Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Sara 21/02/2023

Viva Fanny Price!!
Sr. Darcy pode ser mais audaz, mas Edmund Bertram é a definição de cavalheiro sensato >>

Sobre a protagonista... Fanny Price é uma personagem difícil de se apegar, mas não podemos negar que, no fim, ela triunfou sem perder sua essência e personalidade.

Nem todas as histórias são protagonizadas pelas famosas "heroínas" cativantes e destemidas. Afinal, a vida real e o contexto social são sempre mais complexos.

Contudo, como deve ser difícil não poder se expressar verdadeiramente!! Às vezes, tudo o que eu queria era que a Fanny gritasse para o mundo seus verdadeiros sentimentos e opiniões. Mas, obviamente, não podemos esquecer que ela é uma mulher do século XIX. Não era fácil falar e até hoje não é.

Em meio a tanta repressão, sorte dela era ter Edmund como confidente e amigo!
Raquel 23/02/2023minha estante
Ninguém supera a Elizabeth

anapachecoeumsm 14/03/2023minha estante
Amei sua resenha, a que mais define o livro!

Gilda.Lima 03/08/2021

Dos livros de Jane Austen, foi o que menos gostei, demorei para engrenar na leitura, o que com os outros foi fácil, mas recomendo, pela excelência da autora em si, é uma boa obra e merece reconhecimento.

Bia 12/04/2020

Ual
Um dos livros da Jane que mais me prendeu a atenção (especialmente no final). Amei ler.

Alice Silva 04/09/2020

Monótono
Não cumpriu minhas expectativas. Neste romance não acredito que os personagens foram construídos de maneira concreta. Achei alguns muito básicos e esteriotipados. A heroína não me atraiu pela sua falta de atitude e desenvolvimento sempre conveniente. Achei o cenário da trama muito bem escolhido e com muito potencial. Os romances foram na minha opinião rasos e precipitados.
No entanto, gostei das reflexões criadas pela personalidade de alguns dos protagonistas.
Tive muita dificuldade para concluir, não me apaguei muito a trama e não me surpreendi em nada com o final.

nali 02/04/2023

Foi uma leitura bem tediosa por mais que goste bastante desses livros, uma protagonista que n me inspira, mt pelo contrário eu ia contra a maioria de suas ações e opiniões

Letizinha 24/07/2023

De aquecer o coração!!!
A trama em si é voltada para a vida da personagem Fanny Price, que, por ser de uma família grande e pobre e em busca de uma melhora no seu meio social, muda-se para a residência de seu tio, Sir Thomas Bertram, patriarca da família nobre Bertram e detentor de grandes patrimônios líquidos.

Fanny possui muitos desafios para enfrentar, principalmente ao ser vista por terceiros como um indivíduo inferior e desinteressante, mas acredite, esta personagem mostra força e verdadeira convicção ao seguir seus próprios princípios, mesmo que isso ponha todos contra ela.

Na minha opinião, J.A escreveu uma obra prima elegante e muito fofa. É um livro que trabalha com a criação de cenas rurais, de majestosos bailes, vestidos, pessoas. Sem dúvida, um quadro escrito. Fantástico!!!

Desejo a todos vocês uma boa leitura ? ???? ??

Nirley 17/04/2020

Jane Austen e sua mania de criar personagens tão humanos...
A mocinha desse enredo é a tímida Fanny Price, que desde a infância vive com seus parentes ricos em Mansfield Park. Embora eles tenham trago Fanny para perto, ela nunca passou se quer uma hora sem ser lembrada da sua inferioridade em relação aos demais. Com o passar do tempo, aproxima-se de Edmundo, por paixões em comum e encontra nesse único primo, um amigo!
A chegada dos irmãos Henry e Mary Crawford à vizinhança foi torturante, pois todos os moradores de Mansfield ficaram encantados, exceto Fanny, que conseguia perceber o verdadeiro caráter dos recém chegados, mas a mesma não expressa sua opinião abertamente.
Com essa trama cheia de conflitos, personagens fúteis, ambiciosos e sonhadores, a autora consegue passar para os seus caros leitores, um retrato da sociedade inglesa da época.

Taynara @adamadolivro 06/09/2020

Mansfield Park - Jane Austen
📄 FANNY PRICE nasceu em uma família numerosa, e graças as lamúrias de sua mãe, a menina aos 10 anos de idade se mudou para a casa de seus generosos tios. Apesar da boa EDUCAÇÃO que lhe foi dada, Fanny era CONSTANTEMENTE lembrada que mesmo sendo criada pela rica família, não fazia parte dela. Durante os anos que se passaram ela tentou ao máximo ser uma pessoa PASSÍVEL, mas isso não a impediu de manter seus PENSAMENTOS e IDEALIZAÇÕES. 🤯

🍃 Sobre a Fanny não tem muito o que falar, ela é moça muito DÓCIL e rapidamente me familiarizei com ela, porém não vi uma característica marcante o suficiente para destaca-la.

🍃Edmund que era para ser o MOCINHO dessa história, falhou completamente. 💔 Apesar do coração gentil e modos de um verdadeiro CAVALHEIRO, ele não hesitava em julgar o comportamento alheio (assim como a Fanny) e deixou-se cegar pela PAIXÃO.

🍃Gostei muito de Henry Crawford, apesar de todo comportamento lascivo confesso que torci uma ou outra vez para um FINAL diferente para ele. De início, já descartei a possibilidade de gostar da Mary Crawford ou da Tia Norris, estava na cara que não eram flor-que-se-cheira. 🥀 Maria e Julia se revelaram tão fúteis como sempre, e apesar da pouca paciência do Tio Thomas, eu achei ele um homem bastante SENSATO. 🤗 Ah, já estava me esquecendo, achei Will (irmão da Fanny) um dos homens mais ENCANTADORES dessa história.

📌No geral o livro foi bom, mas acredito que a Jane A. POSTERGOU muito o final dessa história, me dói falar assim de uma das minhas autoras PREFERIDAS, mas não vou mentir, não simpatizei com esse enredo. Agora é torcer para que PERSUASÃO me impressione o suficiente.

site: https://www.instagram.com/p/CEz6-LnD61V/

Vanessaliteraria 01/05/2023

O melhor de Jane austen ??????
Em mansfield park vamos conhecer fanny uma mocinha doce, tímida , frágil e muito reservada que deixa a casa dos pais para morar com seus tios que possuem uma condição financeira melhor . Ao chegar a casa dos tios ela se depara com diversos temores e uma parentela não muito agradável digamos assim ?
Mas graças a Deus Fanny desenvolve uma afinidade sem igual com seu primo Edmund que faz de tudo pelo bem estar de sua prima .
Depois de passar por várias humilhações e dissabores e tolerar desafetos, Fanny se depara com um possível pretendente que diz amá-la desesperadamente e que não mede esforços pra fazê-la feliz. Será que Fanny entregará seu coração assim tão facilmente ?
Eu simplismente favoritei esse livro gostei muito de todo o desenrolar da história, amei os plots finais me surpreendi bastante com certas mocinhas ??
Apesar de viver sem grandes afetos Fanny nunca se corrompeu ou se entregou a sentimentos de raiva, ódio , rancor etc... Pelo contrário temos nesta obra uma mocinha altruísta , perseverante e moderada ?

J 24/08/2020

Esse foi o meu segundo livro da Jane Austen. Ao acabar o livro fui ler as notas no apêndice e realmente esse livro é mais denso e controverso do que Northanger Abbey. Eu sinto que qualquer livro da Jane Austen pode ser chamado Orgulho e Preconceito porque meu deus. Égua dos personagens. A maioria da vontade de jogar no lixo de tão ruim que são e o resto da vontade de colocar em um potinho e guardar para sempre. Fanny Price tá no potinho do lado da minha cama ?

Lavínia Hanna 01/10/2020

Mansfield Park
Mansfield Park é o tipo de romance que não deve ser lido com grandes expectativas. O enredo não se compara a qualidade da obra-prima Orgulho e Preconceito e possui um estilo totalmente diferente, mas, tem escrita precisa e foca em apresentar os costumes da alta sociedade da época de maneira clara.

O livro tem como protagonista a Fanny Price, de família pobre, tem a oportunidade de morar com a tia rica para ser educada as boas condutas da época. Rodeada da alta aristocracia, é tratada com certa inferioridade por parte de toda a família. Ela a todo momento cede aos caprichos e humilhações diárias dos demais e oprime suas opiniões para si, demonstra ser irritante a maior parte do livro por não possuir personalidade autentica e a todo momento se submeter as opiniões e aprovações de seu primo Edmund. Desde o início é perceptível a paixão que ela tem por seu primo e a maior parte de sua vida é dedicada a tais sentimentos.

O livro é extremamente intrigante e possui um enredo peculiar: apesar da falta de apego por quaisquer personagens, seu enredo te prende (mesmo não apresentando tensões ou grandes expectativas ao longo da história). Não recomendo ser a primeira obra da autora a ser lida, pois, apresenta difícil leitura (tendo em vista a quantidade de personagens para memorizar), além disso, os primeiros 1/3 do livro apresenta uma leitura maçante, cheio de diálogos monótonos e irrelevantes para a história.

De 0 a 10, tendo em vista a época que foi escrito e a qualidade, merece um 7,5.

Julia 06/04/2020

O livro que tinha tudo pra ser perfeito
As primeiras 500 páginas foram PERFEITAS. O livro inteiro tava sendo maravilhoso e eu estava prestes a declarar mais um livro favorito pra vida, mas a últimas 15 páginas foram a minha facada no coração. O livro perdeu 80% do encanto pra mim só no último capítulo. Achei uma montanha russa muito louca sem pé nem cabeça, e fiquei realmente decepcionada com o final. Ainda é um livro muito bom, muito bom mesmo, e eu vou continuar gostando muito dele, mas infelizmente o final estragou tudo pra mim:/

Sammara 15/08/2020

A princípio é uma leitura arrastada e não no sentido negativo ...
Após terminar fiz uma reflexão na qual cheguei a conclusão de que cada acontecimento por mais enfadonho e que tenha deixado a leitura arrastada, faltando 2 capítulos e compreendido.
E no começo achei a personagem Fanny uma mocinha maçante, e que ao final me surpreendeu.

Raquelzinha : ) 17/10/2020

AMEIII MUITOO
"... Você só vê metade da situação. Vê o mal, mas não vê o lado consolador. Sempre haverá pequenos atritos e decepções por toda parte, e todos nós vivemos esperando demais. Porém se um esquema de felicidade falha, a natureza humana busca outro."

Esse livro me trouxe novas experiências com a leitura, foiii uma história totalmente imprevisível, gosteii muito de todas as reviravoltas. E achei interessante como a nossa opinião sobre os personagens vaii mudando ao longo da história. Minha primeira leitura da Jane Austen, ansiosa para ler mais livros dela !!!

Larissa Tabosa 07/05/2022

Jane Austen nunca decepciona, apesar do final da história ser exatamente o que eu não queria que acontecesse.

Veja bem, entendo que o livro é um retrato da sociedade da época, por vezes até aumentado por conta das críticas da autora, mas, como uma leitura da atualidade, gostaria de ter visto uma mudança por amor. Não nego, torci até o último segundo pela mudança da natureza dos irmãos Crawford.

Queria de todo coração que Henry tivesse se mantido fiel aos sentimentos por Fanny e conseguisse conquistá-la e que Mary desistisse do casamento por interesse para viver uma vida pacata ao lado de Edmund.

Fanny não é a mocinha que eu gosto ou torço. Ela é insípida, chata, passiva, boazinha demais... Talvez casando com Henry ele conseguisse despertar nela alguma característica que a tornasse mais interessante.

Odiei que no final toda a mudança de Henry foi jogada na lata do lixo só para satisfazer a vontade da Fanny de casar com Edmund. PIOR CASAL! É até meio nojento pensar neles dois como um casal. Edmund sempre a tratou como irmã, até a chamou assim por diversas vezes. Ver ele mudar de opinião de forma tão rápida e só porque não tinha como desposar seu verdadeiro amor foi totalmente anticlimático.

Embora o final da história não seja minha parte preferida, é inegável o quanto a Srta. Austen é uma escritora maravilhosa. O livro é extenso e ainda assim me vi fisgada, não queria parar de ler de forma alguma, queria saber o destino de todos...

Enfim, mais um ótimo clássico!