Apologia da História

Resenhas - Apologia da História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Laura Finesso 27/05/2023

As causas não postuladas | @exlibrischalegre
Apologia da História, ou o Ofício de Historiador é um livro escrito por Marc Bloch, um dos historiadores responsáveis pela fundação da Escola dos Annales, um movimento historiográfico do século XX constituído em torno da revista Annales que pretendia questionar a historiografia tradicional e positivista, e se aprofundar nas questões estruturais e de conjuntura.
Neste livro, Bloch tem como objetivo não apenas definir a história e o ofício do historiador, mas também demonstrar o que a história deve ser e como deve trabalhar o historiador. Para ele, a história é busca e escolha, e o passado não é seu objeto de análise, e sim os homens no tempo. Portanto, o ofício do historiador é compreender o presente pelo passado e o passado pelo presente ? não só isso, mas a obrigação que o historiador tem de difundir seus conhecimentos popularmente.
Ainda que pareça muito ?prático?, esse livro contém uma complexidade além (ou talvez consonante) do seu conteúdo: é um livro inacabado.Marc Bloch militou ativamente contra a ocupação nazista na França, porém foi capturado pela Gestapo, e durante a sua prisão escreveu essa obra, porém foi morto em 16 de junho de 1944 antes de terminá-la. A última frase do livro é ?Resumindo tudo, as causas, em história como em outros domínios, não são postuladas. São buscadas.? ? Nisto, é possível ver que este livro é um fruto dos tempos sombrios em que fora escrito, mas que com uma semente de esperança que Bloch nunca perdeu.
Na dedicatória ao historiador Lucien Febvre, ele escreve ?combatemos longamente, em conjunto, por uma história maior e mais humana. A tarefa comum, no momento em que escrevo, decerto sofre ameaças.? Esse combate continua, e esse livro Marc Bloch é não só expoente dessa luta como também um grande símbolo dela.
A Apologia da História é quase um manual de metodologia para estudantes de História, uma leitura obrigatória no começo da graduação e frequente ao decorrer dela. Foi uma leitura densa e devagar, mas recomendo ela para todes que estão se graduando em História!

Me sigam no meu Instagram literário @exlibrischalegre ?

Priscila 27/10/2016

"...um ato completo de História."
Este foi meu primeiro livro de teoria da História, já iniciei a leitura da área em que pretendo me graduar, com esse excelente livro! Diante de sua grandiosidade receio me decepcionar com os próximos, mas claro que essa impressão só me trás ainda mais a certeza de que eu vou amar ler os livros teóricos de História.

A leitura foi uma conversa constante com o autor, com muitas reflexões e anotações, March Bloch me fez reconhecer muitas verdades que percebo no mundo em poucas páginas de um livro. A introdução de Jacques Le Goff é espetacular!!

Um historiador com certeza representaria minhas ideias muito melhor nessa resenha, mas eu, como leiga e somente entusiasta do assunto, tenho só vagas palavras mas ótimas impressões de leitura. Como minha pretensão em escrever as resenhas seja simplesmente gravar essas impressões sem maiores pretensões, posso dizer que a experiência de ler esse livro e saber um pouco do que é fazer história foi espetacular!!

Ronnald.Trindade 13/05/2023

O início
Aqui, podemos ver, além de críticas contra a história unicamente política, as agendas que determinaram a criação da escola de annales. Nesse sentido, a história cultural e social se tornam determinantes para o futuro dos historiadores.

WagnerC4mp0s 31/12/2016

A obra inacabada de Bloch que deve ser ponto de partida para qualquer que se interesse por história.
Bloch já havia mostrado-se um historiador ímpar nas suas obras "os reis taumaturgos" e principalmente (ao meu ver) em "a sociedade feudal". Porém, foi em "apologia dá história" que ele fez com que o historiador buscasse uma maior reflexão acerca do seu ofício, dos "materiais" que usa neste ofício e de si mesmo. A obra é de difícil leitura, mas é algo que marcou, tanto a época de Bloch quanto as posteriores. Um material que deve ser relido por qualquer historiador não apenas duas ou três vezes.

Gean.Vilar 30/03/2023

O oficio do historiador
Marczinho sou se fã, fazer esse livro tão importante para o estudo da história mesmo diante de um cenário tao caotico, tem q ser muito fodao

Vitoria141 24/06/2022

Muita informação em poucas páginas. Fui surpreendia por isso e tive muita dificuldade de ler, mas no final acabei gostando muito

Japa 15/05/2022

Leitura necessária
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

Omae 11/12/2021

Marc Bloch revoluciona a historiografia ensinando como encarar a História, não apenas como um mero objeto de respostas, mas de perguntas.

Luiza 17/04/2021

Marc Bloch é simplesmente o melhor e se você discorda, discorde aí na sua casa. Uma introdução maravilhosa sobre a historiografia e o ofício do historiador, além de uma aula sobre como escrever (ainda mais considerando as condições na qual o autor se encontrava, o cara é um gênio!!!)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6