Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

Gabriel 21/04/2020

Uma aventura atemporal
O livro é tão bom quanto o filme, lendo-o senti as mesmas emoções (as vezes até mais) que senti quando vi o filme clássico! Uma leitura divertida, fluída e com personagens cativantes. Vale a pena!

Jéssica Passos 15/04/2020

Simples, mas divertido.
O livro é super simples e sem grandes surpresas, mas é uma leitura rápida (uma tarde) e divertida. É bom para desenvolver o hábito da leitura em crianças ou para relaxar após uma leitura complexa.

deborasilvaa 05/04/2020

Gosto de infância.
Eu amei a forma como o escritor narrou a perspectiva do Mikey, por ele ser uma criança o texto em si é simples e coisas mais específicas são respondidas por pessoas mais velhas.

Os goodies, na verdade, é um filme que foi transformado em livro de uma maneira extraordinária. A história lembra uma das aventuras sessão da tarde, e me transmitiu a sensação de estar sentada na sala a tarde assistindo um filme de aventura.

Temos vilões hediondos, cara mal que vira bonzinho, crianças medrosas que ficam corajosas, pessoas inteligentes, pessoas metidas, adolescentes apaixonados, aventura, amizade e lealdade. Tudo que uma pessoa precisa para se distrair enquanto desfruta o livro.

Eu nunca tinha lido um filme e essa experiência foi bastante gratificante, depois dessa leitura eu definitivamente vou em busca de mais ?filmes para ler?

kathrein.oliveira 23/03/2020

Fofíssimo
Um livro muito leve que me lembrou os filmes que eu amava ver na sessão da tarde. Embora nunca tenha visto o filme dos goonies, pretendo ver agora que encerrei a leitura e super indico essa leitura leve a todos que quiserem se divertir.

Bart 13/03/2020

*Criado por Steven Spielberg e escrito por James Kahn*
Que LIVRO!! Saudosismo puro da minha infância, gostaria muito que essa nova geração tivesse pelo menos um pouquinho de contato com a forma que vivemos a nossa infância (eu tô ficando velho mesmo kkkkkkk). Mas esse é o segredo de produções como "Stranger Things" por exemplo; resgatar a aventura, o mistério que tínhamos nas décadas de 1980 e 90 em nossas brincadeiras, até mesmo nas paqueras, não "valer a existência através" do celular, seja por jogo, wtpp, desaprendendo até como conviver com o outro.
A trama todos já conhecem... só que agora passei a entender o motivo que deu início à aventura, uma turma de amigos que se designam Os Goonies, estão prestes a terem que se mudar, porque o clube de golfe (coisa de gnt fina) comprou a hipoteca dos moradores daquela região, os meninos acham um mapa no sótão da casa (o pai dos irmãos trabalha no museu da cidade) e como última aventura eles vão atrás do tesouro...leia caso queira saber mais!
Como em "E.T. O Extraterrestre" a versão escrita é bem mais pesada...e mais legal! É o filme com várias cenas extras, a cena do beijo nos esgotos não foi beeeeem desse jeito no filme kkkkkkkkkkk, créditos p/Slot que descobri ser um menor de idade e faz muito mais coisas no livro. O palavreado dos meninos kkkkkkkk, outra coisa que tenho certeza que não foi para filme.
O filme foi fiel ao livro! Se o filme foi excelente... O livro consegue ser melhor ainda!!
Ps. Outra obra antiga que faz referência ao "Senhor dos Anéis".

Sarita Helena 08/03/2020

Um ótimo complemento ao clássico filme dos anos 80.
Mundo Tolkien 08/03/2020minha estante
Amooo. Deu até saudade de Bocão e sua turma.????

Carlos 23/02/2020

Divertido
Uma aventura adolescente muito bem trabalhada, um tesouro pirata, bandidos salafrários, um grupo de amigos doidos por uma aventura, com direito a moral da estória... leitura levinha... e ótimo pros fãs do filme de Steven Spilberg. Indico.

Jaine.Rosa 04/02/2020

Never say die !
Os Goonies ficou conhecido por seu filme lançado em 1985, e se tornou um Clássico das
sessões da tarde na rede globo do Brasil.
Um grupo de garotos que moram em Goon Docks, onde está presta a ser demolido para
construção de um campo de golfe. A história se passa um tempo antes do prazo limite de desapropriação das casas.
Gonny é como se denominam os moradores das Docas Goon, e contamos com quatro gonnies nesse livro (Mikey, Bocão, Gordo e Dado).
Bocão nao consegue calar a boca falando assim coisas sem pensar, Mikey tem asma e é um
garoto timido. Gordo é um mentiroso sem limites mas não total, da uma incrementada deixando a história mais longa, além de comer muito claro. Dado é um inventor, ele cria várias engenhocas que servem para simplesmente tudo quando funcionam. Depois encontramos Brand, Andy, Stef e Sloth.
O mapa do tesouro do famoso pirata Willy Caolho, eufóricos os meninos seguem as instruções nele contidas, levando-os até um velho e abandonado restaurante. Lá encontram a famosa familía criminosa Fratelli que, depois de uma fuga da cadeia se esconderam da polícia.
Em busca do tesouros enfrentam muitas armadilhas e perigos que eles conseguem dominar enquanto são perseguidos pelos Fratelli.
Eu infelizmente ainda não assiti o filme espero uma hora ter essa oportunidade.
Pessoalmente é um livro de aventura, doce , inocente, encantador e com partes que podemos dar umas risadas com o Gordo ou senti um medo em algumas situações.
Porém achei meio confuso então espero ler novamente para tirar dúvidas e assistir o filme.
Os capítulos são bem divididos, o livro é magnífico , a leitura flui facil e é agradável para ler, mas confesso que fiquei meio perdida as vezes.

_________________________________________________________________________

Alguns trechos:

"Aqui embaixo era um mundo diferente. Era a vida e a morte, e maravilhas e romance, e poços sem fundo e riquezas fabulosas. Aqui você precisava pisar leve e ser rápido no gatilho."

“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Pra sempre, sem temor.”

“Portanto, esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte dessa história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira” – Os Goonies, pág. 17.

“E, de repente, algo na maneira como eu estava parado e no céu verde-roxo engraçado e aquele vento desorientado dizendo algo-vai-acontecer e o cheiro do sótão mofado... Eu apenas sabia que estava prestes a descobrir algo.” — Pág. 37

“Tenham cuidado os intrusos
Com a esmagadora morte e a dor,
Encharcada de sangue,
Do ladrão usurpador”. pag. 44

- "Foi então que soprou aquele estranho vento de Outubro pela janela do sótão e compreendi subitamente que alguma coisa ia acontecer. Não deu outra."

“Não, eu amo a água. A água é para onde eu vou quando quero parar de ter medo. O que eu temo é a escuridão. Saber que existe algo lá, mas que você não consegue ver o que é. Isso é o que me assusta.” — Pág. 164

“Obrigado, Willy Caolho.” pag. 226

Jardel Ferreira 12/01/2020

Os Goonies
É difícil imaginar alguém que tenha pouco mais de 30 anos ou pouco menos, que nunca ouviu falar do filme Goonies.
Sucesso na década de 80, 90 e no coração de muitas pessoas ao redor do mundo.
Para quem viveu a infância nessa época era um sonho para qualquer criança ter uma turminha e sair em busca de aventuras e tesouros inimagináveis.
Quem não se emocionou com Sloth nosso incrível super-herói, Gordo e suas histórias mirabolantes, Mikey Walsh o sensato desbravador, Bocão e sua imensa boca que só saía besteira, Dado e suas invenções no estilo 007, mas que nunca funciona, Brand Walsh irmão mais velho do Mikey e as meninas Andy e Stef, eles são os Goonies
Esse livro foi escrito a partir do roteiro original do filme produzido por Spielberg que foi lançado em edição comemorativa de 30 anos do longa. O enredo é o mesmo, para quem não o conhece. Um grupo de crianças acham um mapa do tesouro e caem de cabeça nessa aventura, sabendo que pode ser o último final de semana juntos, devido a compra de todo o terreno onde moram por uma companhia que irá demolir suas casas para a construção de um campo de golfe.
Em buscar de ajudar seu pai a salvar as docas Goon, Mikey Walsh lidera essa turminha nessa fantástica jornada.
Mas eles acabam esbarrando com a famigerada família Fratelli, onde um dos filhos da Mama Fratelli acabara de fugir da prisão estadual.
Para quem não assistiu ao filme, o livro não é cadenciado igual ao da película, deixando o ritmo um pouco devagar, mas a história foi mantida quase intacta.
Para quem viu o filme poderá assisti-lo em palavras, relembrar cada cena e deliciar-se com essa obra atemporal.
Emocionante, com um fim esplendoroso e uma incrível história sobre amizade.
Escrito por James Kahn com supervisão de Spielberg esse trabalho magnífico ficou a cargo da Darkside books que não mediu esforços para fazer desta uma obra única que além de uma bela capa ainda vem com a cópia do mapa do tesouro.

site: https://www.instagram.com/p/B7MuVtADrJb/

Emilia Yumi 25/12/2019

Novelização do filme "Os Goonies"
Essa é a novelização do filme "Os Gonnies" dos anos 80.
Acompanhamos Mikey Walsh e seus amigos "Goonies" que se envolvem em uma aventura atrás do tesouro do pirata Willy Caolho. Eles enfrentam armadilhas bem estilo Indiana Jones e alguns bandidos.
Eu assisti o filme na época e gostei. Eu li este livro e adorei!! Leitura fluida que devorei em dois dias! E foi delicioso!! ;)

livrodebolso 14/10/2019

Preciso confessar que eu nunca assisti ao filme dos Goonies. Não sei o que aconteceu, mas eu fiquei minha infância toda pulando as vezes em que o filme passou na Sessão da Tarde. É... Eu não tive essa experiência.
Mas até que fico feliz, pois essa aventura que acabei de viver aqui foi a melhor de todos os tempos!
Que coisa mais incrível!
O livro é recheado de referências, seja sobre filmes, séries de TV, música e literatura clássica, etc.
Para impedir a demolição de sua casa, Arthur Dent resolve deitar na frente do trator amarelo... ah! Não! Não desta vez!! ?
Para impedir a demolição de suas casas, um grupo de amigos resolve procurar por um tesouro prometido em um velho mapa encontrado no porão da casa de um deles.
A expectativa de viver algo inimaginável e perigoso, e de quebra ajudar seus pais, os faz vencer seus medos e encarar uma gangue italiana comandada por uma mãe do mal, a Mama Fratelli. .
Por não conhecer anteriormente, minha imaginação precisou trabalhar sozinha para desenhar as crianças, e eu só pensava em Stranger Things; e quanta semelhança entre as duas ficções! .
A expedição em busca do ouro de Willy Caolho segue por cavernas e corredores subterrâneos, enquanto os meninos desvendam mistérios, fogem dos inimigos e derrotam uma lula gigante.
O final é lindo e a mensagem maravilhosa.
Claro que quero, agora mais do que nunca, assistir ao clássico infantil do cinema! ?
P.S.: esta edição é a comemorativa de 30 anos está lindíssima, e vem com o mapa do tesouro! ?

Livros e História 25/09/2019

Uma aventura hilária
Os Goonies conta uma das histórias mais incríveis sobre aventura e amizade. Quem não queria ser um Goonie? Quem não queria viver as loucas aventuras atrás do tesouro perdido de Willy Caolho? Confesso que em muitos momentos durante a leitura eu imaginava as cenas do filme, ri muito com o Gordo, e só pensava: Bocão, você é idiota, cala a boca (rsrsrsrs).
O livro conta a história de 4 amigos inseparáveis: Mikey, Bocão, Gordo e Dado (Os Goonies). O lugar onde eles moram está sendo comprado por um homem rico e mesquinho para se transformar num campo de golfe, porém, eles não querem que isso aconteça. Numa tarde de chuva, os amigos estão reunidos na casa de Mikey e decidem ir ao sótão para ver alguns artefatos guardados. Enquanto eles fuçam nas coisas guardadas, Mikey acha um mapa, era o mapa de Willy Caolho, ele já havia escutado as histórias desse incrível pirata e pensou que poderia salvar o lugar onde morava se conseguisse achar o tesouro.
Acontece muitas coisas e outros personagens coadjuvantes são incorporados a história, como o Brand, a Andy, a Stef, os Fratelli e o Sloth. E a partir daí, é só confusão! Eles acham o túnel secreto, passam por algumas armadilhas, são perseguidos pelos Fratelli, as engenhocas do Dado nunca dão certo, acham o antigo poço dos desejos, o Gordo se aventura com o Sloth, e encontram o navio pirata com o Willy Caolho.

site: https://www.instagram.com/p/B2hfXs1g1N5/?utm_source=ig_web_copy_link

Felipe1571 21/04/2019

Para os fãs é um ótimo complemento à experiência cinematográfica.
Não acredito que seja uma leitura para todos. O livro apresenta algumas falhas, em muitos momentos parece que as coisas acontecem aceleradamente, falta um ritmo mais contido que desenvolva e descreva melhor as situações e crie o clima adequado para então seguir adiante. Parece que se perdeu uma boa oportunidade de aprofundamento no universo do filme para trazer elementos novos e novidades sobre os personagens. São apresentados os mesmos acontecimentos da película, salvo por algumas cenas que foram cortadas da versão final do longa mas estão presentes no livro. (mas vale ressaltar um epílogo muito bacana, em que apresenta fatos posteriores ao filme).
No entanto, para os fãs que têm uma ligação emocional com o filme, o livro é divertido e carregado de nostalgia. Amo esse filme então desfrutei muito da leitura, mas não acho que alguém que não assistiu ou que não tenha grande envolvimento com a obra cinematográfica aprecie muito "ler o filme".