Apologia da História

Apologia da História Marc Bloch

Resenhas - Apologia da História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vitor Gabriel 30/01/2017

Um manual de como o historiador deve proceder em sua eterna busca pelos fatos que constituem o passado. Essa frase maximiza o livro, condensa-o simplificando sua gênese.
Li esse livro quando tinha 22 anos e voltei a ler agora, aos 32 anos. A idade e o amadurecimento foram fundamentais para essa impreitada , onde tornei a aprender, rindo em determinados momentos pela ácidez de algumas críticas.
Um ótimo livro para quem tem interesse em aprofundar estudos históricos.

Vitor.Canestraro 24/10/2018

Gênio
Livro fundamental a todo historiador, e mesmo, a quem se interesse.

Samantha Silva 10/05/2019

[RESENHA] APOLOGIA DA HISTÓRIA OU O OFICIO DO HISTORIADOR - MARC BLOCH
Marc Bloch é um dos mais importantes historiadores do século XX, medievalista suas obras são referências sendo um homem que pensava a história diferente, criando assim um novo método de se fazer história. E citar seu nome e não referenciar “Apologia da História ou o Oficio do Historiador” uma de suas obras mais memoráveis e citadas na graduação e quase impossível.

Como citamos anteriormente aqui no “Se a minha Estante Falasse” (acesse aqui) Bloch foi um grande historiador, fundador da “Escola dos Annales”, ao qual Peter Burke escreveu um livro intitulado “A Escola dos Annales 1923 – 1989”, uma obra excelente para quem deseja aprofundar – se sobre o movimento dos Annales. No entanto, a nossa resenha e acerca da produção de Marc Bloch, que infelizmente não veio a ser concluída, já que o autor encontra – se em mãos do exército nazista, já que Bloch era judeu e como grande parte acabou preso, torturado e morte. E enquanto permanecia preso, o historiador mesmo sem acesso a livros, ou outros materiais ele escreveu um manuscrito, contendo cinco capítulos (o último ficou incompleto). Tudo a partir da pergunta de seu filho: “Papai, então me explica para que serve a história”. E apesar do cenário vivenciado por ele, ele não transpassa isto, em sua obra. Muito pelo contrário, em Apologia da História ou o Oficio do Historiador ele traz uma linguagem simples, onde tanto leigos quanto doutores conseguem compreender o que Bloch desejava transpassar com a escrita desta obra.

A simplicidade com que Marc Bloch escreveu e concebeu está que, é uma das obras mais referencias dentro do campo da história (principalmente em teoria), e algo raro, visto que, poucos historiadores escrevem algo com tanta simplicidade de palavras sobre um assunto essencial de maneira profunda sobre a atividade e a forma de se produzir história e de como é o oficio do historiador, ou como deveria ser. O que a torna uma das obras historiográficas mais importante do século XX. No mais, o que posso indicar e que leia está obra, se pretende ingressa em História, recomendo a leitura deste livro, ele nos presenteia com seus conhecimentos, demonstrando que um historiador deve conquistar seu público, e que a História não é só ciência, ela e interdisciplinaridade, arte e conhecimento. Sendo o homem o maior objeto do historiador, e que ambos completam – se. Sendo de extrema importância para explicar as transformações do mundo em que vivemos.

site: http://www.seaminhaestantefalasse.com.br/2019/05/resenha-apologia-da-historia-ou-o-oficio-do-historiador-marc-bloch.html

TalesVR 07/06/2019

Inspirador
Infelizmente Marc Bloch deixou a Terra cedo demais, fuzilado por nazistas em 1944 e deixando a que seria sua maior obra, inacabada. Mesmo assim ainda sobrou muito para formar a ''Apologia da História'', um livrinho ''complicado'' que ensina, por meio de exemplos, o ofício do historiador. Interessante até pra quem não é da área ter uma noção de como funciona (ou deveria funcionar) a atuação desse importante profissional para todos nós das Ciências Humanas.

Inspirador porque Bloch definitivamente amava a História, percebe-se pelo seu jeito de expressar, como se fosse intimo da própria História personalizada. Por uma História crítica que ensine a pensar, como era o desejo de Bloch.

Eloisa98 02/11/2023

Enfim,este livro é sensacional para compreender o ofício do historiador e obviamente é a bíblia de qualquer estudante de história (eu inclusa).Eu li por causa da faculdade,mas foi uma experiência boa e bem esclarecedora. Fiquei com raiva do March Bloch por causa que tive uma prova sobre ele,porém espero tirar um 10. O conteúdo do livro é facil,porem a leitura é bem densa e chatinha as vezes.Enfim, recomendo para todos que tem interesse em aprender mais sobre história e o ofício do historiador.

Gabriel.Cruz 18/09/2022

como ponto de partida, Marc Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história, e esse livro em cinco capítulos contém de certa forma a reflexão me resposta dessa pergunta.

Jóckisan 20/09/2020

Clássico, mas difícil
É um clássico da História que todos os professores recomendam, mas que tem uma linguagem muito difícil e reflexões profundas. É um livro denso. Não acho que deveria ser indicado para quem ainda está na graduação, iniciando os estudos em História. Para conhecer os principais conceitos da História e da função do historiador, existem outros livros, com linguagem mais simples.

Já tendo passado da metade do livro, mas depois de ter lido várias páginas sem ter entendido nada, decidi abandonar, já que estava apenas perdendo tempo lendo, mas sem conseguir absorver o conteúdo. Quem sabe no futuro, com um conhecimento maior, eu não volte a lê-lo e aí consiga entender melhor.

Caesar 02/03/2021

História: ciência dos homens no tempo
Uma das principais obras da historiografia ocidental, apresentando os fundamentos da metodologia da escola dos Analles é um livro essencial a todos Historiadores(as).

Professor Eddie 02/04/2021

Primoroso
Esse é um clássico da Historiografia. É uma leitura necessária a todos os estudantes de História. Além de traçar um caminho para nosso ofício, deixa uma mensagem de que nós, historiadores, temos que falar aos especialistas e ao povo, aos alunos, a sociedade em geral.

Quando isso não ocorre, corremos o risco de ter uma sociedade que esquece sua História, que aceita negacionismos e revisionismos vindo de qualquer pessoa que fala sem conhecer as coisas.

Por uma História democrática, popular e que converse com a sociedade.

Vitoria141 24/06/2022

Muita informação em poucas páginas. Fui surpreendia por isso e tive muita dificuldade de ler, mas no final acabei gostando muito

WagnerC4mp0s 31/12/2016

A obra inacabada de Bloch que deve ser ponto de partida para qualquer que se interesse por história.
Bloch já havia mostrado-se um historiador ímpar nas suas obras "os reis taumaturgos" e principalmente (ao meu ver) em "a sociedade feudal". Porém, foi em "apologia dá história" que ele fez com que o historiador buscasse uma maior reflexão acerca do seu ofício, dos "materiais" que usa neste ofício e de si mesmo. A obra é de difícil leitura, mas é algo que marcou, tanto a época de Bloch quanto as posteriores. Um material que deve ser relido por qualquer historiador não apenas duas ou três vezes.

Ronnald.Trindade 13/05/2023

O início
Aqui, podemos ver, além de críticas contra a história unicamente política, as agendas que determinaram a criação da escola de annales. Nesse sentido, a história cultural e social se tornam determinantes para o futuro dos historiadores.

JosA225 04/04/2024

A leitura é boa, o Bloch escreve muito bem.
Mas como toda leitura de metodologia é um pouco cansativa
É um texto básico que todo aluno de história lê no primeiro período
Reli recentemente, vou reler no futuro dnovo

Japa 15/05/2022

Leitura necessária
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

Omae 11/12/2021

Marc Bloch revoluciona a historiografia ensinando como encarar a História, não apenas como um mero objeto de respostas, mas de perguntas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6