Enders

Enders Lissa Price

Resenhas - Enders

Núbia Esther 09/10/2014

Não havia como escapar daquilo. Eu não estava lidando com um inimigo com quem pudesse lutar; ele estava dentro da minha cabeça. página 39.

Com Starters, Lissa deu início a um romance distópico, com muito mistérios e vários elementos de ficção científica. Callie Woodland, à primeira vista pode parecer uma protagonista bobinha e pouco empática, mas no decorrer da história cresce perante nossos olhos e nos cativa assim como quem não quer nada. Aliás, assim é a história de Lissa. Ela pegou um Estados Unidos detonado pela guerra, com parte da sociedade (pessoas entre 20 e 60 anos) dizimada por terrorismo biológico, e com os sobreviventes assumindo lados opostos na sociedade. De um lado, os Enders, em sua maioria ricos, ou pelo menos em algum cargo de poder; do outro os Starters, se ricos nada tem a sofrer, mas em sua maioria, são jovens órfãos que perderam os pais na guerra e vivem às margens da sociedade ou confinados em casas de detenções. Um recurso abundante para ser utilizado por grupos com interesses escusos, como a Prime Destinations que contratava Starters para alugarem seus corpos aos Enders que desejassem experimentar a juventude novamente. Grupo com o qual Callie acabou envolvida e do qual tornou-se a principal algoz, promovendo a sua destruição.

Enders começa após estes acontecimentos derradeiros. Callie pensou que conseguiria levar uma vida normal junto ao seu irmão Tyler e seu amigo Michael. Porém, resquícios da Prime Destinations permanecem. Ela e Michael ainda têm o neurochip, que permitia a troca de corpos, implantado no cérebro. E o Velho, mais do que nunca se faz presente na mente de Callie. E com um requinte de crueldade a mais: os chips dos doadores podem ser explodidos remotamente. Callie começa então uma corrida frenética para tentar se livrar do chip e da influência cada vez maior que o Velho passa a ter em sua vida e na de outros antigos doadores. Durante essa busca novos personagens são acrescentados, um novo triângulo amoroso é formado (tá que não é bem um triângulo, já que o Michael, tadinho, nunca teve chance), fantasmas renascem, muitos mistérios são revelados e como de praxe, há algumas reviravoltas.

A narrativa de Lissa continua frenética e fluída, tornando a leitura de Enders muito rápida. Seguindo o exemplo de Starters, Enders é daqueles livros que você começa a ler e sem perceber acaba finalizando a leitura. Contudo, a conclusão dada por Lissa para aquela história tão cheia de reviravoltas deixa um pouco a desejar. Lissa conseguiu investir no lado pessoal e nos relacionamentos entre os personagens, sem deixar de lado a problemática principal da história. Porém, em nenhum momento foca-se na parte social e histórica da trama. Faltou mais referências sobre a Guerra dos Esporos e as mudanças que ela proporcionou aos Estados Unidos e aos outros países. Como os EUA estava configurado politicamente nos dias atuais? Quais países eram seus aliados? Uma nova Guerra dos Esporos poderia vir a acontecer? No primeiro livro, os Starters órfãos, perseguidos pelo sistema, tiveram mais voz. Eram a parte oprimida, que provocavam empatia quase que instantânea no leitor e que nos fazia ficar na torcida para que o embate de Callie tivesse sucesso, o que talvez, além de impedir que a situação deles piorasse, talvez pudesse proporcionar mudanças efetivas em suas vidas. Era inegável o papel que essa problemática tinha na história criada por Lissa, mas em Enders, eles foram completamente esquecidos, principalmente os que não tinham um chip implantado no cérebro. Foi realmente uma pena que Lissa não tenha conseguido dar o final que sua história merecia. Com Starters ela prometeu uma história que poderia ser estrondosa, mas que no fim das contas acabou sendo finalizada em meio às sombras.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/10/09/enders-lissa-price/

Literatura 18/09/2014

Quando o grilo falante é nosso inimigo
Quando o grilo falante é nosso inimigo

Chegamos ao fim da saga de LissaPrice que se iniciou com Starters de forma promissora, mas que não teve um fim à altura. Enders (Novo Conceito, 286 páginas) não é de todo decepcionante, parece uma colcha de retalhos, algo remendado. É uma saga cheia de filhotes em e-book, ditos como Introdução à série (Retrato de um starter, Retrato de um esporo, Retrato de um inspetor, Retrato de uma doadora), isso já me deixa com o nariz torcido. Não os li e talvez se os lesse entenderia algumas passagens.

Comecei a temer por um revés da sorte quando meu amigo Nardônio me inquiriu ironicamente: Você vai ler Enders? Então boa sorte. Pronto, já fiquei com a pulga atrás da orelha. Com a leitura do livro a sensação de incômodo foi aumentando. Soluções mágicas, sempre tudo à mão ao seu tempo e à sua hora, todos com habilidades úteis. Tudo o que era difícil no primeiro livro, passa a ser fácil. Daí a verossimilhança vai por água abaixo.

Pode ser que eu esteja sendo radical demais. É que Starters, o primeiro livro,me deixou assim, gostei da premissa, fiquei esperando ansiosamente por este segundo, então meu nível de exigência aumentou exponencialmente.Então vamos a ele. Cuidado agora, pois haverá spoiler!

Callie ganha aprimeira batalha a demolição da Prime Destinations, mas a guerra está longe do fim. Ela ainda tem o chip implantado e pensa em retirá-lo a qualquer custo, não aguenta mais a voz do Velho em sua cabeça, como um grilo falante às avessas. Ela é uma metal, alguém que não é mais livre, que pode a qualquer momento ser controlada:

Eu estava usando as roupas menos chamativas que encontrei no armário Mas não consegui disfarçar minha pele, que estava impecável, meu cabelo brilhante e minhas feições perfeitas. Para o resto do mundo, era claro que eu havia me tornado uma espécie de escrava com um chip na cabeça.

Só pra tornar sua luta um pouco mais árdua, agora a chefe da Instituição 37 passa a ser a horrenda Beatty, com sua ameças

Continue lendo em : http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-enders-lissa-price-quando-o-grilo-falante-e-nosso-inimigo/#.VBsbKpRdX3Q

Isabella Pina 15/09/2014

Quando o final não é tudo aquilo que você espera...
Uma continuação muito esperada por mim, Enders prometia ser o final de uma série muito interessante sobre uma sociedade bem diferente da atual, mas ainda com grandes semelhanças.

No entanto, um dos pontos negativos que Starters também teve, a enrolação no começo do livro, nessa continuação se estende por bem mais tempo do que seria interessante e aceitável. O final de Starters deixava quase tudo concluído, mas mesmo assim, ainda havia algumas coisas que valeriam a pena ter um segundo livro.

Callie, a protagonista, finalmente pensa estar livre do Velho, da Prime Destinations, de todos esses problemas que enfrentou no livro anterior, mas tudo não passa de uma ilusão, pois ela, assim como todos aqueles que têm um chip na cabeça conhecidos como Metais ainda podem ser controlados por esses mesmos malucos que já ocuparam seus corpos uma vez.

Aqui nós temos uma maior presença de Michael, o melhor amigo de Callie, mas quaisquer que fossem as segundas intenções entre esses dois, elas se dissiparam quase que completamente. Tyler, o irmão mais novo de Callie, aparece pouco infelizmente, porque eu acho que teríamos aí uma aquisição interessante a história. Além disso, há a entrada de vários personagens, alguns marcantes e outras simples peças na construção da história.

O foco nesse livro, que pode ser meio confuso no começo da história, é que Callie quer tentar, além de salvar todos os que correm perigo, acabar de vez com as chances de alguém controlar os corpos dos Metais. Sendo uma starter especial, ela é a mais capacitada, mesmo que saiba tão pouco quanto nós. Aliás, as dicas que a autora vai lançando aos poucos são úteis, mas às vezes acabam mais nos confundindo do que ajudando.

Apesar de eu ter gostado da construção desse segundo livro, ao mesmo tempo eu achei que a enrolação acabou estragando as coisas. Os novos personagens foram bons, mas ao mesmo tempo, senti que diversas cenas (longas) nem sempre eram necessárias. O lado bom é que as últimas páginas são ótimas, cheias de revelações e surpresas de cair o queixo (o que o primeiro também teve), mas achei que a conclusão em si da história não foi das melhores, soou um pouco idealizada demais pra mim.

Eu gostei muito de Starters, portanto esperava amar Enders, mas infelizmente isso não aconteceu. O livro é bom, tem algumas explicações sobre a sociedade atual, mas eu achei que, comparado com outras distopias, essa mesma explicação ficou rasa, se focando mais no presente do que em nos contar o que levou a tal situação. Para quem gostou de Starters, é interessante ler a continuação, mas se você já se irritou com a enrolação no primeiro, pense bem.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2014/07/resenha-enders-starters-2-de-lissa-price.html

Isa Canha 11/09/2014

Resenha: Enders - Lissa Price
Enders foi uma ótima leitura para mim, que atendeu (em parte) as expectativas que eu tinha.

Nesse livro nos deparamos com uma Callie bem mais desconfiada e mais esperta. Nos deparamos com uma Callie mais madura, e para mim: mais chata, no livro todo só ouvimos a mudança constante de sua opinião e suas reclamações excessivas, e isso me irritou um pouco.Mas apesar de tudo eu acho que a Callie é uma personagem muito legal, e bem característica , por esse "instinto" que ela tem de sobreviver e sempre encarar os problemas e não fugir deles, e eu fiquei feliz ao ver que nesse livro, ela não perdeu essa essência.

Em Enders, a muita coisa acontecendo, e tudo isso em um ritmo muito rápido o mesmo ritmo característico de Startes.

Senti falta de alguns personagens, tais como Michael e Tyler que acabaram ficando de lado e sem muito foco na historia.

Gostei muito do desfecho, e do como a Lissa administrou isso. O final foi muito bem pensado e ficou impressionante e lindo! Ao final fiquei satisfeita, por mais que tenha ficado com aquele gostinho de quero mais.

Eu já disse em diversas resenhas que gosto de autores que me fazem de boba, fazendo eu acreditar em algo o livro todo e no final é algo completamente diferente... Mas nesse livro a autora não me fez de boba. Ela simplesmente sambou na minha cara com salto 15! Fui enganada por ela novamente! Durante a leitura eu nunca sabia oque esperar a seguir e quando eu achei que o final seria algo, ele foi outro completamente diferente! E isso me agradou bastante.

Enders só provou para mim o quão boa escritora Lissa Price é, ela não só tem uma escrita simples e objetiva como também te envolve de um jeito insano no universo criado.

Enfim, gostei bastante desse livro, mas para mim ele não foi melhor que Starters , oque decepciona um pouco. Dou para ele 4 estrelas, e não tenho certeza se eu recomendo, então a leitura fica por conta propia do leitor...

Wemerson 05/09/2014

Valeu a pena.
O livro começa de forma estranha e vai piorando. Novos personagens são adicionados ao enredo e personagens do primeiro volume da série (Starters) são abandonados enquanto os novos vão surgindo.

Confesso que pensei em desistir da leitura, mas ainda bem que não larguei o livro, pois chega um momento em que acontecem as reviravoltas características da autora e tudo fica sensacional. Então surge a ânsia de saber como termina a história e a leitura vai fluindo naturalmente. Foi um desfecho bom pra série e recomendo a leitura.

Por se tratar das primeiras obras de Lissa, acredito que novos e melhores livros virão. Neste ainda faltou algo a mais pra ficar melhor.

Parece-me que ficou uma ponta solta na narrativa: o pen drive que Redmond entregou para Callie e que tinha informações valiosas que deviam ser guardadas. Ela deve ter guardado tão bem que fez com que a própria autora do livro se esquecesse de dizer pra que servia e se foi utilizado. Sinceramente, tomara que eu esteja enganado, pois torço pelo sucesso da obra.

Talvez seja o fato de que essa série iniciada em Starters muda tanto, que é necessário analisar bem, pra compreender o desenrolar dos fatos. Se um dia eu puder, vou reler pra absorver melhor a história.

heitor 28/08/2014

Esperava mais
Não foi aquilo que eu esperava, o livro, é, tem muitas reviravoltas, mas não são reviravoltas que eu acho, o publico desejou. O livro em si é muito parado, nunca demorei tanto para ler um livro. Estava muito ansioso para ler, mas infelizmente se parasse no primeiro livro ia ser bem melhor. Logo após a queda da Prime Destinations, a vida da Callie vira de cabeça para baixo, ela descobre tudo o que tinha para descobrir no final. Então se você quer descobrir quem é O Velho, se o pai dela está vivo ou morto, se Emma existe; vai ter que passar por uma longa e exaustiva jornada. Enquanto eu lia, não reconheci a antiga personagem, ela mudou. Foi uma história muito bem construída no primeiro livro, mas foi se destruindo aos poucos. Tinha tudo para ser melhor que o outro, mas não foi. Foi sim, maçante e cansativo, parado, sem ação, e previsível demais.
Mas não é um livro ruim, se você quer, assim como eu queria, descobrir os mistérios da vida da Callie, leia.

RjNegreiros 03/08/2014

Resenha: Enders
Os autores ultimamente entraram no modo "surpreendente"; nada mais acontece como você espera. E isso é bom! Você não fica entediado com a estória, nem a acha enfadonha e entediante. Callie continua com sua força de vontade, e o ritmo não para. Ah, e não posso deixar de falar que certas personagens finalmente deram a cara.

P.S.: Finalmente vemos middles!!!

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2014/08/resenha-enders.html

Wesley 17/07/2014

Mais um Final Surpreendente
Mais uma vez essa bela autora nos surpreende e nos encanta ao mesmo tempo.
Esse livro foi até melhor que o primeiro, e merece ganhar cinco estrelas, além de virar favorito.
Apesar de tudo que nossa personagem sofreu no primeiro livro, ela amadurece um pouco, porém, já no começo, a nova vida que ela leva, faz ela se esquecer de como viver nas ruas, que continuam muito perigosas.
Porém é algo irrelevante, com tudo que acontece no decorrer da história.
Intrigas, brigas e um novo e pior desafio para nossa protagonista, que pensou que acabaria depois de destruir a prime. Só que a destruição da prime acaba sendo... Não vou contar. Haha, seria um spoiler muito grande, se não gigantesco.
Pois é, até no romance nossa autora consegue melhorar, deixa de ser sem sentido e acaba virando, pode-se dizer, de certa forma, platônico.
Tenho que dar meus parabéns à autora, pois mesmo imaginando que final seria o que de certa forma foi, também nos deixa atordoado.
Se não leu Starters, ou ainda não leu Enders. Digo, mais uma vez: LEIA. Garanto que não irão se arrepender.

Para ler essa e outras resenhas, acesse:

site: www.indicandobooks.blogspot.com.br

Arca Literária 16/07/2014

Enders
Por Danielle Peçanha

Esse livro é uma continuação do livro Starters, o qual é uma das minhas distopias favoritas; esperava por esta leitura há muito tempo, pois o final do primeiro livro me deixou muito curiosa com o que estava por vir.

A narração da autora continua com um ritmo muito bom que faz com que o leitor não se canse da leitura em nenhum momento, com uma trama cheia de surpresas e reviravoltas.

Em Starters, somos apresentados há um futuro onde o EUA foi devastado por uma guerra com armas biológicas, mas conhecida como guerra dos esporos, que dizimou quase toda a população entre 20 e 60 anos. Por ainda não terem tomado a vacina, estas pessoas seriam os middles, os mais jovens seriam starters e os idosos os Enders, os mais ricos. Os starters que não tinham avos vivos acabaram indo para abrigos e não eram tratados nada bem nesses lugares, então acabavam fugindo.

No meio de toda essa confusão surge a Prime Destinations uma empresa que descobriu uma tecnologia onde eles implantam um chip nos Starters para que possam alugar seus corpos aos Enders e os Starters precisando de dinheiro acabam recorrendo a essa fonte.

A protagonista da trama Callie foi a única starter que, ao alugar seu corpo, ficava consciente, o que fez com que o dono da Prime Destination, mais conhecido como “Velho” se passasse por outra pessoa e vivesse um romance com ela para descobrir como se aproveitar melhor dessa tecnologia. No final do primeiro livro Callie descobre que seu namorado Blake na verdade era o velho e é então que começa a trama do segundo livro.

Callie começa a ouvir a voz do seu pai em sua cabeça, então ela vai fazer de tudo para saber se seu pai está realmente vivo ou o velho que está planto a voz dele em sua cabeça para mais um dos seus jogos sujos.

Enders finaliza com chave de ouro essa duologia maravilhosa, cheia de suspense e ação. Gostei muito da saga e espero sinceramente ver nas telonas do cinema. Super recomendo a leitura para os amantes de distopia e ficção científica.

site: http://minhasresenhasdp.blogspot.com.br/

Jordana 15/07/2014

eletrizante!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2014/07/resenha-enders-lissa-price.html

Karina 13/06/2014

Enders - Lissa Price

A espera finalmente findou-se. Para quem teve o privilégio de ler “Starters”, ou acompanhou a resenha no Blog Casa de Livro, não estava mais aguentando de curiosidade para saber o que acontece com os personagens incríveis da trama, não é mesmo?
Finalmente “Enders” foi lançado, e é sobre este livro que iremos comentar agora.
Apenas relembrando um pouco sobre “Starters”, A vida de Callie mudou completamente após a guerra dos esporos acontecer.

Sua mãe foi morta, seu pai levado pelo governo. Ela se viu perdida, enfrentando o mundo para salvar seu irmão Tyler e salvar a si mesma. A única alternativa que Callie viu para conseguir se manter, foi alugar seu corpo para Enders ricos, na Prime Destination.
Porém em contato com o lugar, e com o Velho o líder da Prime, ela entendeu que nada era como imaginava. Eles desejavam acabar com os Starters, vender permanentemente seus corpos, para que os Enders pudessem se divertir da maneira que bem entendessem.
Um livro futurístico e totalmente tecnológico, que volta para nos envolver e nos chocar, pois ninguém é realmente o que parece.
Em “Enders”, Lissa Price nos mostra as mudanças de personalidade em Callie. A garota que sempre foi gentil e amiga passou a desconfiar até dela mesmo. O que é normal, considerando tudo o que ela enfrentou.
Mas agora com o fim da Prime, e com uma tutora que promete protegê-la e também cuidar de Tyler e de seu amigo Michael, a garota achou que estava à salva. Mas a sua aventura estava apenas começando.
Os inimigos voltaram. A Prime foi desativada, mas o chip implantado na cabeça dos Starters continuam ativo. E alguém os controla permanentemente.

Callie passa a ser seguida, mas um garoto esta sempre por perto para ajudá-la.
Hyden torna-se um fiel amigo. Mas até que ponto ela pode confiar sua vida a ele?
Hyden, Michael e Callie passam a fugir juntos, enfrentando inimigos poderosos, que os controla através do chip. A única maneira de se manter longe é dentro de um furgão que desativa os sinais, tudo equipado por Hyden.
Callie sente algo forte pelo garoto. É como se o conhecesse há muitos anos. A ligação entre eles é coisa de outro mundo.
Ele então conta que precisa da ajuda dela, eles precisam encontrar os Metais, os Starters que possuem o chip, pois ele esta criando uma tecnologia que pode salvá-los.
Hyden se abre para Callie, ele é filho de Brockman, o velho.
O garoto foi o criador do neurochip que hoje se tornou tortura e pesadelo para os Starters. Ele conta que nada daquilo foi ideia sua, que seu pai quando descobriu do que a tecnologia era capaz obrigou Hyden a trabalhar em processos ilícitos para que pudessem ganhar dinheiro. Nada daquilo foi feito por vontade própria. E ele é o único capaz de derrotar Brockman, mas ele precisa da ajuda de Callie e de Michael.

Começa então uma corrida contra o tempo para encontrar a maior quantidade possível de Metais, para que possam tentar reverter o processo do chip, e salvar a vida de todos.
Pois o tempo é curto, o Velho irá vendê-los, e passa a capturar todos os que atravessam o seu caminho.
Mas Callie não poderia imaginar que Brockman mantinha uma pessoa em cativeiro, uma pessoa que ela não vê a mais de um ano, e que pensou nunca mais voltar a ver. Seu Pai.
Quando ela descobre que seu pai também trabalhou nas invenções do neurochip, seu mundo desmorona. Como ele poderia ser capaz de trabalhar para algo tão monstruoso?
Mas ele é o único que pode ajudá-los a lutar contra os poderosos, que invadem seu corpo, e controlam suas mentes.
Mas nada será assim tão fácil.
Revelações acontecerão.
Callie terá seu coração dilacerado, metaforicamente falando, quando descobrir a verdadeira identidade de Hyden.
O Velho nunca foi Brockman.
E ela realmente se apaixonou por Hyden anteriormente, quando ele controlava o corpo de outra pessoa.
Ela encontrará Emma, Starter que passou todo esse tempo procurando, mas perderá novamente em um piscar de olhos.

Será mantida presa, será cobaia de experimentos. Mas nunca irá desistir de encontrar seu pai, de salvar os Metais, e de encontrar sempre a verdade.
Enders nos apresentou outro lado da história. Mostrou-nos como tudo foi criado. Mostrou-nos as dores dos Midles.
Fomos apresentados por personagens novos, que conseguiram despertar sentimentos distintos em nós de acordo com a evolução da leitura.
Preparou-nos para uma guerra ainda maior, que ocorrerá no próximo livro.
Casa de Livro Recomenda.

Eles não vão ajudar você.
Eles não podem ajudar você.
Você está sozinha.

Editora: Novo Conceito

Boa Leitura
Casa de Livro.

Karina Belo.

Os ombros de Hyden caíram. Se não estivesse arrependido de verdade, era um ótimo ator. Concentrei-me na tela apagada. Queria voltar a ter aquela sensação boa de ver Tyler sorrindo. Já odiei os chips por milhares de razões e agora os odiava ainda mais. Eles eram os responsáveis por nos manter longe um do outro.

Hyden caiu, mas os Enders o pegaram do chão e o colocaram novamente em pé. Eles o arrastaram até a vidraça, bem na minha frente, e pressionaram seu rosto contra o vidro.
- Hyden... – Meu coração estava prestes a se quebrar ao meu. – Certo – disse a Dawson. – Farei os testes.
Dawson abriu um sorriso torto e fez um sinal para os Enders que estavam do outro lado do vidro. Eles soltaram Hyden, mas ele continou contra o vidro, erguendo a mão para alinhá-la com a minha palma.

- Use um pouco da imaginação, querida – disse Trax. – Ele tinha um trajo completo com truques especiais. O casaco, as luvas, os saltos no sapato... e, com uma peruca e um chapéu, Hyden se transformou em um Ender bastante convincente. Eu também achava que ele era um Ender, mas Brockman me contou a verdade.

A pior de todas as coisas começou a acontecer. Meu braço começou a formigar. Ele se levantou, não por vontade própria, até que a arma em minha mão estava apontada diretamente para a cabeça de meu pai.
Meu pai não me via há um ano e provavelmente pensou que nunca mais voltaria a me ver. E agora eu estava aqui, apontando uma arma para ele. Era a última coisa que ele veria na vida.

Estou aqui dentro. Controlando você Callie. E a sensação é deliciosa. – Diz Brockman.

site: www.casadelivro.com.br