O demônio do meio-dia

O demônio do meio-dia Andrew Solomon

Resenhas - O Demônio do Meio-dia

Luana 31/07/2012

A depressão é encarada por muitos como um mal moderno e para maioria é algo confuso do qual não se sabe quase nada. Muito se fala, pouco se sabe. E é dessa falta de informação que nasce o estigma dos que sofrem com a doença, o preconceito e o abuso dos remédios. Por isso o trabalho de Solomon em "O demônio do meio-dia" é tão importante, porque através deste livro ele tenta esclarecer todas as dúvidas sobre a depressão. A obra é uma das mais completas que o público geral pode encontrar, traz todos os aspectos sobre o problema, o pessoal, o científico, o social e o filosófico.

Talvez uma das coisas que dificultam o entendimento da depressão é que ela não segue um padrão específico e restrito, ela se manifesta de diferentes maneiras, mas em todas o sofrimento é o ponto latente. O livro traz depoimentos diversos, incluindo o do próprio autor, para mostrar as diferentes manifestações da doença. Solomon também fala sobre os tratamentos disponíveis, incluindo técnicas alternativas e a influencia dos mais diversos aspectos como religião e alimentação entre outros. A relação conturbada da depressão com o vício em drogas é outro fator discutido, assim como o suicídio, que rende um capítulo polêmico do livro.

Solomon destrói brilhantemente alguns mitos sobre a doença mostrando que ela está presente na história da humanidade desde a antiguidade e vem nos acompanhando até hoje sem distinção étnica, geográfica, de gênero, cultural ou social. Ele ainda nos leva ao debate político entorno da prevenção e do tratamento principalmente nos sistemas públicos de saúde.

Porém, o mais importante da obra é conseguir expressar tudo aquilo que aqueles que sofrem com a depressão gostariam de falar e não conseguem. E ainda mais por trazer uma enorme esperança de compreensão e vitalidade. Como o autor explica: "o oposto da depressão não é a felicidade, mas vitalidade".

"O Demônio do Meio-dia - Uma Anatomia da Depressão" já está está entre meus preferidos, é completo, bem estruturado, tem uma linguagem clara e uma delicadeza enorme com um assunto tão "pesado". Todos deveriam ler esta obra, não só os depressivos ou aqueles que convivem com eles, todos.

lendocombeatrizz 28/05/2022

?O oposto da depressão é a vida.?
Foi uma longa caminhada, tão densa, dolorosa?A cada relato que lia, incluindo o do próprio Andrew Solomon, sentia uma estaca sendo enfiada no meu peito.

Foram capítulos esclarecedores, pude desconstruir todo e qualquer resquício de estigma que havia em mim. De longe, o mais forte foi o sétimo (Suicídio). ?Eu diria que o suicídio nem sempre é uma tragédia para a pessoa que morre, mas sempre chega cedo e rápido demais para os que ficam?.

Não é uma leitura fácil, é repleta de gatilhos. Então, aos que são sensível a esse tipo de conteúdo, recomendo que não leiam. Aos que gostam e querem entender mais, cuidado: dói até o canto mais profundo e escondido da alma.

Aprendi que a depressão é uma jornada individual, mas nem por isso deve ser solitária. Há pessoas doentes em todo canto, do seu pai até um mero conhecido. Lute por eles, mesmo quando eles não quiserem; não precisa falar, apenas fique ao seu lado no silêncio mais cômodo.

Thiago 25/03/2021

É um relato pessoal e bem comovente da batalha do autor contra a depressão.

Além de contar sua própria história, o livro é uma investigação bem ampla e profunda sobre a depressão. Ele entrevista outras pessoas que tiveram ou têm depressão, conversa com médicos, aborda os aspectos biológicos, sociais, históricos, culturais, o funcionamento dos remédios, etc. É realmente uma anatomia da depressão.

Conquanto discorde de certos posicionamentos, a obra é excelente. Os relatos são especialmente impressionantes. É daqueles livros pontiagudos.

Pequod.3 27/08/2021

Importante
Se eu tivesse lido este livro alguns anos atrás talvez não fosse alguém tão fidido da cabeça e tivesse buscado ajuda mais cedo. Talvez seja o livro mais importante que eu tenha lido na vida, vai muito além de ser um livro sobre depressão, não consigo expressar em palavras o que ele é ou o que significou para mim, mas é uma obra monumental.

Cada capítulo é um recorte cirúrgico de tudo aquilo que envolve essa doença, e juntamente com os relatos de várias pessoas que sofreram e ainda sofrem por conta dessa doença (inclusive relatos do próprio autor) engrandece ainda mais o livro.

Acredito que O Demônio do Meio-dia seja uma obra fundamental, independentemente de você ter sido diagnosticado com a doença ou não, leia.
sara 27/08/2021minha estante
que emocionante!! fiquei com vontade de ler também ?

Maria.Batagin 22/05/2023

Que livro
Um livro denso de puro conhecimento e de esclarecimentos sobre a depressão.
Li com muita calma para ir marcando e ao mesmo tempo refletindo sobre um assunto tão atual.
Acredito ser uma ? pandemia mundial ? não assumida por várias pessoas.
Vitor Hugo 22/05/2023minha estante
Tem um estudo que fala que até 2030 tera mais casos de depressão doque câncer.
Triste , é um caso que temos que levar muito a sério.

Vitor Hugo 22/05/2023minha estante
Ja leu algum livro do Augusto cury, é um escritor que aborda este tema se uma forma muito interessante .

Julia 19/06/2022

??pode conter gatilhos??
Este livro é perfeito pra quem se interessa em saber mais sobre o cérebro humano principalmente por como uma pessoa que tenha transtornos se sente. Ele não foi escrito por um especialista e sim por alguém que sofria desses transtornos, o que faz a experiência da leitura ser muito mais real por ele trazer o que houve com ele como exemplo.

Micaele.Santos 25/10/2020

Bem informativo, com ótimas metáforas para entendermos os sintomas da Depressão.
Recomendo muito para todes!

Vivs | vivsbookshelf 09/12/2021

Uma anatomia densa sobre a depressão
O livro aborda diversas camadas da depressão, tanto na questão biológica e física. O autor além de coletar relatos de pessoas com a doença, ele também traz estudos, tratamentos, a cronologia, e sua própria experiência com a depressão.

É um livro denso em informações, alguns capítulos chegam a ser cansativos. Mas é uma visão sincera, o autor dispõe sobre seus estudos e conclusões sobre o transtorno. Certamente, fiquei mais envolvida com os depoimentos e reflexões. É uma leitura importante para aqueles que estudam o assunto, principalmente por ser rico em análises técnicas e estudos reais.

Yuka 08/08/2023

Para variar, confesso que me equivoquei com o título do livro, principalmente porque só havia lido o demônio do meio-dia hahaha

Então, ao iniciar a leitura que percebi se tratar sobre depressão.

No início foi com certeza interessante com depoimentos do autor, que ninguém melhor do que quem teve depressão sabe melhor descrever sobre. Porém, não recomendo a leitura para quem não se sente bem, pois mesmo eu não sendo depressiva, durante a leitura passei a ser...

Tudo bem que durante minha vida toda já tive alguns episódios que poderiam ser considerados depressivos, com pensamentos suicidas até... mas nada tão forte como os descritos no livro.

Já tive crises no passado mas como não tinha apoio de familiares, pois estava longe dos meus pais e na época ainda era casada, ninguém acreditava no que eu estava sentindo.

As pessoas geralmente associam ter um trabalho, um casamento e filhos com felicidade. Gerações passadas não acreditavam em depressão e durante muito tempo foi considerado frescura ou coisa da mente da pessoa. Eu saí da minha crise na força do ódio mesmo. Mas passei uma semana horrível, sem vontade de levantar da cama e ainda tinha mania de perseguição. Eu deixava todas as cortinas fechadas e não fazia barulho para não saberem que eu estava em casa, não sei porque mas eu tinha medo do mundo lá fora...

Foi preciso muita força de vontade para mudar e para dificultar mais ainda, eu tenho fobia social. Eu era obrigada a conviver socialmente na tentativa de que isso fosse ajudar em alguma coisa...

Ao longo do livro, vi casos que até para mim foi inacreditável. Porém, hoje em dia existem mais recursos de tratamentos e ajuda psicológica, embora financeiramente falando, não é algo acessível para todos.

Mas voltando ao livro, até a metade Solomon ainda conseguiu transmitir com maestria o que é a depressão. Seu caso foi o ponto chave para melhor compreensão do caso e até me prendeu na leitura. Mas...

Depois da metade ficou uma leitura maçante e cansativa. Para mim, era como ler prontuário médico com o nome do paciente, sua doença e seus medicamentos. Passou a ser apenas nomes de remédios e seus efeitos.

A depressão vem de tempos antigos, vários experimentos foram feitos para se chegar às medicações certas atuais, mas alguns tratamentos eram realmente chocantes. O modo como doentes mentais eram tratados é surreal.

Daí também vem o preconceito das pessoas em procurar ajuda porque acham que não estão loucas para procurar um psiquiatra... vi muitos comentários positivos sobre o livro. Não vou negar que foi interessante, acho importante nos informarmos sobre vários assuntos e a depressão infelizmente é algo que está em alta no momento.

Mas ainda assim, em determinado momento do livro, me senti tão mal e depois ficou muito arrastado. Entendo também que o autor por sofrer depressão, teve vários momentos difíceis enquanto escrevia o livro, talvez por isso tenha perdido um pouco do entusiasmo na escrita no final.

Claro que não é nada empolgante escrever sobre alguma doença, mas ao ver que as pessoas não estão sozinhas e procurar ajuda não é uma fraqueza, vendo outros casos semelhantes e de muitos que superaram e mesmo que não estejam totalmente livres, ainda se tem esperanças de ter dias melhores...

Confesso que demorei muito mais do que de costume para terminar o livro mas foi bom. Vi muita gente recomendando e tals,  boooooommm para mim não foi muito bom porque como disse no início, alguns relatos me deixaram muito mal, não foi um leitura ruim, mas o tema é sensível apesar de informativo...

Recomendo se não tiver problemas com o assunto.
QUEIJO460 08/08/2023minha estante
A doença do século.

TatianeSantos 26/11/2023

Sensacional
O escritor descreveu muito bem, apesar da depressão ser diferente em cada pessoa. Cada um tem uma experiência diferente e motivos nos quais talvez nem consiga explicar, mas esse livro foi um dois mais completos que já li sobre o assunto.

Fábio 04/06/2018

Meu parecer
Este livro foi muito bom, mas eu lhe dei 4 estrelas pela exposição feita por Andrew Solomon.
O livro é massante, pesado e retrato bem a autêntica depressão, assim como a doença é o livro, devagar, lento, cansativo... você lê incessantemente, mas as páginas não se mexem da mesma forma que a sua leitura, foi um belo desafio tudo que li, que palavras, cada sentimento, cada angústia.
Li algumas resenhas e alguns falam sobre exposição de remédios, e que o livro se pega muito a esse detalhe, desculpa, não vi essa "farmácia" toda no livro, vi uma pessoa lutando com antidepressivos, com inibidores, com calmantes, com tudo aquilo que poderia trazer o equilíbrio para aquela pessoa que um dia foi sadia. Eu li isso, nada além do que um triste e demorada luta, tão igual, ou pelo menos similar a uma luta contra o câncer.
Só quem já passou ou viveu com alguém com essa guerra interior que afeta o exterior pode definir e afirmar alguma coisa a mais deste livro, fora isso é só mais uma literatura sem nenhuma empolgação.
Esse é apenas o meu ver, e nada mais.
Fabrício 28/05/2020minha estante
Eu abandonei. Li boa tarde. Mas não deu. Massante mesmo.

Fábio 28/05/2020minha estante
sim, este livro foi um grande desafio. Ele é muito massante. Mas não irei ler novamente.

Douglas Finger 25/10/2021minha estante
É um livro bem dificil de ler mesmo?parece que o autor nos convida a experenciar a depressao e o enfado ao ler o livro

Fábio 26/10/2021minha estante
De fato, acho que a experiência é válida para entender o precesso de depressão, mas tem que ter um psicológico bom se não a pessoa fica mal.

vsc bibliotecária 07/07/2009

Andrew Solomon nos conta sua história e de outras pessoas, anônimas e famosas (como Virgína Wolf), que já passaram pela monstruosa e horripilante depressão. Ele fala do seu desespero, da morte da mãe, e da loucura de querer morrer (no capítulo 4, denominado Colapso, para mim, o mais importante do livro).
Leitura obrigatória para quem quer conhecer a depressão.

Lud 21/08/2021

Gostei bastante. O livro nos dá várias camadas do que é ter depressão, mostra estudos, como tratar, relatos de diferentes pessoas que vivem com a doença e etc. Eu achei muito interessante, é uma maneira de entender mais a fundo essa doença e perceber que é ainda mais complexo do que a gente imagina (quem não tem a doença). Mas assim, é um livro super denso, além de longo, então é uma leitura lenta mesmo, não temo como. Tem passagens que eu achei que fluíram bastante, e eu fiquei super envolvida nos depoimentos e tal, mas tem várias partes bem técnicas que são cansativas de ler. Então é uma leitura lenta, mas bem completa pra quem tem curiosidade sobre o assunto.

Dani 08/04/2020

Essencial para todos
Pra mim vai ser um livro que vou reler muitas vezes, é essencial pra quem tem depressão ou já teve. Para parentes e amigos de quem tem depressão. Recomendo... É um livro que deve ser dado de presente pra todas as famílias.