A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Letícia 29/05/2016

O Livro A Aprendiz é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro. Você pode conferir a resenha do primeiro livro clicando aqui. Escrito por Trudi Canavan e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, continua a contar a história de Sonea, uma garota de 17 anos, moradora da favela de Imardin e que descobre, num momento bastante controverso, que é uma maga.

No primeiro livro conta-se toda a busca por Sonea para que ela possa ser treinada pelos magos do Clã. Há muito tempo que nenhum mago desenvolve seus poderes sozinho, e isso indica que Sonea é muito poderosa. Todo esse poder começa a ser melhor descrito no livro dois em várias partes e de maneiras muito interessantes. Além de já ser muito forte no começo da história, os poderes de Sonea se desenvolvem conforme ela começa a praticar.

O segundo livro começa com alguns problemas trazidos do primeiro, como o fato de Akkarin - o Lorde Supremo - realizar algumas atividades ilícitas e outros que aparecem logo no começo, como o aprendiz Regin.

Se no primeiro livro Fergun já se encarregou de deixar claro que alguns magos não queriam que Sonea fosse treinada, neste livro Regin encarrega-se de deixar isso mais claro ainda. Ele e seu grupo perseguem Sonea durante a maior parte da história, enfrentando-a sempre que podem. Uma vantagem, que é inclusive apontada por Akkarin , é que esses confrontos estão deixando a garota mais forte. O que é bom para nós que estamos lendo, porque torna as coisas mais interessantes.

Alguns personagens voltam a aparecer com papeis mais importantes nesta segunda etapa da trilogia, como Dannyl, amigo de Rothen que ajuda nas buscas por Sonea no primeiro livro. Dannyl torna-se embaixador do clã em Elyne, um país das Terras Aliadas e, além disso, recebe uma missão secreta e bastante importante do Administrador Lorlen que vão além de suas obrigações em seu novo cargo. Nessa missão Dannyl torna-se amigo de Tayend, o ajudante do bibliotecário da Grande Biblioteca, que torna-se o objeto de fofocas (novamente, já que algo parecido é narrado no primeiro livro), na vida de Dannyl.

Dois personagens importantes também marcam presença neste livro: Dorren e Yikmo. O primeiro, filho de Rothen e curador em uma vila distante, em uma visita ao pai acaba ajudando Sonea a lidar com Regin e seus amigos e, graças a ele, temos um combate bastante interessante mais adiante na história. O segundo é um professor de Artes Guerreiras, disciplina na qual Sonea não vai muito bem apesar de ser bem forte, que tem métodos não muito ortodoxos para ensinar aprendizes que precisam de algo diferente para aprender.

Uma coisa bem interessante sobre este livro é que a autora aborda quatro temas de uma forma bem interessante e que são muito bem inseridos na história: a discriminação social, o bullying, o homossexualismo e a homofobia. Novamente neste livro Sonea é discriminada por vários aprendizes, magos e pessoas das famílias do Clã por ser uma moradora da favela. Apesar de sentir-se mal por isso Sonea lida com esse fato de uma maneira muito forte, que mostra que ela não é apenas forte no que se refere aos seus poderes. Da discriminação social vem o bullying, que Regin e seus amigos praticam. Sonea novamente lida com isso de uma maneira bem interessante e sem acusar o garoto (já que ela não podia submeter-se a uma leitura da verdade por causa de outros segredinhos aí). Através de Dannyl e Tayend os temas de homossexualismo e homofobia são abordados: nos seus tempos de aprendiz Dannyl sofreu com boatos de ser homossexual e agora, por ser novidade na corte de Elyne, esses comentários voltam a cercar a vida do mago. Eles tornam-se mais intensos ainda quando Dannyl torna-se amigo de Tayend , que é um conhecido "moço" na corte. Para completar sua missão e sua função de embaixador, Dannyl e Tayend viajam para vários lugares e é abordado então várias posições sobre o tema: desde aqueles que são totalmente contra, até aqueles que são a favor, através da cultura dos países.

​O segundo livro é bem melhor que o primeiro. Se você não gostou de O Clã dos Magos, ainda assim recomendo que dê uma chance ao segundo livro da trilogia. Ele tem muito mais ação que o anterior, descreve muito melhor os personagens, os confrontos e diversas situações, e a história fica bem mais empolgante, já que é adicionada a ela o segredinho de Akkarin, descoberto no primeiro livro. Além disso , os poderes de Sonea aumentarem cada vez mais também foi um ingrediente e tanto na trama, que rendeu bons frutos. Vale bastante a pena ler e descobrir como Sonea se desenvolve agora que é uma maga e a história é bem envolvente, deixando um gostinho de quero mais pronto para o terceiro livro.

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-a-aprendiz

Santarosa 09/05/2016

Resenha - A Aprendiz
Como ficou claro já na sinopse do primeiro livro, Sonea não conseguiu atingir o mago por acaso, ela usou magia. Até então ela desconhecia que tinha poderes, e mesmo agora parecia impossível que fosse verdade, pois somente os membros das Casas tinham poderes e eram treinados pelo Clã para se tornarem magos. Era impossível então que uma favelada, a quem o clã chamava de selvagem, tivesse poderes. Mas, não importava como, o fato é que ela tinha poderes e com o passar do tempo, após aquele dia na praça quando usou magia pela primeira vez e de forma acidental, esse poder estava crescendo e ela não sabia controlá-lo. Foi quando ela percebeu que um mago selvagem, sem nenhum treinamento, pode colocar os outros em risco e, portanto, decidiu aceitar a ajuda do clã. Ela passa então a ter aulas na universidade dos magos, mas sendo uma favelada entre membros das Casas, não é bem recebida por seus colegas nem por alguns professores, sofre as mais bárbaras discriminações e preconceitos, sendo alvo de muitas maldades, tudo para tornar sua permanência na escola a mais desagradável possível. Felizmente, e com a ajuda de seu tutor, Rothen, ela que nem sabia ler direito se tornou ótima aluna, tendo demonstrando aprendizado superior aos colegas e um poder raro para alguém de sua idade. Mas a aprendiz das favelas guarda um segredo. Algo que ela viu, ainda no primeiro livro, sobre o Lorde Supremo, o líder de todos os magos do clã. Então, a única coisa que ela deseja agora é aprender o máximo possível, para lutar por Imardin quando chegar a hora.
Felizmente esse livro corre mais rápido e dinâmico que o primeiro, tornando a leitura mais fácil e prazerosa. Abordando temas atuais como bullying, discriminação e homofobia, vai te prender do início ao fim numa aventura onde é impossível não torcer por seus personagens em algum momento.

Swellen 20/02/2016

- "Habilidade pode superar força" - Sonea citou.

A Aprendiz - A Trilogia do Mago Negro II - Trudi Canavan - Editora Novo Conceito
Nesse segundo livro, acompanhamos a jornada de Sonea como aprendiz no Clã, frequentando as aulas na Universidade e passando por um verdadeiro desafio: o bullying. Os outros aprendizes regidos por Regin não aceitam o fato de o Clã aceitar uma favelada como maga, ferindo assim o orgulho dos membros das grandes casas de Kyralia. Então, transformam a vida de Sonea num verdadeiro inferno. E para ajudar a piorar, o Mago Supremo reivindica a guarda de Sonea, pois ela sabe de coisas a seu respeito que se outros souberem, causará grandes problemas.
Resumindo: Ela se vê afastada dos poucos amigos que conquistou, é atormentada por Regin e seus seguidores e tem muito à aprender sobre magia e seus poderes.
Um livro que assim como o primeiro, não está me segurando muito. O enredo é legal, os personagens alguns fofos e outros nem tanto, porém não me senti conectada com ele.
Agora é partir para o terceiro e último livro.

Pedro.Henrique 13/02/2016

Inicio dos Eventos Importantes
Muito bom esse livro , nos transmite todo o sentimento de Sonea ao aprender magia , insere muitos personagens legais e cria novas aventuras para eles ( como Danyl ) . Além de expor o preconceito entre as classes de Imardin .

Su 28/01/2016

Esse é o segundo livro da trilogia do mago negro. Tinha altas expectativas com relação a esse livro, principalmente depois do final de O clã dos magos.
O livro começa no dia da Cerimônia de Aceitação da Sonea. Ela sabia que alguns dos aprendizes poderiam ignorá-la devido as suas origens. Mas, também acreditava que alguns deles estariam dispostos a passar por cima disso. Durante a Cerimônia, Rothen assume a guarda dela, como já era de se esperar.
Dannyl foi nomeado Segundo Embaixador do Clã em Elyne. A viagem até lá foi feita a barco e tudo transcorreu bem. Apenas um acontecimento o surpreendeu, receber uma carta do Administrador Lorlen lhe pedindo que seguisse o trajeto feito pelo Lorde Supremo, Akkarin, durante suas viagens pelas Terras Aliadas a procura de indícios de Magia Antiga.
O primeiro dia de Sonea na Universidade foi tranquilo. Com relação aos estudos, ela estava muito adiantada, e as interações sociais, ela conseguiu até mesmo começar uma conversa com uma de suas colegas de classe. O que ela não poderia imaginar é que isso não duraria muito.
A aprendiz traz algumas revelações com relação ao Lorde Supremo e deixa outras tantas dúvidas. Gostei do livro, apesar de sentir que algumas situações foram repetidas vezes sem conta e de alguns personagens que eu acredito serem desnecessários. Espero que o terceiro esclareça todas essas questões e incômodos.
“— Vá lá. Volte para seus estudos. Vou tentar aparecer logo.
— Eu vou lhe cobrar isso.
Ela começou a seguir para os Alojamentos dos Aprendizes com relutância. Lorde Ahrind a observou, os braços cruzados.
— E diga àquele garoto que vou quebrar as pernas dele se ele não te deixar em paz — Cery gritou, alto o suficiente para apenas ela ouvir. Ela se voltou para sorrir para ele.
— Vou fazer isso eu mesma se ele me provocar o suficiente. Por engano, é claro.
Ele fez um movimento de aprovação com a cabeça, e então acenou com as mãos para que ela fosse embora. Ao chegar aos Alojamentos dos Aprendizes, ela olhou de volta. Ele ainda estava parado perto do banco. Quando ela acenou, ele fez para ela um rápido sinal na linguagem de sinais de rua. Ela sorriu e então deixou Lorde Ahrind conduzi-la para dentro.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Jaíne 14/01/2016

Ah, a mesmice!
O primeiro livro eu não resenhei, mas resolvi resenhar este, o segundo livro da trilogia do mago negro.
Achei o primeiro livro de uma chatice e uma mesmice incríveis e não tinha a menor intenção de continuar a leitura da trilogia. Mas, eis que surge meu irmão com os outros dois livros para me emprestar, e como tenho pena de deixar um livro abandonado na minha estante, praticamente implorando para ser lido por mim, resolvi dar outra chance a Trudi Canavan.
Quem leu o primeiro livro, já tem a noção que MUITAS páginas o esperam. Neste exemplar do segundo volume, são exatamente 544 páginas. E seguirá um terceiro volume que aparenta ser o mais grosso dos 3 livros e minha pergunta principal pra autora é:
Pra que tanta enrolação?
Neste exemplar, temos a mais nova maga da turma (maga, não é bruxa, não é Harry Potter gente! Embora pareça...) Sonea.
O livro gira em torno da vidinha de Sonea agora que é uma estudante de magia, todos os problemas que ela enfrenta e seus medos.
O enredo também dá um enfoque especial ao mago Dannyl, que aparece no primeiro volume como o amigo de Rothen e um dos magos que se empenharam para encontrar Sonea e levá-la ao clã.
Também há todo o enfoque em volta do Lorde Supremo e suas "práticas" não indicadas para os magos e não convencionais.
Mas o que mais vemos mesmo ao longo de toda a história é o tormento de Sonea, por ser a garota da favela numa Universidade de magos (todos de origem "melhor" que a dela).
Não é nenhuma história "oh que incrível!", principalmente, como citei no começo da resenha, pela mesmice de tudo. Todo o capítulo é a mesma coisa. Sonea sendo atormentada pelos outros aprendizes. Sonea com medo do Lorde Supremo. Sonea isso. Sonea aquilo. É muita enrolação.
As partes que mais entretinham de fato, eram as que narravam as aventuras de Dannyl, como novo embaixador do clã.
Enfim, acho que mais importante que o tamanho de uma história é a  qualidade dela. Você pode encontrar um enredo incrível em um conto de 10 páginas e encontrar uma porcaria repetitiva num livro de 600 páginas.
Com esse pensamento em mente, deixo a vocês escolherem se vale a pena ler ou não.
Eu não recomendaria.
Bom, até a próxima galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
schuusantos 15/01/2017minha estante
Faço das suas, as minhas palavras. Que livro enrolado hein?! Todo capítulo exatamente a mesma coisa.. Além de Sônea ainda tem o Tayend com medo a cada 10 páginas..

Arctos 08/12/2015

Surpreendente
O livro não gastou toda a sua criatividade no anterior, poupando ainda folego para este segundo livro. O foco passeia por outros locais, outros personagens, não de forma a distrair e sim enriquecer os acontecimentos.

Inlectus 31/10/2015

Bom.
Magia pra adultos também.

Fernanda Rebelato 30/10/2015

A aprendiz
Assim como no primeiro volume, a narrativa continua envolvente e cativante, sem aquele clima de desgaste que muitos livros possuem, o que me fez gostar ainda mais da autora.

Nesse segundo volume, Sonea passa a frequentar as aulas de magia do clã, mas o início de uma vida nova parece não se revelar para ela. Por sua reputação e origem, Sonea é humilhada pelos colegas de aula, principalmente Regin, o antagonista da história, e às vezes até pelos professores da universidade do clã, acusada de roubo e de manter relações com seu mentor Rothen. Muitos alunos, ao comando de Regin, se juntam para atormentá-la entre os intervalos, criando emboscadas e tentando enfraquecê-la.

Com a ajuda de Rothen, e alguns outros amigos, ela tenta se livrar dos estudantes que a atormentam, mas nada para ser suficiente para fazê-los parar, então Sonea busca por novos esconderijos na universidade todo dia. As coisas pioram quando Akkarin, o Lorde Supremo, desconfia que ela, Rothen e Loren saibam seu segredo maligno.

Apesar do foco do livro ser o treinamento e o desenvolvimento de Sonea, muitas partes da trama focam o bulliyng sofrido pela garota. As brincadeiras sofridas parecem ser ignoradas por grande parte dos magos e professores da universidade, por ela ser uma favelada. Isso me causou ódio de alguns personagens, e eu virava cada página esperando que alguém a ajudasse.

Nesse livro, também temos um novo protagonista para a história, Dannyl. Depois de assumir como Embaixador, ele começa uma viagem pelo reino de Kyralia e Elyne, e muitas partes do enredo são narradas pela perspectiva dele. Nessas viagens por ordem de Loren, Dannyl começa a seguir antigos passos do Lorde Supremo, tentando descobrir o porquê de realizar algo tão perigoso para o clã e o reino. Dannyl não sabe o verdadeiro significado da sua pesquisa, mas tem certeza que é importante e por isso refaz todos os passos que o Lorde Supremo realizou 10 anos antes.

É claro que o Lorde Supremo, descobre essas tais pesquisas e então a história começa a tomar outro rumo. Primeiramente, Loren é afastado por um tempo de suas obrigações da universidade, depois Rothen perde a guarda de Sonea e ela se torna aprendiz de nada mais nada menos do que o Lorde Supremo, de quem ela tanto teme. O livro me deixou instigada a descobrir mais sobre Akkarin, e realmente espero que os mistérios dele e seus segredos sejam explicados no último volume.

A partir daí, muitas histórias paralelas são criadas, mas todas se interligam totalmente com o eixo central, Akkarin e Sonea, se encaixando perfeitamente na trama. Ao final do livro ficamos com várias dúvidas e imaginando milhões de coisas para o próximo livro, o que é ótimo porque poucas séries/trilogias conseguem deixar o leitor intrigado para o próximo livro.

Sonea evoluiu muito nesse livro e o modo como ela lidava com os problemas me surpreendeu. Também adorei conhecer mais sobre Dannyl que com certeza se sobressaiu nesse livro, mostrando outro fato que é comum não só para os magos, mas também na nossa sociedade, o preconceito. Ainda que gostei da evolução desses personagens, senti bastante falta de Rothen, que após perder a guarda de Sonea apareceu pouquíssimo durante a história.

Sem dúvidas, meu personagem favorito nesse segundo volume foi o temível Akkarin, o Lorde Supremo. Trudi criou um personagem tão misterioso e complexo que é impossível não querer descobrir tudo sobre ele, ainda estou tentando decidir se ele é o mocinho ou o bandido da história, mas isso só vou descobrir no terceiro volume.

Adorei o segundo volume, e recomendo à todos que leiam a trilogia. Eu vou torcer bastante para que o terceiro volume saia no sorteio da TBR, pois tenho certeza que o final da história vai ser fantástico como os dois primeiros volumes.

site: armazemideias.com.br

George 02/10/2015

Início do fim
Apesar de não ser tão empolgante quanto o primeiro, me deixou curioso sobre o final.

Aster Verbatim 20/09/2015

A Aprendiz - resenha
A APRENDIZ
Classificação: 9
CANAVAN, Trudi. A Aprendiz. Ribeirão Preto – São Paulo. Editora Novo Conceito, 2014. 544 páginas.
Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.
Esse é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro, onde inicia-se com Sonea entrando para o Clã dos Magos. O foco principal, claro é a história de Sonea, mas também novos personagens entram para agitar um pouco a vida da nossa aprendiz. Sonea passa uma boa parte de seu tempo fugindo da gangue de Regin, onde faz bulling, e no meu ponto de vista, bem pesado, chegando a agressão. Sonea é acusada de ter relações sexuais com seu guardião Rothen, onde se vê obrigada a mudar para o alojamento dos aprendizes. Nesse caso foi até bom porque ela começa a se fortalecer magicamente. E Dannyl é nomeado Segundo Embaixador e terá que viajar para Elyne, deixando Sonea e Rothen. É nessa parte que aparece, para mim, o segundo personagem principal, O Lorde Supremo Akkarin. Falaremos dele mais à frente.
A segunda história, na minha opinião, é Dannyl e Tayend em Elyne. Esse é apenas o início do trabalho de Dannyl como Segundo Embaixador e, mais futuramente, se tornado o Primeiro Embaixador, no qual irá viajar para vários países. O romance de Dannyl e Tayend, é tratado de forma muito leve, e até sem muitos preconceitos por parte de outros personagens, por se tratar de um romance homo afetivo.
A terceira história, e não menos importante é com Cery, o amigo de infância de Sonea e Akkarin. Onde trabalham em segredo e misteriosos casos e assassinatos, mas que nesse livro não são tão enfatizados. Akkarin se torna guardião de Sonea, ao qual se vê obrigada perante os acontecimentos. Mas ao final desse livro algo surpreendente acontece.
O livro também é dividido em duas partes. Mas uma coisa tenho que deixar claro. Apesar da história de Dannyl parecer um pouco parada, não deixem de dar atenção, pois será importante para a próxima trilogia ‘The Traitor Spy’ que, infelizmente, ainda não foi divulgado no Brasil em português.
O que ainda me deixa intrigada é o personagem Akkarin, ao qual acho que as coisas que fez e que faz são para algo maior do que pensamos, não sei se tanto para o mal, mas para a defesa de Kyralia.
Não deixem de continuar a leitura dessa maravilhosa trilogia, pois tem muito mais por vir. Recomente a leitura, pois a linguagem continua muito fácil e as histórias muito mais dinâmicas do que o primeiro livro.
Aguardem a resenha do terceiro e último livro.

Aster Verbatim (Camila Silva).

site: asterverbatim2015@blogspot.com.br

Silvio 12/09/2015

Parece que está na moda escrever sobre magos, bruxos, feiticeiros, escolas de magia e por aí a fora. Este livro parece ter sido baseado em Harry Potter; alunos numa escola de magia, magos especialistas em determinadas áreas, um mago poderoso e temido que pratica magias proibidas, aprendizes inimigos, etc. e tal. Diversos acontecimentos isolados, inúteis, sem ligações com os demais, muita enrolação