Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

mariana 16/08/2023

Dois irmãos (Resumo fuvest)
- Contexto: Segunda Guerra, pós-guerra, ciclo da borracha e imigração libanesa
- Acontece em Manaus
- Narrado pelo Nael, filho de um dos gêmeos com Dominga
- Narrativa não linear, baseado em memórias dele ou de outros que contaram para ele
- Fala sobre dois irmais gêmeos nada parecidos
- Irmãos gémeos idênticos que só se diferenciam por uma cicatriz de Yaqub provocada pelo irmão por ciúmes de Livia
- O mais velho, Yaqub , foi separado do irmão e mandado pra lutar na guerra pelo Líbano
- irmão mais novo, Omar, tratado como filho único enquanto o outro estava na guerra
- Omar mimado e protegido pela mãe (Zana)
- Domingas indígena que perdeu os pais foi para um orfanato e adotada pelo casal e se tornou uma empregada
- Yaqub extremamente inteligente se muda pra São Paulo
- Yakub se casa com Lívia escondido
- Omar se interessa por duas moças, e Pau mole mas sua mãe interfere
- Omar vai pra São Paulo por pressão dos pais e acaba roubando o passaporte e dinheiro do Yaqub e viaja pros EUA
- Yaqub claramente tem um recenyiment
- Halim gosta cada vez menos de Omar
- Yaqub vai visitar Manaus e é agredido pelo irmão
- Halim morre
- Domingas foi abusada por Omar quando era jovem
- Zana morre
- Yaqub denúncia o irmão por agressão e Omar é preso
- Nael continua vivendo em Manaus, recebeu os fundos como herança, mas se distancia da família e não diz quem é seu pai

Clara.Barbosa 12/08/2023

Lembranças de conflitos e amor.
Adorei a nova obra obrigatória da fuvest!
A ordem não cronológica do livro me trouxe uma ótima sensação de uma conversa que relembra importantes pontos da história de uma família, que como a maioria das famílias, oscila entre o bem e o mau... Amei conhecer a trajetória da Zana e do Halim, gostei das consequências de acontecimentos históricos como a segunda guerra e a ditadura militar na região norte. O livro também está repleto de hábitos polêmicos, por exemplo, incesto, possessividade, luxúria e etc... porém, não senti que é romantizado, mas sim representado da forma mais crua e natural no pensamento de quem o praticava.
Enfim, leiam!
lulubete 14/08/2023minha estante
que palavras lindas aninha !!???

nandasc 11/08/2023

Muito bom!
Fui envolvida pela história desde os primeiros capítulos do livro ... já do meio para o final, fiquei viciada em lê-lo, pra saber o que ia acontecer e esclarecer as minhas curiosidades sobre certas coisas.
Tive que ler por causa do vestibular, mas tenho que dizer que encontrei um prazer nessa leitura. De todos os livros de vestibular que eu li, esse ficou com o segundo lugar (o 1° sempre será Niketche).
O livro é composto de, basicamente, diversos casos de família que te cativam durante a história (quem é o narrador, quem é o pai do Nael, se tem incesto mesmo, relações consanguíneas que você não tem certeza se acontecem mesmo ou não, etc etc etc).
Enfim, o livro é muito bom, super recomendo
ALERTA SPOILER
Minhas suposições finais:
- Eu acho que o pai do n*** é o o***
- Acho que r**** e o*** tinham um caso de incesto
- Não tenho certeza sobre r**** e y****, mas é possível
- Passei o livro todo achando que z*** e o*** tinham uma relação sexual de algum tipo (porém, pelo que deu a entender no final, ela só era super apegada e louca de ciúmes pelo filho mesmo, além de completamente surtada).

Pedro Matias 10/08/2023

Uma história de família
Em dois irmãos seguimos a história da família de Zana e Halim, cujos filhos gêmeos são opostos em atitude e personalidade. A história é interessante pelos personagens, que parecem quase de lendas e histórias antigas.

Maya132 07/08/2023

Dois Irmãos
Eu sei que muitas pessoas gostam dessa livro, mas na minha opinião, é um dos livros mais entediantes que eu já li.
A história é interessante, mas, tiveram tantas cenas que não contribuíram para o livro, sem falar que a história é extremamente confusa; e eu não gostei que romantizaram o incesto!!

Marcus 06/08/2023

Leitura indispensável
Yaqub nasce antes. Em seguida, nasce Omar. São gêmeos, mas uma enfermidade em Omar, ainda criança, vai determinar todo o futuro de uma família de origem libanesa que vive às margens do rio Negro, em Manaus.
Ciúme, ressentimento, amores misteriosos ou reprimidos são alguns dos elementos desse romance de Milton Hatoum. A trama é narrada por Nael, filho de Domingas, a empregada da família. O leitor demora a saber disso, como demora a saber de outras revelações, e fica sem saber de outras.
O período da ditadura e sua repressão brutal deixa sua marca na narrativa, bem como costumes de um Brasil escravagista. Em momento o autor faz discurso, mas tudo é dito.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

Sueli94 04/08/2023

Esse livro tem questões bem problematicas e que foram normalizadas, mas por ser um livro de vestibular me prender muito e me fez ler e render. É uma história que você vai lendo, lendo e lendo pra poder descobrir o final logo.
Mas achei o final mto ???????
Enfim, no geral gostei, superou minhas expectativas.

Sara.Goncalves 04/08/2023

Maravilhoso, genial, conflituoso.
é difícil descrevê-lo, porque a todo momento você é bombardeado de acontecimentos. fica extasiado por algo, e tem que se preparar para uma nova surpresa.
simplesmente um dos melhores livros que li este ano.

Elaine Miranda 30/07/2023

Um clássico, sem dúvidas.
"Dois Irmãos", romance escrito por Milton Hatoum, traz a história de uma família que vive no norte brasileiro, a partir da perspectiva de Nael, o filho da empregada da casa.

Uma narrativa muito bem escrita; impossível não se envolver na trama, ora se identificando, ora se questionando sobre o comportamento dos personagens.

Micaasantos 29/07/2023

Poderia ser melhor
Para mim foi uma leitura pouco dinâmica, por isso sinto que podia ter sido um livro melhor. A narração é o que ajuda o livro a ser um pouco bom e em si o enredo não tem muitos grandes acontecimentos, ao mesmo tempo que é narrado um dia a dia de uma família nada comum. E sobre a relação dos dois irmãos senti que não surpreendeu tanto e terminou morna a história.

maluiza 27/07/2023

Fuvest tenha piedade de mim
Basicamente as quase trezentas páginas desse livro são só dos dois irmãos se bicando e encrencas afins dos outros parentes, amamos a grande família versão literária

Mehehelissa 26/07/2023

Surpresa
Preciso começar confessando que não esperava gostar tanto da história. Peguei para ler sem pretensão alguma, mas logo nas primeiras páginas já me prendi completamente e a leitura seguiu "lisa", fácil e sem cansar.
Acompanhar a história dessa família pelo olhar do "narrador misterioso" é um dos detalhes mais gostosos da narrativa, seguir o desenvolvimento de cada personagem, desde seu início até como cada um acaba, foi uma experiência boa misturada com raiva e frustração. Não sabia de quem sentir raiva, quem defender ou com quem me identificar.
Também foi muito bom acompanhar as mudanças na cidade no contexto do suposto crescimento da economia brasileira (muito difícil falar sobre sem dar spoilers) enquanto o sudeste se desenvolvia e o norte gritava, explorado e negligenciado, usado como bem entendessem.
O autor passa por estas questões naturalmente: os indígenas, os militares, a nova aristocracia substituindo a velha, a perseguição política, os estrangeiros, a dicotomia sudeste/norte etc. Esse contexto se misturando com a vida das personagens foi um detalhe marcante na leitura.
Com certeza um livro para revisitar no futuro

belle 26/07/2023

Pros fofoqueiros de plantão, que livro babado?.
JURO só tem maluco totó da cabeça e a história é muuuuito envolvente, te deixa curiosa parece uma novela mexicana.
nem parecia que eu tava lendo livro de vestibular, amei!

Marcos Junior 25/07/2023

Se você gosta de intriga entre irmãos e histórias de época, esse livro pode ser pra você. Mas saiba que tudo isso vem junto de acontecimentos jogados

DeyvisonRaj 24/07/2023

Um deleite!
Adorei ler Dois Irmãos, um deleite! A história dessa conturbada família me prendeu do início ao fim. Foi muito proveitosa a experiência de submergir na Cidade da Amazônia, Manaus, e conhecer um pouco dessa parte do Brasil, tantas vezes tão negligenciada, e ter um pouco de contato com a cultura nortista e amazônica. Um livro muito bom para conhecer o Brasil que tá além do sudeste-sul, uma obra cheia de críticas sociais super pertinentes, de muita qualidade literária e, apesar de relativamente recente, já de muita importância para a literatura brasileira.
A história tem tudo que eu gosto em uma romance: drama familiar, narração em primeira pessoa, não linealidade, personagens detestáveis e uma montanha-russa de emoções. Milton Hatoum traz aqui uma história de irmãos gêmeos que se odeiam, mas que foge muito do representado na cultura pop, com a ideia manequeísta do bom e do mal (como Rute e Raquel, Paulina e Paola Bracho; ou ainda os personagens bíblicos de Caim e Abel, Isaac e Ismael, etc). O autor cria dois personagens reais, corrompidos pelo remorso, pelo ciúme doentio e a procura de uma vingança indelével, onde os laços sanguíneos não significam nada.
Além disso, o momento histórico ao qual a obra se passa, também é muito importante na construção da narrativa. Apesar das poucas marcas exatas de passagem do tempo e da narração não cronológica, é possível identificar que a história se passa entre a primeira década do século XX e se estende ao longo dele, passando pelos eventos que marcaram a época no Brasil: a Segunda Guerra, o processo de imigração e de industrialização (especialmente de Manaus) e a Ditadura Militar, que tem um foco importante para a história.
O livro pode, inclusive, nos causar um certo incômodo em determinadas partes, o motivo: a obra mexe com o conceito social de família que conhecemos. Podem os pais amarem mais um filho do que outro? Sobretudo a mãe, vista na sociedade como uma figura imaculada. Podem familiares sentirem volúpia uns pelos outros? Podem dois irmãos, gêmeos, idênticos, que dividiram a mesma placenta, dividem o mesmo DNA, o mesmo sangue e a mesma mãe, podem odiarem-se irracionalmente? Essas são algumas questões levantadas no livro, tudo isso dentro de uma narrativa super fluida e envolvente, ante uma aura misteriosa que não nos faz querer parar de ler.