Apologia da História

Resenhas - Apologia da História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruno Araújo 28/09/2020

Faz juz ao titulo de Revolução Francesa da Historiografia
Livro primordial, tanto pelo conteúdo como pelo contexto no qual foi escrito, Marc Bloch foi um homem ímpar. A contribuição dessa obra parq compreender a importância do estudo da história é única. Leitura obrigatória para graduandos.

Policaio 28/12/2023

O manual do historiador
Bloch expõe que ser historiador é ter pensamento científico, logo, questionar até os documentos oficiais.

Um livro obrigatório para todo historiador ou professor de História.

lariessa 09/06/2021

Mesmo achando ele bem repetitivo, considero ele um livro bem interessante, pois apresenta os fatos históricos e como um historiador encontra-os e analisa suas fontes.

Camila1856 31/07/2018

Indispensável
Indispensável para o historiador, em qualquer tempo. É impressionante a capacidade de Bloch de escrever um livro tão rico nas condições em que escreveu, não deixando nada a desejar. Eu já tinha lido no início da graduação e agora, alguns anos depois, reli, e minha admiração por ele só cresceu. Recomendo a todos aqueles que amam a história e seu ofício e prezam pela sua importância nesses tempos tão difíceis. Que Marc Bloch seja um exemplo de força e de profissional para todos nós.

Luís Gustavo 10/05/2021

Vou reler ao longo dos anos
É um livro bastante denso de conteúdo (e sucinto). Traz diversas discussões que imagino que sejam constantes na graduação em História, como questões metodológicas e de onde ela se situa no meio das ciências. Vou precisar ler várias vezes ao longo dos anos para conseguir absorver melhor tudo.

Jonathan Reis 27/04/2021

Marc Bloch foi um grande historiador. Em alguns momentos senti que me faltou repertório, entretanto, voltarei a lê-lo, um dia, mas como historiador.

thexanny 18/09/2022

Ler esse livro agora, não foi uma boa ideia...
Esse livro desafiou meu entendimento sobre a história. Por ser um livro relativamente curto, achei que a leitura seria fluida, eu estava enganada. Eu procurava um livro que me apresentasse os pontos básicos da história sem se aprofundar muito. Eu não queria me aprofundar nos estudos de história e nessas partes técnicas, eu apenas queria um pequeno vislumbre do que era história e sua importância. Não acho que a leitura desse livro foi perdida para mim, mas sei que ela poderia ter sido muito mais aproveitada se eu tivesse uma base ou um grande interesse por historiografia. Aprofundei-me em aspectos da historia que eu nem sabia que existiam.

Não acho que esse é um livro recomendado para leigos, eu tive dificuldade em entender os exemplos que o autor dava e o que ele queria dizer. Acredito que um dos motivos que levou a isso, é por eu não estar acostumado com livros técnicos e nem a fazer leituras analíticas, pelo menos não com as técnicas e dicas do Mortimer Adler.

O livro é ótimo para quem quer ser historiador ou se interessa por esse oficio, é um livro que com certeza irei reler. Mas não era o livro com o conteúdo que eu procurava neste momento, obviamente isso é culpa minha. Não pesquisei o suficiente e acabei escolhendo um livro que não atendia minhas necessidades.

TiagoHelmer 16/02/2019

O Livro foi escrito pelo francês Marc Bloch, um dos fundadores da escola dos Annales, movimento que modificou o estudo da história, que antes tinha uma visão positivista focada nos breves acontecimentos e grandes personalidades. Ele foi morto pelos nazistas antes de terminar o livro, sendo publicado por Lucien Febvre (outro fundador do movimento) posteriormente.

O livro é importante para estudantes de história, pois mostra pontos essenciais dos cuidados ao estudar a ciência histórica que conhecemos hoje. O tempo histórico, os ídolos, os testemunhos e acima de tudo a crítica são exemplos. O método crítico que o autor esboça me parece a principal contribuição, pois envolve o questionamento constante das fontes históricas e interpretações dos historiadores. A imaginação e abstração coletiva é uma fonte histórica riquíssima se for bem analisada pelo observador, portanto não pode ser descartada. Já a estatística e outros métodos matemáticos que reinavam antes, pode acontecer de não ser muito útil para entender determinado acontecimento, pois uma ciência humana não é exata. O autor também fala sobre a impostura nas fontes históricas, a fragilidade dos testemunhos e a necessidade de integrar histórica com outras ciências e conhecimentos.

O prefácio escrito por Jacques Le Goff (da 3ª geração dos Annales) é tedioso e desanimador. Porém quando começa a escrita de Bloch o livro fica interessante. Mesmo assim a linguagem, como já é de se esperar, não é muito cativante, mesmo o autor trabalhando a todo o momento com frases de efeito épicas. Acredito que o livro não seja uma boa aquisição para quem não é da área de história e quase uma necessidade pra quem é.

Jóckisan 20/09/2020

Clássico, mas difícil
É um clássico da História que todos os professores recomendam, mas que tem uma linguagem muito difícil e reflexões profundas. É um livro denso. Não acho que deveria ser indicado para quem ainda está na graduação, iniciando os estudos em História. Para conhecer os principais conceitos da História e da função do historiador, existem outros livros, com linguagem mais simples.

Já tendo passado da metade do livro, mas depois de ter lido várias páginas sem ter entendido nada, decidi abandonar, já que estava apenas perdendo tempo lendo, mas sem conseguir absorver o conteúdo. Quem sabe no futuro, com um conhecimento maior, eu não volte a lê-lo e aí consiga entender melhor.

Gabriel.Cruz 18/09/2022

como ponto de partida, Marc Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história, e esse livro em cinco capítulos contém de certa forma a reflexão me resposta dessa pergunta.

Amanda 20/04/2016

Resenha (acadêmica)
Um dos maiores responsáveis pela nova maneira de contemplar a ciência da historiografia, compreendendo que ela pode ir além de fatos datáveis e de decorações de nomes, para algo além que analisa a complexidade da relação humana com a sociedade e o tempo é Marc Bloch, esse historiador francês que nasceu em 6 de julho de 1886, na cidade de Lyon. Bloch teve sua obra Apologia da história ou ofício do historiador, publicada pela primeira vez em 1949 por seu amigo Lucien Febvre, cinco anos após ser morto por fuzilamento ao ser capturado pela Gestapo.
Sendo duramente crítico a cada parágrafo, Marc Bloch consegue já na introdução nos fazer entender, com a utilização de muitos exemplos e recursos linguísticos, a sua real intenção que vai diretamente contra ao pensamento metódico que era tendência em seu tempo quando aluno. O autor enfatiza também a dificuldade enfrentada pela História, ao querer ter seu papel de ciência aceito sem ser comparada á outras, que são passíveis de utilização de fórmulas para garantir sua legalidade.
A crítica feita por Bloch leva em consideração à tradição que a sociedade ocidental, composta por culturas helênicas, judaicas e cristãs formou ao longo dos tempos e assim enraizou um pensamento obsessivamente vicioso, onde não se levava em conta a cronologia histórica, mas sim que a ação se repetiria sem de fato haver uma evolução. Assim progressivamente esse pensamento foi evoluindo ao mesmo passo que a História foi sendo construída, e dessa forma a escola metódica ou positivista se consolida.
A fim de desmistificar a visão ilustrativa e bela da História, a escola metódica se justifica no fato que assim como as outras ciências a História só conseguiu ser levada á sério a partir da didática estabelecida pela mesma. É partindo desse pressuposto que o autor nos amplia a visão e diz que não importa o fato de a História encantar aos olhos humanos, por que ele existe para contar justamente nossas ações e por ser algo que é nosso automaticamente é atrativo aos ouvidos. Entretanto, devemos com base nos fatos e datações, que é essencial e que os positivistas ensinam estabelecer uma análise crítica progressiva, proposta trazida pelo autor, ao que nos é imposta, e assim a história terá sua profundidade merecida.
E algo curiosamente interessante é ressaltar que a análise histórica pode necessitar de outras ciências, muitas vezes exatas, para se tornar comprobatória, essa ideia muito bem colocada por Marc Bloch é uma quebra nos paradigmas existentes nesse período.
Mas nem por isso, Bloch deixa de ironizar a quem critica a dedicação dada á nossa ciência, chamando-os de eloquentes de espiritualidade.
Entender que ela pode ir além de um simples passatempo, ou apenas algo ilustrativo aos olhos do homem que é o protagonista dessa Ciência, faz parte do serviço do historiador garantir analises de fatos ocorridos no espaço e no tempo a partir de nossas ações na sociedade.
Para concluir assim como Bloch enfatiza eu compartilho da mesma opinião, nem sempre vamos conseguir solucionar todas as problematizações que acarreta a nossa ciência, mas como o mesmo diz: dão refresco a nossos estudos. (BLOCH, 2001, p. 49) E para chegar a um consenso, fica muito claro que é isso que diferencia a História de todas as outras ciências.

Prof.LucianoACosta 20/01/2017

Livro de cabeceira para todo profissional ou aquele que se interessa por essa área tão fascinante. Gostei muito. Farei uma releitura do mesmo.

Vitor Gabriel 30/01/2017

Um manual de como o historiador deve proceder em sua eterna busca pelos fatos que constituem o passado. Essa frase maximiza o livro, condensa-o simplificando sua gênese.
Li esse livro quando tinha 22 anos e voltei a ler agora, aos 32 anos. A idade e o amadurecimento foram fundamentais para essa impreitada , onde tornei a aprender, rindo em determinados momentos pela ácidez de algumas críticas.
Um ótimo livro para quem tem interesse em aprofundar estudos históricos.

Vitor.Canestraro 24/10/2018

Gênio
Livro fundamental a todo historiador, e mesmo, a quem se interesse.

Agostinho 10/06/2023

Uma ótima síntese para quem se interessa em história
Esse é um livro que vai explicando metodologia e o que um historiador faz ou deve fazer, achei ele maravilhoso e confesso que tive bastante dificuldade de entendê-lo no começo. Marc Bloch, ao decorrer dos capítulos traz várias ideias e exemplos que não são tão simples de compreender para quem não tem muita bagagem teórica (como eu, que ainda sou um leigo amante de história), precisei bastante da ajuda de um dicionário para pelo menos não me perder nas ideias que tinham em alguns capítulos. Tirando isso, é um ótimo tira-dúvidas para quem está começando e recomendo fazer várias releituras para absorver melhor suas ideias, é um livro que você tem que acompanhá-lo conforme vai evoluindo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6