Catarina, a Grande

Catarina, a Grande Robert K. Massie

Resenhas - Catarina, a Grande

Bruna 14/09/2017

Aprendizado
Ler este livro foi um prazer imenso. A história da grã - duquesa Sophia, a força que ela demonstrava desde cedo, tinha maturidade, tinha paixão pelo povo russo.
O livro é bem extenso, mas nada cansativo. Acabei o livro, e estou com saudades de Catarina e da Rússia.
Achei muito interessante a relação dela com o iluminismo, o seus ideais e a luta interna que tinha com ela mesma. Aprendi muito.
Ela deixou um legado da arte na história do seu povo, artistas como Tolstói, Dostoiévski, Borodin, Glinka, Stravinsky, entre outros...
Fundou hospitais, escolas, universidades, e trouxe vacinas para a população.
Enfim, livro INCRÍVEL!
Catarina A GRANDE.

Andrieli 16/01/2018

Nesta obra, o autor narra a trajetória da princesa alemã levada para a Rússia aos 14 anos para casar-se com Pedro III, herdeiro do trono, e que acabou conduzindo um golpe que depôs o marido e a levou à coroação.
“Catarina, a Grande” é um relato forte e inspirador. Um livro que impressionará o leitor e o enredará nas conspirações, traições, conquistas e derrotas que marcaram o reinado dessa mulher que fincou definitivamente seu nome na história.

Uma excelente biografia. ;)

Rebecca.Valenca 06/07/2018

Muito bom. A leitura é agradável e leve, tornando o passeio pela vida de Catarina um desenrolar agradável de se acompanhar.

lodz 21/05/2020

Deslumbrado
Não tem como negar a capacidade do veterano escritor de tornar seus textos agradáveis,fáceis de ler.As páginas correm macias,induzindo o leitor a continuar em frente mesmo se tratando de uma biografia volumosa.Em mãos menos hábeis o resultado poderia
tornar-se enfadonho,árido.Aqui acontece o contrário,a vida da famosa imperatriz desde seus primórdios até ápice é contada com desenvoltura instigando-nos a seguir adiante com prazer.
O que me incomodou um pouco (bastante para ser sincero) foi a admiração exagerada o deslumbramento que o escritor deixou transparecer claramente pela biografada.
Em todos seus atos polêmicos,seja na vida privada ou governando seu império,o autor tem uma justificativa para eximi-la de más intenções ou defeitos de caráter.
Seria ingênuo no meu ponto de vista acreditar que um governante autocrático,voltado para as demandas da nobreza em detrimento a maioria esmagadora da população fosse uma iluminista convicta,e que só não punha em prática esses ideais devido as pressões da classe dominante.Catarina foi uma governante sagaz e astuta,contribuiu e muito para consolidar,expandir o império russo.
Como todos os governantes com poderes absolutos,onde os interesses do estado se confundiam com os da nobreza,Catarina governou de acordo com esses preceitos.
Foi uma ótima administradora,mas também dura no ato de governar.
A imagem criada nessa biografia soa um tanto artificial ao tentar justificar alguns momentos condenáveis do longo reinado de Catarina que por suas qualidades administrativas mereceu o título de "a grande"

Ester Moraes 22/11/2018

Apesar de tudo, Catarina também foi um ser humano como qualquer outro.
Foi a minha primeira experiência direta com uma biografia. Não conhecia Catarina II e muito menos a sua contribuição para o progresso da Rússia Imperial. Apensas tinha vago entendimento obre a ultima geração dos Romanov, que foi exterminada de uma forma brutal. Comprei esse livro há anos, sempre o relegando o início de sua leitura a um possível amanhã, nunca chegando ao real desejo de lê-lo. Entretanto, meus acessos literários são imprevisíveis e do absoluto nada, decidi que esse seria o livro que eu iniciaria, mesmo que o seu tamanho indicasse maior dedicação.
É um livro excepcional, apesar de imparcial. Robert K. Massie tem a habilidade de dar a uma história naturalmente enfadonha com suas intrincagens politicas, ares de conto de fadas e aventura de heróis e heroínas. Ele faz uma cobertura de toda a vida da imperatriz, desde quando seu nome ainda era Sofia, passando pelo noivado, grã-ducado, até conseguir usurpar o império das mãos de seu indolente marido, Pedro II.
Ao chegar nessa fase, Catarina demonstrou grande dedicação e entendimento de questões políticas, pois era admiradora e até (se assim podemos dizer), seguidora das ideias iluministas. Contudo, apesar de todos os seus esforços para dar continuidade ás empreitadas de Pedro, O Grande, acredito que Catarina ainda tinha medo de enfrentar todo o arcabouço social de sua época, seja por sua posição ilegítima no trono ou por ousadia de enfrentar aqueles que apoiaram sua subida ao governo. Mas não podemos dizer que foi covarde, até porque negaríamos toda a sua astúcia, esperteza e altivez durante a Guerra dos Sete Anos e posteriores animosidade típicas dos tempos imperiais. Todavia, mesmo exaltando sua notada lealdade ao país que lhe acolheu aos 15 anos e sua diisposição e aptidão para os jogos políticos, acredito eu que sua maior característica foi ser uma mulher que procurava fazer tudo com amor. Desde seu empenho em fazer da Russia uma potencia respeitada no Ocidente, até as escolhas de seus preferidos: Catarina procurava e lançava amor em tudo o que fazia. Foi uma mulher apaixonada, antes de tudo. Apaixonada por seus amantes, por seus livros, filósofos , obras de arte e até mesmo, pelo poder autocrata. Mas acima de tudo isso, era completamente rendida ao seu desejo de servir a Rússia e torná-la amada e grande, assim como foi negado a ela por anos e anos, mas também como foi oferecido posteriormente a ela, numa simples frase que talvez resume tudo o que essa mulher foi e será, ao longo da história.: seu nome não será mais lembrado como Sofia ou grã-duquesa, mas sim como Catarina II, a Grande da Rússia.

site: https://www.instagram.com/1mes1livro/?hl=pt-br

Señorita Li 11/02/2019

Incrível história de uma incrível mulher
Fazia tempo que não lia uma biografia e fico feliz ter lido está de Catarina a grande. Muito bem escrita, a pesar de ser um livro longo em momento algum a leitura ficou puxada.
A história narra a vida completa de Catarina, desde sua infância, como virou grã duquesa no começo da adolescência e como término seus dias como imperatriz, sempre determinada e focada e com suas controvérsias para a época.
O livro também vai contando a história do que ia acontecendo na Europa, principalmente na França que teve muita influência no governo de Catarina.
Ótima leitura!

Fatima.Aparecida 08/07/2019

Excelente!
Eu não conhecia a história desta imperatriz e a leitura do livro me despertou um desejo enorme de ler outros livros sobre "Os Romanov". O livro é envolvente, com muitos dados históricos (eu dispensaria a tantas referências à datas, mas nada q prejudique a leitura), envolvente. Para quem como eu adora romances / ficções históricas recomendo!

Comenta Livros 22/07/2019

Um livro que amei cada página
Você sabe quem foi Catarina,a Grande? Não? Então leia esse livro.

site: http://comentalivros.com/catarina-a-grande-retrato-de-uma-mulher-robert-k-massie/

Gisa 03/11/2019

Incrível
Que mulher maravilhosa!! Excelente trabalho do autor, minucioso, mas com leveza. Termino o livro com profunda admiração por essa mulher que mudou a Rússia, e a Europa!!
Recomendo a leitura para todos os amantes da História, e para quem queira conhecer mais sobre o poder feminino na Europa

Rodrigo.Moritz 24/02/2020

Bibliografia história.
Livro muito interessante. O autor faz uma excelente bibliografia de Catarina e de forma fluída e bem escrita. Muito interessante saber mais sobre o funcionamento da autocracia da Rússia.

Hester1 28/02/2020

Excelente!!

Priscila 17/05/2020

"Uma longa e notável jornada"
Biografia muito bem escrita de Catarina II, importante imperatriz russa. Foi minha primeira biografia, mas me encantei pelo gênero por causa do modo como Robert Massie o escreveu. Empaquei em alguns capítulos, principalmente na primeira guerra contra a Turquia e a partilha da Polônia, mas posso dizer que não quis largar o livro no primero e no terceiro terços. Excelente para entretenimento e para instrução.