Barba ensopada de sangue

Barba ensopada de sangue Daniel Galera

Resenhas - Barba ensopada de sangue

Paulo.Vitor 10/10/2023

Não dei 5 estrelas pelo fato do livro por não ter um desfecho concreto MAS eu consigo claramente entender, afinal, como a maioria das pessoas ao falar desse livro relata:
o livro não é sobre isso.
Tem como personagem principal um atleta/professor de educação física que tem uma condição onde ele não consegue decorar o rosto das pessoas, e, apesar do título, se trata mais sobre um livro de reflexão e descoberta pessoal do que qualquer outra coisa. Seu pai decide tirar sua própria vida, e não há nada que o personagem (que é referido apenas como ele) possa fazer, exceto, o favor que seu filho deveria fazer, de sacrificar a cadela Beta após o ato. Ele acaba se apegando por Beta, que acaba por virar personagem importantíssimo do livro.
Após o ocorrido, Ele decide vender tudo que tem em Porto Alegre e ir para Garopaba, uma cidade litorânea de Santa Catarina, na tentativa de se abstrair um pouco de seus problemas familiares, de passar pelo processo de luto, e aproveitar para tentar descobrir um pouco sobre seu avô, com quem possui extrema semelhança e desperta curiosidade acerca de sua vida e morte. Posteriormente, é bem perceptível a dicotomia entre ambos.
O fato de eu também não ter conhecido meu avô (materno) e ter o mesmo nome que ele (mesmo que traduzido) me aproximou mais ainda da história, nunca comentaram sobre eu parecer com este avô, até porque, não pareço fisicamente, porém quanto a interesses, com o pouco que consigo reconstruir da personalidade dele, baseado em relatos e anotações sobre interesses, creio que seriamos muito próximos.
O personagem principal passa aquela impressão de que ao mesmo tempo que muitas coisas dão errado pra ele, este também não se ajuda e por vezes toma decisões que nos, como leitores não concordamos, mas são totalmente plausíveis. Os personagens são muito palpáveis, muito reais, os diálogos são ótimos.
Tenho a impressão que na cena clímax, algo começou a ficar meio irreal, mas creio que faz sentido ficar com a dúvida sobre ter acontecido ou não, visto o estado do personagem envolvido.
Vi muitas pessoas comentando que não seria interessante ler o livro com a expectativa de um romance policial, suspense ou algo assim, porém, graças ao título, fui com essa impressão, e concordo, não é sobre isso, MAS o autor soube induzir ou, convergir a minha mente para o tema e assunto que ele queria abordar, e fez isso de maneira magistral.

Assim como todo livro bom, requer reflexão, para que todas as peças se encaixem na engrenagem da mente
Recomendo bastante a leitura.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 11/11/2023

Olá queridos amigos leitores! Preparados para uma leitura com premissa comum que se encaminha para um fim insano?
Minha última leitura finalizada foi um desses livros em que é necessário alguns minutos pós leitura para a alma voltar para o corpo, e fazer a absorção de tudo que aconteceu naquelas páginas.

Estou falando de Barba Ensopada de Sangue de @alargedenial publicado pela @companhiadasletras .

??????????

Neste livro conhecemos um homem que não conseguiu impedir o pai de se suicidar, e que decide sair de Porto Alegre para Garopaba atrás da verdadeira história sobre a morte do seu avô no final dos anos 60.
Porém o homem é portador de uma condição neurológica rara e não consegue gravar rostos, desconhecidos ou não, o que faz com que algumas situações inusitadas aconteçam.
Em Garopaba ele fará novas amizades, e conhecerá muitas pessoas, mas nenhuma delas quer falar sobre o que aconteceu com seu avô, o Gaudério.
Parece que a cidade inteira esconde o ocorrido, e ao final descobrimos o motivo.

??????????

Em uma linda edição de capa dura, Barba ensopada de Sangue fala de uma busca pelo passado, um auto conhecimento ancestral, e uma obsessão como força motriz para superar o luto e as desavenças familiares nas quais ele não quer pensar.

Falando em relações familiares é bem interessante avaliar o psicológico do protagonista, já que cresceu sob os cuidados de um alcoólatra (mesmo assim um pai consideravelmente bom), e uma mãe com preferência escancarada pelo irmão, além de aparentemente racista.

O enredo também aborda a evolução das leis e investigações criminais, espiritualidade, amor pelos animais, perspectivas de felicidade, esquizofrenia, esportes, a história de Garopaba e o poder curativo do mar em nossa alma.

Além de tudo isso foi maravilhoso ler uma trama com a nossa linguagem gaúcha, repleta de ?tri legal?, chimarrões e referências ao Rio Grande do Sul.

O livro de Daniel Galera está disponível em formato físico na Amazon e livrarias físicas ou digitais.

Breno 08/12/2023

Memorável...
Dou cinco estrelas porque o livro me surpreendeu muito. Começa meio devagar e assim fica por umas boas páginas, e você fica se perguntando onde isso tudo vai dar. Mas tem sentido, afinal a vida cotidiana em Garopaba não ia ser muito agitada, mesmo. E aí então tudo se desenrola.

Enredo muito bem estruturado, pontas amarradinhas e um final que te faz voltar pro começo para reler as primeiras páginas e assimilar melhor o início. Sem falar dos diálogos, ágeis, envolventes e reais.

Eu só questionaria uma descrição por vezes muito exagerada dos espaços físicos, mas entendo a relação desse foco com a condição neurológica do protagonista.

Belíssimo!!

Thaise 04/01/2024

Achei um livro cansativo onde fala muito do cotidiano do personagem que se repete bastante e pouco sobre o que ele realmente foi fazer em Garapoba. Se não fosse por Beta esse livro teria menos estrelas ainda pra mim

André 30/01/2024

Perde um pouco de fôlego na reta final, mas tem um ótimo clímax. Ambientação é uma das melhores coisas do livro.

J_Piexak 09/02/2024

"Ele não pertence a esse lugar. Há apenas dois lugares possíveis para uma pessoa. A família é um deles. O outro é o mundo inteiro. Às vezes não é fácil saber em qual dos dois estamos."
"Barba ensopada de sangue" conta a história de um educador físico que sofre de prosopagnosia, distúrbio neurológico que faz com que a pessoa não consiga lembrar de rostos, nem de amigos, familiares ou o seu próprio.

A história inicia com este protagonista indo visitar o pai e este o contando que está com câncer e se suicidará no próximo dia. Após tentar ser convencido do contrário, o pai garante que nada o fará mudar de ideia e faz um último pedido ao filho. Além disso, ele conta a história do próprio pai, o Gaudério, que foi morto misteriosamente no final dos anos 60, quando estava morando em Garopaba, litoral de Santa Catarina.

Após a morte do pai, o protagonista se muda de Porto Alegre para Garopaba em uma jornada de autoconhecimento e com o intuito de investigar a morte do avó, mas ao chegar lá percebe que essa missão vai ser mais difícil, já que esse assunto causa um certo incômodo nos habitantes locais, que desejam o manter enterrado.

"Barba ensopada de sangue" não é um romance policial ou um thriller, apesar desse mistério estar sempre permeando a vida do personagem principal e o final dar um desfecho satisfatório pra esse enredo, a narrativa vai muito além.

Acompanhamos a rotina de uma pessoa com prosopagnosia e como essa doença afeta sua vida amorosa, profissional e social. Também conhecemos o dia-a-dia dos habitantes de uma cidade litorânea fora de temporada, uma vez que a história se passa entre o outono e inverno. É muito interessante ir desvendando o passado desse personagem, oque o levou a cortar relações com o irmão, porque sua relação com a mãe é tão frágil e como ele vai cumprir (ou não) o último desejo do pai.

Outra coisa que me deixou muito conectado com a história e o fato do protagonista ser gaúcho e fazer coisas que qualquer um faz, como tomar chimarrão ou ligar a TV praassistir desenhos e estar passando Ana Maria Braga. Além disso, o autor se mudou pra Garopaba enquanto pesquisava pra essa obra, então a experiência é muito imersiva.

Me tornei fã de Daniel Galera e já quero ler tudo que ele escrever. Um dos meus livros favoritos da vida.

Marina 09/03/2024

Perguntas boas, respostas médias
Esse livro parte de boas premissas, que, por sua vez, geram boas perguntas.

O personagem principal, sem nome, é um professor de educação física introvertido que sofre de prosopagnosia - distúrbio que o impede de reconhecer rostos.

O pai do personagem principal decide se matar por já se considerar muito velho, avisa o filho e no mesmo contexto conta que a morte de seu avô, Gaudério, em Garopaba décadas antes havia sido em circunstâncias desconhecidas - que ele ignorou, mas gostaria de ter buscado entender melhor.

Ao morrer, o pai do protagonista deixa a sua cadela, Beta, com ele, fazendo-o prometer que a iria sacrificar.

Em resumo, múltiplos elementos que geram engajamento e curiosidade no leitor.

Apesar disso, achei a narrativa lenta. Foi cansativo chegar ao final, mesmo com muitos diálogos. Não entendi o propósito de todas as mulheres com quem ele fica na história, nem de várias das passagens.

Acho que gostaria mais excluindo alguns trechos e focando na jornada dele de autoconhecimento / investigação jornalística.

As perguntas foram muito boas, mas as respostas me deram uma sensação de insuficiência / desinteresse.

Praça 15/05/2024

O tanto que o autor deu vida pra Beta nesse livro é brincadeira. Fora a capacidade de ele entregar os trejeitos dos personagens sabendo que o autor esquece os rostos