spoiler visualizarAnderson Ferreira 05/07/2023
Perfeitamente mais ou menos
O livro trata do fenômeno de disseminação das epidemias. Por epidemia compreenda a sua ideia mais abrangente: patológicas, publicitárias, sociais e etc. Ele mostra a existência de três fatores responsáveis pela propagação ou "virada" das epidemias: os Eleitos, o Fator de Fixação e o Poder do Contexto.
Os Eleitos são tipos de pessoas com características específicas e que são os motores de transmissão da mensagem. São eles os Comunicadores, os Experts e os Vendedores.
O Fator de Fixação é característica da própria mensagem (hábito, produto ou patógeno) e está ligado ao potencial de adesão. A publicidade é fácil de lembrar? O filme, a marca, a comida é memorável? A moda vai pegar? Tudo isso diz respeito ao Fator de Fixação.
Por último, o Poder do Contexto diz respeito à influência do tempo e do ambiente na eficiência de transmissão de uma epidemia. O ambiente que o cerca favorece a absorção de qual mensagem? Por quanto tempo alguém está exposto a essa mensagem? O Poder do Contexto favorece ou dificulta a virada de uma epidemia.
Os princípios que o autor apresenta, citados acima, são muito interessantes. Aproximadamente 70% do livro são relatos e histórias reunidas para exemplificar aqueles princípios. Porém, algumas delas são maçantes, outras, prolixas, e todas elas, relativamente antigas. Apenas uma vez, e brevemente, ele cita algo dos anos 90 (o uso de e-mail). Todo o restante é dos anos 80 para trás. Não que eu ache livros datados um problema. Minha decepção foi pensar que era um livro recente, quando na verdade era uma capa recente. Lógico, não esperava nada sobre COVID ou TikTok. Porém, aqueles 70% do livro seriam mais familiares para meus pais ou avós. Praticamente nada fala-se sobre internet(!!) e nada sobre smartphones ou outras epidemias sociais. Não é um livro pra demorar. Pessoalmente, não vi o que "degustar" dele. Se você acha que vai demorar mais dois dias para ler, é melhor procurar um vídeo-resumo.