Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Nicole Fabri 18/04/2022

Não sei explicar, só sei que amei
Sinceramente não sei o que me pegou nessa história. Ela é lenta, o personagem principal não é muito simpático... Mas tudo é contato com uma escrita maravilhosa e uma crueza que eu adoro. Fiquei muito curiosa para ler outras coisas do Daniel!

Mariano15 26/04/2022

Excelente
Para mim grata novidade , sou adepto de clássicos e decidi enfim começar a ler os novos escritores desta forma iniciei por Flávio Carneiro a que li quatro volumes e pesquisando na internet descobri este Daniel Galera ?desculpe por minha ignorância mas até então jamais tinha ouvido falar ?
Enfim livro com linguagem bem acessível conta história do cotidiano e ao mesmo tempo da vida o pano de fundo uma pequena cidade Catarina não quero dar spoiler aconselho categoricamente a leitura valerá apena!

Juh 10/05/2022

Conheci Daniel Galera em uma aula de teoria literária, pouco tempo depois comprei este livro. Galera é uma das grandes promessas brasileiras, um escritor super bem avaliado e criticado. Ele esteve em uma edição de jovens escritores da revista Granta. É o primeiro livro dele que leio... tenho boas expectativas! ?

Barba ensopada de sangue (2012) - Daniel Galera

Resenha da Editora

Neste quarto romance de Daniel Galera, um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não conhecemos) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores. Sempre acompanhado por Beta, cadela do falecido pai, o professor esquadrinha as lacunas do pouco que lhe é revelado, a contragosto, pelos moradores mais antigos da cidade. Portador de uma condição neurológica congênita que o obriga a interagir com as outras pessoas de modo peculiar, o professor estabelece relações com alguns moradores: uma garçonete e seu filho pequeno, os alunos da natação, um budista histriônico, a secretária de uma agência turística de passeios. Aos poucos, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitam entender melhor a própria história. É também com lacunas e peças aparentemente díspares que Galera constrói sua narrativa. Dotado de um senso impecável de ritmo, ele alterna descrições ricas em sutileza e detalhamento com diálogos ágeis e de rara verossimilhança, que dão vida a um elenco de personagens inesquecíveis. Barba ensopada de sangue resgata e leva às últimas consequências temas e conflitos das obras anteriores do autor, tais como: a construção da identidade e, nesse processo, as dificuldades que enfrentamos para entender e reconhecer os outros; a necessidade inconfessa de uma reparação talvez inviável; a busca pela unidade entre mente e corpo; o consolo afetivo que o contato com a natureza e os animais é capaz de nos proporcionar; os diversos tipos de violência que podem irromper em meio a uma existência domesticada. ?Barba ensopada de sangue é um livro muito forte e Daniel Galera, um escritor admirável - sério, robusto, tranquilo. E este é também um livro assim, desde a primeira página. Como alguém que sai de casa sabendo exatamente para onde quer ir. Vai firme, mas não apressa o passo.? - Gonçalo M. Tavares ?Li com muito prazer, capturado pelas tramas abertas e trágicas. Me agradou especialmente o tom musical da prosa e o modo como os diálogos precisos e rápidos servem de contraponto à ação. Para felicidade do leitor, a imagem aterrorizante do título é apenas moldura para um romance lírico e sentimental.? - Ricardo Piglia ?A um tempo engenhoso e desprendido, alternando entre o grau zero e o alto grau da escrita...

Lanny 30/07/2022

Ótimo para ler no inverno brasileiro
O livro tem uma narrativa fluída, o que facilita a leitura. Não é um livro de leitura muito rápida, pois adenta em muitos detalhes descritivos da cidade onde yudo ocorre e das pessoas que interagem com o protagonista. Pensei ser uma coisa mas foi outra bem diferente e ainda assim foi otima a leitura!

Benisangela.Lemes 02/08/2022

Não gostei muito. Achei a história meio sem pé nem cabeça. Mas gostei da descrição dos cenários, deu vontade de visitar o lugar.

Xavier 19/09/2022

Começa bem, se perde no caminho... Mistura de histórias sem um desfecho adequado atrapalha, além de não ter travessão para indicar fala dos personagens confunde boa parte da leitura.

arantxa 27/10/2022

O início é bem morno, continuei lendo porque a escrita era boa, porém lá pro meio o livro pega o ritmo e tu não consegue parar de ler porque fica curiosa pra saber como tudo vai terminar.
Mas a história em si, não tem nada de UAU. As partes do avô são sem pé nem cabeça, me deu certa raiva ate.
O final também, é de arrancar os cabelos, enfim.
É um livro legalzinho de se ler quando tu não quer "fritar" o cérebro.

Thamiris60 21/11/2022

Lembro quando esse livro foi lançado e eu quis muito ler, não li. Dez anos depois, resolvi ler, e, sinceramente, não sei porque não li antes. É um livro que tem uma narrativa bem calma, mas ao mesmo tempo, te prende, tem um ar de suspense e não suspense, mas que e deixa curioso pra saber o desfecho da coisa toda. Fiquei com vontade de ler outros livros do Daniel Galera.

elske 29/12/2022

Resenha de 26/01/2020
"Barba Ensopada de Sangue", romance do autor brasileiro contemporâneo Daniel Galera, acompanha a trajetória de um protagonista inominado que, após o suicídio do pai, se muda de Porto Alegre para Garopaba, uma pequena cidade do litoral de Santa Catarina. O destino final do personagem já é conhecido graças a um pequeno capítulo narrado por seu sobrinho, logo no início do livro; porém, o caminho que o leva até esse destino é desconhecido para o leitor, o que estimula a leitura. Ademais, o ponto central da obra, que instiga a jornada do personagem, também promove curiosidade: o mistério do avô, que teria sido assassinado em Garopaba nos anos sessenta.
O livro tem uma trama intrigante, e o mistério aos poucos vai sendo resolvido. Porém, a meu ver, a descrição dos cenários e das personagens é por vezes enfadonha (talvez alinhada à incapacidade do protagonista de reconhecer os rostos das pessoas). Além disso, e quiçá pelo mesmo motivo, as personagens, exceto a principal, não são muito elaboradas. Mesmo assim, merece destaque a fluidez dos diálogos, que apresentam naturalidade, auxiliam na construção da narrativa e, da maneira como foram escritos por Galera, dispensam as repetições de verbos como "disse, falou, retrucou, perguntou, respondeu", entre outros que atravancam algumas histórias.
Determinados pontos do livro me chamaram atenção especial, como: a reflexão sobre as baleias, associando o mar a um "útero invertido" e propondo que elas encalham porque sentem uma nostalgia ancestral da vida terrestre; a ideia de que estaríamos vivendo num momento histórico de transição entre a era do "mito" e a era do "ídolo", da verdade para a ilusão; e também o embate interminável e sempre presente entre os conceitos de livre-arbítrio e determinismo — o personagem principal muitas vezes tem premeditações sobre o seu futuro e discute com amigos: "[...]Se acontecer assim vai ser impossível saber se aconteceu porque eu disse ou se eu disse porque ia acontecer[...]". O próprio capítulo inicial escrito pelo sobrinho, que descreve a morte do protagonista, é determinista por si só, e o capítulo final continua a discussão.
Também deve ser comentado o fato de que o romance se passa num momento em que os smartphones e toda a tecnologia onipresente nas relações sociais ainda não estão adiantados como nos dias de hoje. Aparecem no livro Orkut, salas de bate-papo na internet, torpedos, e-mails, nomes que são quase de outra época, mesmo no ano de 2012, quando o livro foi publicado. E, além disso, o protagonista não é usuário recorrente das novas tecnologias, tendo que ir a lan-houses e comprar cartões da operadora no mercadinho para acessar o Facebook e atender ligações.
Com tudo isso, concluo que gostei do livro, mas recomendo-o especialmente para as pessoas familiares ao litoral de Santa Catarina. Acredito que, para elas, a leitura será mais prazerosa, por conhecerem melhor as praias, cidades e caminhos descritos pelo autor, e poderão se identificar mais com a obra. Por esse motivo, eu gosto de acreditar que, não fosse o tamanho do livro, ele poderia ser uma das leituras obrigatórias da UFSC ou de alguma outra faculdade catarinense, se ainda não o é.

bella 05/01/2023

espetacular ??
completamente apaixonada pela escrita desse autor, o maluco vai conectando os assuntos de uma maneira tão fluida que dá uma satisfação ó ?? foda
o plus de satisfação vem da familiaridade das referências gauchas e catarinenses que tu fica tipo I KNOW THAT ONE ? mas pprt muito boa a leitura

kaká 20/01/2023

Diferentemente do que li em outras resenhas de Barba Ensopada de Sangue, o início do livro me agradou bastante: confesso que fiquei um pouco em choque com o tanto de informação/acontecimentos em poucas páginas, mas mesmo assim gostei. De início também estranhei a forma como o autor escreve os diálogos: sem travessão ou aspas, apenas o trecho corrido. Entretanto, vemos que Daniel Galera é mestre em escrever diálogos pois, mesmo sem a acentuação, sabemos quando um personagem está falando algo ou quando há apenas narração. Além disso, as conversas entre personagens parecem muito reais, o que revela o talento de Galera quanto escritor.

Entretanto, o livro não é perfeito: na metade para o final da obra há uma estagnada pois a história parece que não vai pra frente, deixando alguns capítulos maçantes. Porém, gostei bastante do clímax, que fez com que eu voltasse a me importar com a trama. Achei apenas o final mais aberto do que eu gostaria, talvez mais algumas páginas de finalização teriam me agradado mais.

Todavia, o que mais me incomodou foi a escolha da capa e, principalmente, do título. Parece que elas foram feitas por alguém que não leu a obra, dando-nos uma premissa diferente da história do livro. Diferentemente do que Ricardo Piglia pensa, nem todo leitor fica feliz ao perceber que o livro de aspecto grotesco é, na verdade, um "romance lírico e sentimental". Às vezes a gente só quer ver sangue mesmo.

O livro tem seus defeitos mas, em geral, é um livro mediano-bom.

Ruber 20/01/2023

Daniel Galera: O transgressor?
Galera é um roteirista mediano, como conseguiu garantir seu nome nos exclusivos círculos literários, tem futuro promissor. Vai agradar aos fâs de GOT e produções do gênero. Parece uma mistura de Marcelino Freire com Marçal Aquino, ou seja, aos ouvidos mais cultivados, pode soar um tanto indigesto.

site: https://www.youtube.com/watch?v=622lt4kvaPs

Adele 25/01/2023

Um grande livro!
Depois de muita insistência do meu pai, quebrei a barreira do título do livro e comecei a ler essa obra penetrante.
Já começa por se passar em Garopaba, Santa Catarina, e quem conhece a pequena, hoje grande, Vila de pescadores, caminha junto com o personagem principal por cada canto dela.
É um mergulho, um livro cativante a cada página.
Vale a pena a leitura, um daqueles livros que dá vontade de desler, para ler de novo!

julia 18/03/2023

Livro muito monótono, cansativo, mas a história é boa. tem todo um mistério mas o mistério em si é ruim, acho que o autor escreveu esse livro pra ser um livro calmo e tranquilo mesmo, nada muito empolgante, só narrando a vida do protagonista praticamente