As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Raíla Tavares 15/10/2020

Esperança
Esta emocionante historia busca nos mostrar que a vida não é um mar de rosas, mas mesmo assim podemos superar todas as adversidades. É um livro indicado para todos aqueles que querem aprender a ter esperança do nada, ou que simplesmente desejam se aventurar num mundo de imaginação e aventuras.

Day 13/10/2020

Pra se emocionar...
Pi, que já veio ao mundo com o desafio de carregar um nome pra lá de estranho, vê a sua vida virar de cabeça pra baixo quando seu pai, dono de um zoológico, decide sair da Índia e recomeçar a vida no Canadá. E assim a família parte com seus animais em um cargueiro que infelizmente nunca chega ao seu destino.
O navio ao naufragar deixa apenas Pi como sobrevivente humano, a vagar pelo Pacifico na companhia de um tigre de bengala chamado Richard Parker, uma orangotango, uma zebra e uma hiena . Perder sua casa, sua família e estar a deriva no oceano já seriam bem difícil sozinho, e se torna um desafio ainda maior ao conviver com esses animais.
Mas mais do que a aventura que isso envolve, a historia de Pi é sobre fé, e sobre nunca desistir. Ela nos mostra que aonde quer que estejamos nunca estaremos sozinhos. Seja na companhia de um tigre, ou na companhia de Deus.
É uma leitura incrível que vai te levar a navegar junto com eles naquele barquinho.

Giovanna2273 30/09/2020

Várias emoções
Se vc ler o meu histórico de leitura no decorrer das páginas vai se surpreender.
Comecei animada, rindo depois fiquei triste, angustiada até que perto do final fiquei toda esperançosa cheia de expectativa.

Então, de maneira resuminda gostei muito da escrita. Não me prendia, mas também não me dava vontade largar. Confesso que em alguns trechos a leitura ficou arrastada, mas perto do final li tudo de uma vez.

Acredito que os interessados nesse livro deveriam mergulhar nas páginas para tirar suas próprias conclusões. =)

Ramon.Pires 11/09/2020

Perfeito
Um dos melhores livro que já li.!!!!!.
O livro me prendeu do início ao fim.

Mai_peereira 30/08/2020

Pi Patel
Um livro bem comovente, teve momentos que só de imaginar o trajeto foi angustiante. Porém é um livro bem demorado em relação a leitura.

Naislan 29/07/2020

História bacana,cujo filme foi bem fiel em muitos pontos. Não é um livro que amei.

roblesz_ 12/07/2020

Sem palavras
Apesar de eu ter demorado um certo tempo para ler esse livro (estava numa ressaca literária e não estava tendo muito foco), era sempre uma questão de acabar lendo 70 páginas numa sentada só e ficar maravilhado com as tantas questões trazidas a tona (ainda mais no começo do livro que apresenta argumentos muito bons sobre criação em cativeiro e a moralidade da vida animal nos zoológicos) e a intimidade que surge entre o leitor e o Piscine era espetacular. Havia momentos que, mesmo estando eu muito longe de estar numa situação parecida, era possível compreender suas ações e decisões em momentos de delírio e desespero, como se pudesse ver a mim mesmo ali, perdido no mar, faminto, com sede e acompanhado nada mais nada menos do que um tigre de bengala.
É possível sentir apreço e gratidão pelo tigre junto do personagem, que sem o animal, não teria conseguido suportar as dificuldades da vida no mar, mesmo que a única ajuda vinda do tigre fosse os seu olhos poderosos e seu tamanho amedrontador que buscavam Piscine de volta do mundo da fadiga e melancolia para a vida atenta e o instinto de sobrevivência.
Mesmo que muitas partes possam acabar sendo meio maçantes e longas descrições do dia a dia de Pi em alto mar apareçam frequentemente (muitas páginas descrevendo seu modo de comer carne de tartaruga, descrevendo a magnitude de Richard Parker etc ), acredito que todas esses pequenos atos e descrições puderam me levar a compreender um pouquinho mais de quem é o Piscine, o modo que sua vida mudou drasticamente e as mudanças que teve que fazer sendo um adolescente indiano vegetariano, cristão, muçulmano e hindu em alto mar.

Por fim, recomendo bastante essa leitura. O personagem descreve tudo de um jeito bem humorado, como se nem ele pudesse acreditar nas situações um tanto cômicas que aconteciam ao longo do livro e seria definitivamente o tipo de pessoa que eu gostaria de passar horas e horas conversando sobre qualquer aspecto religioso, científico ou humano do mundo.

Walk 30/06/2020

Simplesmente lindo. Um excelente livro com uma narrativa envolvente e com muita emoção e religiosidade.

Duda 28/06/2020

Cansativo
A história se arrasta, com muitos detalhes que poderiam ser deixados de lado. Foi uma leitura cansativa, mas ainda assim considero um livro interessante.

Fernanda2477 22/06/2020

"As Aventuras de Pi" conta a história de Pi Patel, um garoto indiano que se vê perdido no meio do Oceano Pacífico em um bote salva-vidas, na companhia de um tigre-de-bengala, após o navio em que viajava com sua família a caminho do Canadá, naufragar depois de uma tempestade. Os primeiros capítulos nos apresentam a infância de Pi, a origem de seu nome e sua família. Também descobrimos como o jovem garoto decide praticar três religiões distintas, se tornando então hindu, cristão e muçulmano. A segunda parte do livro relata os dias de angústia que enfrentou no mar durante quase sete meses, e os métodos que encontrou para manter a si e a seu companheiro de viagem vivos nesse período. Pi descobre que precisará encontrar maneiras de dominar o tigre para não se tornar uma presa, bem como também terá que questionar alguns valores para manter-se vivo. Com uma escrita fluida e capítulos curtos em sua maioria, a leitura é rápida e desperta no leitor sentimentos de empatia e aflição. Para pessoas vegetarianas, como é o meu caso, a descrição de como Pi caça, mata e limpa os animais que precisa para sobreviver, despertam uma sensação de incômodo da mesma maneira que no personagem no início de sua desventura. Uma leitura muito interessante, com um final que pode ser surpreendente e nos faz refletir sobre a leitura mesmo após fechar o livro.

Manu 11/06/2020

Maravilhoso
Não tinha jeito do filme passar toda a filosofia e poesia dessa obra. Que livro bem escrito, sempre emocionante (despertando todo tipo de emoção, inclusive). As "aventuras" são completas desventuras, mas narradas de uma forma tão bonita que há muito o que apreender no decorrer da história. Super recomendo.

Marcela115 11/06/2020

O começo do livro é meio parado, lento, mas nada que faça desistir de continuar lendo. Como eu já tinha visto o filme, fiz uma leitura lenta, sem pressa. A narrativa é ótima, que nos envolve. As Aventuras de Pi mostra um excelente entretenimento, um estudo psicológico, um manifesto em defesa da arte, um estudo sobre fé e religião.
Argemiro.Nascimento 11/06/2020minha estante
Realmente esse livro é legal
Muito detalhista mas cativador
Havia até esquecido que havia lido ele anos atrás rsrsrs

Mariana Orico 10/06/2020

Geralmente não gosto de livros monótonos, mas os pensamentos de Pi são muito chamativos e foi o que me entreteve nessa leitura. Tenho para mim que o começo já é uma das melhores partes do livro, pois Pi vai em busca de conhecer a Deus através de várias religiões e não se limita a uma só para seu feito, consegue enxergar em cada uma delas as coisas mais belas e extraordinárias para o seu encontro com o divino.

A fé de Pi é imcomparável e durante seu náufrago, foi a força da sua fé que o fez ir tão longe, não somente a fé religiosa, mas a fé do seu pensamento e a fé em Richard Parker também.

Sua vontade de permanecer vivo é admirável e sua relação com um animal selvagem, intercalada entre intimidade e instinto, companheirismo e rivalidade é o que mais vale a pena na leitura. Você torce muito por ambos,