Enders Lissa Price

Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 288
Veja o livro no site da editora: http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/enders/

Esse livro é a continuação direta de “Starters”, primeiro livro da série. A leitura do primeiro livro é mais do que recomendada para total entendimento do enredo.

O conceito do livro é bem interessante, com uma mistura de distopia, ficção científica e suspense, com uma pegada mais teen. A história se passa na Califórnia, no futuro. É uma época de grande avanço tecnológico. Existem muito poucos adultos vivos, pois foram mortos em uma guerra biológica que devastou a região. A população predominante é formada por velhos (enders), e jovens e crianças (starters). Devido a esse avanço tecnológico, os idosos conseguem viver por mais tempo e com saúde. Agora eles dominam tudo e oprimem os starters, que são obrigados a viver nas ruas, em péssimas condições, ou em instituições, que funcionam como um tipo de prisão. O grande lance da história é uma nova tecnologia que surge no mercado: um chip que, se instalado na cabeça de um starter, permite que um ender possa controlar o corpo desse jovem, e dessa forma poder desfrutar da juventude novamente. Nossa burrinha protagonista resolve se voluntariar e receber um chip, já que uma boa grana é oferecida e ela deseja uma vida melhor para seu pequeno irmão.

A história começa a partir daí. Claro que é uma explicação superficial do enredo, mas não esperem muito desse enredo. Apesar do grande conceito, não é bem desenvolvido e se perde com situações menos empolgantes. A autora tinha tudo para escrever uma série incrível, porém pecou em não detalhar muito bem o mundo atual, dar pouca explicação sobre a guerra que ocorrera, por não dar maior valor emocional ao livro e aos personagens, e por contar a história de maneira apressada. Ah, e pela protagonista, que é bem idiota.

Não há personagens memoráveis, nenhum consegue capturar o sentimento do leitor. As decisões tomadas são meio sem sentido, assim como os diálogos em certas situações. Poderia haver mais detalhe. Detalhes demais cansam, mas fazem falta quando são escassos, porque a imersão no mundo criado pelo autor dá-se pelos detalhes. As cenas de ação são divertidas, mas um pouco forçadas, às vezes. Por se tratar de adolescentes lutando contra soldados armados, dá uma sensação de irrealismo.

A parte boa é a crítica sobre como damos mais valor para o exterior de uma pessoa, para a estética. É difícil aceitar a idade e as limitações que ela traz, por isso criamos maneiras que nos possibilitem ficar jovens por mais tempo, ninguém quer ser velho. E também até onde iriamos por dinheiro, quando a situação aperta. Há alguns pontos para se levar em conta e refletir, até mesmo a questão da evolução tecnologia.

Enfim, a autora tinha um grande conceito em mãos, mas não conseguiu criar alho marcante. É apenas um livro de leitura rápida e fácil, que não acrescenta em nada e que pode entreter. Talvez por ser uma autora iniciante, ela pode evoluir muito ainda, já que tem ideias fantásticas. Lissa Price é muito criativa.

A editora caprichou na composição do livro. A capa é metalizada, contribuindo com a questão futurista da história. As páginas são de papel de qualidade e a fonte utilizada é de ótimo tamanho. Geralmente a Novo Conceito sempre tem um grande cuidado com a questão estética do livro.

Minha nota (de 0 a 5): 2,5

Alan Martins

Visite meu blog.

site: https://anatomiadapalavra.wordpress.com/2016/03/21/minhas-leituras-5-enders-lissa-price/

amandasantiii 12/10/2016

Enders
Não é meu livro preferido da coleção abviamente, starters me prendeu e me surpreendeu muitoo mais vezes, mas não posso deixar de dizer o quão incrivel é o livro, autora soube seguir o mesmo campo do primeiro, e nos surpreender algumas vezes. Um livro que recomendo para todos e que tenho muita paixão ?

Bruna Chaves 02/10/2016

Infelizmente o livro não chega aos pés do primeiro, não que o livro seja ruim,mas certos pontos me decepcionaram muito.Tem personagem que aparece na história e some, não sabemos o que aconteceu depois; a resolução de um problema no livro foi rápida demais e a explicação depois também não me convenceu nem um pouco..parece que foi feito às pressas. Enders prende sua atenção, é um livro bom e algumas reviravoltas são bem interessantes, pena que não é tão incrível como Starters. Recomendo que leia, mas sem grandes expectativas

Luiza 02/09/2016

Ótimo
Não melhor que o primeiro mas eletrizante

Nil 15/05/2016

Quando eu li Starters adorei a ambientação e a história toda. Mas ler Enders foi meio que uma decepção. A história perdeu um pouco da linha do primeiro livro e a personagem principal me deixou muito frustrada. Agora ela é uma pessoa igual ao que ela sempre quis combater. Além disso ela está chata e meio mimada. Acabou deixando o irmão e o melhor amigo para trás.
Só a capa mesmo que é linda.
Não gostei!

Livros e Citações 12/03/2016

"Eu quero a minha vida de volta."
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Classificação: 5/5 estrelas

Prime Destinations destruída. Fim dos problemas e início da vida boa, certo? Errado. Callie imaginou que finalmente conseguiria ter uma vida tranquila com Tyler e Michael, mas ela estava muito enganada. Porque apesar de ter destruído a sua sede, o velho ainda consegue se comunicar com ela. E o pior de tudo, na sua mente. A única forma de tudo isso acabar seria retirando o chip que ela e Michael possuem. Mas ela poderia perder a vida tentando. No entanto, Callie está decidida, principalmente agora que o velho está conseguindo até mesmo controla-la.

"Quantas vezes vou ter que dizer adeus?"

Além disso, as memórias de Helena continuam voltando à sua mente e a assustando cada vez mais. Callie também conhece Hyden em meio a toda essa confusão. E ele a oferece ajuda. Mas será que ele é alguém que possa ser confiável? E por que ele é tão intimidado por toques? E Callie já está pronta para abrir seu coração novamente, mesmo depois de toda a confusão envolvendo Blake?

"A sensação de vazio é pior quando ninguém entende o que está passando."

Primeiramente gostaria de afirmar minha frustração com respeito ao lançamento desse livro. Como que a editora Novo Conceito demora tanto para lançar a continuação de Starters? Demorou tanto para sair Enders que eu já havia quase que me esquecido da história. E isso é uma lástima! Não deveria haver um intervalo tão grande entre um livro e outro. Acaba prejudicando os leitores e principalmente aos fãs.

Depois de algum tempo que iniciei a leitura de Enders, consegui me lembrar do que ocorria em Starters – da história quase que perfeita que encontramos nessa distopia. Sim, o gênero meio que virou modinha, mas e daí? Isso não impede que ótimas séries saiam do gênero. E eu preciso afirmar como Starters representa com honra as distopias.

"– Quer dizer que… você sentiu pena de mim?
– Não – Os olhos dele encontraram os meus – Eu me apaixonei por você."

Para quem já leu Starters sabe como é simplesmente eletrizante a leitura. Durante toda a narração você fica com o coração na mão por todos os personagens. Eu não consigo parar de pensar como é possível uma realidade tão cruel. E em Enders, Lissa Price não muda. Ela continua com todos os fatores que fizeram de Starters uma série tão incrível. Além disso, Price muda a ideia de que os segundos livros de séries são horríveis. Não são! Talvez, Enders seja ainda melhor do que Starters.

Algo que também me agradou foi que Price não decidiu alongar mais do que o necessário. Por decidir que Enders seria o último volume de Starters, ela não saiu do foco de seu plot e não inventou história onde não havia. Por que não existem mais autores assim hoje em dia?

"Eu quero a minha vida de volta."

Enders é repleto de surpresas. De início a fim eu não conseguia nem mesmo o que pensar sobre o livro. São tantas emoções – uma atrás da outra – que eu ficava sem reação. Depois que acabei a leitura, a capa faz todo sentido. Porque realmente ninguém é realmente o que parece nem o que diz ser.

Enfim, se você ainda não conhece essa série, não perca tempo! Você não irá se arrepender. Afinal, quem não ama uma série arrebatadora e que não precisa apelar para continuações sem fim e sexo para ser um sucesso?

Resenha por: Gabriela

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Alana 16/02/2016

Depois que a Prime Destinations foi destruída, Callie acreditava que agora poderia ter uma vida normal ao lado de seu irmão e seu amigo Michael, porém ela estava bem enganada.

O fato de a Prime não existir mais, não significou o fim das atividades do Velho, que agora podia falar na mente de Callie através de seu neurochip. Callie acaba descobrindo então que o Velho pode controlar qualquer Starter doador que tiver o neurochip, podendo até explodir o Starter e com ele tudo o que tiver ao seu redor.

Callie, desesperada, precisa então encontrar uma forma de bloquear o Velho de sua mente e impedir que todos os outros Starters sejam mortos. Quando Callie está prestes a se entregar ao Velho para salvar seus amigos, Hyden, o filho do Velho, aparece para ajudá-la.

Hyden é um dos cientistas que o ajudou a desenvolver os chips, e que agora luta para destruir esta tecnologia e dar um fim a ganancia de seu pai. Callie e Hyden se aliam nessa luta e vão em busca de todos os Metais ( são Starters que possuem o chip) para garantir a segurança dos mesmos e impedir que o Velho possa usá-los para alcançar seu objetivo.

Bem, devo admitir que me decepcionei com Enders, como eu disse na resenha de Starters, o primeiro livro acaba com um grande "mas" e com isso você cria a expectativa de que em Enders tudo será explicado, mas não é bem assim. em Enders acontece muitas reviravoltas e também descobrimos quem é O Velho (um ponto positivo ou talvez não), mas também não ficamos sabendo o motivo da Guerra de Esporos, algo que precisava ser explicado.

Enders acaba sendo uma leitura "forçada", não por ser ruim, mas porque você precisa saber como a estória irá acabar. Mesmo com alguns pontos negativos, eu gostei dessa duologia, mas acredito que Lissa poderia ter explicado alguns fatos ao longo da estória.

site: ironiadascapas.blogspot.com.br

Su 28/01/2016

Depois do final de Starters, fiquei um pouco desanimada para ler a continuação, Enders, porque não estava gostando do rumo que as coisas estavam tomando. Mas, a minha curiosidade falou mais alto, como sempre.
Após a morte de Helena, a mulher que havia alugado o corpo de Callie, ela herdou a metade de todos os seus bens, o que lhe garantiu uma boa vida e, condições de manter seu irmão Tyler e seu amigo Michael.
Agora que ela tem dinheiro, pretende ajudar de alguma forma os Starters sem família, nem que seja apenas os alimentando. Ao voltar de uma de suas visitas a sua antiga vida, ela passa no shopping para se encontrar com Michael e Tyler. Lá, ela vê Reece, a garota cujo corpo foi alugado por Lauren, sua guardiã legal. Só que ela está agindo de forma estranha e Callie decide segui-la. Ao entrar em uma loja, Reece explode e Callie se vê protegida por um garoto desconhecido.
Depois de ter certeza que seu irmão e Michael estão bem, ela procura Blake para lhe avisar que o chip que eles tem na cabeça pode explodir a qualquer momento. Voltando para casa, o Velho fala com ela através do chip e a ameaça para que se encontre com ele.
Esse livro me deixou um pouco confusa. Como no primeiro livro, a autora bagunça a nossa cabeça no final. Mas, apesar disso, a leitura é agradável.
“— O que está acontecendo? — Eu estava paralisada, lutando para resolver esse enigma bizarro. — Me diga.
Você destruiu a Prime, mas isso não significa que me destruiu. Não era a minha única base. Ainda posso acessar qualquer chip.
Reece se afastou do homem e correu em direção à loja de sapatos.
E posso transformá-lo em uma arma.
— Não — eu disse para ele, para mim mesma, para todas as pessoas à minha volta.
O tempo parou, prendi a respiração. Tudo aconteceu rápido demais. A multidão à minha volta se tornou um borrão congelado no tempo e eu saí correndo em direção à loja. Parecia que eu estava correndo debaixo d’água, não conseguia me mover rápido o bastante.
Eu estava a duas portas de distância da loja quando, como uma bala disparada por um revólver, um Starter de cabelos escuros com uma jaqueta metálica e bufante veio em minha direção. Consegui ver seu rosto de relance — queixo forte, olhos penetrantes. Ele se atirou contra mim, jogou os braços ao redor do meu corpo e me arrastou para trás o mais rápido que pôde.
Antes que eu reagisse, houve uma explosão horrível, ensurdecedora, no lugar onde Reece estava. Enquanto voávamos pelo ar, só vi um clarão branco e ofuscante.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Janaína Hanna 24/01/2016

4,5
Eu esperei muito para ler esse livro e não me desapontei, graças a Deus. Na minha opinião o livro é muito bom e não dei 5 estrelas por que acho que houve uns assuntos mal resolvidos, na verdade a coisa não é nem mal resolvido e sim mal explicado.
O livro começa cheia de mistérios, continuando seguindo as migalhas de pão do último livro e me deixando com uma certa confusão. No momento que começamos a acreditar em alguma coisa, vem o ''Velho'' e descarta completamente aquela opção. Com a entrada de novos personagens entra também um novo pedaço da história que as pessoas desconheciam e para melhorar tudo um personagem chave que Callie não sabia se podia confiar ou não e isso só deixou a história mais excitante, acho que li esse livro em 4 ou 5 horas. Super recomendo!

site: https://www.facebook.com/Sweet-Girl-287691234635962/

Frazão 22/01/2016

O fim de um ciclo
Após ler algumas resenhas tive certo medo com a qualidade da leitura, porém o livro é bastante interessante, finaliza a saga dos starters, vale a leitura, é empolgante, apesar de algumas pequenas partes entediantes, a autora soube mais uma vez dar vida aos personagens e nos envolver nesse conto, torcendo e surpreendendo a cada página, o desdobramento da historia nos deixa de queixo caído, leitura recomendada.

Lari 09/01/2016

Legal
Continuação de Starters, apesar de ser um livro que todos começam compulsivamente pelo ótimo livro que Starters é... Ele como uma grande blogueira de livro que conheço a Laise de Mundo Sublinhado disse, não se pode esperar muito ao comparar com Starters para não se decepcionar... É um ótimo livro recomendo por ser o encerramento da história, no entanto ele tem muitos "mimimi" durante a história mais para arrasta-la e enrolar do que contendo fatos interessantes e relevantes para a história, e o final é legal, mas poderia ser bem mais...

Suzani 11/12/2015

Enders
Com a destruição da Prime Destinations, Callie acha que está à salva, mas ela ainda está com o neurochip na cabeça que era usado para fazer a ligação com a sua inquilina, e é com isso que O Velho consegue se comunicar com Callie em sua cabeça.

Ela, seu irmão e seu amiga Michael já não estão mais seguros, com um inimigo onde pode ver pelos olhos de Callie e descobrir onde ela está. Tudo isso poque ela é diferente de todos os outros oque a torna mais importante para o Velho. E ainda descobre que existem Middles (adultos) ainda vivos que tomaram a vacina, legalmente ou não.

Callie está disposta a tirar o chip de sua cabeça só pra ter uma vida normal de novo e não colocar seu irmão em perigo, porque isso é o que irmporta mais pra ela. Com a ajuda de algumas pessoas que também querem acabar com o Velho, ela continua atrás desse cara que a quer.

Eu fiquei muito empolgada com a continuação, e o segundo continua tão bom quanto o primeiro. As revelações que tem foi incrível, a autora pensou em cada detalhe… não tem como imaginar como ela teve essa ideias. Só teve uma parte no meio que ficou um pouco parado, mas foi bem curto mesmo, mas fora isso o livro é ótimo. Não vou falar mais para não estragar a leitura.

Sadako 10/12/2015

Não recomendo. Não mesmo.
Diferentemente de Starters, que foi razoavelmente divertido, Enders é uma decadência sem fim. Enquanto o primeiro livro tinha falhas, o segundo é a própria falha em forma de história... Não sei o que houve com Price na transição de uma obra para a outra, mas ela sofreu um retrocesso palpável em suas habilidades como escritora.

Suas sentenças estão tão pobres de emoção que podem ser comparadas a livros que leio obrigada pelo meu curso. Tudo soa não natural, forçado, quebrado, bagunçado e os diálogos não são convincentes. Mesmo não sendo escritora, peguei-me pensando coisas como “isso ficaria escrito melhor de tal forma” incontáveis vezes.

Price também não sabe criar palavras que não pareçam ridículas no mundo retratado em seu livro. Zype? Zing? Z-mail? Chamar a internet apenas de páginas? É claro que isso não interfere na história em si, mas é bem chato ficar encontrando essas ofensas durante a leitura.

Callie, que foi uma protagonista quase decente em Starters, se torna burra, chata, inconstante e extremamente egoísta. Um exemplo de estupidez foi aparecer em área perigosa com roupas caríssimas e deixar a bolsa de lado enquanto conversa com um estranho. Gente? Mesmo quem nunca morou na rua não faz tais coisas! Sem contar as diversas vezes que se pôs em perigo desnecessariamente.

Outra coisa que me irritou bastante foi o fato de ela simplesmente não conseguir formar uma amizade “comum” com rapazes. Sempre, sempre, sempre tinha um fundo romântico em seu relacionamento com eles! O que é incrível, contando que, além do chip alterado, ela não tem absolutamente nada de especial.

O seu primeiro “namorado”, com quem ela teve ótimos momentos no primeiro livro, é tratado com uma frieza sem tamanho no início de Enders, pelo motivo explicado em Starters: ele também era um Metal (termo genial para se referir aos adolescentes que tem chip), ou seja, ela não teve um caso com ele, mas com o Velho. RIP †

As motivações e atitudes de Callie também são bem incoerentes. Ela se preocupa tanto com o irmão que o deixa aos cuidados de qualquer um que aparece e sai pelo mundo dando uma de super-heroína. E o que dizer de Michael, seu amigo de infância e primeiro interesse amoroso? Ela nunca deixa claro o que quer ou não com ele.

As reviravoltas na história aconteciam em um piscar de olhos e um arco parecia ser jogado em cima do outro sem dó. Como novos problemas despontando a cada instante, não existia fluidez nas transições. Além disso, os vilões eram quase onipresentes e os mocinhos tinham habilidades mais convenientes que o cinto do Batman.

Personagens surgiam, desapareciam e não lembro o nome de ninguém! Para ser bem sincera, tive que pesquisar nomes e termos escrevendo esta resenha – e eu tenho memória invejável. Com isso, entendo que foi tudo tão tedioso que sequer me causou sentimentos negativos. Não houve “má impressão” porque impressão alguma foi deixad-- Do que estávamos falando mesmo? Ah, sim... Enders!

O final é bem ruim. Há, outra vez, acontecimentos extremamente “apropriados para o momento”, é corrido, muitas perguntas não são respondidas e não há conclusão real. A sensação que tive foi de tudo estar acontecendo ao mesmo tempo e, no parágrafo seguinte, uma calmaria perturbadora ter atingido a obra.

A Guerra dos Esporos? O livro não explica porque aconteceu ou contra quem lutaram e, na verdade, não me importo, mas creio que muitos iriam querer uma explicação. Eu, por outro lado, gostaria de saber como tanta coisa ocorreu no momento certo, da forma certa e quando tudo parecia perdido SEM FELIX FELICIS.

site: http://www.nankindust.com.br/2015/11/resenha-starters-enders.html
Eve 25/02/2016minha estante
Super me identifiquei com a sua resenha! Ainda nem terminei, mas estou odiando.

Patrick Rocha 25/11/2015

Enders
Um final digno para uma duologia maravilhosa, amei esses livros.

site: https://www.youtube.com/watch?v=3cdzbSXNCKU