A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Ana 06/02/2018

Eis que surge um Lorde
Sonea entra na Universidade e como era esperado enfrenta a hostilidade de alguns mestres e colegas. Como se nada pudesse piorar, perde a compania de seu protetor para o Lorde Supremo, justamente quando encontra um namorado. Sonea teve que se afastar de todos que lhe eram caros e viver invejada sob a tutela e no isolamento imposto pelo Lorde. O livro mostra paralelamente Dannyl, em aventuras cativantes. A sequência é infinitamente mais dinamica é interessante que o Clã dos Magos, mostrando claramente o amadurecimento da autora.

Yago.Gecy 22/12/2017

??
O segundo livro é bem melhor q o primeiro, e começamos a nos apaixonar pela protagonista, apesar de ela ser bem idiota as vezes.
Ícaro 18/11/2018minha estante
aaaah cara ela não é idiota não, idiota é o Regin! haha

Jade 27/06/2017

A história termina de forma fantástica e chocante
Com uma trama admirável, o segundo livro da trilogia prossegue com a história de Sonea e sua magia. Esse livro satisfaz quem leu o volume anterior e achou que faltava um pouco de trama e suspense... O vilão Fergun é substituído pelo preconceituoso e odiável Regin, um colega de turma de Sonea. A única coisa que me decepcionou foi o fato de Sonea se envolver com outro rapaz e nem sequer lembrar-se do Cery, que no final do livro anterior havia revelado-lhe seus sentimentos. A história termina de forma fantástica e chocante : uma batalha entre aprendizes maravilhosamente narrada e um acontecimento que abalou ainda mais a confiança de Sonea em Akkarin.

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 26/05/2017

Esse é o segundo livro da trilogia do Mago Negro, uma trilogia recomendada para os amantes de fantasia.
Na trilogia, as famílias mais ricas possuem membros com poderes. No entanto, acidentalmente, nossa protagonista Sonea, uma favelada, é descoberta ao atirar uma pedra em um mago durante uma cerimonia de purificação, rompendo seu escudo e o atingindo, coisa que so poderia ser feita por um outro mago. Sem entrar em detalhes, para evitar spoilers, nossa protagonista inicia seus estudos "oficiais" no clã dos magos.
Esse segundo livro, para mim, melhorou muito em relação ao primeiro. A trama é envolvente desde o primeiro capitulo, coisa que nao acontece no primeiro livro, que tem a primeira parte bem chatinha, e conseguimos nos conectar mais aos personagens (cheguei a odiar um deles kkkk). Aqui, além de tudo, encontraremos temas importantes, como segregação social, homofobia e bullying, com cenas que me causaram ate mesmo um certo desconforto. Espero que a trilogia continue nessa crescente, e ja estou ansiosa para pegar o terceiro livro.

site: www.facebook.com/diariosdeumaleitora

Albert.Lenon 18/04/2017

Fascinante...
Antes eu achava que o começo do livro era bem desnecessário, bullyng total, mas quando terminei de li, consegui entender a necessidade daqueles conflitos, foi um livro que despertou em mim sentimentos diversos, eu senti medo, senti raiva, me emocionei, senti o coração apertar e quase sair pela boca, eu ri alto no trem, foi uma experiência fantástica, bora começar o terceiro..
Albert.Lenon 18/04/2017minha estante
Quando terminei de ler ****

Kath 13/03/2017

A Transição
Sonea está pronta para fazer seu juramento como aprendiz dos magos, o dia da cerimônia guarda grande expectativa e, ainda que ela diga que não está nervosa, Rothen pode ver que está. Ela não gostou muito de precisar usar um vestido elaborado, mas seu mentor garantiu que era necessário para a cerimônia, o que ela não esperava era encontrar a hostilidade dos pais dos novos alunos e de alguns novos aprendizes. Apesar de fazer o possível para manter sua postura tranquila, por dentro, Sonea estava uma pilha de nervos sempre com medo de fazer algo errado.O fato de um dos aprendizes lhe lançar olhares de desprezo não ajudava muito.
Sua primeira semana de aula foi igualmente péssima. Regin, o aprendiz que lhe provocara na cerimônia, estava virando todos os outros aprendizes contra ela e tornando sua vida um inferno. Nenhum dos alunos queria falar com Sonea ou se tornar seu amigo, todos só queriam intimidá-la e mesmo que ela fizesse o possível para ignorá-los, a insistência deles em lhe pôr para baixo a afetava de alguma forma. Não se importava em ser ignorada, apenas queria ser deixada em paz. Como estava muito avançada em relação a eles, tinha tarefas especiais na sala, ainda assim seus professores também estavam desconfortáveis com sua presença.
As investidas de Regin tornam os dias de Sonea impossíveis e ela pede ajuda de Rothen para se mudar para a turma avançada na esperança de escapar do aprendiz cretino. Com muito estudo, ela consegue avançar e ter um pouco de paz uma vez que a turma avançada estava ocupada demais para agir de modo infantil com ela, a vida de Sonea entra em uma espécie de rara calma, que é abalada quando um boato se espalha de que ela e Rothen estão envolvidos de alguma forma forçando Sonea a se mudar para o alojamento dos aprendizes e, assim, a mercê de Regin. As coisas aliviam quando Dorren, filho de Rothen, aparece para uma curta visita e com ele Sonea descobre a magia do primeiro amor.
Enquanto isso, Dannyl está em uma jornada secreta para refazer os passos de Akkarin - o Lorde Supremo - quando ele ainda era um aprendiz, pouco antes de voltar ao clã. Nessa empreitada ele conhece Tayend, um bibliotecário de inteligência superior que é designado para ser seu assistente. Tayend é um "moço", que na gíria do livro é um equivalente a homossexual. Aceito na sua terra, Elyne, ainda que não bem visto e totalmente rejeitado em Kyralia, terra de Dannyl que inclusive já sofreu por causa de boatos como esse em sua época de aprendiz. Porém, ao contrário da maioria em sua terra, Dannyl é bem mais aberto no que diz respeito a sexualidade das pessoas, não julgando portanto seu companheiro por tal escolha.
Akkarin acaba descobrindo sobre as pesquisas de Dannyl instruídas por Lorlen, o administrador do Clã, sentindo-se traído, ele decide encurralar o melhor amigo e tomar a guarda de Sonea, o que gera o desespero de Rothen. A partir daquele dia a paz de Sonea foi para os ares, enquanto seus professores passaram a tratá-la com mais esmero, os aprendizes começaram a se juntar a Regin em seu ódio inflamados pela ideia da garota da favela ter sido eleita pelo mago supremo. Segredos se desenrolam, o caminho de Sonea se torna cada vez mais atado ao de Akkarin, a vida de todos à sua volta entra em perigo e tudo que ela consegue ter em mente é se tornar mais e mais forte para um dia derrotar Akkarin.
Eu demorei um pouco mais para terminar esse livro, além do tempo louco e de um monte de trabalho que apareceu para fazer, tal qual o primeiro livro da série, A Aprendiz segue um ritmo meio lento que tem horas que dá raiva. Todos na universidade estão cientes da intimidação que Sonea sofre, mas eles tratam o problema como comum, isso irrita, porque não é certo permitir esse tipo de intimidação. O mistério em torno de Akkarin vai se fechando, na minha opinião eu não acho que ele é o mago negro que a autora quer nos fazer acreditar que é, nesse livro ela dá pistas disso, há uma terceira pessoa por trás e se o livro fosse inteiramente narrado no ponto de vista de Sonea em primeira pessoa nós acreditaríamos piamente que Akkarin estava por trás de tudo, por essa razão também, creio eu, o ponto de vista dele nunca é apresentado, para deixar essa sensação de dúvida no fim. A dinâmica da narração é bem melhor que no primeiro livro, embora ainda haja algumas partes meio maçantes, principalmente no que diz respeito à personalidade das personagens, elas são mais do tipo passivas - excetuando Regin, claro - e isso irrita às vezes. Mas não precisamos esperar oito capítulos para gostar da história como aconteceu com o primeiro volume. A questão da homossexualidade é mostrada de maneira até sutil, dá pra fazer meio que um paralelo com a nossa própria realidade embora eu ache que essa questão atualmente anda um pouco "banalizada", mas é opinião minha.

Fernanda 11/03/2017

A Aprendiz
Pessoal, se eu gostei do primeiro livro, gostei mais ainda desse. Depois da caçada a Sonea no primeiro livro, ela finalmente se rende aos magos mesmo com medo de ser assassinada por eles, já que, todos falam que eles são maus.

Mas o que Sonea não esperava é que eles querem que ela estude para aprender a controlar a magia que ela tem e nem ela sabia que tinha. Pessoas comuns com magia podem ser perigosas para as outras pessoas e principalmente para elas mesmas. Além disso, ela aceita a estudar na universidade dos magos não somente por isso mas devido a um mistério que ronda um certo mago e que se é perigoso para ela ficar perto dele seria mais perigoso ainda se ela não aceitasse ficar com eles e ir para a favela. Ambos os caminhos faz dela uma pessoa que corre perigo e que deve estar sempre alerta a todo ao redor.

Mas no Clã dos Magos ela faz amigos, um deles seu mago protetor que realmente quer o bem dela, mas Sonea por mais que queira se tornar invisível lá dentro, acaba sendo sempre destacada nas brincadeiras cruéis dos outros alunos, afinal ela é da favela e todos eles vem de famílias tradicionais. Sonea acaba sendo obrigada a aguentar muito preconceito, crueldades e ainda mais, guardar segredos perigosos.

Sonea porém não está sozinha guardando um certo segredo, existe mais 2 magos que sabem e mais um que desconfia e mesmo não sabendo ao certo o que é ajuda a desvendar mais esse segredo fazendo pesquisas "por baixo dos panos".

No final do livro, muitos que achavam que estavam escondendo bem o que sabiam, se veem numa situação complicada e é lançada a dúvida: será que o pensam ser algo ruim é ruim mesmo? Será que os vilões são vilões ou os magos estão fazendo "tempestade em copo d'água"?

O livro apesar de grande é de leitura rápida pois a história nos envolve de tal forma que não sentimos as páginas passarem. No final do livro eu só queria desesperadamente o terceiro e último livro da trilogia: O Lorde Supremo.

Quem gosta de aventura: sim leia sim, leia muito estes livros, eles são ótimos!! Mais um para minha lista de favoritos.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-aprendiz.html

Thay 22/02/2017

O inicio desse livro me deu muito trabalho. Já não aguentava mais ler um ato de bullying atrás do outro, resultado: abandonei o livro em meados de 2015. Só voltei agora em 2017 e finalmente a leitura fluiu, os casos de bullying continuaram acontecendo mas deixaram de ser o foco do livro e consegui apreciar a história, que por acaso é muito boa. O ultimo livro já está por aqui pedindo para ser lido haha. Espero que o final dessa aventura seja tão bom quanto esse segundo livro foi (depois da página 100 haha).

Mari 05/10/2016

O melhor da trilogia
Eu considero A Aprendiz o melhor entre os três livros, pois ele trata de um assunto importante: o bullying.
É possível perceber a grande evolução da protagonista, que no primeiro volume era muito assustada ( com justificativas, é claro) mas nesse revelou-se confiante em si mesma e para solucionar seus problemas de cabeça erguida. Gostei muito do livro e recomendo para todos. E para quem não gostou do primeiro, garanto que esse é muito mas prazeroso de se ler, não vão se arrepender.

Ana Memória 28/08/2016

Uma bosta
O que acontece em 534 páginas, podia ser contado em 300!!! O livro ficaria muito mais dinâmico e agradável.
Matteo 03/09/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkk demorou tanto pra ler e não ser tão bom assim. Sacanagem kkkkk

Léo Memória 03/09/2016minha estante
Hahahahaah

schuusantos 15/01/2017minha estante
O mesmo que eu penso.. completamente repetitivo esse livro.

Andrea 02/06/2017minha estante
acho que nem de 300 precisava rs

Rafaela Dione 26/08/2016

O caminho pelo poder
O segundo livro da trilogia do Clã do Mago Negro nos mostra o caminho percorrido por Sonea, uma jovem aprendiz que se destaca dos demais alunos.
A narrativa é dinâmica e mostra uma Sonea atormentada pelos seus colegas de classe, que fazem de tudo para atrapalhar a garota.
A história prende do início ao fim , e dá até mesmo uma certa agonia quando ela não se defende ou quanto acontece justamento o contrario. Um misto de emoções, a leitura é mais do que recomendada!

marcosm 25/08/2016

Razoável apesar de problemas
Datado ou ultrapassado são duas palavras que me ocorrem para classificar A aprendiz. Não acho que seja ruim, mas a narrativa linear, os estereótipos e a reviravoltas que o leitor consegue antecipar a léguas de distância são problemas difíceis de ignorar. Ainda assim, a história tem um certo apelo e envolve minimamente o leitor.

Hsc_Aju 05/08/2016

...maravilho...
No mundo de Imardin temos magia, classes, amizades, inimizades, bullying, protecionismo, conspiração, segredos e uma carga de suspense que faz você grudar no livro. Ai pergunto... ainda não leu?! Tá perdendo uma excelente trilogia fantástica.

Restante da resenha no link

site: http://www.papeletas.com.br/2016/08/resenha-aprendiz-trudi-canavan-trilogia.html

Jefferson Gonçalo 03/12/2017minha estante
undefined