Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Elleeen 29/06/2023

Esse livro definitivamente não é para mim. As poesias são tão cansativas que nem tive vontade de entender algo além do escrito.

Sophia 22/06/2023

Tive que ler esse livro pra prova de vestibular e confesso que não sou a maior fã de poemas, mas esse livro valeu muito a pena, como uma mulher vivendo nesse mundo do patriarcado, eu me identifiquei com tudo que a autora apresentava e acho que isso me fez amar o livro e guardar num lugar especial do meu coração.

reci.sf 21/06/2023

A mulher pensa
a mulher pensa com o coração
a mulher pensa de outra maneira
a mulher pensa em nada ou em algo muito semelhante
a mulher pensa será em compras talvez
a mulher pensa por metáforas
a mulher pensa sobre sexo
a mulher pensa mais em sexo
a mulher pensa: se fizer isso com ele, vai achar que faço com todos
a mulher pensa muito antes de fazer besteira
a mulher pensa em engravidar
a mulher pensa que pode se dedicar integralmente à carreira
a mulher pensa nisto, antes de engravidar
a mulher pensa imediatamente que pode estar grávida
a mulher pensa mais rápido, porém o homem não acredita
a mulher pensa que sabe sobre homens
a mulher pensa que deve ser uma ?supermãe? perfeita
a mulher pensa primeiro nos outros
a mulher pensa em roupas, crianças, viagens, passeios
a mulher pensa não só na roupa, mas no cabelo, na maquiagem
a mulher pensa no que poderia ter acontecido
a mulher pensa que a culpa foi dela
a mulher pensa em tudo isso
a mulher pensa emocionalmente

Maria 14/06/2023

Vazio
Um monte de palavras que parecem que foram vomitadas ali. Poemas completamente vazios. Tem o intuito de fazer uma crítica, mas infelizmente não alcança nada. Esperava mais.

Carla 31/05/2023

Leitura obrigatório vestibular da Ufrgs
Caroço um pouco de referência de poesias no estilo da autora.

Ela fala de mulheres e sociedade e traz poemas bem cortantes e críticos.

Quase amargos. Na verdade, uns são amargos.

Gostei de alguns, mas meu estilo de poesia tende mais ao romântico ou cômico.

De qq forma, vale a leitura para quem curte o tema.
Emily.Zoldan 01/06/2023minha estante
tem no kindle ?

Carla 02/06/2023minha estante
Tem para o Kindle, sim! Mas comprei físico.

Dandara 29/05/2023

Um útero é do tamanho de um punho
As poesias da poeta Angélica Freitas retratam as mulheres dentro das suas várias possibilidades de existência.

luvnoronha 29/05/2023

Achei o nome do livro tão foda, esperava mais. Tem alguns poemas bons sim mas muitos que não me pegaram muito.

Juh 28/05/2023

As minhas resenhas já estão se tornando repetitivas, mas acho que falta poesia à poesia, explico: uma poesia tematizada e bem tematizada, sinto falta apenas da beleza da forma.

isabella638 10/05/2023

São poesias cruas, as vezes soam mais como desabafos da própria autora e expõe o lado humano e real das coisas, ao longo do livro se faz referência à diversas mulheres fodas da história, adorei isso.
Acho que esse livro é para um público específico, precisa ter identificação para entender e se sensibilizar com as obras.
A escrita é extremamente íntima, é uma relação autor-leitor muito próxima, senti em muitos momentos como se tivesse dentro da mente dela, acompanhando a construção e escutando pensamentos sendo montados aos poucos
Além de abordar temáticas de extrema importância, quebra estereótipos e é de uma representatividade enorme esse livro (escrito por uma mulher trans e lésbica até onde eu interpretei) estar na lista de leituras obrigatórias de uma universidade tão importante quanto a UFGRS

itsmarianita 03/05/2023

Poesia contemporânea e inebriante
É o que pode definir esse livro. Senti-me em meio de divagações da madrugada, repletas de vivências pessoais. Também são analisados e questionados pensamentos da sociedade sobre a mulher.
O livro é cru, acerta na crítica e nas ironias, com um estilo único.
Tem poemas diferentes, com temas fora do comum, refletindo a vida da autora pelotense.
Em alguns tem alguma referência gaúcha, mas pouca. Fala também sobre personalidades famosas e, suponho, sobre conhecidos da escritora.
São, em essência, escritos criativos sobre a existência da mulher, seja quem escreveu o livro, seja na questão geral.

@adriana_ lerlivros 19/03/2023

Um útero é do tamanho de um punho de Angélica Freitas: sarcasmo e feminismo.
Aqui encontramos poemas contemporâneos temperados com ironia, crítica, metonímia e temáticas femininas. Já fazia muito tempo que eu não lia poemas e não poderia faltar nessa minha marota literária feminina.
Adorei os temas abordados, a estrutura dos poemas e a acidez que a autora usou neles

afroxpaty 13/03/2023

?????
Esse livro é um divisor de águas, ou você sente que a autora ta falando específicamente com você ou você nao entende nada, de coração, não entendi nada, tenho certeza que pra algumas pessoas esse livro é incrível mas pra mim nao foi.

skye 12/03/2023

Um caminhão de lixo lotado de dejetos humanos pegando fogo em meio a chernobyl resume essa bomba, simples assim

Marília 11/03/2023

É um livro de leitura rápida mas bem marcante, fala de maneira bem humorada sobre como a mulher é rotulada.