A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Zileide.Brito 24/05/2022

Envelheceu mal
Embora possa ser considerado um clássico, muitas coisas no livro envelheceram muito mal.
O holofote gigantesco que colocam sempre sobre a pele para justificar a personalidade.
Em determinado momento a personalidade de Isaura não condiz com o que é descrito ao longo do livro.
Tem muito floreio na escrita.
Gostei. Fato. Mas foi pior do que eu imaginava que seria.

mannu 17/05/2022

...
não lembro bem como era, li na escola e faz muito tempo. Depois quero reler ele e ai atualizo aqui o que precisar.

Ana 16/05/2022

Gostei bastante, a historia é bem interessante. Só achei o livro muitoooo detalhista e eu n gosto de leitura assim, pq eu me disperso com mta facilidade. Fora isso adorei

Jesi 16/05/2022

No geral gostei, mas achei o final ruim, valeu pela curiosidade que sempre tive de ler este livro.
Não me arrependo da leitura.

bru 15/05/2022

a escrava isaura
não costumo ler clássicos mas hoje resolvi dar uma chance pra esse livro e confesso que achei a história bem interessante, além de ser uma leitura rápida.

Regyana.Alice 14/05/2022

Delícia de leitura
É uma leitura muito gostosa, li em 1 dia. Apesar de muitos críticas que esse livro recebe e respeito as opiniões contrárias, é uma obra prima. Me trouxe muitas reflexões sobre a escravidão, sobre assédio, sobre o patriarcado e sobre a atualidade que ainda vive resquícios desse passado obscuro.
Vale muito a pena a leitura.

@PinkLemonade 09/05/2022

Bleh
Clássico do romantismo que me fez sofrer pra terminar rsrs

Um senhor com sérias taras, uma escrava perfeita em tudo e um jovem loucamente apaixonado.
Eis o resumo do bolo todo.

Não gostei mas acho que talvez seja um daqueles pontos que temos de cruzar alguma hora.
Enzo.Moura 20/05/2022minha estante
Lerêlerê

@PinkLemonade 20/05/2022minha estante
Wut? Kkkk

Ray Barro 05/05/2022

Por que eu fui ler as resenhas, hein?
Amei o estilo de escrita e o enredo do livro. Me apaixonei pelos personagens e a leitura foi um sopro de ar fresco e vivacidade depois uma grande quantidade de biografias e literatura brasileira pra faculdade.

A beleza inquestionável de Isaura, a aparência grotesca do jardineiro que eventualmente a corteja em constraste com a beleza simples mas presente do mocinho e a feiura das outras escravas são aspectos que acabam por empobrecer a obra.

Por isso quero reavaliar todos os aspectos ao ler os artigos sobre a recepção crítica da obra, a inclusão no cânone do romantismo e as percepções atuais de todo o enredo. De qualquer forma, acho bem provável que o autor tenha inserido algumas problemáticas para aproximar os leitores do tema do abolicionismo, já que um calhamaço puramente recheado de críticas afastaria os leitores jovens.

Gi 30/04/2022

Um clássico excelente
Livro escrito em 1875 com duas adaptações para novela televisiva.
Não acompanhei nenhuma das novelas, apesar de muito famosas. Para entender melhor resolvi ler a história.
Apesar do ano em que foi escrito, não é uma leitura difícil; possui algumas palavras diferentes mas é uma narrativa tranquila.
Leôncio é filho único de um rico comendador e com a morte do pai, aquele herda todos os bens deste, inclusive seus escravos.
Dentre os escravos está a bela e inteligente Isaura, filha da mucama da falecida mãe de Lêoncio (Juliana) com o feitor da fazenda à época (o português Miguel). Juliana morreu quando a filha ainda era muito nova.
A mãe de Leôncio cuidou da menina e lhe deu educação tratando-a como a filha que não teve. Nunca quis alforrear a escrava com medo de que ela fosse embora e lhe deixasse só, mas era de sua vontade que, após a sua morte, Isaura fosse libertada.
Todavia, após a morte da Senhora, Leôncio não quis dar a liberdade à Isaura pois estava apaixonado por ela, muito embora fosse casado com Malvina. Ele faz de tudo para conseguir ter a escrava para si, porém ela não cede aos seus desejos e com isso sofre toda sorte de castigos pelo cruel Senhor.

Laryssa 26/04/2022

Literatura brasileira?
..não erra! O livro é super curtinho, de linguagem muito rica e te transporta pra época escravagista no Brasil. Impossível ler e não ficar pensativo a respeito da liberdade e da fé.

sofia âï¸ 24/04/2022

Clássico
Todos deviam ler, é um livro cheio de informações da época pós lei Áurea, nele vemos muitos assuntos atuais como o assédio!
Indico a todos!

Langamer 24/04/2022

Fui obrigada a ler.
O livro não é ruim,ok? Só não é o tipo de livro que gosto,mas a história é foda,eu imaginava a história diferente,achei que seria mais sofrido,mas pqp,como eu odeio a escravidão,esse senhores de merda que achavam que podiam fazer o que queriam com as escravas,que raiva,enfim o livro faz parte do romantismo e traz como tema a escravidão,mostrando como tais vítimas sofriam na mão de seus donos.

Laryssa Barros 21/04/2022

Expectativa completamente frustrada
Esperava bem mais desse livro, não apenas por ser um clássico da nossa literatura, mas também por ter assistido a uma adaptação quando adolescente e ter me encantado com a estória. Mas o que encontrei no livro foi apenas uma espécie de bravata abolicionista, que foi completamente hipócrita, pois em vários momentos os personagens apresentavam discursos extremamente racistas. Sendo assim, todo o encantamento instantâneo produzido pela Isaura, me soou muito inverossímil, tendo o único homem a ter escapado aos seus encantos ter sido seu pai.

Ana :) 20/04/2022

Não indico, porém é bom e rápido de ler.

A obra narra a história de Isaura, uma escrava branca que foi criada como filha pela família que a possuía. Assim, ela é protegida pela matriarca, que prometeu libertar a escrava após sua morte, porém não é isso que ocorre. Isaura torna-se propriedade de Leôncio após a morte dos pais dele.