Cartas de um Diabo a seu aprendiz

Cartas de um Diabo a seu aprendiz C. S. Lewis

Resenhas - Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

1993 encontrados | exibindo 226 a 241

Costa.Orlandi 10/04/2022

Incrível.
Um livro escrito na perspectiva de um diabo gera muito o que falar, particularmente achei esse livro maravilhoso, ele me fez perceber vários defeitos em mim mesma.

Letícia Dorneles 26/12/2020

Não me considero uma pessoa muito religiosa e nem tenho o costume de ler sobre o assunto, mas o livro Cartas de um diabo a seu aprendiz prendeu minha atenção e me fez refletir bastante sobre o tema e principalmente sobre diversas atitudes que tomo e porque as tomo. É um livro mais cansativo por esse motivo, por te fazer refletir sobre diversos temas da sociedade e como você se encaixa e se posiciona sobre eles, mas apesar dessa ?densidade? não deixa de ser um livro divertido e as avessas, pois Fitafuso defende totalmente o Inferno e a infelicidade das pessoas.
Um livro bom para quem quiser ler algo divertido mas ao mesmo tempo critico, para quem esta procurando uma leitura somente para relaxar talvez esse não seja o livro certo.

LER ETERNO PRAZER 06/04/2022

Ler Lewis, para mim, é sempre prazeroso, muito leitores falam que é difícil ler seus livros, mas com esse já é o terceiro que tenho o prazer de dedicar tempo a sua leitura e não acho sua escrita difícil, em alguns pontos um pouco complexa mas difícil não. Com dedicação e bastante atenção é possível sua compreensão e dela tirarmos grandes e proveitosos ensinamentos.

Temos aqui uma obra epistolar onde um demônio orienta seu sobrinho a tentar e convencer o "paciente" a seguir o caminho do "mal"!
Cartas de um diabo a seu aprendiz foi publicado pela primeira vez no The Guardian em 1942. O livro do genial escritor C. S. Lewis é uma compilação de cartas satíricas e irônicas do tio (Maldanado - Mal danado - diabo) a seu sobrinho (Vermelindo - verme lindo - aprendiz ), um demônio aprendiz, instruindo-o a usar todo tipo de artimanhas para conquistar a alma de um jovem recém convertido ao cristianismo, denominado de ?paciente?.
Com um humor irreverente, mas sem perder o tom da seriedade de muitas situações, poderia dizer até comuns do nosso dia a dia, Lewis utiliza de um número variado de situações para ilustrar a peregrinação de um demônio tentando minar a fé do cristão, desviá-lo do seu chamado de sua vocação e o afastar dos propósitos firmados com Deus. Nas cartas temos uma inversão nos papéis de Pai e de Inimigo, como se trata de uma conversa entre demônios, Pai é o diabo e o Inimigo é Deus. Pois esta é exatamente o maior desejo do diabo tornar o homem inimigo de Deus.

" Lewis utiliza situações do dia a dia para ilustrar a peregrinação de um demônio tentando minar a fé do cristão, desviá-lo do seu chamado e o afastar dos propósitos firmados com Deus. Nas cartas temos uma inversão nos papéis de Pai e Inimigo, como se trata de uma conversa entre demônios, Pai é o diabo e o Inimigo é Deus. Pois esta é exatamente o maior desejo do diabo tornar o homem inimigo de Deus." (Trecho do livro)

Nas cartas, o tio orienta detalhadamente, seu sobrinho estagiário, como deve proceder ao usar acontecimentos da vida para aprisionar a alma do ?Paciente?, como as situações, não apenas as ruins, mas, também, as boas podem ser utilizadas para perverter uma pessoa, as variações entre os altos e baixos vivenciadas pelo homem devem ser aproveitadas pelo demônio como uma oportunidade de fisgá-lo por completo, são situações denominadas de Lei da Ondulação. Objetivando desviar a atenção do homem para os prazeres do mundo ou afogá-lo em suas desilusões, aniquilando o desejo de um relacionamento pleno com Deus e se apossar totalmente de sua alma. Fazendo uma distinção entre os propósitos do inferno e os propósitos dos céus. Assim, a atividade principal do seu aprendiz é abalar a fé e evitar a formação de suas virtudes. Impedir o ?Paciente? de investir tempo com orações, pois sempre que estiver a serviço de Deus, os demônios são derrotados e para isso seria necessário desviar a atenção do ?paciente? para si mesmo e suas vontades.

"Cartas de um diabo a seu aprendiz" é daqueles obras maravilhosas, magistral, nela podemos tirar ensinamentos que irão nos clarear a mente sobre como poderemos não apenas como resistir às investidas do diabo, mas também, como nos aproximarmos mais de Deus, pois são citadas várias tentações comuns na vida, não apenas de novos convertidos, mas das pessoas, em geral. As adversidades ou indecisões que poderão surgir futuramente, serão analisadas numa visão amplificada e diferenciada após a leitura desta obra.
Simplesmente maravilhosa essa leitura!

SOBRE A "LEI DA ONDULAÇÃO"
Na nossa vida, quase nada é constante. A condição financeira, a afeição, a situação profissional, a segurança no lugar onde habitamos, os sentimentos e emoções, a saúde física... a essas inconstâncias de acontecimentos e situações, podemos denominar de " Lei da ondulação" as ondas do mar surgem uma seguida da outra de maneira perene, assim como os altos e baixos de nossas vidas. Enquanto vivermos aqui na terra períodos de riqueza e vitalidade física serão alternados de pobreza e enfraquecimento. E isso é a lei!

Obrigado pela atenção!!??

Kedma.Favero 29/09/2023

Cartas de um Diabo a seu Aprendiz
É uma obra super rápida de ser lida. O fato de serem cartas ajuda muito nesse ponto.

O livro é bizarramente realista kkkk, o que nos traz ótimos ensinamentos para todos os aspectos de nossas vidas.

Recomendo muitíssimo!!! Cristão ou não, qualquer um pode fazer bom proveito da obra.

Eugênio 12/06/2021

Cartas de um diabo ao seu aprendiz
Esse livro desde o início superou as minhas expectativas, antes achei que seria um livro qualquer, um livro irrelevante, mas ao longo da leitura, percebi o quão forte esse livro era.
Esse livro te ensina mostrando o outro lado da moeda (digamos assim) o livro conta à versão do maligno, onde um demônio mais experiente escreve cartas para um demônio aprendiz que tem o objetivo de ganhar um humano para as trevas. O livro mostra o quanto o maligno conhece a humanidade, o quanto o mal é perverso e discreto, ele nos tenta facilmente, sem precisar de muito esforço. O livro conta várias estratégias que o inimigo usa para nos tentar, então ele serve de grande auxílio pra que nós cristão possamos abrir nossos olhos. Recomendo muito !!!
ivy! 12/06/2021minha estante
super concordo, Eugênio!!! esse livro foi fenomenal para mim, um soco atrás de outro. ???

Sandrinha 18/07/2020

Maravilhoso!!
Esse livro não é o que parece! Na minha humilde opinião é um dos melhores livros que li em minha vida! ????? Fiquei apaixonada pela escrita deste senhor... ???? Indico muito. Agora vou procurar todos os livros que ele escreveu para comprar! ????
Matheus 18/07/2020minha estante
Ainda não li, mas já me recomendaram e é um dos próximos que vou ler! Também do C. S. Lewis tem "Cristianismo puro e simples" e alguns outros nesse tema mais religioso. Outros bem famosos dele são As Crônicas de Nárnia, que muita gente fala bem!

cinthia_moura 22/11/2023

O Relativismo e a Banalidade demoníacas
Amei!!?
Um livro separado por cartas, curtas e diretas. Fáceis de compreender! Mas repletas de assuntos profundos, que nos leva a reflexão.
Coisas bobas q achamos banais, assuntos que eu nunca havia parado pra pensar e que escondem uma importância gigantesca.
E essa é a arma q o inferno usa: distração, banalidade, relativismo, falsas filosofias e mudanças culturais.

C.S.Lewis até comenta que pediram a continuação das cartas, mas q era mto pesado pra ele se passar e pensar como o Diabo. Então ele parou na carta XXI, finalizando com um discurso do demônio Maldanado.

jAlia372 01/01/2024

Estou sem palavras!!
Aprendi muito com esse livro, a maneira como o diabo arma laços para nossas vidas e como podemos evita-los.
Eu estou no momento como aquele hino, ?quando eu era prego o diabo me batia, agora eu sou martelo bato nele todo dia.?

Cat 31/12/2021

Releitura obrigatória
O diabo escreve cartas ao seu sobrinho orientando-o a como fazer os humanos caírem em tentação. É uma leitura incrível, fluida, divertida e que nos dá muito o que pensar. Impossível absorver tudo de uma vez.

Roberth 22/09/2022

Cartas que alertam...
Como é impressionante o resultado de um difícil exercício feito por Lewis... E como este livro escancara os efeitos da queda em nós! Além disso, claro, escancara também a realidade do invisível, ressalvadas as devidas proporções e a licença poética.

Já havia lido na adolescência, mas agora, estando eu em outra fase da vida, muitas partes diferentes da obra ganharam um tom mais profundo e serviram como um alerta mais sério.

É um exercício difícil que recomendo que seja feito também por você.

Gabriela3803 19/03/2024

Impactante
A leitura desse livro foi impactante para mim em diversos momentos, me trouxe muitas reflexões a respeito da vida, a forma como a vivemos, a importância que damos para algumas coisas e irrelevância que damos a outras.

Acho que é uma leitura muito importante principalmente se você tem uma religião cristã, te faz refletir sobre diversos assuntos que abrangem nossa fé.

Poli 23/08/2020

Indicação!
Recomendo o livro, está muito fluido e tem uma linguagem envolvente.

Kamila 16/07/2021

Como falar sobre este livro? As reflexões do autor são muito boas, o sarcasmo dele transforma este livro em uma das leituras mais prazeirosas e a mensagem, é de extrema importância! Na perspectiva de um ?diabo? somos levados a refletir sobre nossas misérias, mas cuidado para não concordar com ele rsrs. Destaque para a parte II da obra, incluída junto a primeira, que traz um discurso simplesmente muito bom de Maldanado, e também para o nome dos personagens, porque: Vermelindo, Maldanado, Dr. Remeleca... só Lewis mesmo! Rsrs

1993 encontrados | exibindo 226 a 241