O Nevoeiro

O Nevoeiro Stephen King

Resenhas - O Nevoeiro

Lia Trajano 17/09/2023

17/09/23
Bom conto, meio longo demais, algumas coisas meio sem sentido.
O mundo se acabando, bichos carnívoros lá fora e ainda conseguem pensar em sexo??
Porém gostei do final, o filme nunca me interessou exatamente por já saber como é o final e ter achado ridículo

Vini 03/09/2023

Um ótimo livro pra quem quer entrar em contato com o Stephen King. Uma história curta e que deixa que não conhece os textos do King de boca aberta com os acontecimentos.

JP_Felix 25/08/2023

Bom, é isso
Sinceramente, o que salva o livro é mais a ideia e a narrativa sempre ótima do Mestre King. De resto, meh. Não que tenha coisas realmente ruins, mas, por se tratar de uma história curta, parece mais um conto alongado.

Há alguns pontos que posso destacar que são muitos positivos e outros que deixaram bastante a desejar.

A começar pelos personagens, King sempre consegue contextualizar todos, fazendo-os terem suas próprias características, personalidades e temperamentos, e isso é excelente. O sentimento de desespero, perigo e terror funciona muito bem, transmite bem a ideia.

Por outro lado, alguns momentos são bem apressados. O confinamento é muito breve para chegar a tais extremos. Se todos estão relativamente seguros e com bastante suprimentos, acho que o período em que as pessoas decairiam para o fanatismos teria de ser maior. Os personagens são inteligentes ao lidar com a situação, ou pelo menos centrados, mas algumas decisões são descabidas. Em menos de 24h, já saem em uma expedição completamente desnecessária, e ainda chegam a um lugar claramente mortalmente perigoso e tomam a pior atitude possível.

Logo após isso, a situação no mercado só piora com a bruxa velha, então eu tenho a impressão de que King não estava muito inspirado para trabalhar o confinamento e só quis apressar as coisas.

O final, como de costume, é bem ruizinho. Não que o acontecimento seja ruim, mas a inconclusão deixa um gosto muito amargo, principalmente por ser bem expositivo.

A ideia do nevoeiro e do que habita nele é muito boa, causa realmente um sentimento de aflição e perigo, mas, não sei, acho que merecia uma história maior, mais profunda, com mais acontecimentos. 160 páginas de narrativa do King não são realmente muita coisa para trabalhar uma ideia assim.

O livro é legal, prende bastante, desenvolve até muito bem, mas confesso, em certo ponto, principalmente tratando-se das criaturas que estão no nevoeiro, as coisas parecem apenas apressadas e sem propósito, apenas por precisar que a trama siga em frente.

Ainda é uma boa história, mas carece de algo, seja uma conclusão mais bombástica quanto o que dizem que o filme faz ou uma série maior de eventos para explorar mais da ideia no meio do livro.

zyngirl 05/08/2023

É bonzinho, acredito que o final poderia ter sido melhor já que havia muita coisa pra ser falada mas achei interessante em algumas partes

cbqrton 05/08/2023

é bom, a leitura é fácil.. mas esperei saber mais dos bichos e recebi: nada. o final em aberto me deixou meio errr
italomalveira 07/08/2023minha estante
Eu amei esse conto. Sobre não ter explicação, já estou acostumado. A maioria dos livros do King não tem.

judas 27/07/2023

Babado
Gostei do conto, não sou muito de criaturas e tudo mais, prefiro coisas mais pé no chao? talvez se fosse explicado a origem dessas criaturas, eu iria gostar mais.

esse final? me pegou mt

oguiantonior 19/07/2023

O nevoeiro é uma obra prima e todo mundo deveria conhecer!
Acredito que após assistir a série, ver o filme e finalmente ler o livro, tenho carga suficiente para falar deste clássico.

Fico feliz que o filme é bastante fiel ao conto. O início com o David indo até o mercado comprar suprimentos junto do seu filho Billy, o nevoeiro chegando aos poucos, a visita aos fundos do mercado e a luta com os tentáculos, toda a loucura disseminada no ambiente, enfim, pouparei vocês de spoilers.

Algo que me surpreendeu foi o final, que por sua vez é diferente (e menos angustiante) que o final do filme. A palavra que posso usar para descrever esse desfecho é esperança, do inglês, ?hope?.

Gostaria de falar também sobre a série, que traz uma proposta nova do que realmente é o nevoeiro. Eles conseguiram ressignificar a história de forma brilhante. Infelizmente a série foi cancelada e deixou diversas lacunas para serem explicadas e exploradas. Em luto, mantenho ela guardada no meu coração e no meu TV TIME!

Stephen King acertou em cheio na criação desta obra prima, que com certeza está presente na minha prateleira de favoritos!

Nati Sampaio 13/07/2023

Muito diferente do filme, o livro conta em primeira pessoa os acontecimentos que se desenrolaram na cidade no Maine, com David Drayton. É muito bem escrito e eletrizante. Fiquei viciada até finalizar. Recomendo.
Riva 15/07/2023minha estante
Eu não fazia ideia de que o nevoeiro era baseado num livro do king ?

Nati Sampaio 15/07/2023minha estante
sim! e o livro eu achei bem melhor q o filme

amErica 21/06/2023

É né
Não sei qual minha opinião definitiva. O plot é bom, a escrita é incrível como sempre, mas não sei se entendi o que esse conto quis passar. O final é meio bléh, não entendi pq falaram que era um final super impactante? Talvez seja o final do filme ao qual estavam se referindo... Se tivessem sacrificado a criança teria sido bem mais emocionante ajaguakakakkaka

PS: Acabei de assistir o filme de 2007 e é simplesmente incrível, conseguiu melhorar 100% esse conto!!!!!

winchesterdudab 18/06/2023

Rápido e bom
Contos do stephen king sao sempre uma boa pedida quando você ta afim de um livro curto e fácil. os detalhes e cada momento é completamente incrível, única coisa que me incomoda um pouco é o fim em aberto, mas tem muita gente que gosta entaaao assim ne

@babi.teixeira 12/06/2023

Vida longa ao Rei! Mas...
A ideia do conto é brilhante, mas demora para se desenrolar, creio que esse tipo de narrativa funcione melhor em um livro maior e não em um conto, passou de 40% para eu realmente me sentir envolvida na leitura. Os personagens são bem desenvolvidos, porém a relação do personagem principal com a Amanda é totalmente desnecessária e enfraquece o enredo. Poderia ser mais curto e objetivo. Até o autor concordou que o final da adaptação é melhor.
Natalia 09/07/2023minha estante
Também achei totalmente desnecessária a relação dos dois. Tive que mentalizar que o texto foi escrito em outra época pra me sentir menos incomodada.

Usagi a coelha 05/06/2023

Mais um favorito.
É curtinho, mas bem feito. Os personagens são bem feitos, e atmosfera construída é muito boa, e os monstros são sensacionais. Senti um toque lovecraftiano aqui, com certeza, uma coisa meio terror cósmico.

Jess 05/06/2023

O nevoeiro
Gostei até do livro, é até que diferente mesmo que não mostre muito das criaturas e que o final fique em aberto.