Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

Za.lima 25/12/2022

Nostálgico
Me recordo de quando era criança e assistia os goonies na sessão da tarde e lembro de pensar que meninos corajosos
Acabei ganhando o livro por coincidência ou acaso e decidi ler.
Um livro que fala sobre o poder da amizade e aonde ela pode te levar. Há alguns lugares que você tem que ir sozinho, mas outros tem que ir acompanhado se não você não vai chegar no final e essa foi a grande lição que o livro trouxe para mim

Ale Giannini 29/06/2021

Os Goonies
Escrito por James Kahn durante a filmagem do clássico de Steven Spielberg, Os Goonies é um passeio pelo tempo, uma mensagem sobre a inocência, a amizade, o valor das habilidades individuais formando o coletivo, e finalmente sobre a diversidade.

Uma obra tão memorável quanto ET.

Foi muito interessante voltar às docas Goon e resgatar um pouco da minha infância.

Vinicius.Dias 22/01/2022

Anos 80 até na tampa!
Se você nunca ouviu falar em Os Goonies, eu te diria para parar tudo que está fazendo agora e assistir esse clássico do cinema infanto/juvenil. Vai por mim pois é um filme repleto de referências das coisas que mais funcionaram nos anos 80: grupo de crianças se aventurando para salvar a sua comunidade, piratas, fuga de criminosos, invenções malucas e muita música boa! Steven Spielberg é uma lenda quando o assunto é cinema e com Os Goonies ele só comprovou aquilo que todo mundo já sabia: sucesso garantido.

O livro e o filme tem poucas diferenças que em nada afetam a história, então pode se jogar sem medo nos dois pois a diversão será certeira. A trama central acontece na cidade de Astoria, em uma parte conhecida como as docas Goon, região mais pobre, preenchida pela classe trabalhadora local e que estão enfrentando dificuldades financeiras no processo de quitação das suas hipotecas, correndo o risco de perder seus imóveis para a construção de um clube de golfe para a alta sociedade. No último dia em que a turma se encontra, antes de perderem suas casas de vez, eles descobrem um mapa de tesouro do pirata Willy Caolho. Muit­o se especulava sobre a verdade e o paradeiro desse navio pirata repleto de pilhagens que havia sido enclausurado pela marinha dentro de alguma montanha daquela região. Como eles não tinham nada a perder e com um discurso motivacional pra coach nenhum botar defeito, a turma resolve encarar o desafio e sair em busca dessa última salvação para suas famílias e amigos. Ah, e mais um detalhe, tudo regado a muita Cindy Lauper! Mais anos 80, impossível.

Além dessa aventura toda, nos deparamos com questionamentos sobre amizade, amor, diferenças e aceitações, bullying e todo o processo complicado de sair da adolescência em direção a vida adulta. Os personagens são ótimos, a escrita é bem fácil e a história um verdadeiro diamante. Nesse livro, os heróis são pessoas comuns. Tem gordo, tímido, deficiente físico, asmático, hétero top, patricinha com consciência de classe… enfim são crianças sonhadoras, cada uma com sua particularidade e todas convivendo da melhor maneira possível. Sensacional!

Foi lançado pela Editora Darkside em duas edições, uma de luxo e em capa dura e essa que apresento aqui, em capa de brochura. Indicadíssimo para fãs da série Stranger Things e dos filmes: ET e Conta Comigo. Se você ainda tem desperto dentro de você aquela criança sonhadora que foi um dia, pode ter certeza que também se encantará com essa história. Não perca tempo, faça o juramente dos Goonies e embarque logo nessa aventura!!

"Eu nunca trairei meus amigos das docas Goon
Ficaremos juntos até o fim do mundo
Pelo céu e o inferno e a guerra nuclear
Bons amigos como nós grudam como piche
Na cidade ou no campo, na floresta ou deserto
Eu me declaro orgulhosamente um Goonie." - Juramento Goonie

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

Ariane_kelly 16/05/2020

Quase desisti!
Eu comprei esse livro justamente pela empolgação da nostalgia!

Mas quase desisti de ler o livro, bem no início, para quem se recorda do filme, quando eles ainda estão dentro de casa!

Estava achando um exagero, as piadas de um personagem em especial. Fiquei chateada, não lembrava do filme ser assim. Acho que estou muito velha e me incomodando com facilidade...RS..

Mas persisti a leitura com a fúria do ódio. E assim, o livro foi se desenrolando, e fluiu um pouco mais fácil!

Foi uma delícia ler a história pela mente de Mikey, e saber o que se passava em sua mente, pequenos detalhes, que o filme não demostrava.

Uma leitura simples, estilo "Sessão da Tarde", para matar a saudade e descansar um pouco de outros livros!

Não é um livro maravilhoooooooso... Mas pode se tornar divertido!

Radja 23/01/2021

Os Goonies
Um clássico é um clássico!
Não tive a oportunidade de assistir o filme, nem tive contato com pessoas que assistiram. Então, minha experiência com os Goonies foi apenas através desse livro.
Estava esperando uma aventura com mais elementos de terror, e diversas vezes eu não conseguia imaginar com clareza o que o autor descreveu na cena, tudo apareceu meio rápido demais.

Em geral é uma leitura bem rápida e fácil de acabar, sem palavras difíceis ou com dramas arrastados. Pra quem gosta de crianças e uma aventura levemente irreal, Os Goonies será uma experiência divertida.

Raffa 14/05/2020

Maravilhoso!
Ler este livro é como assistir ao filme d'"Os Goonies". A gente mergulha total na história. Muuito bom!

Rafael.Tadeu 09/03/2022

Eu conhecia o filme por nome e sabia ser um clássico, mas não cheguei assistir, então fui sem conhecer nada sobre.

É de fato um sessão da tarde,começou interessante mas do meio pro final se tornou repetitivo e perdi o interesse na história

Deve funcionar melhor como filme que como livro

aally_souza 05/02/2021

"Meu coração estava batendo mais rápido.
'O que é isto?' Ouvi alguém lá embaixo perguntar. 'Quem está aí em cima?'
Tesouro.
Um incontável tesouro pirata.
E sentados ao redor da mesa, dois de cada lado e um cada extremidade, havia piratas."
Quando o Country Club Hillside decide "executar a hipoteca" nas Docas Goon e destruir todas as casas do lugar para construir um campo de golfe, a gangue/clube/turma os Goonies - formada por Mikey, Bocão, Gordo e Dado - parte em busca do tesouro do pirata Willy Caolho, na esperança de conseguirem dinheiro suficiente para comprarem as hipotecas das casas. Durante a aventura, os Goonies, Brad, Stef e Andy enfrentam a quadrilha Fratelli e as diversas armadilhas de Willy Caolho para chegar ao tão estimado tesouro.
O livro é bom, cheio de aventuras e com notas no rodapé para explicar alguns detalhes citados, porém, só achei a leitura mais interessante depois que o grupo encontra o caminho para o navio pirata.

André Hausmann 25/05/2023

“Os Goonies nunca desistem!”
Livro criado durante a realização do filme de mesmo nome criado por Steven Spielberg na década de 1980 consegue nos transportar para aquela época e resgata a nostalgia para quem viveu aquela época ou assistiu ao filme.

O livro possui tudo que marcou o longa metragem, crianças inventivas e inteligentes, uma aventura com piratas e vilões, referências a cultura da época, uma narrativa direta e sem enrrolação.

E tendo a vantagem de ir um pouco mais além do que aconteceu ao final da aventura cinematográfica, ampliando detalhes dos personagens e das conseqüências. Além de cenas que não foram para o filme.

Mas apesar de todos os eventos excitantes e perigosos, o livro se trata sobre a amizade, sobre a união para se realizar um objetivo e nunca desistir de seus sonhos. No caso dos Goonies (adjetivo criado por serem moradores da Doca de Goon) é salvar os seus lares da especulação imobiliária.

Os personagens são divertidos e com características próprias que torna a aventura interessante e, em certos momentos, bem divertida na busca pelo tesouro de Willy Caolho. Busca essa que os fazem passar por momentos de tensão e grandes emoções ao mesmo tempo em que tentam fugir da criminosa família Fratelli.

A editora Darkside fez um trabalho interessante ao publicar essa obra, tendo criado duas versões, sendo uma delas em capa dura e brindes, como o mapa do tesouro.

Mesmo quem não assistiu ao filme vai se divertir com essa turma e sua busca, pois os sentimentos envolvidos são atemporais.

Paulo 05/06/2021

Mikey. Brand. Dado. Gordo. Bocão. Stef. Andy. Jovens que moram nas Docas Goon e inspiraram gerações de adolescentes nas décadas de 80 e 90. Que não tinham medo do chamado da aventura e partiam com tudo rumo ao desconhecido. Os Goonies é, sem dúvida, alguma um fenômeno daqueles que não vamos conseguir explicar. Como vários outros desse período que surgiram a partir de uma ideia na cabeça. Quem imaginaria que uma história sobre sete adolescentes indo atrás de um tesouro de piratas e perseguidos por bandidos saídos de algum filme trash se tornaria uma das histórias mais cults da chamada "Década Perdida". A verdade é que o filme conseguiu incorporar os desejos de muitos de nós e colocou de uma forma honesta e verdadeira na tela.

O que temos nas mãos é um livro baseado em um filme. É o caminho oposto do que estamos acostumados a ver. Por essa razão o livro vai parecer corretinho demais. Ele segue o roteiro criado para o cinema e James Kahn tenta fazer alguma modificação estética aqui ou ali. Mas, em sua essência, é o filme transposto para o papel. A narrativa é feita em primeira pessoa por Mikey Walsh, salvo um capítulo em que vemos a partir da perspectiva do Gordo. Esse é um romance em primeira pessoa na sua mais pura ideia. O narrador se comunica com o leitor, como se estivesse nos contando a sua história. Não chega a ser um narrador não-confiável, mas é a perspectiva do Mikey sobre o que acontece na trama. Fora essa brincadeira de escrita criativa, achei o todo bem tranquilo de se ler, com algumas passagens que dão certa personalidade aos personagens. É como se nós os estivéssemos escutando de verdade. Embora a narrativa em si segue o padrão cinematográfico de três atos, com o início onde somos apresentados às motivações dos personagens, o desenvolvimento onde a aventura se desenrola e o clímax onde tudo se resolve. James Kahn não está inventando nada em cima do que já foi criado; é uma transposição.

As Docas Goon são o lar de Mikey, Dado, Gordo e Bocão e lá eles vivem mil aventuras. Mas, a especulação imobiliária chegou até lá e suas famílias vão precisar vender o local para a construção de um campo de golfe. O pai de Mikey trabalha em um museu ajudando a montar exposições. O dinheiro acaba não dando para impedir que empresários tomem o lugar. Às vésperas de sair de lá, Mikey e seus amigos estão ajudando a tirar algumas sobras de exposição que ficam guardadas no sótão de sua casa. Entre milhares de tranqueiras, Mikey encontra um mapa de tesouro de um pirata chamado Willie Caolho, uma espécie de lenda local. Muitas pessoas já tentaram encontrar o seu ouro que se supõe ficar em algum canto da cidade, mas ninguém conseguiu. Só que Mikey acaba conseguindo decifrar o local onde Willie supostamente teria enterrado suas riquezas. E os amigos partem em uma última aventura antes de todos serem separados. Mal sabem eles que no lugar onde eles pretendem ir, a gangue dos Fratelli decidiu se esconder após fugirem da polícia. A última aventura dos goonies pode estar repleta de emoções, perigos e recompensas.

Essa é uma narrativa sobre amadurecimento. Para todos os personagens. A busca pelo tesouro funciona quase como um ritual de passagem onde cada um deles vai precisar enfrentar seus medos e inseguranças. Mikey vai ter sua coragem e determinação testadas. E sua capacidade para inspirar outras pessoas. Já seu irmão terá seus medos confrontados e precisará agira para proteger aqueles que ama. Andy, por outro lado, precisa decidir quem ela é na verdade. Até mesmo o Gordo vai ter um momento para brilhar onde ele precisará deixar de lado suas mentiras para abraçar um lado que ele não imaginava existir dentro de si. A narrativa é repleta desses pequenos momentos reveladores como quando Mikey acaba beijando Andy e tem o seu primeiro contato verdadeiro com alguém do sexo oposto. E descobre dentro de si sentimentos contraditórios, não mais os de uma criança. Ao mesmo tempo ele precisa lidar com a situação de que Andy é a namorada de seu irmão. Estou citando mais os momentos de Mikey porque, afinal, ele é que nos conta sua história. Portanto estamos vendo tudo a partir do seu ponto de vista.

É muito divertido ler uma narrativa onde os vilões são simplesmente isso: vilões. Sei que hoje os leitores preferem mais antagonistas que tenham motivações ou desculpas apropriadas para fazer o que fazem, mas aprecio demais autores que são capazes de simplesmente criar vilões detestáveis. Como os bandidos que tentam assaltar a casa de Macauley Culkin em Esqueceram de Mim. Bandidos malvados que a gente acha nojento ou simplesmente dá boas gargalhadas. Isso é o que a Gangue Fratelli é. Cenas como o famoso cozido de peixe dado ao Gordo ou a luta de espadas mais para o final divertem. Podemos ter vilões que são só malvados; nem tudo precisa de uma explicação complexa para acontecer. Tem uma máxima em filosofia que diz que muitas vezes a solução mais simples é a correta. Hoje eu sinto que autores sentem receio de criar esse tipo de vilão. O cara que fala de seus planos malignos para todos escutarem; que tropeça numa casca de banana; que fala "maldiiiiiiiiiitos". E os Fratelli se encaixam perfeitamente na história dos meninos.

Os Goonies continua a ser uma história muito divertida. Acredito que o filme consegue passar melhor essa sensação para os espectadores, mas James Kahn consegue entregar um trabalho competente. Algo que nem sempre é possível se o autor não tiver uma boa sensibilidade a respeito do material original. Até porque o processo de adaptar um material audiovisual para o papel é bem mais complexo do que o contrário. Porque o autor precisa compreender que determinadas coisas ele não vai conseguir transportar como sons, música, tomadas de câmera. Sua imaginação precisa estar afiada para poder realizar essa transposição de uma maneira fiel.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Sarita Helena 08/03/2020

Um ótimo complemento ao clássico filme dos anos 80.
Mundo Tolkien 08/03/2020minha estante
Amooo. Deu até saudade de Bocão e sua turma.????

Dango Yoshio 02/11/2022

Um clássico que continua excelente
É um livro muito divertido, que mesmo sendo protagonizado por crianças/adolescentes tem uma certa carga sombria ao mesmo tempo que mantém o frescor da juventude.

É nostálgico, te faz embarcar na jornada junto dos personagens e desejar que estivesse lá junto deles. Uma leitura leve e aconchegante.

Isaa 19/07/2022

Legalzinho
É bem legal, a história não é ruim, mas não gostei do jeito que a narrativa foi escrita não ksksjsjsk

Mau Uchikawa 14/12/2020

De volta à minha infância!!!! Lendo esse livro consegui, perfeitamente, me transpor para a sala da minha casa, com meus irmãos assistindo à esse clássico!!!!
Leitura rápida e fluida.... Muito fiel ao livro....
Recomendo demais aos contemporâneos oitentistas....

isabookzl 30/11/2021

Muito bom!!!
divertido, engraçado e bonito. Já tinha assistido o filme e o livro é tão maravilhoso quanto, tendo até mesmo acrescentado algumas partes e detalhes que deixaram a história ainda mais incrível!