O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Gêid 12/01/2021

Tristeza resume tudo o que aconteceu
É uma história triste. Terminei desorientado, com raiva por tudo o que aconteceu. A 1°guerra deixou um peso na vida do Tristan e isso é triste, toda intolerância na época e como tudo é contado. Cara, que livro sensível, pesado e cativante. Foi a primeira obra do autor que peguei pra ler e com toda certeza é um dos meus favoritos. Se você estiver num dia ruim não leia. Recomendo demais!

Nana 10/01/2021

É difícil encontrar as palavras certas para descrever esse livro. A narrativa me prendeu durante todos os momentos, e não deixou que eu dormisse até saber o fim dessa história.

A ambientação da guerra é cruel; a história de Tristan e Will, trágica. É possível sentir os medos, dores e tristezas de cada um em inúmeros momentos.

Uma leitura imersiva, emocionante e cativante. Sem dúvidas uma das melhores histórias que já li.

gabrielrjf 04/01/2021

Abri minhas leituras de 2021 com chave de ouro
Bem, eu gostaria de ler algo sobre o autor, e escolhi essa obra aleatoriamente. Confesso que a capa não me chamou atenção, e julgando por ela, achei que seria muito arrastado a leitura e difícil.

Não li nada sobre a história pois queria ser surpreendido, e fui. Aaa como fui. Eu comecei
ás cegas, e a cada virar de página achava que se tratava de algo (mas o enredo tomou um rumo que eu não esperava). Um livro que com certeza será favoritado.

A partir daqui trarei spoilers..

No começo, quando toda a situação com o quarto do Sadler acontece, eu fiquei muito incomodado em ver a realidade de como os homossexuais eram tratados naquela época. Mas achei que esse tema terminaria ali.

Contudo não.. esse sentimento e desejos do Tristan Sadler, é o ponto principal da obra. E dói acompanhar. Dói muito. O livro flui na leitura, porém é muito pesado, tanto nas palavras e acontecimentos.Fiquei muito admirado de como o autor não é apelativo (ele não explicita uma cena de sexo entre homens por exemplo, o que não incomoda um leitor hétero) e em como ele retrata tudo, de forma crua e sincera, mas com um tom poético que te deixa muito (não sei nem que palavra usar aqui) envolvido.

Achei os personagens muito humanos, muito reais. O Will Bencroft, que complexo... após a leitura estou me questionado se ele foi um corajoso homem a se tornar pacifista, e covarde em não se interessar em compreender seus sentimentos; ou se ele realmente se deixou levar pelo desejo e só.

Tristan Sadler (que vontade de abraçar esse cara)..... você foi um tremendo CORAJOSO por passar tudo que passou e viver tudo que viveu, ainda mais naquela época. Foi pesado ver a tudo que ele passou, e destaco o reencontro com o pai, quando ele vai se despedir para ir para guerra, e descobre a morte da irmã, e ainda ouve que merecia morrer de cara na guerra.
O tema da homossexualidade é tratado no livro de uma forma que nunca havia lido ainda: sem citar palavras como "gay" "hétero" "homossexual" "homossexualidade" e retrata muito bem como era a vivência naquela época! Fantástico e triste.

Não consigo dizer como esse livro me cativou e preciso muito conversar sobre!!! Se tiver alguem aí na mesma, me mande mensagem

SUPER RECOMENDO!

gcpina 27/12/2020

Lido em janeiro/20, estou escrevendo essa resenha apenas a contar na minha meta de leitura.
Como não tinha pesquisado nada antes de começar ler, o enredo foi uma completa surpresa, o que foi bom, pois se eu soubesse do que tratava a história, não teria me interessado e teria perdido um bom livro.

skuser02844 11/12/2020

O livro tinha o objetivo muito claro de fazer você conhecer, amar e por fim odiar os personagens, mas não acho que tenha tido esse efeito em mim porque fiquei insensível durante toda leitura.

A história é incrível e muito bem escrita, mas por algum motivo virou uma leitura lenta e um pouco maçante para mim, ficava de saco cheio dos capítulos longos e não via a hora de terminar logo, talvez todas as expectativas que coloquei em cima fossem o problema mas realmente não sei.

Espero algum dia conseguir reler e gostar mais desse livro.

mdudalivros 08/12/2020

Esse livro mexeu comigo. Ainda não absorvi bem o final, doeu. Só posso dizer que pretendo ler mais de John Boyne, a escrita dele é imersiva e tocante, com fundos históricos sempre interessantes. Brutal e poético.

Marcos de Mello 25/11/2020

Se você quiser Eu vou te dar um amor Desses de cinema
Bom se você espera uma história fofa com altos e baixos surpreendentes e um final feliz talvez este livro não seja para você.
O ocorrido contado por Tristan nos guia por sua trajetória desde um pedaço de sua adolescência com a conclusão com seus 81 anos.
Acompanhar o que aconteceu com ele e Will fez cortes em meu coração, já que apresenta vários empecilhos para este relacionamento.
Sabia que não se tratava de uma história feliz, mas, não esperava por esse desenrolar.

#RECOMENDODEMAIS

Emocionante
É o meu livro preferido do John Boyne. Acompanhar a relação entre Tristan e William foi um turbilhão de emoções. A ambientação histórica é perfeita, assim como a delicadeza com a qual o autor aborda essa amizade/romance.

Marcello 18/10/2020

Esse livro me doeu...
O Pacifista foi uma grande coletânea de sofrimentos.

O final de cada capítulo ia se conectando com o começo do outro, e toda vez que a narração ia do passado pro presente eu ficava me questionando qual seria a próxima tragédia.

Mas isso não é, nem de longe, uma reclamação. Os temas abordados dentro dessa obra, mais o período em que a história se passa, coincidem com todas as coisas desagradáveis que vieram a acontecer com o nosso protagonista e com as pessoas que o cercavam.

Tudo estava lá com um propósito e assim o foi até o fim.

Em determinados momentos tive que parar a leitura, por conta de todo o peso, toda a carga negativa, que estava dentro de mim. Isso aconteceu raríssimas vezes durante esse pouco mais de 100 livros que já li na vida, e essas raras vezes terminaram com o favoritismo mais que certo.

Agora sobre o final? Geralmente eu sempre termino um livro com aquela sensação: poderia ter sido mais curto, ou, então: poderia ter sido mais longo; com O Pacifista eu só consegui pensar que seu tamanho foi satisfatório, quase perfeito até. Porque independente de qualquer coisa, um bom livro poderia ter mais umas cem páginas que não faria mal a ninguém.

Lais 24/09/2020

Livro impressionante de incrível
O livro é cativante desde o início. Quando você acha que pode ficar chato acaba sendo mais legal ainda. O John Boyne conseguiu criar personagens complexos e tão reais, que possuem defeitos e que erram imensamente. A história é simples mas tão bela e tocante. Com diálogos fortes e envolventes. A página final é de deixar a pessoa toda arrepiada. Difícil colocar em palavras o quão boa essa leitura foi, me impressionou de verdade.

Vinicius3 16/08/2020

NOSSA.
Um grande, enorme NOSSA. Não sei o que dizer aqui além disso. Leiam, levem um lenço e abram o coração pra entender.

Talvez você não entenda os motivos, nem as decisões, mas não julgue.

Um tiro doeria menos.

Rafa 31/07/2020

Uma ótima leitura, história e escrita muito envolvente! Recomendo!