Enders

Enders Lissa Price

Resenhas - Enders

Juan.Silva 11/01/2014

Viciante! Não tem outra palavra que defina melhor o enredo dessa história.
Há pouco menos de um ano atrás, em meio a febre distópica que tomava conta do mercado editorial, Lissa Price teve seu primeiro livro lançado no Brasil. Starters, que parecia ser apenas mais um fruto da modinha distópica, mostrou-se um fenômeno nas livrarias e de crítica, repetindo o alvoroço que causou nos Estados Unidos, onde havia sido lançado meses antes. O plano de fundo continua sendo uma sociedade futurística com uma organização social extremamente frágil e cheia de rupturas. Um seleto grupo dos habitantes desse senário vive com uma extravagante situação econômica enquanto outros não têm o que comer ou onde viver. Até aí, tudo normal. Entretanto, a autora conseguiu fazer um apanhado de particularidades que fizeram da história, no mínimo, um caso peculiar em meio às outras obras do gênero.

Em um futuro não muito distante, os Estados Unidos foi devastado por uma guerra que usou, sobretudo, armas biológicas. Esse evento ficou conhecido como guerra dos esporos, e exterminou pessoas entre os 20 e 60 anos, que não receberam proteção adequada por não serem consideradas pelo governo prioridades. Quando os conflitos cessaram, havia uma grande população de jovens e idosos na região. Esses primeiros passaram a ser designados como starters, e em geral vivem subjugados, sem casa, família, dinheiro e nem mesmo, o que comer. Esses segundos foram denominados enders, e por conta da idade, ocupam os melhores empregos e cargos, e por consequência, formam a massa rica dessa sociedade.

Ao passar do tempo, uma empresa oferece esperança para os starters. A Prime Destinations, criou um método que permite ajudar tanto starters como enders. O método consiste em uma troca de corpos. A troca consiste na instalação de um microchip na cabeça de um starter, que em conjunto com métodos tecnológicos faz com que um Ender assuma o controle do seu corpo e passe um tempo como uma espécie de hóspede. Ao término do aluguel, o starter pode voltar para a sua vida, porém, com o pagamento do serviço. Essa oferta atrai vários starters de Los Angeles, palco dos acontecimentos do livro, entre eles, Callie, uma órfã que vai em busca do serviço para ajudar seu irmão doente. O que a garota não imagina, é que ela passará por muitos apuros e descobrirá que o trabalho de alugar corpos, envolve uma trama perigosa a qual ninguém, se quer, desconfia.

É assim que começa a trama do primeiro livro da série. No fim do mesmo, Callie causa junto com alguns dos seus recém adquiridos amigos uma grande confusão com a Prime, ganhando um grande inimigo e pondo em risco a sua própria vida. Enormes ganchos foram deixados no primeiro volume para serem descobertos apenas nesse segundo e, infelizmente, último volume.

Se Starters era uma obra de leitura facilmente fluida graças a ação e as descobertas sempre instigantes, Enders consegue se sobressair a isso, sendo quase capaz de transportar o leitor de seu local de leitura para a intensa e acalorada confusão que se organiza pelos quatro cantos de Los Angeles. Desde o primeiro capítulo a narrativa já começa explosiva literalmente, devo dizer e segue nesse ritmo até a última página do livro. O velho, antigo dono da Prime Destinations, começou uma caça aos Starters, para vende-los a grandes líderes de outros países, e conta com o apoio de todos os Enders nessa missão. Para evitar que isso aconteça, Callie procura métodos de afundar ou ao menos atrapalhar o máximo que puder os planos do seu grande inimigo. E é no meio dessas tentavas que ela acaba encontrando novos aliados, amigos, amores e por consequência, inimigos.

Callie é uma daquelas personagens que facilmente consegue fãs no mundo da literatura. Justamente por ser um tipo que foge ao estereótipo da garota adolescente. Forte, audaciosa e sem medo, a personagem surpreende em todas as suas ações e consegue sempre chamar a atenção para si. O romance nesse volume está mais latente, e a protagonista enfrenta desilusões e novos sentimentos se formando. É sensacional a mistura de amor com um ambiente rarefeito e cheio de perigos.

Lissa Price consegue com maestria nessa finalização de saga mostrar o quão boa como escrita ela é. Enders consegue ser impecável em todos os aspectos, os personagens são fortes e muito bem construídos, a narrativa se torna cada vez mais sólida e fluida, bem como as novas histórias que vão surgindo e as reflexões causadas a partir do conteúdo do livro são a cada página mais provocativas. É muito difícil largar o livro, e não porque Lissa abusa do suspense ou de fazer com que coisas aconteçam em um capítulo e as consequências disto só sejam reveladas no próximo, e sim, porque o livro é simplesmente magnífico.

Infelizmente, Lissa Price resolveu ser inédita até no número de exemplares de sua série, formando uma duologia. Enders fecha com chave de ouro essa série que particularmente, não deixou a desejar em nenhum aspecto. Segundo o The Hollywood Reporter, alguns estúdios já estão brigando pelos direitos de adaptação do livro. Vamos torcer para que seja verdade, e se não for, sempre podemos reler e nos maravilhar com esses personagens únicos e cativantes que saíram da pena de Lissa Price, e não vão sair tão cedo da nossa memória.

site: http://asasliterarias.com/
Larissa 13/01/2014minha estante
Eu já estava ansiosa, mas você conseguiu piorar minha situação kkk

Taina 14/01/2014minha estante
Muito boa a resenha! Aonde você conseguiu comprar o 2º? Já lançou?

Rose 14/01/2014minha estante
Muito bom o primeiro, não vejo a hora de ler o segundo. Mas já lançou no Brasil???

Juan.Silva 14/01/2014minha estante
Oi, meninas. Fico feliz que tenham gostado da resenha. O livro chega às livrarias em Fevereiro. Fiquem ligadas.

Any 14/01/2014minha estante
gostei da resenha ,conheci o primeiro livro Starters na Bienal , e estou hiper ansiosa para ler o segundo .bjinho

PriPriii 19/01/2014minha estante
Perfeito.Amei sua resenha.

Ellen 13/02/2014minha estante
Resenha muito boa, reflete bem a minha opinião. Terminei de ler o livro hoje, mas só espero que, seja qual for o estúdio que adapte o livro, arranje um ator à altura para representar o Hyden. :)

Carolina 05/03/2014minha estante
Não li a resenha mas me apaixonei por você! Passa wpp, gato? kasjhdkhasldjhasd

Jehpintrix 02/12/2014minha estante
N estou gostando do livro. :(

Raissa Heidi 21/03/2015minha estante
Tanto os dois volumes quanto o conto me conquistaram, mas o final do livro me decepcionou... achei meio normalzinho... Meio final de filme de ação adolescente.

Fernanda 04/02/2014

Resenha: Enders
Resenha: “Enders” é a continuação de Starters de Lissa Price, publicado pela Editora Novo Conceito. Assim como o primeiro volume este também prende a atenção do leitor do início ao fim e cria perspectivas sensíveis e surpreendentes. Starters se mostrou bastante promissor e o desfecho se concretiza com várias perguntas sem respostas, expostas justamente para serem analisadas neste segundo e último livro. Felizmente a autora conseguiu realizar atos magistrais, com reviravoltas dignas para agradar os leitores.

Callie Woodland é uma protagonista sensacional. Mesmo! Desde o começo mostrou ter uma personalidade forte e cheia de princípios. Quando procurou a Prime Destinations foi para ajudar o irmão doente e desde então se mantém focada para achar a melhor solução de ver todos ao seu redor em segurança e claro, tirar o chip de sua cabeça. É impossível não simpatizar com seu jeito. E um dos pontos positivos é poder observá-la fazendo as coisas e saber que ela tinha mesmo potencial para aquilo.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-enders-lissaprice-novoconceito.html
Álexx' 10/02/2014minha estante
Curtam:
Pensamentos de um Starter

Anna.Lauren 02/11/2022minha estante
Né, o problema do Hayden também foi uma coisa nada haver. Achei algo totalmente desnecessário.
Todas as cenas em que estão controlando ela são revoltantes, ela é praticamente abusada. Eu também não gostei.

Flavinha 09/11/2022minha estante
Também senti assim, que ela foi abusada inúmeras vezes, física e psicológicamente. Não acrescentou nada na história, fiquei com dó da Callie :/ Devia ter avaliado com 1 estrela ...

nabia.mm 26/08/2023minha estante
concordo com tudo tudo

lilac 28/03/2021

muito bom!
Comecei a continuação logo depois do primeiro e foi uma escolha muito boa, parece que foi um livro só. Essa leitura fluiu muito bem, não era um livro que eu estava ansiosa para ler e mesmo assim foi muito tranquilo de continuar, nada cansativo!
Não gostei tanto pois até a metade eles não tinham um objetivo, estavam apenas fazendo coisas por "intuição", acho que a autora poderia ter dado maior profundidade para as atitudes deles. Também achei que muitas coisas deram certo apenas por sorte, visto que no final descobrimos muitas coisas que provam isso, Callie confiava muito fácil.
Entretanto gostei muito do novo enredo, e principalmente de como tudo terminou solucionado, foi uma leitura muito leve e boa.

Kiwia 21/03/2021

Meu. Deus. Do. Céu.
Sério, chocada!! É plot Twist atrás de plot Twist. Terminei Starters ontem, mal tinha superado o plot Twist dele. Fui ler Enders, acabei lendo tudo em 1 dia, de tão empolgante que tava a história, agora tô querendo reler tudo pra ver a história sob a nova perspectiva gerada por tanto plot Twist, socorroo!! Não tenho nem o que dizer, fazia tempo que um livro não me conquistava desse jeito, NOTA MIL ??
Gabyz.z 21/03/2021minha estante
Sinto até vergonha
Parei na metade de Starters apesar de estar gostando muito e nunca mais voltei

Regi 21/03/2021minha estante
Eu amei essa duologia.??

Kiwia 21/03/2021minha estante
Volta a leeer, Gabys, sem vergonha kkkk te juro que vale muito a pena!! Sério, teve um momento que eu só fiquei parada, olhando pro nada, relembrando da história inteira. O plot Twist é tão intenso que te faz repensar em tudo, vale a pena

Kiwia 21/03/2021minha estante
Regi, confesso que tava na minha lista fazia tempo, mas agora só quero reler pra ontem, incrível!!

Regi 21/03/2021minha estante
Kiwia, tem uns livros relacionados à duologia: Retrato de uma starter, ...

Sofi_lindinha 10/03/2022

Enders
Se alguém vier me pedir alguma recomendação eu com certeza diria pra ler esses dois livros, eu amei a construção do universo dele mesmo sendo uma ideia MUITO louca KKKKKKKK
É uma leitura muuuuito tranquila que com certeza vai te prender, e acompanhar a jornada da protagonista.
Gostei muito do romancesinho do Hyden que no final a gente descobre que na verdade é o velhoooooo AHHHHHH pra mim foi meio jogado, acho que eles poderiam ter trabalhado melhor isso mas enfim, achei incrível ela trabalhar para aquela empresa que fez os testes dela porque realmente assim ela se sentiria ""segura"" até porque o chip dela não foi retirado, e achei muita sacanagem do Brockman (KKKKKKKK) fazer ela atirar no pai dela, uma única reclamação é que foi muuuuito desnecessária a neta da Helena aparecer, tipo ela apareceu só pra morrer mesmo e é isso.
Enfim amei a experiência de uma distopia diferentona, pretendo ler mais no futuro.

Jo 14/12/2021

Bom, mas eu esperava mais
Comprei esta continuação super ansiosa e empolgada depois do final de Starters, mas não estava esperando por essa...decepção? Assim, não foi uma estória ruim e tudo mais, tiveram várias reviravoltas e revelações que me fizeram engajar e gostar da trama. O final do livro foi bem fechadinho. Tudo terminou do jeito que deveria. Mas ainda assim faltou algo, na minha perspectiva.

Senti como se a autora estivesse com pressa para acabar a estória, tudo passou tão rápido, era um evento atrás do outro, tudo meio corrido e sem muito aprofundamento. A personagem principal estava menos irritante, mas mesmo assim eu esperava um pouco mais de maturidade de todos os personagens em si, o que não aconteceu.

Também acho que dava para ter desenvolvido melhor a relação da protagonista com certo personagem que não direi o nome (para deixar o suspense), tudo foi tão raso e apressado (como já tinha comentado). Ok que o foco nunca foi o romance, mas acho que faltou o mínimo de comprometimento da autora para com esse casal. Só umas ceninhas com mais diálogos, sabe?

Enfim, foi uma boa duologia. Me diverti e curti bastante a originalidade de Lissa Price. Foi uma boa experiência. Mas se tivesse que comparar o primeiro livro com o segundo, o primeiro ganharia fácil. Na questão de personagens, desenvolvimento, quase tudo.

P.S.: Mesmo assim continuo recomendando, tá, pessoal?

Ju Cirqueira | @jucirqueira 14/03/2014

A duologia Starters chega gloriosamente ao fim
Ao final do Livro 1, a autora deixou um gancho gigantesco para o Livro 2, sinalizando ao leitor que a protagonista Callie não estava lá tão segura quanto ela imaginava e que a destruição do prédio da Prime Destinations - empresa que alugava secretamente os corpos de Starters para Enders – não significava o encerramento das atividades realizadas lá, nem muito menos a derrota de seu presidente, o Velho.

Aterrorizada pela constante voz em sua cabeça, Callie precisa fazer algo para se certificar de que o Velho não volte a controla-la ou fazer mal a outros Starters. Além das ameaças e provocações do Velho em sua cabeça, Callie também ouvia a voz de seu falecido pai, o que não deveria ser possível, deixando-a ainda mais perturbada. Após a explosão que matou uma Starter dentro de um shopping, quase na sua frente, Callie sabia que se continuasse ignorando o Velho em sua cabeça coisas piores poderiam acontecer, e o pior, os próximos alvos poderiam ser Michael e até mesmo Tyler, seu irmãozinho. Então pressentindo a ameaça à flor da pele, Callie concordou em se encontrar com o Velho, desconfiando de que seu objetivo obviamente fosse fazer uso do chip em sua cabeça, o único chip alterado capaz de matar.

Ao invés do Velho, quem lhe encontrou primeiro foi Hyden, um Starter desconhecido que praticamente “sequestra” Callie com o objetivo de salvá-la do Velho. De início esse personagem inusitado causa muita desconfiança, mas aos poucos vai ganhando a confiança da Callie ao passo que revela coisas sobre si mesmo e sobre a Prime Destinations. E é aí que a aventura começa! Callie desvenda muitos outros mistérios sobre o projeto dos chips, o controle dos Starters e os verdadeiros planos do Velho, em uma correria frenética para fugir e tentar salvar outros Starters que possuem chips – chamados de “Metais” – do controle do Velho.

“Enders” consegue ser ainda mais eletrizante que “Starters”. Os novos personagens que entram em cena são tão misteriosos e encantadores quanto os próprios protagonistas. Ação é o que não falta! Callie se mostra uma protagonista excepcional, corajosa, destemida, cheia de esperança e encantadora! O que me conquistou nesta sequência foi que Lissa não errou na mão, tudo está muito bem comedido, todas as cenas de ação entrelaçadas com as cenas de afeto e descobertas, todas as peças do quebra-cabeças se encaixam perfeitamente, uma após a outra até o desfecho central. Temos a impressão de que cada detalhe da construção do mundo distópico de Lissa Price foi muito bem calculado e convence o leitor de forma muito natural.

site: http://nuvemliteraria.com/2014/03/resenha-enders-lissa-price/
Henning 03/04/2017minha estante
terminei de ler agora
vi gente falei mal dese livro
eu gostei muito
e o velha o grande vilão
quem diria que poderia ser
eu ate desconfiei pensei não poder ser kk

Michelle.Possani 11/04/2024

Final maravilhoso..só leia
O segundo volume da séria tem acontecimentos muito rápido, super fluido, temos o fechamento da prime destination no primeiro volume(Starters)
Mas os chamados metais que ficaram com o chip na cabeça não conseguem remove-lo.(Risco de vida)
Agora o Dono da Prime chamado de o velho consegue controlar,esses chips a distância e até explodir o chip.
CALLIE VAI OBEDECER O VELHO PARA DESVENDAR O QUE ESTÁ POR TRAS DE TODA ESSA TRAMA CONHECE HYDEN O NETO DO VELHO E DESCOBRE QUE SEU PAI TAMBÉM ESTEVE ENVOLVIDO COM O TRABALHO SOBRE O CHIP ...
Super indico a leitura ,Não dei cinco estrelas por comparar o todo do liovro com outras distopias mas super recomendo.....
Espie resenha /veredicto no meu canal no youtube ,nome do canal leitora apaixonada

site: you tube -leitora apaixonada

naniedias 15/02/2014

Uma decepção!
Muito Fraco!

Já leu Starters? Não?
É totalmente possível ler esse segundo livro sem ter lido o primeiro, mas não recomendo.

É no primeiro livro que a autora explica alguma coisa sobre a sociedade em que vivem seus protagonistas. A autora já não fala muito no primeiro (mas é o suficiente para que o leitor não se sinta totalmente perdido), e no segundo não fala absolutamente nada.

A verdade é que eu não gostei desse segundo livro (como você talvez já tenha percebido pelo "muito fraco" ali em cima).
Me decepcionei em vários sentidos.

Eu li Starters e achei o máximo a história!
Não acho que o livro seja distopia, por motivos que expliquei na resenha do primeiro volume, mas como uma ficção-científica juvenil eu fui arrebatada não só pela deliciosa narrativa da autora, como também pelos seus personagens, mas principalmente pela realidade alternativa que ela criou.
Tendo gostado tanto do primeiro, eu realmente esperava coisas grandiosas para esse segundo livro - não apenas uma aventura gostosa de ser lida, mas também maiores detalhes sobre o mundo da protagonista Callie.
Infelizmente, não foi o que encontrei. Nem uma boa aventura, nem as explicações por mim tão aguardadas.

Primeiramente, quero falar do que é bom, porque há coisas boas no livro.
Para começar, a edição da Novo Conceito merece elogios! A editora manteve o padrão do primeiro livro e arrasou nessa continuação. Gostei demais. Não só a parte gráfica ficou belíssima como o trabalho editorial (tradução e revisão) também ficou muito bom.
Além disso, a editora também montou um kit muito bacana, com um pen drive em formato de cartão que achei o máximo!

A autora também não deixou a peteca cair no quesito narrativa. A escrita de Lisa Price continua tão gostosa e atraente quanto no primeiro livro.
Parece que a autora faz com que a história deslize pelas palavras que colocou no papel - tornando a leitura extremamente agradável e também muito dinâmica! Lissa Price, por favor, continue escrevendo - porque é uma delícia ler.

Qual o problema, então?
Na verdade, estamos falando de problemas. No plural mesmo.
A coisa já não começa bem no título. Pode me chamar de chata, mas o título para mim é algo que faz todo o diferencial em um livro (em conjunto com a capa e a sinopse é o que me faz comprar um livro que eu ainda não conheço e do qual não ouvi falar! Portanto, considero o título um ponto de extrema importância).
Não que o título seja ruim! Ainda mais para quem leu o livro anterior. Enders se encaixa perfeitamente com o título do primeiro livro, Starters, mas não encaixa em mais nada com a trama! Parece que a autora quis usar o título apenas para combinar mesmo com a primeira história. E por que não gostei disso? Porque foi frustrante demais...
O título sugere uma maior participação de Enders... ou talvez até mesmo a história sendo contada do ponto de vista de outro personagem, agora um Ender (a primeira história é contada em primeira pessoa por Callie, a protagonista adolescente).
Porém, isso não é verdade. O segundo livro também é protagonizado por Callie, que é responsável por narrar sua própria história, e quase não há participação de Enders.

Em seguida, os personagens.
De maneira geral, são os mesmos do primeiro livro, mas retratados de uma maneira menos interessante. A protagonista novamente é Callie e alguns personagens continuam, enquanto outros novos são inseridos. Mas tirando a própria Callie e um novo personagem que aparece, todos os demais ficam super apagados e isso me desagradou bastante. E não só isso. Os próprios protagonistas não são retratados de uma maneira interessante, mas de forma bem superficial.
Por exemplo, achei péssima a maneira como Callie trata seu irmão mais novo. Ela é superprotetora demais, não dá espaço para o irmão. De certa forma, já era assim no primeiro livro, mas no segundo isso é intensificado. Sem contar que ela ora parece se preocupar demais, ora parece esquecer completamente o irmão em prol de estranhos. Devo dizer que achei bem estranha a maneira que ela interagiu com seu irmão mais novo (pelos acontecimentos de cada história, não tive essa impressão em Starters).

A grande decepção do livro, porém, ficou mesmo por conta do enredo.
Ai, ai, Lissa, como você pôde estragar uma história tão promissora?!
Em se tratando de um segundo livro numa série distópica, esperava que houvesse mais detalhamento das questões sociais que envolvem a sociedade retratada no livro. Como já mencionei antes, não consigo ver esse livro como uma distopia, mas como uma ficção-científica. Ainda assim, porém, eu queria mais detalhes, já que a realidade na qual Callie vive é tão diferente daquilo que conhecemos.
Ansiava por saber um pouco mais sobre a história daquela sociedade, o que foi e como se deu a Guerra dos Esporos e qual a extensão dessa guerra! E não só a parte histórica... na verdade, considero que até mesmo na questão de funcionamento da sociedade no presente me deixou curiosa. Não há menção do governo que a controla, da realidade cotidiana dos cidadãos, de como as questões de saúde, educação, desigualdade social, emprego e tudo mais é tratada (ou até mesmo sentida) pelas pessoas. Na verdade, o mundo todo ao redor de Callie é bastante obscuro. É como se não houvesse nenhuma luz, somente trevas, e Callie carregasse uma pequena vela, suficiente apenas para mostrar ela mesma e alguns detalhes ao seu redor (mas detalhes que são praticamente sombras desfocadas). Essa foi a minha sensação com a leitura.

Mas ainda assim, com tudo em falta, eu pelo menos esperava uma atitude da protagonista em relação à quebra do regime desigualitário que subjulga os Starters sem família (questão que foi apontada, deve-se dizer, no primeiro volume!).
Só que não encontrei nada disso. Nem as explicações que esperava, nem a atitude que poderia ter valido a pena.
Nada!
O livro se fia em uma trama completamente sem sentido, que mal é capaz de manter sua conexão com a história que nos introduziu ao mundo dos Starters.

Confesso que passei a maior parte do livro dizendo coisas do tipo "mas isso não faz o menor sentido", "por quê?" e "Oi?".

No final das contas, o livro não conseguiu mesmo me conquistar, embora eu tenha gostado tanto do primeiro. Esperava coisas completamente diferentes e o que encontrei não foi capaz de me agradar nem um pouco.
O mais frustrante de tudo é saber que esse é o último livro da série. O primeiro livro é ótimo e o segundo não deveria existir... mas eu queria - e muito - que algumas questões fossem desvendadas. É realmente uma pena que a série seja finalizada sem dar vazão às milhares de perguntas que se formaram em minha mente.

Portanto, leiam o primeiro livro, que é bem bacana, mas já sabendo que o segundo não irá responder às perguntas deixadas pelo primeiro. Se você for curioso (e como um bom leitor, tenho certeza que é!), irá se frustar bastante com Enders.
A bem da verdade, se fosse você nem perderia meu tempo lendo o segundo. Leia o primeiro, aproveite os contos que a autora publicou e finge que Enders não existe. Acho que vale mais a pena.

Nota: 3

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!
Guillermo 30/03/2014minha estante
Concordo plenamente com o seu comentario! Amei muito Starters, mas Enders deixou muito a desejar! Achei o final completamente previsivel, o que eu acho completamente frustante; gosto de reviravoltas e finais impactantes que me façam lembrar do livro por muito tempo! Pena que isso não aconteceu.
Discordo de uma coisa na sua resenha: não gostei da escrita de Lissa Price. Tem algo que me incomoda profundamente na maneira que ela escreve. Os diálogos são... sei lá, infantis demais, como aqueles que você escreve nas suas redações de 5º ano, muito mecânicos, longe da maneira que se fala na vida real.
Além disso, achei que várias coisas não eram necessárias para a história, como aquele período em que a Callie fica presa com o Hyden e o Michael naquele local onde são submetidos a vários testes... Completamente dispensável para o enredo. E uma coisa que eu estava LOUCO para saber mas não foi esclarecido: os motivos da Guerra dos Esporos! Alem disso, queria saber o que aconteceu nos outros países também, não só da vida nas cidades citadas no livro (nem nelas não foi muito bem explicado)
Enfim, esse livro se tornou uma enorme frustação para mim.
P.s.: faz um bom tempo que não vou no seu blog, tenho que me atualizar por lá! Rsrs

Jehpintrix 02/12/2014minha estante
A história é boa, mas a autora não soube construir os personagens e as falas são muitos rasas...

Danilo.Andrade 16/01/2022

O livro Enders é muito melhor que o primeiro, tem mais ação tem personagens novos e misteriosos. A autora conseguiu fechar bem as tramas, mesmo ela não explicando mas sobre a guerra e os esporos.

Isabela 05/08/2021

"Ninguém é o que realmente parece"
Se você entendeu o significado dessa frase e lembrou daquele personagem... Sinto muito! KKKKKKKKKKK
O livro é muito bom, mas senti falta de um final melhorzinho ?
Cassi 05/08/2021minha estante
simmmmmmmmmmmmmmmmmm

Nina.Montev 05/08/2021minha estante
Exatamente

Ju 09/08/2021minha estante
SIM! Amei & favoritei o primeiro livro, mas parece que esse faltou alguma coisa?

Acsa 27/08/2021

Muito bom!!
Livro muito bom de leitura, te deixa curioso para saber o que vai acontecer, tem várias surpresas que te deixam ansioso para o final.

Acho que deixou um pouco a desejar em relação a forma como tudo se resolve, poderia ter ser sido um pouco mais impactante.

Rafah 04/08/2020

É legal, mas não tão bom quanto seu antecessor
Os primeiros capítulos são bem parecidos com Starters, um alto clima de tensão, bastantes surpreendentes e mantendo as discussões, narrativas latentes, de Starters. Infelizmente, no decorrer da história, algumas dessas características vão ficando de lado e vão aparecendo várias soluções milagrosas e algumas escolhas narrativas duvidosas, as vezes parece que a história estagna e não "anda" pra lugar nenhum. Por outro lado os personagens principais são bem desenvolvidos - os secundários nem tanto - e o final é bem digno.

Achei Starters bem melhor, mas, ainda assim, é um bom livro! =)