Catarina, a Grande

Catarina, a Grande Robert K. Massie

Resenhas - Catarina, a Grande

LangDLivia 16/01/2021

Feliz que acabou :)
?Em primeiro lugar, minhas ordens não seriam cumpridas se fossem ordens que não pudessem ser cumpridas. Você sabe com que prudência e circunspeção eu ajo na promulgação das leis. Examino as circunstâncias, peço conselhos, consulto a parte esclarecida do povo, e assim descubro o efeito que a lei terá. Quando estou certa de que terei boa aprovação, só então dou as ordens e tenho o prazer de observar o que você chama de obediência cega. Esta é a base do poder ilimitado. Mas creia- me, não obedeceriam cegamente se as ordens não fossem adaptadas à opinião geral.?

keilasantos 24/11/2020

A Grande
A forma como passaram a se referir a Catarina como "A Grande" resume bem essa imperatriz que era uma mulher a frente do seu tempo.
Suas contribuições tanto na política como na cultura influenciou não só a Rússia, mas também as outras nações. Sendo esse o motivo dela ser considerada a maior imperatriz da Rússia e uma das maiores do mundo.
Mas não só na política as suas contribuições foram percebidas, mas também na cultura, o que permitiu o apoio aos maiores autores russos que vieram depois do seu reinado.

Mari 05/11/2020

Conhecendo a Verdadeira Catarina
Primoroso o cuidado com que o autor nos apresenta a Catarina, de corpo e alma, onde o leitor de depara com a menina que não foi amada pela mãe; e que já tinha a certeza de que queria ser rainha e se ver livre das garras de uma mãe supérflua e interesseira; apesar de ser por do lado interesseiro da mãe, que sonhava com reconhecimento das altas rodas da nobreza; que Catarina foi levada para a Rússia e de princesa germânica tornou se Gran Duquesa russa. Ao se descobrir em um casamento infeliz com um marido problemático e doentio, Catarina não desanimou e nem deixou de acreditar que um dia chegaria ao seu objetivo.
A despeito de todos os seus problemas e humilhações, ela tomou para si a tarefa de estudar...ganhar conhecimento enquanto nada ao seu redor estava a seu favor.
Fascinante... encantadora...uma mulher que esteve a frente do seu tempo e conquistou o amor do povo Russo e dedicou sua vida como imperatriz para deixar um verdadeiro legado ao povo...não só aos Russos, mas fez com que a Europa reconhecesse o valor da determinação de uma mulher inteligente.

Carolina 02/10/2020

Livro intetessante, embora em algumas partes seja uma leitura mais cansativa...mas vale a pena

Hayra.Oliveira 16/08/2020

Catarina, A Grande
Comecei a leitura desse livro em razão de um clube de leitura que eu me inscrevi e confesso que estava um pouco apreensiva por ser uma biografia com um grande peso histórico, porém logo nas primeiras páginas me encantei com a narrativa que o autor usou para contar a história de Catarina, A Grande.

O livro é extremamente rico e além de contar a história de Catarina, ainda abrange os detalhes históricos e diplomáticos dessa época da história da Rússia e Europa.

Catarina é uma mulher inteligente, forte, determinada e que viveu inúmeras dificuldades para poder se manter no poder, mas que com toda a sua obstinação conseguiu firmar seu poder e moldar a história do império Russo, firmando sua política externa com ideias iluministas, artes, arquitetura e inúmeras outras façanhas que são até difíceis de listar.

Indico esse livro para todos os amantes de história, estudos diplomáticos, estratégia de guerra, filosofia, romance épico e admiradores de mulheres fortes e únicas.

Sandro 05/07/2020

Apesar da misoginia do subtítulo ("retrato de uma mulher"), é uma boa obra. Os primeiros dois terços são bastante fluidos, mas por alguma razão o autor decide abandonar a narrativa cronológica no último terço do livro, tornando a leitura mais áspera e fazendo eu me perder mais de uma vez. Além disso, a ausência de material autobiográfico referente aos anos finais de vida de Catarina afasta o leitor do objeto do livro, forçando o autor a discorrer sobre tema secundários para preencher as lacunas. Esses defeitos são dignos de nota justamente porque aparecem em um livro que, fora esses aspectos, é excelente. A vida de Catarina é interessantíssima, bem como seu legado, e esse livro faz jus a isso.

Japa 30/06/2020

Ótima bibliografia, leitura suave e rica de tantos acontecimentos história não só da Rússia, mas também de toda a Europa.

SIMBRAS 23/06/2020

Bem detalhado, e emocionante!
A narrativa de uma Imperatriz, não poderia ser melhor contada.
A estória de Catarina é surpreendente!
De uma jovem sem o amor do lar, a uma Imperatriz do maior império da terra.
Suas ações impediram que o Império Russo, causem nas mãos de um imperador fraco e infantil. Ampliou o Império, imprementou leis, travou guerras, derrubou revoltas internas, e acima de tudo, era amada pelo seu povo.
Até hoje, especialistas dizem que a única de pode se comparar a ela, foi Elizabeth I.

lodz 21/05/2020

Deslumbrado
Não tem como negar a capacidade do veterano escritor de tornar seus textos agradáveis,fáceis de ler.As páginas correm macias,induzindo o leitor a continuar em frente mesmo se tratando de uma biografia volumosa.Em mãos menos hábeis o resultado poderia
tornar-se enfadonho,árido.Aqui acontece o contrário,a vida da famosa imperatriz desde seus primórdios até ápice é contada com desenvoltura instigando-nos a seguir adiante com prazer.
O que me incomodou um pouco (bastante para ser sincero) foi a admiração exagerada o deslumbramento que o escritor deixou transparecer claramente pela biografada.
Em todos seus atos polêmicos,seja na vida privada ou governando seu império,o autor tem uma justificativa para eximi-la de más intenções ou defeitos de caráter.
Seria ingênuo no meu ponto de vista acreditar que um governante autocrático,voltado para as demandas da nobreza em detrimento a maioria esmagadora da população fosse uma iluminista convicta,e que só não punha em prática esses ideais devido as pressões da classe dominante.Catarina foi uma governante sagaz e astuta,contribuiu e muito para consolidar,expandir o império russo.
Como todos os governantes com poderes absolutos,onde os interesses do estado se confundiam com os da nobreza,Catarina governou de acordo com esses preceitos.
Foi uma ótima administradora,mas também dura no ato de governar.
A imagem criada nessa biografia soa um tanto artificial ao tentar justificar alguns momentos condenáveis do longo reinado de Catarina que por suas qualidades administrativas mereceu o título de "a grande"

luisasfreitas 21/05/2020

1ª biografia
Essa é a primeira biografia que leio na vida e com certeza uma das mais especiais que lerei.
Eu me apeguei a personagem da princesa Sofia, que posteriormente seria Catarina II ou Catarina, a Grande. Não quis acabar o livro porque não queria me despedir dela ?

Priscila 17/05/2020

"Uma longa e notável jornada"
Biografia muito bem escrita de Catarina II, importante imperatriz russa. Foi minha primeira biografia, mas me encantei pelo gênero por causa do modo como Robert Massie o escreveu. Empaquei em alguns capítulos, principalmente na primeira guerra contra a Turquia e a partilha da Polônia, mas posso dizer que não quis largar o livro no primero e no terceiro terços. Excelente para entretenimento e para instrução.

José Carlos 17/04/2020

Impossível largar!
Livro muito bem escrito! Autor teve o cuidado de não misturar vários personagens todos ao mesmo tempo! Apresentou situações específicas separadas, podendo assim termos conhecimento de cada pessoa que fez parte da história de Catarina, a Grande! Excelente!

Hester1 28/02/2020

Excelente!!