Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Nina 30/01/2023

Um livro bonito e bem contemporâneo. Fala da mulher e do lugar da mulher de uma maneira importante. Vale a leitura.

Kamila 26/01/2023

a mulher vai.
esse livro é escrito pra provocar o leitor, seja um estranhamento, uma reflexão ou até mesmo uma identificação. é cru eu diria que pra entender poesia a gente precisa estar aberto, muita das vezes as pessoas acham que poesia é métrica e rima, mas a poesia também é cruel e às vezes nem tão bonita, poesia também é dor, vivência, e sentimentos ruins. nesse livro ela aborda a visão da mulher na sociedade e como um todo tanto como é vista e como vê.

haruurane 14/01/2023

bueno, soy 1 mujer brasileña
feminismo, poesia, gente famosa, história e luta tudo reunido numa só coisa. por mais livros que exaltem a força da mulher, que representa todas mas não uma só.

JAlia 08/01/2023

"Tomo café
vou ao banheiro me olho no espelho tomo mais café
vou ao banheiro me olho no espelho escovo os dentes
meto colgate nos dentes diariamente
tomo café
tomo mais café
me olho no espelho 34 quase 35
È uma senhora bonjour madame é uma serpente sssssssssss
com a boca cheia de colgate."

Isabela 06/01/2023

Chato
Esperava mais pelo título do livro e pela fama que tem. Não consegui sentir a relação entre os poemas e como um completaria o outro, o que tornou difícil interpretar o livro de forma holística, ficando uma leitura quebrada e sem nexo.

Let 03/01/2023

Primeiro livro de 2023.

Perfeito, onde a autora com uma leitura fácil nos faz repensar como mulheres queremos nossa vida e com algumas ironias nos faz pensar como somos cobradas perante a sociedade.

Mulheres, vale a pena ler.

Pâmela de Amorim 29/12/2022

Um útero é do tamanho de um punho
Raramente transmito não gostar de alguma obra, sempre consigo resgatar algo, mas não foi o caso. Fazia algum tempo que queria ler esse livro, já que me interesso pela temática e também gosto muito de poemas, acreditava ser a combinação perfeita, mas infelizmente não funcionou e acabei decepcionada.

Mah 14/12/2022

Interessante
Gostei do livro, foge bastante dos padrões. Acho que seja importante fazer uma pesquisa breve sobre a obra antes da leitura (ler críticas, estudar a autora, ver comentários, etc), pode ajudar muito a dar mais sentido aos poemas, já que alguns deles remetem a experiências vividas pela Angélica.
A autora quebra com os padrões e faz jogos interessantes com as palavras, critica o patriarcado usando suas próprias ferramentas. Recomendo a leitura, é bem leve e muito rápida.

helo 04/12/2022

não é para mim
esse livro conceteza não foi uma leitura que me interessou e não não uma boa leitura, não recomendo e é isso

Cassiano Macsil 24/11/2022

Ótimo livro pra pensar no que é ser mulher - i piri que
É um livro muito bom. Gera diversas reflexões e eu, como homem, pude entender mais do universo feminino. Ser mulher é ser assombrada por tudo e todos, inclusive por si mesma, nem na hora de escovar os dentes a pessoa tem paz: olha para o reflexo e pensa mil coisas, se chama de cobra, de palhaça, pensa na outras "cobras". É um livro profundo e cheio de referências, mas me impressiona muito o fluxo de pensamento da autora, os poemas se complementam, os pensamentos se repetem quase como se você estivesse na cabeça da autora ansiosa. O livro aborda tantos temas que daria pra fazer uma lista muito grande, e gostei de ver que ela (além de pertencer à comunidade) aborda temas LGBT's. Que a mulher possa ser suja, se construir como quiser, socar com o útero e que possa ser dela mesma.

Maah.Sampaio 14/11/2022

Muito nhe.
Assim, a leitura foi se perdendo, me deixou confusa, comecei lendo sabendo sobre o que ela queria dizer, mas ao decorrer, é como se nem ela soubesse mais do que estava falando, mas mesmo assim não parou de digitar, achei o começo bom, para mim o meio e o fim se perdeu.

Max 07/11/2022

Sagacidade e bom humor...
Aqui a autora versa sobre a mulher, sua sagacidade e bom humor dominam todos os poemas. Fora o poema que dá titulo ao livro (lembro de ver visto Laerte declamá-lo no youtube), há muitos que me encantaram...

Rafael Moia 02/11/2022

Eu, um cara.
A obra da Angélica foi um divisor de águas, tanto nas minhas questões referente ao gênero poesia quanto a minha visão patriarcal da vida. Se você não possui o costume de ler poesia Um útero é do tamanho de um punho é perfeito para você começar, e se você está na caixinha do homem heteronormativo a Angélica faz você repensar atitudes machista que ainda são reproduzidas. A obra da Angélica vai retratar de forma muito explícita, mazelas do cotidiano feminino: padrões de beleza, estupro, maternidade compulsória e transsexualidade, por exemplo. Leia mais mulheres.
Klaus 06/11/2022minha estante
Nota-se que você não entende absolutamente nada de poesia (para dar 5 estrelas a este livro...). Recomendo que procure os reais poetas que este país já teve, em especial Paulo Leminski, Cecília Meireles, Mário Quintana, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, entre tantos outros.

Klaus 28/10/2022

Decadência poética pós-moderna
Em anos de leitura, já tive contato com vários livros razoáveis e alguns poucos ruins, mas nunca havia encontrado um insuportável. "Um Útero É do Tamanho de um Punho" conseguiu a façanha de ser o primeiro livro que parei de ler, e olha que não terminar um livro é algo sério para mim.

Li, horrorizado, aquilo que considero a poesia de pior qualidade que já vi em toda a minha vida. São poemas morosos e enfadonhos desprovidos de qualquer recurso estilístico ou figura de linguagem. Não espere rima, métrica, aliteração, assonância, metáfora, musicalidade, jogos de palavras ou trocadilhos, pois você não encontrará nada disso aqui. O que encontrará em abundância são desabafos altamente vitimistas que parecem ter vindo de uma pessoa extremamente complexada e descontente com sua vida e com sua própria identidade. Aliás, por falar nisso, a autora insiste em enveredar por caminhos identitários, o que confere ao livro um caráter antipático, impossível de ser apreciado por quem não compartilha dessa mesma identidade. Em alguns momentos, percebe-se até certa misandria camuflada, por mais que a autora tente não a deixar tão evidente. Em resumo, são obras pífias, vergonhosamente apresentadas ao público como "poesia". Mas então como o livro ficou famoso e chegou a ser considerado um "clássico contemporâneo" por alguns especialistas?

Bem, nas últimas décadas, tem-se visto uma forte tendência na arte pós-moderna: glorificar o artista e sua intenção em vez de sua obra. Isso significa que o conteúdo da obra pouco importa desde que o artista em si seja marcado por alguma característica tida como "em voga" naquele momento. Sendo Angélica Freitas uma lésbica feminista, não é de se estranhar que, numa época em que o feminismo e o movimento LGBT estejam em alta, a autora seja considerada "pop", e reside aí o único motivo pelo seu sucesso: ela é conveniente na atual conjuntura político-ideológica.

Um dos maiores lemas da expressão artística é "ars gratia artis". A expressão latina quer dizer "a arte pela arte", no sentido de que a arte SE justifica por si própria, e nada além. A justificativa da arte não deve estar em algo exterior a ela, mas sim em algo intrínseco e inerente ao próprio fazer artístico. A arte que é feita somente para servir a um propósito prático, quer seja social ou político, é frágil e fugaz. Ela não tem substância e é incapaz de se sustentar, estando meramente atrelada a um contexto histórico que em breve deixará de ser relevante.

Justamente por esses motivos, os textos de Angélica Freitas, norteados pela militância e pela intenção de chocar como forma de provocação ao "status quo", não convencem. Não vi nenhum mérito artístico em sua obra e certamente não a considero uma poetisa, ainda mais quando lembro que nosso país já teve poetas do mais alto calibre, tais como Paulo Leminski, Cecília Meireles, Mário Quintana, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, entre tantos outros.

Jessica858 27/10/2022

Eu tento ler poesias mas não me agrada. Não gostei muito do livro, acho que o gênero não me desce mesmo.
Klaus 06/11/2022minha estante
Acho que não, Jess. A poesia é muito diversa, até porque cada autor tem seu estilo próprio. Aposto que, se você procurar, vai achar algum poeta que lhe agrade. Deste livro você não gostou porque ele é ruim mesmo, simples assim. Inclusive, é um péssimo exemplo de poesia para quem não tem familiaridade com esse gênero textual.