Serial Killer: louco ou cruel?

Serial Killer: louco ou cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Ana Prado 22/03/2021

MUITO BOM
Difícil descrever, perfeito.
Muito detalhista e arrepiante! Muito bom!
Vai ser difícil outro livro de serial killer passar esse...

Lola 18/03/2021

Não irei dar uma nota por ser livros não-ficção.
Foi muito informativo e interessante como funciona o processo investigativo, como funciona a catalogação dos crimes e dos assassinos, como é o trabalho dos profilers. Eu gostei muito de como a autora conta a infância dessas pessoas (e todas MUITO similares) e como vai ocorrendo essa progressão violenta do comportamento, foi muito importante também o fato da gente ser apresentado às vítimas não apenas aos criminosos. Mas não foi fácil de ler e digerir, não é um assunto fácil, principalmente as descrições não são fáceis. O livro não é pra qualquer pessoa definitivamente mas para aqueles que têm estômago, é muito bom para entender os extremos do comportamento humano.

10/03/2021

Um bom livro para quem tem curiosidade sobre o tema, mas pode ser um pouco cansativo para as pessoas que já possuem conhecimento acerca dos criminosos mencionados. Ainda assim é uma leitura que vale a pena.

Livia1405 08/03/2021

Se perdeu
Parece que a autora focou muito mais em descrever o gore dos crimes do que fomentar uma discussão pertinente sobre o psicólogico dos serial killers, e se eles realmente são loucos ou cruéis.

Liv 02/03/2021

Bem escrito
Ótimo para quem gosta do tema, descreve bastante serial killers e mostra como eles agiram

Dione.Barros 15/02/2021

A autora apresenta casos reais de assassinos em série, analisa suas mentes e suas ações e nos faz refletir sobre até que ponto pode chegar a crueldade dessas pessoas.

Rebustine0 15/02/2021

Válido
No geral é uma leitura bem válida pelo tema em si, porém a forma como foi escrito não é das melhores.
Por algum motivo a autora tem a necessidade de dar sua opinião num livro em que o ideal seria apenas apresentar fatos e nos mostrar como funciona a mente de um serial killer.
Coisas como "infelizmente o assassino não foi encontrado", uso de áspas para indicar uma ação do criminoso que ela considera absurda (na realidade a maioria são) e outros pormenores, com o passar das páginas, se torna incômodo.
Fora que ela é bastante repetitiva em algumas frases e por vezes redundante.
Mas ignorando esses detalhes a leitura flui de forma bastante satisfatória.

Marco.Antônio 13/02/2021

???
.................................Em breve.......................................

Sza.amaral 10/02/2021

adorei.
achei bem organizado, gostei da escrita, reuniu uma galera massa sobre o assunto, tentou ao máximo explicar de uma forma simples os termos usados, trouxe bastante informação e exemplos. a maioria eu já conhecia, porém, conheci alguns e dos que eu já conhecia teve coisas que o livro relatou que eu entendi melhor. recomendo.

Danilo.Almeida 04/02/2021

Bom...Mas com potencial de ser melhor
Nessa edição definitiva publica pela Darkside temos um apanhado muito bem reunido sobre o assunto. Das mais de 350 paginas eu achei que 80 são totalmente irrelevantes, chatas e desnecessárias que passam a sensação de ?encher linguiça? e só gastar papel da grafica.
Por outro lado, o livro se mantem muito interessante em seu ?meio? porque contem as histórias mais aterrorizantes, detalhadas dos assassinos mais crueis e notorios dos últimos tempos. A pesquisa foi muito bem feita e a escrita nessa parte é bem feita e sem enrolação. A parte final dos anexos é a mesma sensação do começo (prologo e perfil dos serial killers) monótona, chata de ler e essa ultima sendo ainda mais totalmente desnecessária

Lilian.Ladeira 28/01/2021

Decepção
Iniciei a leitura com muita expectativa, primeiramente por ser de um autor brasileiro, em segundo lugar pela posição da autora como criminalista.

Na primeira parte do livro ela faz uma análise de vários aspectos relacionados aos SKs e cita nomes importantes como John a Douglas, porém não consegue manter uma linha de raciocínio.

Quando entra finalmente na história dos SKs, faz muitas citações como "fontes indicaram...." mas não cita as fontes; cria cenários não descritos nos depoimentos oficiais; usa de pontos de exclamação que no meu ponto de vista são totalmente fora do contexto do livro, um total desrespeito com as vítimas e familiares.

Em muitas partes coloca suas opiniões pessoas, inclusive expressando seus próprios preconceitos "estava acompanhada de um homem negro", "gorda grotesca", "irmão retardado", opiniões estas totalmente desnecessárias.

As 2 estrelas são somente em respeito a parte técnica introdutória onde citou vários especialistas importantes e que realmente escreveram textos importantes e com valor agregado.

Alininha 26/01/2021

Decepção
Comecei a leitura com muita expectativa, mas me decepcionei. Esse tipo de narrativa não funcionou para mim. Não gostei de comi os casos foram abordados, nem da linha do tempo criada pela autora para descrever os casos e em muitos momentos dificultou o meu entendimento.

Esperava uma leitura baseado apenas em fatos e em diversos momentos a autora incluiu sua opinião pessoal (para mim em momentos bem desnecessários). A cada exclamação ou comentário na tentativa de fazer humor apenas aumentava meu desejo de acabar logo a leitura. Só não abandonei o livro pq estava em uma LC. Na minha opinião, humor negro não cabe em livros que aborda um conteúdo tão pesado. Familiares das vítimas lerão esse livro e com certeza não esperam piadas sem graça, mas apenas os fatos e sem expeculações.

Havia situações que a autora descreve ações das vítimas e/ou S.k. como se estivesse lá na cena de tantos detalhes que ela incluiu. Isso me soou com uma tentativa de transformar tragédias em historinhas. Incluir as fontes das teorias apontadas por ela soaria muito mais real e (respeitoso).

Um outro ponto que me incomodou muito foram as diversas colocações da autora que me deu a sensação de que ela era racista. Em vários momentos ela destaca a cor da pele das pessoas negras e isso era totalmente irrelevante na situação. Ex.: " foi estuprado por negros" "estava acompanhado por um homem negro, crianças e uma mulher"... Qual a importância da cor das pessoas nessas situações? Brancos não precisavam de destaques, apenas os pretos? Enfim, desnecessário. Isso foi o suficiente para acabar de ler sem esperar mais nada "positivo"

Enfim, ótimo pra quem gostou, mas não funcionou pra mim e estou agradecida por ter tanto apêndice no final... Pq ai a leitura acabou mais rápido ?

Joi Coimbra 25/01/2021

Fui ler o livro com grandes expectativas, pois gosto da escrita da Ilana. No entanto, me decepcionei. Mesmo a escrita num tom jornalístico não me prendeu.

Algumas notas: Não gostei da forma que ela criou a linha do tempo dos casos, achei que ficou bagunçado e por vezes me perdia. Também achei que em certos momentos há muitas opiniões pessoais da Ilana sobre os casos, poucas fontes e notas no decorrer dos relatos.

Ela apresenta alguns dos seriais mais cruéis do mundo, se você tem alguma sensibilidade recomendo não ler o livro.

joaoggur 17/01/2021

BIZARRO e BRUTAL, mas INTERESSANTE e INFORMATIVO!
Mesmo sendo um livro de uma brutalidade e frieza ímpar, é um livro extremamente informativo que prende o leitor até o final.

Ilana Casoy, indubitavelmente, fez um exímio trabalho de pesquisa e estudo para informar o leitor do melhor jeito possível. Para quem gosta do tema Serial Killers ( faço parte desse grupo!), é um prato cheio de informação e detalhes.

Também gostei que a autora, após dedicar boa parte do livro para o estudo psicológico dos assassinos, fez uma apurada resenha sobre a vida dos mais notáveis serial killers da história, como Jeffrey Dahmer e Theodore Bundy.

Apenas recomendo que tomem cuidado nas partes onde a escrita detalha os crimes; a escritora abusou de detalhes ao descrever casos de estupros e assassinatos.

Também achei interessante o título do livro: Serial Killer - Louco ou Cruel?

Isso é, claramente, uma provocação ao leitor.

Digo, pois dizer se são loucos ou cruéis é algo de extrema dificuldade. Todos ali são loucos, mas será que também são cruéis? Terminei o livro refletindo, e não acho que conseguirei responder.

Para quem quer estudar sobre crimes e assassinos seriais, recomendo fortemente.

Wendel 29/12/2020

Pra quem se interessa pelo tema, é um dos livros mais completos sobre o assunto que já li dos publicados no Brasil, exceto pelas biografias maravilhosas publicadas pela mesma editora de vários desses assassinos.
A pesquisa dos casos é bem colocada, mesmo que as vezes a escrita gerasse em mim algumas dificuldades de compreensão. As escolhas dos serial killers a terem a história retratada foi muito boa, embora senti falta de mais alguns bem famosos que complementariam bem a obra.
Não gostei da forma que a parte introdutória do livro é apresentada, não prendeu a atenção e para mim foi bem massante, porém, acho que é fruto de não me identificar tanto com a escrita da autora.