Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

booklvred 03/04/2021

Todo livro de Jane Austen que eu leio já penso: esse é o meu favorito. Sempre me conecto muito com a história, com cada reflexão e me sinto próxima de tudo, é exatamente a sensação que eu tenho sempre e com Mansfield Park não foi diferente. Senti que esse foi o mais diferente de todos que li, mas foi o que me trouxe um apego instantâneo à protagonista, Fanny, que apesar de muiro retraída e tímida, tem uma personalidade doce e é muito correta, sendo fiel aos seus sentimentos e princípios. O enredo passeia entre momentos mais sérios a leves em ótimo contraste e a leitura é muito fluida. Para mim foi inevitável não ter um enorme ranço da família da Fanny em Mansfield, pois o tratamento com relação a ela era pior de que com o cachorro, exceto por Edmund que eu me apaixonei de início, já que tratava a Fanny da melhor forma e se tornou um grande amigo e confidente. Não gostaria de falar tanto dos personagens que me fizeram revirar os olhos, ou então entraria em spoiler e a resenha se tornaria um livro (Henry Crawford é um dos nomes indignos). Enfim, não poderia encerrar sem expressar todo o meu amor por essa autora e por todas as obras, incluíndo essa que me deixou o coração tão quentinho e leve.

Vanessa 16/09/2020

É um amorzinho mas...
O final sempre deixa a desejar. A história tem tantos detalhes tantos pontos pouco necessários e quando chega o fim tem um resumo apressado e atropelado do que mais queremos saber, os detalhes das revelações os sentimentos em jestos as cojecturas. Não é todo ruim ficar imaginando os detalhes, mas o gostinho de quero mais tem o seu amargor tbm.

Bruh 26/07/2020

Com certeza um livro cheio de reviravoltas e um final que eu tinha perdido esperança de ter.

Demorei pra engrenar na leitura, mas perto da metade do livro consegui engrenar e me surpreender muito.
Polly 26/07/2020minha estante
É que nesse livro, a autora deixa a protagonista nas sombras, quase uma coadjuvante...

Isabellecavalcanti 14/03/2022

Sinceramente, fiquei decepcionada com esse livro. Foi um último que faltava de Jane Austen, amei todos, mas não me agradou. Até a metade ele foi super frio, sem nada de bom, a partir do meio ficou muito bom para no final terminar desse jeito.

Anne208 31/07/2021

Um livro que merece mais reconhecimento
Personagem principal pobre, que vai morar com os tios Bertran e é constantemente menosprezada pela tia Norris. Apesar disso, Fanny é uma personagem muito empática, doce e sofre por um amor não correspondido.
A crítica que a Jane faz à sociedade da época é bem nítida nessa obra e o plot próximo do final... nossa, perfeito! A única coisa que me incomodou um pouco é o fato de uma das personagens ser apaixonado pelo primo (não vou falar quem para não dar spoiler), mas acho que era algo normal para aquela época.
Catarina 31/07/2021minha estante
Casamentos entre primos eram muito comuns naquela época, então nem se preocupe :D

Cibelly 18/04/2021

Mansfield Park é uma leitura cativante e desperta sentimentos de simpatia e ao mesmo tempo de raiva por alguns personagens, coisa que não sentia com uma leitura há muito tempo. Não esperava me apegar aos personagens, ao ponto de julgar a abnegação de Fanny quase insana e torcer para Edmund finalmente perceber que o amor devotado à ele não era só fraternal. Indico a leitura.

Literalmente Ju 06/11/2020

Acabou
Acabou, e sei que provavelmente pela visão do livro eu deveria amar a Fanny, mas só acho ela uma invejosa que pensa em só si mesma. A Mary coitada, achava que tinha uma amiga leal, mas que na realidade só queria que ela saísse do caminho para ela ficar com o Edmund. E sabemos agora que ela apenas era a frente do tempo, hoje em dia ela seria só mais uma mulher comum, com nada de inconsequente não viu. Diria que era a única sensata e real ali hahahaahhahahaha

Juliana 29/08/2022

Jane conseguiu me fazer odiar tanto personagem nesse livro que chego a ficar chocada. Todos tratavam a Fanny como um nada, e quando chegou no final alguns que eram legais com ela finalmente deram valor, mas na minha opinião Edmund nunca mereceu essa mulher, ela é mil vezes melhor que tudo e se ele nunca viu isso em dez anos eu realmente não consigo entender aquele homem tonto.

03/05/2021

Jane
Descreve uma historia na qual antigamente acontecia mais. Estranho é pensar no final, aonde a expectativa, conforme se lê, aumenta. Embora tenhamos uma nítida visão dos acontecimentos.
grazisapienza 03/05/2021minha estante
É difícil você querer contextualizar uma obra do século 14 com a atualidade. Em sua época, ela foi considerada uma transgressora. Personagens como as dela eram repudiadas e vários livros dela só foram aceitos por editoras depois de sua morte, porque ninguém corria o risco de manchar sua reputação com tal coisa.
Mas se quiser, podemos conversar sobre quando eu entrar em contato com esse. Vou ler abadia depois.

Aisha Andris @AishandoBooks 11/04/2021

Após ler todos os livros da Jane Austen, finalmente achei o meu favorito
Em “Mansfield Park”, somos apresentados a Fanny Price, a segunda de um grande número de filhos de uma mulher que se casou com um homem muito abaixo da sua posição e, por isso, passa por algumas necessidades. Por essa razão, aos doze anos Fanny é enviada para a casa dos tios baronetes, que possuem a condição de dar a ela oportunidades que os pais nem poderiam sonhar.
Fanny não chega a sofrer maus-tratos, propriamente ditos, na casa dos tios, mas é vista e tratada com inferioridade por eles e pela maioria dos primos. O único que a trata com o respeito e a consideração que merece é Edmund, por quem ela acaba nutrindo uma paixão secreta, já que ele a enxerga como uma irmã. Sir Thomas dirige a família com punho de ferro, mas assuntos urgentes o obrigam a fazer uma longa viagem. A partida dele e a chegada dos cunhados do pároco de Mansfield Park à propriedade provocam grandes mudanças na vida de todos e dão início aos eventos mais marcantes da história.
Esse virou sem dúvida o meu romance favorito da Jane Austen. Em todos os livros dela, tirando “A Abadia de Northanger”, eu demorei um pouco a me envolver com a história e precisei ler com calma para aproveitar a experiência, pois a narrativa é mais lenta mesmo, sem grandes reviravoltas. É o estilo da autora e funciona super bem depois que nos acostumamos, tanto que eu me apaixonei por praticamente todos os romances dela (“Razão e Sensibilidade” é o único que não me conquistou). No entanto, “Mansfield Park” eu simplesmente devorei. A história me prendeu desde o comecinho, e eu não conseguia largar, porque estava curiosa e empolgada o tempo inteiro para saber o que ia acontecer com a nossa mocinha e os demais personagens.
A Fanny é uma personagem muito tímida e reservada, sempre disposta a ajudar e a fazer favores a todos que a cercam, o que torna fácil que se aproveitem da bondade dela. Isso dá a impressão inicial de que ela é uma mulher fraca, mas isso é pura fachada. Chega um momento no livro em que ela é duramente testada e tem a oportunidade de mostrar o quão forte e decidida ela é, do tipo que não se dobra à vontade dos outros, nem aceita a alternativa mais fácil. Sua firmeza de caráter e sua resiliência a diferem das outras jovens da história e faz com que finalmente reconheçam (e que nós reconheçamos) o quanto ela é incrível. Foi isso que a tornou minha personagem feminina favorita da Jane.
Como de costume, temos muitos personagens em “Mansfield Park”, e eles passam longe de ser perfeitos, possuindo qualidades e defeitos bastante marcantes. Sir Thomas é um homem duro que impõe sua vontade sobre todos, mas se mostra capaz de grande generosidade e de reconhecer os méritos e qualidades das pessoas. Apesar dos erros que comete com Fanny, é um dos poucos a enxergar o valor da personagem. Edmund é um homem gentil, mas um tanto rígido, na minha opinião, e tem uma tendência a “passar pano” para opiniões e atitudes questionáveis de pessoas de quem ele gosta. Henry e Mary são encantadores e charmosos, mas fúteis e egoístas demais, tendo dificuldade em levar as coisas a sério e pesar as consequências de seus atos (o mesmo vale pras primas da Fanny). E a Sra. Norris é simplesmente a personagem mais detestável de todos os livros da Jane Austen. Nem o Sr. Collins e a tia do Darcy (Orgulho e Preconceito), nem o John Thorpe (A Abadia de Northanger) ou mesmo Lady Russel e a família da Anne (Persuasão) me despertaram metade do ranço que essa mulher me despertou, pra vocês terem uma ideia do quanto não fui com a cara da criatura.
A última coisa importante a falar sobre “Mansfield Park”, é que ele é um livro bastante ousado para os padrões da Jane Austen, trazendo temas tabus como adultério e divórcio. Não vou dar spoiler, mas foi algo que sem dúvida me surpreendeu bastante.

site: https://aishando.home.blog/

Duda 18/09/2021

Mansfield Park
Eu tenho esse livro faz muitos anos e não tinha lido ainda. Gostei muito da leitura, não é um dos meus favoritos da Jane Austen, mas foi bem agradável a leitura. Ver como a família de Mansfield Park se afeiçoar verdadeiramente a Fanny, reconhecendo quanto tempo perderam nos laços com a sobrinha devido as primeiras intenções que tinham ao decidirem levara para morar com eles.

Rogers.Silva 14/06/2023

Aquele livro da Jane Austen que você pode pular...
Ano passado tive minha primeira experiência literária com Jane Austen ao ler pela primeira vez "Orgulho e Preconceito". Que livro maravilhoso, lembro da delícia que era sentir o friozinho no estômago lendo as peripécias de Mr. Darcy e Elizabeth.

Por influência da leitura coletiva do canal do YouTube, Ler Antes de Morrer, que iria fazer a leitura dessa obra tão pouco comentada da Austen, me senti tentado a mergulhar nessa obra menos conhecida da autora. Confesso que fiquei meio desapontado com a história, com as personagens, com o ritmo e ambientação.

Longe de ter toda a dinâmica, vivacidade e bom humor de "Orgulho e Preconceito", aqui temos o cotidiano de uma família rica em sua propriedade, a tal Mansfield Park, tendo como foco principal a personagem Fany Price, uma prima distante adotada pela família para servir como uma "empregada/dama de companhia". Fany nutre um amor não correspondido pelo primo chato e excessivamente virtuoso, Edmund, que por sua vez é completamente apaixonado pela vizinha ambiciosa, Mary Crownford. E aí temos páginas e páginas intermináveis acompanhando o cotidiano de futilidades dessa família, seus amores correspondidos e não correspondidos, briga de status e uma protagonista absurdamente apática, sonsa e cansativa.

Os 3 últimos capítulos do livro são a melhor coisa que existe nele, porque a autora resolveu dar alguma emoção e barraco de familia para a história. Mas, até chegar lá, temos uma árdua caminhada por um campo aberto, sem nada interessante a oferecer.

Se você nunca leu nada de Jane Austen, definitivamente não comece por esse.

Roberto.Vasconcelos 15/08/2022

Início bom , meio bom , mas final feito sob encomenda
Mansfield park não foi o que eu esperava , comecei a ler esperando ver algum tipo de romance mas a história seguiu um rumo totalmente diferente que me agradou demais fugindo do convencional. A história acompanha a família Bertram e retrata a realidade da época , o que gostei foi como mostra o contraste entre a vida dos ricos e dos pobres e os valores da classe mais elevada.
Até 80% do livro a história estava muito boa e ficava imaginando como iria acabar , até a Jane Austen estragar tudo com um final clichê e totalmente forçado.
A forma como acontecimentos acontecem rapidamente perto do final com a clara intenção de dar um final de "conto de fadas" pra protagonista é ridículo e me deixou decepcionado , eu realmente estava gostando demais da história por fugir do convencional e mostrar pontos interessantes sobre personagens que ao mesmo tempo que cometiam atos ruins também demonstravam bondade em outros momentos. Eu gostei dessa dualidade que levanta a questão de todos terem características boas e ruins , e deixar aquela linha entre pessoas egoístas e irresponsáveis e pessoas realmente com má índole... Até mesmo achei que a família Bertram com seus drama familiares se assemelhava muito as famílias atuais em vários pontos. A autora poderia ter levado a um final mais crível e justo pra obra. Enfim , um livro bom que poderia ter sido muito mais.

Beatriz 26/08/2020

Esse livro me fez passar por um mix de sentimentos a cada página!
Ficava incomodadíssima com os comentários e tratamentos que Fanny recebia, no início, principalmente de sua tia Sra. Norris, a diferença e o pouco caso que faziam com ela em comparação com as primas..
Conforme seu crescimento fui admirando o caráter que ela desenvolveu e muito feliz com a mudança de comportamento dos outros para com ela...
E no que diz respeito aos romances, mais sentimentos contraditórios eu senti, ora achava que Fanny não combinava com Edmund, que o amor deles não passava de fraternal e vibrava, torcia e ansiava para que ela se apaixonasse por Henry, ora imaginava esse último iludindo a moça e que o grande amor dela realmente fosse o primo, que ele e a Mary não tinham nada a ver... Ou seja, não consegui me desgrudar do livro até o desenrolar de toda a história e me cativei demais por ela! O final muito me agradou, a propósito! Um dos meus preferidos de Jane Austen.