O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Gi | @leituras_da_gi 08/09/2020

Resenha: O Doador de Memórias - Lois Lowry
Estou até agora com essa história na minha cabeça, esse livro me prendeu de um modo inacreditável.

Aqui vamos conhecer Jonas, uma criança de 12 anos que vive num mundo onde não há pobreza, crime, doença, fome, divórcio, medo nem dor. Todos têm família, saúde, emprego, educação e lazer.

As pessoas são treinadas para manter seus sentimentos sob controle. As regras de conduta são invioláveis, os desejos, reprimidos, e o amor é uma palavra que não existe no vocabulário. A ordem e a paz reinam absolutas.

Fiquei pensado por horas, como é viver em uma comunidade que não se pode mentir, não pode falar de maneira errada, não pode fazer perguntas que não seja objetiva, não se pode amar, não pode ter felicidade.

Acredito que foi feita uma lavagem cerebral em todos que viviam nesse lugar, só para vocês ter noção, eles não enxergam nada colorido, ou seja a visão deles é preta e branca. Sendo assim, eles desconhecem qualquer outro tipo de cor, se não preto e branco. Muito louco isso né?

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir Jonas foi escolhido para ser o recebedor de memórias, aquele que recebe de um doador suas memórias mais profundas de todas as gerações antes dele.

Imagino que para uma criança de apenas 12 anos, ser escolhido para ser um recebedor de memórias é algo muito complexo, radical, totalmente fora de sua realidade.

Minha Opinião
Acredito que tudo que acontece em nossas vidas tem um propósito, um sentido e uma razão.

A missão de Jonas era mudar a história daquele lugar, dá um verdadeiro sentido para aquele mundo tão cruel, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que ele não fazia ideia que existia e começa a ver o verdadeiro mundo de uma forma diferente.

A parte que mas prendeu minha atenção foi no caso da menina de 12 anos que foi escolhida para ser mãe biológica dos bebês que ela iria gerar durante 3 anos para ser adotados por casais que vivem nessa comunidade.

“Uma menina chamada Inger, recebeu sua atribuição de Mãe-biológica, Jonas se lembrou que sua mãe considerava aquela Atribuição pouco nobre. No entanto, achou que o comitê escolhera bem. Inger apreciaria os três anos de mimos que se seguiriam ao seu breve treinamento; daria à luz bem com facilidade; e mais tarde, a função de operária ira utilizar sua força.”

Essa menina tinha que ficar 3 anos tendo mordomias, muitos mimos e só “sombra e água fresca” digamos, e depois que passasse esses 3 anos ela teria que trabalhar duro pelo resto de sua vida. 😯 isso mesmo, eles dar com uma mão e tira com a outra.

Trecho que me comoveu.

— Vocês me ama? Seguiu-se um silêncio embaraçoso por um momento. Então o pai deu uma risadinha — Jonas logo você? Precisão de linguagem, por favor! — como assim? — Perguntou Jonas . Risadas não eram absolutamente o que havia esperado. — Seu pai esta querendo dizer que você se expressou de forma muito generalizada, com uma palavras tão sem sentido que já se tornou quase obsoleta — Explicou-lhe sua mãe em tom cuidadoso.

"Poucos conhecem o Amor"

Amei o final, exatamente como eu esperava, fiquei muito emocionada com essa história, o filme é muito bom também, recomendo muito!

Minha Avaliação: 5⭐

11/05/2021

Adorei a leitura
Livro muito bom, leitura muito fácil difícil parar de ler. Não consigo imaginar um mundo na mesmice sem música, sem cores, sem a oportunidade de se apaixonar. Mas achei a abordagem muito interessante. Recomendo certamente a leitura.
Lua Gomez 11/05/2021minha estante
Ahhh eu amo esse livro

Juu 28/04/2021

O Doador de Memórias
Comecei a ler o livro, por não só gostar de distopias, mas também porque fiquei curiosa se o livro era muito diferente do filme. Eles possuem muitas coisas diferentes, por isso é legal para quem só tenha visto o filme, ler o livro e vice-versa. A história é bem rápida, mas também detalhada em alguns pontos, o que é bom, porque isso não se perde no caminho, além da leitura ser bem acessível.
Gostei bastante, recomendo para aqueles que gostam de distopias e que assim como eu tem a curiosidade de diferenciar a obra literária da cinematográfica.
Dei 4 estrelas, porque não foi um livro que me marcou tanto, porém ele continua sendo bom e reflexivo.

Nadja Maria 22/02/2022

Amei a história!
Esse livro me surpreendeu pq fiquei presa pensando nela o tempo todo! Queria que o final fosse mais aquecedor, mas mesmo assim já está na lista dos favoritos!

Erica 20/05/2020

Um dos meus favoritos
Em uma sociedade controladora, marcada pela mesmice, Jonas, um garoto de apenas 12 anos, recebe uma importante função. Ele será o próximo a receber as memórias, e poderá finalmente conhecer o amor e a felicidade, mas também a dor.

O livro possui uma escrita leve, perfeito para todas as idades. É uma história curtinha, envolvente, do tipo que você pode ler em apenas um dia. Quando li o doador de memórias pela primeira vez há alguns anos, me encantei pela história de Jonas. Mas agora, relendo, percebo o quanto me apeguei ao personagem, sua trajetória tornou-se tão fantástica e especial. Eu com certeza recomendo esse livro.

Naty 29/10/2021

Hummmmm...
Meio chato a leitura e confusa. Não achei aquele chamada pra me continuar lendo aquele suspense ou aquilo que te prende, mas vou tentar rele-lo

Julia 10/09/2020

Poderia ter sido melhor
A premissa é incrível, história com uma leitura simples e focada, sem muitos rodeios, mas infelizmente isso pesa na falta de alguns momentos mais explicativos. A escrita é cativante, livro pequeno e com muitas informações. O Clímax achei que ocorreu muito rápido e o final chegou e tive a sensação de que faltava algo mais, alguma explicação pois achei sem sentido!! 3 estrelas pela escrita, apenas. Não irei ler os outros livros, infelizmente.

p.odw 09/04/2021

interessante...
já tinha assistido o filme a muitos anos atrás e decidi ler o livro, apesar de algumas diferenças, eu amei o filmeeeee???. O livro eu achei muito interessante (apesar de não gostar de final em aberto) e é uma leitura bem rápida e dinâmica

Patyys2 16/03/2022

O doador de memórias
Será que um mundo sem memórias ruins ou passadas, não saber da história antes de nós é uma coisa boa? São as memórias que fazem enxergarmos o mundo como é? E se quisessemos recuperar essas memórias, como seria?
Esse livro prende nossa atenção, as páginas e capítulos avançam como uma fluidez que quando nos damos conta o livro acabou.
Eu, particularmente, gosto muito de ver o filme e depois ler o livro para perceber as diferenças entre eles e lembrar das cenas do filme enquanto estou lendo e adorei fazer isso com esse livro, mais alguém fez ou só eu mesmo kkk?

João :) 19/01/2022

Gostei!
Eu jurava que não ia gostar mas cara, que livro gostoso de acompanhar.
Apesar de deixar a desejar muitas coisas como um aprofundamento em personagens secundários e um final decente, eu gostei.
A história começa chata, mas depois a gente fica: UAU MEU DEUS.
Enfim, li em uma maratona e confesso que ele superou as minhas expectativas que estavam baixas. Estou pensando em comprar as continuações, mas provávelmente não irei comprar. Maas, valeu a pena a leitura.

MaayaraThais 27/02/2022

Bom mas...
Bom mas... Se não tivesse continuação eu vou me decepcionar demais.............................,..,
Lucas 27/02/2022minha estante
tem continuação sim, se chama A Escolhida se passa no mesmo universo mas o leitor só tem respostas desse livro no terceiro volume chamando O Mensageiro.

MaayaraThais 27/02/2022minha estante
Amei, obg lucas

1001 Páginas 11/08/2020

No início da leitura o livro estava um pouco parado, mas em certo momento começou a avançar nos acontecimentos. Curti muito a história e a escrita da autora.

Rodrigo 27/09/2014

Abra seus olhos...
O Doador de Memórias é o primeiro livro de uma série escrita por Lois Lowry. A história se passa em um local chamado Comunidade, onde não há pobreza, crime, doença, medo nem dor. Todos seguem regras de conduta, cada um tem sua função na sociedade e a paz e a ordem dominam o ambiente em que Jonas vive.

Ao completar doze anos, toda criança passa pela cerimônia dos doze. Em tal cerimônia, o grupo de anciãos escolhe qual profissão a criança ocupará. Jonas é escolhido para o ofício de Recebedor de Memórias, um dos mais importantes cargos da Comunidade. Ao ter seu primeiro encontro com o Doador, o garoto começa a ver o mundo onde vive de uma forma completamente diferente.

Com uma premissa bastante atraente, O Doador de Memórias nos apresenta uma sociedade perfeita, porém, as pessoas são privadas de sentimentos e escolhas. Apesar de viverem em paz, sem fome e sem violência, os moradores do local vivem na mesmice, não mudam e, muito menos, querem mudar. São conformadas com aquela vida que seguem porque é o que foi designado a elas.

Repleto de críticas ao conformismo das pessoas, o livro mostra que nenhuma sociedade é perfeita. Chega a ser um alerta ao leitor que se conforma com tudo que está sendo-lhe dado. O Doador de Memórias abre a mente e os horizontes da pessoa que lê a jornada de Jonas. Sem sombra de dúvidas, a sociedade que nos é apresentada é a parte mais interessante da trama. Cheio de limitações, o governo, aparentemente perfeito, é tão controlador quanto um regime ditatorial.

Uma coisa que não me entrou muito bem foi a falta de sentimentos durante a narrativa, o livro não me passou nenhuma emoção ou algo do tipo. A narração mais lembra um texto informativo, tão inexpressiva quanto os membros da Comunidade, portanto o livro falha no quesito passar qualquer sensação ao leitor, seja ela de angústia ou de amor.

Apesar de possuir ser uma leitura rápida, a história peca nos detalhes. Não sabemos o que aconteceu para a situação chegar aonde chegou e isso me desagradou. Sei que como se trata de uma série, haverá explicações nos próximos volumes, mas eu precisava de pelo menos uma justificativa para a situação que eu estava lendo.

Um fator que pode desagradar muita gente é como as coisas acontecem. São rápidas e sem pausas. Particularmente, esse fator me agradou bastante, pois não houve tempo para a autora prolongar-se e acabar colocando fatos que não contribuiriam para a evolução da trama. O clímax é tão rápido que quando vemos já terminamos o livro. O final faz com que o leitor deseje descobrir o que vem depois, apesar de não acabar com grandes fatos.

O Doador de Memórias é um livro que deve ser lido por todos. Apesar dos seus pontos baixos, a história é recheada de uma critica social importantíssima, leva o leitor a pensar sobre o local onde vive e, além disso, questioná-lo. Isso supera qualquer defeito que o livro tenha tido. Sem muitos momentos de tirar o fôlego, a obra de Lois mostra que livros são muito mais que passatempos, livros são uma arma importante para que as pessoas possam questionar e começar a abrir os olhos para o que lhes rodeia. Muito mais do que recomendado.

site: becoliterario.com

Flavio Herculano 22/08/2020

Um livro com um tema interessante porém mal construído. Essa seria uma boa definição para O Doador de Memórias de Lowis Lowry.
Em uma sociedade aparentemente ideal, onde tudo segue uma ordem e ninguém sai fora das regras determinadas, Jonas recebe um i importante cargo, o de receptor de memórias. Tudo ocorria bem até ele perceber que vive em uma sociedade ilusória onde muitas coisas não são reveladas a sociedade. Então Jonas tem que lidar com a dúvida de seguir seu cargo e aceitar a ilusão ou quebrar as regras e expor toda a verdade.
O livro de Louis por mais que a história seja interessante a escrita acaba sendo entediante em muitos momentos e o final com a intenção de deixar o leitor imaginar, acabou parecendo que não sabia o que colocar.