A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Luiz 16/03/2020

Claramente a uma melhora em comparação ao primeiro livro, os personagens secundários e o universo são mais bem explorados, mas o desenvolvimento da personagem principal ainda está evoluindo lentamente

Juliana 08/03/2020

Muito envolvente, especialmente as partes que falam de Sonea, suas aulas e as descobertas de quão poderosa ela é. As viagens de Dannyl já são um pouco mais maçantes

Dani 17/02/2020

Quando a história começa a tomar forma
Sonea foi para o clã e se tornou uma aprendiz, mas os outros estudantes não conseguem aceitar que uma favelada se tornou parte do que era para ser a elite da sociedade e começam a pregar peças para que ela desista de ser uma maga. Sonea faz o possível para aguentar todos essas pegadinhas para se tornar uma curadora e ajudar as pessoas da favela mas tudo pode se perder por ela saber um segredo do Lorde Supremo do clã.

Taynah.Cunha 07/02/2020

null
Recomendo ... Pra mim a trilogia ganha força nesse livro onde vemos mais acontecimentos e os personagens tantos principais quanto os secundários ganhando mais vida e mudando totalmente da história

Joanna Kod'S 04/02/2020

Bullying, bullying everywhere
Após um ano vivendo com Rothen, Sonea finalmente começa suas aulas, mas sendo a única pessoa de fora do círculo interno, ela acaba chamando atenção indesejada e ser a mais forte da turma não torna as coisas exatamente mais fácil.
Eu simplesmente amo esse livro, a construção da Sonea de não deixarem transformar ela em uma caricatura de onde ela veio é incrível, claro que isso a obriga a baixar a cabeça para muitos preconceitos, mas isso só auxilia para o momento do climax.
Outro assunto pertinente na história acaba sendo a viagem de Dannyl e a nova luz jogada sobre a sexualidade dele. Adoro que um livro desse gênero se permita tratar desse assunto de forma tão aberta, mas sinto que ainda a um caminho a ser trilhado nessa questão.
A única coisa que me deioxu um tanto chateada é os retornos constantes ao primeiro livro, que eram capítulos inteiros para explicar o que havia acontecido em O Clã dos magos, acredito que poderia ter sido melhor aproveitado em doses menores ao longo da trama

Bru 16/09/2019

Surpreendente!
Fiquei com medo da história ficar em torno de uma intriguinha ?boba? de adolescentes para preencher a historia do livro mas não foi nasa disso.
A perspectiva do Lorde supremo sobre a situação e o aprendizado da Sonea e o final ?feliz? que me fez literalmente aplaudir o livro.
Incrível como a Sonea conseguiu amadurecer ainda mais.

O que eu mais amei até agora nessa leitura é que não é previsível mesmo quando parece que vai ser. E as coisas que devem ser ditas são simplesmente ditas, sem eu ficar pensando ?ah diga logo isso, para de enrolar?.
Eu sinto como se toda a trama não fosse nada clichê. Super diferente.
História super bem amarrada desde o começo.

Além de tudo isso, embora haja magia, os magos tem limitações mais humanas e a situação em que fez a Sonea ser a personagem principal fez com que o motivo dela ser mais forte que os outros não seja uma mera conveniência.

Ameeeei o Dorrien ter entrado na história. Quem não gosta de um pouco de romance? E mesmo assim, não é o foco do livro. Mas a Sonea se mostra madura até nisso.
Quero com certeza um final feliz nisso também.

A história também aborta intolerância, bullying, homossexualidade, questões sociais...
No mundo real e na fantasia sempre haverá pessoas más, incapazes de respeitar o próximo e as suas diferenças e particularidades.
Sobre homossexualismo, achei demais a abordarem de que não é algo que possa ser ?curado?, nem mesmo por magos e nem mesmo com força de vontade.
Tayend: ?tenho uma convicção própria sobre o que é natural e certo para mim que é tão forte quando a certeza dele sobre o que seja natural e certo?.

Estou curiosa sobre o próximo livro, para saber todo o fechamento das histórias que estão todas interessantíssimas. Até consegui ter um pouco de afeição pelo lorde supremo. Vamos ver se as coisas realmente são o que parecem.

Elaine | @literaturaemtopicos 06/08/2019

"Se a sua aparência é tudo que as pessoas vêem, elas não têm nenhum respeito pela sua mente."Trudi Canavan, O Aprendiz
No segundo volume da Trilogia, Sonea inicia asua educação no Clã dos Magos, seu desafio não é mais controlar sua magia e sim ganhar o respeito e aceitação de seus professores e colegas, o que se torna uma tarefa árdua, pois enfrenta o bullying desenfreado do antagonista Regin, e suas inúmeras tentativas de humilha-la. Achei o livro extenso e repetitivo em muitas partes, porém nesse volume temos mais explicações de como a sociedade dessa fantasia funciona, com todos seus preconceitos (que são muitos), raças, profissões e políticas. O livro tem um universo bem montado, vemos uma sociedade humana como todas as outras com seus problemas e defeitos.

KK 13/07/2019

Luta contra o preconceito
Quando você começa a ler O Clã dos Magos logo percebe que essa não é uma história de fantasia como as outras. Muito além da magia, a trilogia do Mago Negro debate todo tipo de preconceito. A magia é apenas o plano de fundo para discussões muito mais profundas como machismo, homofobia e desigualdade entre classes.

Em A Aprendiz, essas questões ficam muito evidentes a medida que Sonea precisa conviver com seus colegas na universidade. E quando Dannyl deixa o Clã para assumir seu novo posto em Elyne.

Gosto de como a narrativa salta de um personagem para o outro, mostrando acontecimentos paralelos importantes para o amadurecimento de cada um e para o desenrolar da história.

Senti falta do Cery neste livro. E aparentemente a história por trás do Lorde Supremo é muito mais complexa do que parece.

Ponto baixo, mais uma vez, é para a tradução, que deixou passar vários erros de português.

Gabyh 31/03/2019

"Ele fez um movimento de aprovação com a cabeça, e então acenou com as mãos para que ela fosse embora. Ao chegar aos Alojamentos dos Aprendizes, ela olhou de volta. Ele ainda estava parado perto do banco. Quando ela acenou, ele fez para ela um rápido sinal na linguagem de sinais de rua. Ela sorriu e então deixou Lorde Ahrind conduzi-la para dentro."

Já era esperado que Sonea conseguisse entrar na Universidade, mas por conta de sua origem é fácil perceber que não só alguns alunos, como também alguns dos mestres são bem hostis com ela, quando parecia que as coisas não poderiam piorar ela perde a companhia de seu protetor - e talvez único amigo - para o Lorde Supremo.

Ela passa a viver sobre a tutela do Lorde e no isolamento importo por ele, vemos que alguns personagens deixam bem claros a inveja que sentem por ela ter sido escolhida para estar sobre a tutela do Lorde Supremo e passamos a ter um personagem totalmente odiável, aquele que você deseja que morra a cada página.

O final do livro é surpreendente e bastante detalhado o que nos leva a perceber como a autora pensou bastante naquela cena no seu trabalho em descrevê-la, vemos ainda que muitos acontecimentos podem acabar abalando a confiança que Sonea custou a ter em seu novo tutor.

É fácil perceber muito mais ação nesse livro, o que faz com que seja uma leitura muito mais rápida e menos cansativa.

Priscila 09/06/2019minha estante
To tentando tbm mas tá sendo uma leitura lenta

FELIPESONY 26/12/2018

Uau...
Como o primeiro livro, esse me segurou até o fim, leitura muito leve... Personagens memoráveis, amando a trilogia...

Thalles.Haydan 28/08/2018

A Aprendiz
Um livro que é um pouco arrastado... mas tem sempre um final interessante!! a historia te apresenta um semi-vilão que vai criar no leitor um ranço real... (Eu pelo menos senti um real ranço dele...) kkkk mas a história te prende sempre!! um livro grande... com muito explicação de lugar, de sentimento... mas realmente é um livro que vai te envolvendo até você não querer mais largar. Cada virada vai te deixando mais nervoso. É muito bom, recomendo.

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

A Aprendiz
O primeiro livro terminou com um cliffhanger bacana, descobrimos que nosso poderoso Lord Supremo é o homem que Sonea viu na noite em que espionava o Clã e que o que ele estava fazendo era magia negra, algo completamente proibido entre os magos. Ai, além desse segredo que precisa ser mantido, a garota também precisa lidar com o resto, que é basicamente ela tentando sobreviver em uma escola de elite sendo uma favelada.

Bullying é a palavra desse segundo livro e é logo na cerimônia de aceitação na universidade que já vemos o quanto Sonea vai sofrer pela sua origem. Nunca um favelado se tornou um mago e é óbvio que as Casas não estão muito aceitativas com isso, principalmente seus filhos criados a pão de ló. Como uma garota pobre, selvagem e ladra pode ser mais poderosa que alguém de sangue puro e azul?

Com isso, aqueles que vão lhe atormentar logo adquirem um líder e ele vai infernizar a garota durante todo o livro. Porém, apesar de ser o conflito mais duradouro, não é o único. O Lord Supremo não vai ficar muito tempo alheio a Sonea e seus olhos vão se voltar para a garota, complicando a relação dela com Rothen.

“Não me importa se acredita em mim ou não, Sonea. Apenas tenha em mente que se contar algo sobre isso, vai provocar a destruição de tudo que é importante para você.”

Acho que o que me incomodou nesse livro foi a indecisão da protagonista com relação a tudo. Parece que ela desaprendeu a tomar decisões. Por vezes ela tem uma opinião forte e na frase seguinte já mudou de ideia, fazendo o leitor dar aquele suspiro de frustração. Sonea também terá um possível interesse amoroso nesse livro, e pra mim soou um pouco abrupto demais, porém a coisa não vai muito a frente e portanto acaba não fazendo muita diferença. Acho que no meio de toda a tempestade, a autora resolver trazer um pouco de alívio para a menina inserindo essa situação.

Rothen perde um pouco do brilho no livro, mas é porque ele vai enfrentar situações onde o poder de decidir ou fazer alguma coisa não está em suas mãos e, portanto, ele fica sem ter como agir. Dá até uma peninha do personagem em vários momentos, principalmente por ele ter se tornado um dos queridinhos no primeiro livro.

Outro tema que começa a ser trabalhado aqui é a homossexualidade e a forma como as culturas desse mundo a enfrentam. Dannyl tem um histórico e ele vai vir a tona quando ele é nomeado embaixador nas relações com outros reinos e o seu guia entre os vizinhos é alguém que também tem um histórico semelhante ao seu. A forma como eles se portam e também as sociedades magas e não magas frente a essa situação é bastante debatida e surge a todo momento no livro.

Achei interessante isso ser inserido, mas em alguns momentos ansiei por algo mais sutil. Parece que a autora estava querendo que comprássemos demais a aceitação, quando na verdade ela precisa vir naturalmente e isso acontece melhor quando esses tópicos são tratados com mais naturalidade. Há um debate, ok. Não é necessário trazer o assunto à conversa toda vez que o personagem é mencionado, nós já entendemos.

Esse é um livro maior que o primeiro e ainda há aqui páginas demais e alguns pontos de enrolação, mas o segundo livro já bem melhor que o primeiro e pelo menos as páginas que são sobressalentes estão ajudando a fortalecer o enredo da história, o que já é um progresso.

A Trilogia Mago Negro não tem uma trama excepcional, mas certamente nos insere num mundo interessante com uma protagonista que aos poucos vai ganhando seu espaço em nossos corações. Sonea ainda tem seus altos e baixos aqui, mas já melhorou bastante e, como mais de ano já se passou é normal que notemos a evolução da personagem junto com a história.

No livro final da trilogia, O Lorde Supremo, teremos o desfecho desses personagens e ele é certamente o melhor livro de todos, como deveria ser. Portanto, se você chegou até aqui, certamente deve encarar o terceiro livro e descobrir onde esses personagens tão queridos e por vezes odiados vão chegar.

site: http://resenhandosonhos.com/aprendiz-trudi-canavan/