Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

reci.sf 21/06/2023

A mulher pensa
a mulher pensa com o coração
a mulher pensa de outra maneira
a mulher pensa em nada ou em algo muito semelhante
a mulher pensa será em compras talvez
a mulher pensa por metáforas
a mulher pensa sobre sexo
a mulher pensa mais em sexo
a mulher pensa: se fizer isso com ele, vai achar que faço com todos
a mulher pensa muito antes de fazer besteira
a mulher pensa em engravidar
a mulher pensa que pode se dedicar integralmente à carreira
a mulher pensa nisto, antes de engravidar
a mulher pensa imediatamente que pode estar grávida
a mulher pensa mais rápido, porém o homem não acredita
a mulher pensa que sabe sobre homens
a mulher pensa que deve ser uma ?supermãe? perfeita
a mulher pensa primeiro nos outros
a mulher pensa em roupas, crianças, viagens, passeios
a mulher pensa não só na roupa, mas no cabelo, na maquiagem
a mulher pensa no que poderia ter acontecido
a mulher pensa que a culpa foi dela
a mulher pensa em tudo isso
a mulher pensa emocionalmente

Maria 14/06/2023

Vazio
Um monte de palavras que parecem que foram vomitadas ali. Poemas completamente vazios. Tem o intuito de fazer uma crítica, mas infelizmente não alcança nada. Esperava mais.

Carla 31/05/2023

Leitura obrigatório vestibular da Ufrgs
Caroço um pouco de referência de poesias no estilo da autora.

Ela fala de mulheres e sociedade e traz poemas bem cortantes e críticos.

Quase amargos. Na verdade, uns são amargos.

Gostei de alguns, mas meu estilo de poesia tende mais ao romântico ou cômico.

De qq forma, vale a leitura para quem curte o tema.
Emily.Zoldan 01/06/2023minha estante
tem no kindle ?

Carla 02/06/2023minha estante
Tem para o Kindle, sim! Mas comprei físico.

Dandara 29/05/2023

Um útero é do tamanho de um punho
As poesias da poeta Angélica Freitas retratam as mulheres dentro das suas várias possibilidades de existência.

luvnoronha 29/05/2023

Achei o nome do livro tão foda, esperava mais. Tem alguns poemas bons sim mas muitos que não me pegaram muito.

Juh 28/05/2023

As minhas resenhas já estão se tornando repetitivas, mas acho que falta poesia à poesia, explico: uma poesia tematizada e bem tematizada, sinto falta apenas da beleza da forma.

isabella638 10/05/2023

São poesias cruas, as vezes soam mais como desabafos da própria autora e expõe o lado humano e real das coisas, ao longo do livro se faz referência à diversas mulheres fodas da história, adorei isso.
Acho que esse livro é para um público específico, precisa ter identificação para entender e se sensibilizar com as obras.
A escrita é extremamente íntima, é uma relação autor-leitor muito próxima, senti em muitos momentos como se tivesse dentro da mente dela, acompanhando a construção e escutando pensamentos sendo montados aos poucos
Além de abordar temáticas de extrema importância, quebra estereótipos e é de uma representatividade enorme esse livro (escrito por uma mulher trans e lésbica até onde eu interpretei) estar na lista de leituras obrigatórias de uma universidade tão importante quanto a UFGRS

itsmarianita 03/05/2023

Poesia contemporânea e inebriante
É o que pode definir esse livro. Senti-me em meio de divagações da madrugada, repletas de vivências pessoais. Também são analisados e questionados pensamentos da sociedade sobre a mulher.
O livro é cru, acerta na crítica e nas ironias, com um estilo único.
Tem poemas diferentes, com temas fora do comum, refletindo a vida da autora pelotense.
Em alguns tem alguma referência gaúcha, mas pouca. Fala também sobre personalidades famosas e, suponho, sobre conhecidos da escritora.
São, em essência, escritos criativos sobre a existência da mulher, seja quem escreveu o livro, seja na questão geral.

@adriana_ lerlivros 19/03/2023

Um útero é do tamanho de um punho de Angélica Freitas: sarcasmo e feminismo.
Aqui encontramos poemas contemporâneos temperados com ironia, crítica, metonímia e temáticas femininas. Já fazia muito tempo que eu não lia poemas e não poderia faltar nessa minha marota literária feminina.
Adorei os temas abordados, a estrutura dos poemas e a acidez que a autora usou neles

afroxpaty 13/03/2023

?????
Esse livro é um divisor de águas, ou você sente que a autora ta falando específicamente com você ou você nao entende nada, de coração, não entendi nada, tenho certeza que pra algumas pessoas esse livro é incrível mas pra mim nao foi.

skye 12/03/2023

Um caminhão de lixo lotado de dejetos humanos pegando fogo em meio a chernobyl resume essa bomba, simples assim

Marília 11/03/2023

É um livro de leitura rápida mas bem marcante, fala de maneira bem humorada sobre como a mulher é rotulada.

linkgio 20/02/2023

Sou burra demais ?
Dei 2.5 estrelas pq nao entendi quase nada, porém não me esforcei pra tentar entender, também. [....]

Guilherme.Eisfeld 16/02/2023

Um útero é do tamanho de um punho
Angélica Freitas domina o espanto, definitivamente quebra expectativas e constrói poemas que levam para fora do lugar comum, tanto pela temática quanto pela escolha dos termos. Em parte me cativou, mas em outras me gerou desinteresse, seja pelo uso de estrangeirismos ou nomes que não me geraram curiosidade de busca para absorver melhor a obra.