua vida e de sua família. Família seria um tema que define a história criada por Emmons que aconteceu na década de 60, época um pouco distante, mas o leitor pode entender e compreender tudo que é descrito.
Em todo verão Bethany, seus pais e suas irmãs vão para o West Virginia, um vilarejo um pouco distante habitado apenas pela família por parte de pai da garotinha. Lá Bethany conhece sua prima Raena Mae, a menina da capa do livro, e as duas começam uma amizade, criando um vínculo muito forte e sincero, como se elas fossem realmente irmãs.
Todos os moradores do vilarejo eram muito apegados a religião, a igreja era o ponto de encontro deles e isso também se refletia bem na convivência entre família, já que a crença influenciava muito da maneira de vida daquelas pessoas. Logo, qualquer coisa que alguém fazia que não era certo de acordo com a ''igreja'' era muito comentado pelos moradores.
Raena Mae, por exemplo, tinha uma mãe considerada como puta por usar roupas curtas e atrair os homens, ela tem um caso com Bobby Lee, pai da garota que quase nunca está em casa e, segundo alguns personagens, tem um caso com outra mulher fora de West Virginia. Raena era uma menina sozinha, a mãe não gostava muito dela e o pai era ausente, tinha como melhor amiga sua prima e ficava muito feliz quando a via no verão.
Contudo, a medida que o tempo vai passando a narradora passa a conversar cada vez menos com sua prima que parece estar amadurecendo muito rápido, mesmo que essa tenha 1 ano a menos na idade. Quando ela não estava em Virginia conversava com Raena através de cartas, mas elas estavam chegando com cade vez menos frequência. A medida que isso vai acontecendo, o leitor vai acompanhando essas mudanças junto com os personagens.
Quando Bethany estava com 12 anos ela vai ao vilarejo, como de costume, mas daquela vez foi diferente, ela juntamente com mais dois primos descobriram duros segredos da Raena Mae, coisas que eram difíceis de acreditar a aceitar. No início eles não contam para ninguém, mas quando tudo vem a tona muda a vida de muitas pessoas.
Todos pareciam estar com problemas, Bethany já não estava acreditando mais em suas rezas, pois Deus não estava correspondendo, Raena estava com todos esses problemas e a sua tia, mãe de sua prima, não parava de beber. Além disso, a sua irmã, Tracy que parecia um anjo estava agindo cada vez mais pior, parecia que estava com demônio no corpo, trazendo cada vez mais problemas para a família e mais a diante para todas as pessoas que a titulavam como louca.
A narrativa é um pouco pesada, mas não é difícil de ser digerida. O leitor se apega muito fácil com a história, lendo muitas páginas de uma só vez para descobrir a razão de tudo e os próximos acontecimentos. Preces e Mentiras pode ser comparada a uma novela, além disso tem personagens bem construídos e tudo é revelado de forma inteligente, o melhor é que a autora não enrola ao escrever, é clara e objetiva mas sem deixar de descrever o que é preciso.
Não faltou muita nesse livro, é difícil acreditar que seja o primeiro escrito por Sherri. Os pontos negativos foram que ela esqueceu de falar o destino de alguns personagens, como a mãe e tio de Raena e que no começo ela começa a falar muitos nomes e detalhar um pouco a família, mas logo o leitor se acostuma e devora o livro.
No mais indico esse livro para todos que procuram um bom drama que não seja entediante e te prenda por longas horas até que se chegue ao final, e que te faça a refletir um pouco e analisar os tipos de amor e, uma simples família que pode ser parecida com a sua, ou de seus pais. Enfim, é uma história muito próxima da nossa realidade.

Avaliação
Capa: 5 | Diagramação: 5 | Narração: 5 | Enredo: 4 | Custo/Benefício: 4 | Nota geral: 4

Resenha publicada no blog: http://www.entrepaginasdelivros.com/2013/01/preces-e-mentiras-sherri-emmons-resenha.html#more

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6