Catarina, a Grande

Catarina, a Grande Robert K. Massie

Resenhas - Catarina, a Grande

Mi Hummel 25/01/2014

Uma imperatriz de assalto.
De princípio, imaginei que o livro fosse uma biografia romanceada.
Quando percebi que não era bem assim, fiquei um tanto quanto decepcionada e achei que não conseguiria levar a leitura adiante.

Ledo engano. De repente, fui vencendo as páginas e me sentindo cada vez mais envolvida na leitura sobre a jovem princesinha germânica que enfrenta anos de solidão até ascender ao trono Russo de assalto.

Catarina II é uma mulher esclarecida e sedenta de afeto. Passa longos anos submissa até perceber que seu intelecto e amor pelo povo russo pode levá-la ao poder.
Interessante perceber que, para ter acesso ao trono, bastava uma indicação do Imperador ou Imperatriz do momento, não sendo necessário ser um homem. (pelo menos até que Paulo, o filho de Catarina, não mudasse o cenário)

Interessante também poder conferir as fotos que aparecem lá pelo meio do livro. Gostaria de poder ter visto mais imagens. A todo momento eu voltava para a sessão das fotos para examinar atentamente a imagem, solidificando na mente quem eram as personagens!

Julgá-la por sua vida fora do comum, sedenta das atenções de seus amantes é muito pouco para definir esta mulher que doou tudo pela vontade férrea de engrandecer a Rússia. Ela é uma mulher que fez o que podia e como podia. Teve seus erros, seus amores, dores e intrigas.

E confesso que, na corrida pela sucessão, meu maior pesar foi pela história de Ivan. A criança que foi trancafiada por Elisabeth (Rainha anterior à Catarina) por 21 longos anos em uma pequena cela e que, como um peão, teve a vida miserável marcada por sua ascendência nobre.

Enfim. Robert K. Massie, na minha humilde opinião, realizou um trabalho hercúleo, digno de nota.
Gostei muito.
Bruna 10/08/2014minha estante
Nossa, Mi, nem sei como te achei aqui! Quanto tempo! Ganhei o livro, mas nunca fui muito fã de biografias. Ele é grande e eu gosto mais de livros curtos, objetivos... Mas sua resenha me motivou a ler! Espero que seja legal. Beijos

Mi Hummel 10/08/2014minha estante
Oi, Bruna!risos! Quanto tempo mesmo, hein!=) Esteja aberta para tudo! Eu cheguei a essa conclusão. Estou lendo de tudo um pouco para me formar como uma leitora mais consistente. Quanto à Catarina: Apesar de longo ele é bastante objetivo. Faça uma tentativa! Quem sabe ele não te cativa também? =*

Bruna 13/08/2014minha estante
Gostei da sua teoria, faz todo o sentido. Preciso mesmo diversificar meus gostos literários. Comecei o livro e em 3 dias já estou na metade. O autor consegue manter o livro interessante sem inventar ou divagar muito. A historia da pequena Catarina rejeitada pela mae que de torna uma pensadora, culta e iluminista, rumo à imperatriz da Russia me cativou! Estou adorando! Bjs

Mi Hummel 14/08/2014minha estante
Que bacana, Bruna! Caramba, 3 dias? Gente! Recorde total! Isso que é legal. O livro é longo mas é objetivo!

Rogéria 24/01/2018minha estante
Um dos melhores livros que li. A pesquisa de Massie/escrita do livro levou oito anos, o que mostra sua dedicação. Além disso, a tradução é muito boa. Quem ama história, deve ler essa obra! Comprei todas do autor...

Jardim de histórias 08/04/2023

Um trabalho biográfico primoroso!
Uma personagem da história, marcada pela força e carisma, assim como Pedro o Grande, Catarina II protagonizou o império Russo. Em um longo reinado, de aproximadamente 34 anos, Catarina, passou por vários levantes, amantes Uma iluminista que acreditava na reforma e no progresso.

Multifacetada, Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg, assim era chamada antes de se converter para igreja ortodoxa russa. Que após a conversão, passou a se chamar Catarina Alexeievna e logo se casou com o grão-duque Pedro Feodorovich, Pedro III, filho de Ana Petrovna da Rússia. Mesmo sendo casada com Pedro, Catarina, só passou a ser a Czarina, após seis meses de reinado de Pedro, devido a um golpe oriundo de uma conspiração palaciana. Uma biografia tão incrivelmente escrita, uma história tão fascinante, que torna, não só a leitura, mas a pesquisa, extremamente prazerosa. Mesmo sendo um crítico ferrenho do capitalismo, feudalismo, absolutismo. Não tem como historiador que sou, não permanecer de queixo caído com a magnitude da história russa. E a dinastia Romanov, sintetiza muito bem isso. Independente da ideologia, Catarina, a Grande, foi uma figura imponente, uma mulher icônica.
Vanessa.Castilhos 08/04/2023minha estante
Suas leituras são de referências! Mt obrigada pelas suas resenhas! Maravilhosas!

Jardim de histórias 08/04/2023minha estante
Vanessa querida, muito obrigado pelo retorno! Gosto muito de compartilhar minhas impressões sobre essas obras incríveis. Fico muito feliz ao contribuir!

Paloma 08/04/2023minha estante
Foi a primeira e única biografia que li até agora e tbm adorei! Ao mesmo tempo que conhecemos essa personagem histórica incrível, conhecemos tbm um pedaço da rica história russa. Sensacional mesmo ?
ps: em muito momentos eu fiquei embasbacada com os acontecimentos, parecia ficção de tão inacreditável kkkk. Muito bom!

Jardim de histórias 08/04/2023minha estante
Perfeito! Paloma, também fico assim com a história russa. Essa biografia em questão é simplesmente maravilhosa a ponto de nos confundir com a ficção. Recomendo do mesmo autor a biografia Nicolau & Alexandra.

Juliana 29/07/2019

Primeira biografia
Não se assuste, são as 600 páginas mais leves e interessantes que você vai ler sem perceber. Foi minha primeira biografia e fiquei encantada com a vida da Catarina A Grande, sua história de vida é inspiradora, vale a pena mergulhar nesse livro!
Rodrigo1001 29/07/2019minha estante
Esse livro é um espetáculo!

Guilherme.Basilio 30/07/2019minha estante
Estou gostando muito do livro. ?tima leitura!

Rodrigo1001 05/08/2018

Magistral!
União perfeita entre pesquisa minuciosa de biógrafo e maestria narrativa de romancista, se há algo que lamento em relação a este livro é não tê-lo passado na frente dos outros.

Escrita pelo historiador norte-americano Robert K. Massie, “Catarina, A Grande” é uma biografia histórica que vai muito além dos limites do gênero. O livro transporta o leitor de volta ao extraordinário mundo da Rússia czarista para contar a história real da princesa germânica Sofia Anhalt-Zerbst que governaria o império russo por mais de 30 anos e que seria mundialmente conhecida como Ekaterina Alekseyevna - Vossa Majestade Imperial Catarina II, ou, ainda, Catarina, A Grande.

Gente, é um livraço do começo ao fim! Prova disso foi a rapidez com a qual devorei suas páginas: foram mais de 200 em uma única sentada! Sim. Me vi reduzindo propositalmente a velocidade de leitura por pura pena de terminar o livro.

Com uma prosa ágil e desafiando o que – nas mãos de um escritor menor – poderia ter se tornado uma ressaca mortal de fatos históricos exaustivamente apresentados, o autor consegue o difícil equilíbrio de impressionar qualquer historiador acadêmico e, ao mesmo tempo, captar a imaginação do leitor comum.

Tudo é descrito de forma consistente e elegante, com um nível de detalhes espantoso, fruto de mais de 8 anos de extensiva pesquisa sobre Catarina e sobre a Rússia do final do século XVIII.

Embora detalhista, o livro está a anos-luz de distância daquelas monótonas descrições históricas de pessoas e lugares constantes em livros didáticos. Na realidade, de tão bem escrito, mais parece um romance ficcional. Talvez ciente do seu talento como romancista, Massie relembra o leitor a todo tempo sobre a veracidade dos fatos, referenciando documentos oficiais e oferecendo até mesmo fotos da família imperial.

O livro entrega choque, suspense e surpresa na medida certa. Extrapola a vida da própria Catarina e nos brinda com correspondências reais trocadas entre a imperatriz e importantes figuras da época, como Voltaire, Diderot e Montesquieu. Com linguagem intimista, revela os amores da imperatriz, a sordidez dos casamentos arranjados, os esgotos das monarquias europeias e, de brinde, ainda explica sobre a Revolução Francesa, sobre o Iluminismo e sobre os sangrentas guerras que aconteceram no período. Você aprende História estando desesperadamente apaixonado pela narrativa.

Amante das artes, Catarina é retratada em toda a sua glória e em toda a sua sordidez. O autor tomou o sensato cuidado de retratar tudo com extrema fidelidade aos fatos, retratando o reinado da imperatriz tal como aconteceu, com seus altos e baixos. Você ama Catarina com a mesma força que a detesta.

Pessoalmente, eu conhecia pouco sobre a vida de Catarina II e lamentei o fato de não ter posto minhas mãos neste livro antes de 2015, quando tive a oportunidade de visitar São Petersburgo em uma viagem de negócios. De qualquer forma, a experiência de leitura foi muito mais profunda pra mim, especialmente por ter tido a sorte e por ter contado com a gentileza do nosso cliente russo em providenciar um mini-tour de final de semana pelos castelos e pontos turísticos da cidade – muitos deles citados na biografia.

Como dica, embora o tamanho do livro seja um tanto assustador com suas 640 páginas, persevere, pois bastam poucas páginas antes de você perder a noção do tempo e se encontrar transportado para o passado. E isso é mágico!

Por fim, Catarina certamente se colocou no panteão da História enquanto o autor acabou de colocar esse livro no meu panteão particular de livros favoritos.

Leva 10 estrelas de 10 estrelas brilhantes!
Helena Mendonça 05/08/2018minha estante
Nossa! Despertou meu interesse. :) Gosto de biografias.

Rodrigo1001 05/08/2018minha estante
Pode pegar sem titubear, Helena. Essa biografia é excepcional.

Mel 04/02/2015

Adorei!!!!!
Muito, muito bom!!!!! O livro é enorme, mas a escrita do biógrafo é ágil, tornando a leitura muito prazerosa! Que imagem de Catarina ele nos dá e que painel hihistóricao da Rússia e Europa!!!!! Vale muito a pena esse livro!
Ana Cristina 04/02/2015minha estante
Ola! Qual o estado dele?

Italo.Totti 10/04/2020

Retrato biográfico da princesa alemã que se casou com o herdeiro do trono russo, o depôs e assumiu o trono si. Grande responsável pela modernização e ampliação do império.
Joao.Marcelo 24/06/2021minha estante
Esse sim é um resumo, em suma.

Katharina 01/02/2016

Muito bem escrito e o autor consegue fazer o leitor se interessar por seus outros livros
Ewerton.Neto 07/04/2016minha estante
Deve ser uma boa biografia!

Maria17661 03/03/2024

Fofoqueiras irão amar esse livro (eu com certeza amei)
Peguei o livro sabendo somente o básico sobre Catarina e me surpreendi.

Com uma escrita que te impede de largar o livro, o autor te acompanha durante toda a vida de Catarina.

Com muitas intrigas, fofocas, caos e gritaria o livro te mostra não só a vida e relevância de Catarina como te apresenta um panorama da época.

Recomendo muito a leitura da biografia dessa mulher extremamente inteligente e, ao meu ver, a frente de seu tempo.

Wilton 18/08/2013

O livro não se limitou à política de Catarina. Apresentou também a sua vida íntima, os seus anseios e convicções. Ficamos diante de uma imperatriz que não tinha atitudes casuais. Tudo nela era pensado e tinha objetivos; até os casamentos dos netos eram objeto de reflexões políticas. Com ela, a Rússia foi verdadeiramente um império. Seu amante e depois auxiliar dedicado, Potemkin, teve um valor inestimável e foi responsável pela expansão do império russo em direção ao Sul. Tudo isso, o autor mostra-nos com precisão e sensibilidade. A tradução simples e confiável é outro aspecto de realce da obra. O lado humano da monarca que alterou as suas convicções depois do êxito da Revolução Francesa, colocou-nos diante não só da imperatriz, mas também do ser humano sujeito a conviver com os seus medos.

Sally.Rosalin 16/10/2014

Biografia
Presente desejado, presente ganho! Catarina governou 34 anos,depôs o próprio marido e modernizou o Império Russo. Leitora dos iluministas, sempre é citada quando o assunto é despotismo esclarecido. O autor tomou como base passagens de diários e cartas da czarina. Rejeitada por sua mãe, por ter nascido mulher, logo é usada pela mesma como degrau para o crescimento. Sofia (Catarina) é chamada aos 14 anos para contrair o matrimônio com o futuro imperador da Rússia, mesmo tendo que abrir mão do protestantismo e participar de disputas políticas territoriais. É possível ler não acontecimentos históricos russos, a intimidade da alcova de Catarina, detalhes pitorescos do espaço privado e público e também assuntos paralelos fora da Rússia,como a independência das colônias inglesas e a Revolução Francesa. 640 páginas envolventes.

Raíssa 10/08/2016

8.5/10
"Catarina, a Grande: retrato de uma mulher" foi o meu primeiro contato com o gênero biográfico. Não sei se foi o estilo de escrita do autor, o gênero em si ou a própria pessoa da Catarina: fato é que estou encantada.

Li o livro em formato de ebook para Kindle, onde não é possível ver o número de páginas do livro, apenas o progresso em %. Estava até estranhando, porque eu lia, lia e não acabava nunca... Fiquei mais que surpresa ao descobrir que o livro tinha 640 páginas! Um dado que de início pode parecer assustador pra quem não tem muito contato com calhamaços, mas com certeza irrelevante para quem já começou a história: é impossível largar!

O livro é recheado com excertos retirados das Memoirs (uma espécie de diário) de Catarina, ilustrando a história, tornando-a ainda mais fidedigna. Os retratos e pinturas compilados também foram um deleite e uma agradável surpresa (nunca havia folheado o livro) que fecharam o conjunto com chave de ouro. O modo com que os personagens são apresentados e explorados é magnífico: não conhecemos apenas a personalidade da Catarina com profundidade, mas também as de sua mãe, marido, antecessora Elizabeth e amantes.

Um aspecto que preciso mencionar é o painel de fundo, que Massie pinta com maestria. O livro nos leva diretamente aos costumes e acontecimentos do século XVIII. Entram no contexto intrigas de corte, guerras, rebeliões, golpes de estado e até o iluminismo que mais tarde desemboca na Revolução Francesa. Catarina era, inclusive, amiga íntima e leitora assídua de Voltaire.

Interessante também ressaltar o papel da mulher na época. Catarina foi uma mulher com inúmeros amantes que só ascendeu ao trono graças à ajuda de um deles. Relacionava-se com rapazes décadas mais novos que ela. Déspota esclarecida, fazia questão de estar a par de tudo o que estava acontecendo em seu vasto império, e tornou a Rússia uma das maiores potências europeias da época. Tudo isso um século antes de o feminismo pensar em surgir!

Estou com medo de iniciar qualquer outra biografia e descobrir que este livro é excepcionalmente bom comparado aos demais do mesmo gênero hahah com certeza, recomendadíssimo. Só não dei cinco estrelas porque realmente senti falta de um enfoque um pouco maior na relação de Catarina com seu filho e netos, principalmente durante o crescimento daquele.

Altieres 21/12/2016

Biografia completa
Adoro a história russa, a dinastia Romanov e tudo o mais. Certamente é uma das bibliografias mais detalhadas da vida de Catarina. Um fato positivo é que o autor às vezes "foge" contando o que ocorria com outras personagens ou outros países, mas logo fica claro que é a fim de contextualizar o cenário em que se formaram as decisões políticas da matuschka. O livro se concentra em determinado aspecto da história da imperatriz para depois passar para o seguinte (amantes, artes, filhos...), assim, a ordem cronológica vai e volta. Porém isso não confunde o leitor, uma vez que o autor faz breves resumos do que havia ocorrido capítulos atrás com o objetivo de mostrar que determinado fato ocorreu em concomitância com fatos já narrados. Não gostei, contudo, de quando o autor utilizou esse "resumo" para falar algo que acabara de ser dito, duas ou três páginas antes, às vezes com as mesmas palavras. Tirando isso, achei o livro excelente!

Gi 21/06/2017

Catarina, a Grande.
"Tudo foi feito para impedir essa viagem. Garantiram-me que meu progresso seria cheio de obstáculos e desconforto. Quiseram me assustar com histórias da fadiga na viagem. As pessoas me conhecem muito pouco. Não sabem que se opor a mim é o mesmo que me encorajar, e que cada dificuldade que colocam no meu caminho é um incentivo a mais."

"Ela se sentou no trono de Pedro, o Grande, e governou um império, o maior do mundo. Sua assinatura num decreto era lei, e se quisesse, poderia significar vida ou morte para qualquer um de seus 20 milhões de súditos. Era inteligente, culta e sagaz juíza de caráter. Durante o golpe, tinha mostrado determinação e coragem. Uma vez no trono, demonstrava mente aberta, disposição para perdoar e uma moralidade política fundada na racionalidade e na eficiência prática."

Porque nunca vou parar de me interessar por histórias de mulheres fortes e capazes de mudar o pensamento retrógrado de sua época. Infelizmente, ainda nos dias atuais, nos deparamos, diariamente, com ideologias patéticas de que o gênero feminino é inferior? ao masculino em vários aspectos. Por isso nunca cansarei de compartilhar exemplos que demonstram o quanto isso tudo é errado e absurdo. Vale demais a leitura!