Serial Killer: louco ou cruel?

Serial Killer: louco ou cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Vanessa Rodrigues @letrasdavanessa 06/01/2017

Louco ou cruel?
Livro maravilhoso em que Illana Casoy expõe casos de serial killers ao redor do mundo.
Além de traçar um perfil do tipo psicopata, a autora dedica várias páginas a explicar para o leitor como é caracterizado um serial killer. O que faz um assassino ser um sociopata? Quais características o diferenciam de um matador comum? O que os leva a matar? É possível identificar um serial killer?
Respondendo a essas e as outras perguntas que vão surgindo ao longo da leitura, as 397 páginas do livro transcorrem sem grandes enroscos e podemos conhecer um pouco da vida e dos casos de alguns dos serial killers mais famosos do mundo como Ed Gein (o louco que inspirou Hitchcock a escrever Psicose), Jeffrey Dahmer (o mais famoso canibal americano) e o Zodíaco (o caso que ninguém resolveu).
Começando pelos filmes, O Colecionador de Ossos, baseado no livro de Jeffery Deaver, que li mais tarde, foi o primeiro contato que tive com os serial killers e que despertou em mim uma curiosidade que é chamada de bizarra pela minha irmã.
Depois assisti O silêncio dos Inocentes, com o grande Anthony Hopkins dando vida ao doutor canibal Hannibal Lecter e mergulhei nas 8 temporadas apaixonantes de Dexter, um anti-heroi que trabalha no Departamento de Polícia de Miami como analista forense, amante de rosquinhas e serial killer nas horas vagas.
Ao tentar responder a pergunta título do livro, percebi que exceto por 1 ou 2 assassinos confessos, a grande maioria alega insanidade e problemas mentais na hora do julgamento. Todas as alegações foram desmascaradas pela promotoria que provou mais de uma vez que um serial killer é apenas cruel.
Depois de ler tantos relatos sobre crimes extremamente hediondos, a carta de esclarecimento da autora ao final do livro foi uma bomba de carinho e empatia para meu coração. Illana demonstra uma sensibilidade ímpar com as palavras e uma incrível habilidade de expor um conteúdo tão pesado de forma que o leitor consiga almoçar depois. Além disso, ao abrir o coração para o leitor contando como foi o processo de construção do livro, ela me mostrou que ainda existem infinitas possibilidades e que nunca é tarde para começar a correr atrás dos nossos sonhos.

site: https://senaosou.wordpress.com/

Débora 30/12/2016

Louco ou cruel?
A resposta de fato não é respondida, assim como nos outros livros sobre esse tema. Mas o livro em si é ótimo. Traz historias reais muito bem escritas, o leitor precisa gostar mesmo da temática e ter estomago forte para dedicar seu tempo a essa leitura. No final do livro tem algumas frases, e lista sobre a quantidade de mortos pelos serial killers achei interessante com tambem gostei das explicações sobre as formas de cumprir a pena de morte
Gregor Samsa 23/04/2017minha estante
Entendi o subtítulo como uma pergunta feita aos leitores. E a minha resposta é louco E cruel.

Kleber 23/12/2016

Faltou o + 18
O livro apresenta serial killers, de diferentes personalidades, histórias, formas de agir, objetivos e etc. Sendo eles de varias regiões do mundo, mas em sua grande maioria situados nos Estados Unidos. Sendo em grande número relatados antes dos anos 2000. O livro se trata de histórias reais dos serial killers (que fica até difícil de acreditar já que a autora fala dos assassinatos de forma tão detalhada que até parece ficção) mais famosos que o mundo já viu.
O livro esta repleto de pessoas com mentes perturbadas (entre muitos dessas que inspiraram filmes, livros, séries, jogos e equivalentes) que sofreram de alguma forma na vida, sendo abusados sexualmente ou psicologicamente, que os levaram a torturar, desmembrar, praticar necrôfilia, estuprar, praticar canibalismo, espancar.Talvez por diversão, satisfação. E fica bem evidente que o serial killer não apresenta um “rosto”, ele pode ser qualquer pessoa entre nós.
A autora fez um ótimo trabalho escrevendo esse livro, já que fica bem claro o tanto que ela pesquisou, pelo tanto de referencias que tem ao final do livro, e sua narrativa é bem rápida e objetiva.
A edição do livro ficou muito bem feita, cheio de imagens, recomendações e etc. Não consegui achar quase nenhum erro durante a leitura. Não tenho nada a reclamar, já que se trata de uma edição da Darkside Books (que em minha opinião é uma das melhores editoras do Brasil).
Por fim é uma leitura muita boa, pra aqueles que são interessados e curiosos no assunto. Recomendo muito esse livro 

Bordiga 13/12/2016

Resenha: Serial Killers Louco ou Cruel? Histórias Reais, Assassinos Reais - Ilana Casoy
Após eu ler um dos assuntos que mais me fascina (a mente cruel de um ser humano), me senti uma pessoa até mais inteirada sobre o assunto criminalístico, e pretendo sim ler a sequência desse claro: Serial Killers Made In Brazil. Que irei resenhar também, então aguardem.

O livro começa com uma abordagem sobre o que é um Serial Killer, como perfilar um assassino ou descobrir seu modus operandi (a maneira que ele costuma agir nos seus assassinatos) a partir da cena do crime, e também saber se são organizados ou desorganizados, além de saber isso você pode encontrar como o Estado em que ocorreu os crimes age sobre esses assassinos, a algum tempo palestrei sobre o assunto Serial Killers e confesso que algumas das coisas que li puderam me ajudar a compreender um pouco mais sobre o assunto que já tenho um conhecimento avançado (como leis dos locais, penas de morte, e também estado de saúde dos assassinos).

De fato o livro não é para quem tem estômago fraco pois descreve toda a cena do crime e como os assassinos fizeram tal ação hedionda e cruel, te abre a mente para tais crueldades trazendo perguntas de como, porquê, onde e quando, pois é um assunto que sempre cativou a curiosidade das pessoas em querer entender a mente de um assassino em série, eu sempre fui curioso nesse sentido e sempre quis entrar na mente de um assassino como esses para ver o que eles mais sentem ao fazer isso (estranho? sim, mas se você pretende se aprofundar nesse assunto precisa ler muito sobre isso). Ilana Casoy traz entrevistas e histórias das vítimas que sobreviveram ou parentes das vítimas, além de histórias detalhadas dos assassinos e como era seu modus operandi, consegue nos trazer com clareza e bem detalhado o como foi os julgamentos dos assassinos.

Durante a leitura não encontreis erros de português, e a forma de escrita é simplesmente fantástica pois não é cansativo e é bem simples de entender em questão de leis e crimes, além de entrar bastante na área da psicologia forense (que é uma área complicada, mas muito legal para se estudar).

Existem imagens dos assassinos ou das cenas do crime e até mesmo das provas do crime, o que torna o livro assim mais chamativo para o leitor. É uma leitura agradável mas forte para quem não está acostumado com o assunto ou não aguenta esse tipo de assunto.

site: http://www.historiaterapia.com.br/2016/12/resenha-serial-killers-louco-ou-cruel.html

@lidcomisso 06/09/2016

Impressões
Sabe aqueles roteiros de filmes de terror/séries que você chega a achar ruim de tão absurdos? Infelizmente, alguns deles foram inspirados em fatos reais, quiçá piores! A #leitura deste livro não foi fácil de digerir, mas o material e a pesquisa estão excelentes. "Os laços familiares na infância de um ser humano vão servir de mapa para todas as suas outras relações."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Briene 29/08/2016

O primeiro da coleção
Eu comprei esse livro aos 15 anos para me distrair durante uma viagem longa de avião e nunca havia pensando que ele transformaria minha vida. Além de encontrar uma verdadeira paixão por discussões de casos, foi um dos algozes na minha escolha de profissão.
Hoje esua edição já foi levada pelo dono, porque né, tem gente que acha que livro emprestado é dado, mas tenho a edição da Darkside Books junto com mais 8 livros sobre o assunto. Foi esclarecedor e apaixonante, tanto que até hoje eu o leio de vez em quando.
Rubens 03/09/2016minha estante
desculpa a curiosidade, mas qual sua profissão ?

Briene 03/09/2016minha estante
Psicologia

Briene 03/09/2016minha estante
Eu estudo psicologia.

La Luna 24/07/2016

[Resenha] Arquivos Serial Killers – Ilana Casoy
Resenha

Quando pensamos que a mente humana esconde algumas emoções, sentimentos e tudo mais aquilo que nos remetem a escolher fazer o bem ou o mal, percebo o quanto somos falhos. Adquiri o Box Serial Killers da Ilana Casoy, porque gosto bastante do tema, pois para entender o que se passa na mente das pessoas que cometem esses crimes tão atrozes contra o próximo esse é o pacote ideal. O que me deixou mais perplexa é que a maioria o fazem por prazer sem sentir culpabilidade alguma, de modo que torna o ato mais repugnante ainda, isso geralmente é motivado por algo que foi desencadeado ou originado em seu passado causando traumas irreparáveis no futuro.

Ilana mostra com clareza e grande desenvoltura o que fica escondido nesse universo, eu particularmente tenho curiosidade como outras pessoas também a devem ter.

No volume Louco ou Cruel Ilana revela como é feita uma investigação, como chega-se a conclusão do crime, as técnicas usadas, a abordagem aos suspeitos, tudo isso é detalhado com fotos dos locais e da própria investigação. O mais interessante são os detalhes usados no FBI desmistificando tudo o que vemos nos famosos programas de perícia forense.

A temática dos dois volumes é clara e totalmente precisa. O volume Made in Brazil permeia as facetas dos nomes mais conhecidos criminalmente no país, tais como Chico Picadinho, Febronio Indio do Brasil dentre outros, ela os disseca e relata detalhes de suas psiques até antes nunca revelados.

Uma leitura para quem gosta do tema e tem curiosidade em saber mais sobre essas pessoas que fazem tanta maldade sem remorso e arrependimento. Quero mais edições como essas sem dúvida, pois Ilana domina o tema e é bem competente em suas pesquisas e entrevistas não deixando passar nada despercebido.

Nota 5/5

Roberta Corrêa

Marcia 22/07/2016

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? – Ilana Casoy
Confira a resenha completa deste livro no blog ESTANTE DO HORROR.

O livro “Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?” da autora brasileira Ilana Casoy traz histórias reais de alguns dos assassinos em série mais famosos do mundo, desbravando o perfil de cada um deles, como foram os crimes, investigações e julgamentos.
(...)

Confira a resenha completa deste livro no blog ESTANTE DO HORROR.

site: https://estantedohorror.wordpress.com/2016/07/22/livro-arquivos-serial-killers-ilana-casoy/

Horroshow 20/07/2016

Resenha por Marina Borges (Blog Horrorshow)
Nos últimos anos, um dos assuntos mais comentados e mais interessantes para muitos é o de serial killers. A série Criminal Minds (que está atualmente em sua décima primeira temporada), assim como Dexter e as muitas versões de CSI indicam que esse é um tema muito procurado para entretenimento. Pode até parecer um pouco perturbador o quanto as pessoas se interessam por personagens – ou pessoas reais – perturbados. Só o que eu posso dizer é que gosto muito e me sinto muito normal quando leio ou assisto algo do tipo.

Na obra de Ilana, os dois volumes se completam. Enquanto o primeiro dá uma boa introdução à criminologia dos perfis, não apenas de criminosos e assassinos, e fala sobre assassinos seriais notáveis no mundo, o segundo disseca os perfis de assassinos seriais no Brasil, desde o primeiro conhecido, José Augusto do Amaral, que fez sua “carreira” em 1926.

(...) Leia mais no link abaixo

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com/2016/05/box-serial-killers-ilana-casoy.html

Sr. Machado 29/06/2016

“Louco ou Cruel?” – um livro técnico e definitivo sobre serial killers
Como surgem os serial killers? Como se comportam? A loucura os move ou é apenas crueldade? Arquivos Serial Killers – Louco ou Cruel? trata essas e várias outras perguntas unindo uma linguagem técnica e ao mesmo tempo agradável. Ilana Casoy, especialista em criminologia, é a autora responsável por nos apresentar diversos casos em uma obra que estuda com perfeição a mente (assim como todo o comportamento) desses seres.

Embora eu tenha citado que o livro aborda diversos casos (dezesseis, para ser exato), não é neles que eu quero focar neste texto. Minha ideia é demonstrar o quão cirúrgica Ilana Casoy foi abordando o tema, ao ponto de transformar sua obra acessível para qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto.

O livro abre fazendo uma ótima análise de quem é um serial killer. Primeiramente, temos que entender que serial killers não são todos iguais, eles são divididos em tipos e possuem fases. Visionário, missionário, emotivo e sádico – quatro tipos em que serial killer pode se encaixar. Além dos tipos, existem as fases: o comportamento é variável. Acho essa parte muito importante, pois quebra essa ideia de que todos são iguais – se assim fosse, seria muito mais fácil lidar.

Em seguida o livro aborda aspectos gerais e psicológicos, se atendo também a possíveis vítimas. É uma parte muito rica para que o leitor entenda como os serial killers agem, quais são suas motivações, desejos e fantasias. Um belo estudo de como é a convivência deles em sociedade. Muitos mitos e crenças que temos entram em pauta: todos os serial killers são homens? São todos loucos? Possuem aparência estranha? Tudo é respondido com base cientifica – porém sem complicações – nos ajudando a deixar certos preconceitos de lado.

Por fim, mas não menos importante, temos uma parte dedicada ao estudo de perfil criminoso e todo o processo de investigações. Considero essa parte de extrema importância, pois demonstra com clareza que os famosos serial killers dos filmes de hollywood estão longe da realidade. É aqui que o leitor irá se familiarizar com os termos técnicos usados em investigações, entender quais recursos podem ser utilizados e como os profissionais da área trabalham na cena do crime.

Ao terminar a leitura, me vi impressionado com a quantidade de informações absorvidas. Ilana Casoy consegue se aprofundar em vários aspectos sem tornar o livro maçante, algo muito difícil de alcançar e que merece destaque. Sempre tive curiosidade pelo tema, essa espécie de universo que existe dentro da mente de criminosos. Arquivos Serial Killers – Louco ou Cruel? é um livro que funciona perfeitamente para leitores que buscam um primeiro contato, muito útil para entender como funciona o processo como um todo. Histórias reais, assassinos reais. Indico sem receio, é sem dúvida um desses livros definitivos sobre o tema.

site: http://bit.ly/LoucoOuCruel

Paulo Silas 03/06/2016

Um livro interessante para qualquer pessoa, pois mexe com o leitor despertando aquele lado sombrio inerente da condição humana. Tal idiossincrasia reflete a curiosidade mórbida que permeia o espírito do homem. Sim, a curiosidade sobre famosos casos envolvendo serial killers (métodos, mortes, investigação e afins) é suprida com o presente livro. Um prato cheio para quem pretende se entregar ao sanar dessa curiosidade.

Ilana Casoy aborda de maneira pontual e detalhada a história de vários serial killers que ganharam notoriedade por seus crimes. Os relatos são minuciosos, de modo que o leitor deverá estar preparado para algumas exposições chocantes que preenchem o livro.
A autora inicia a obra com apresentações sistemáticas sobre o que define um seria killer e as formas de estudo sobre o tema. Assim, o leitor conta com explicações como os diferentes tipos de serial killers (visionário, missionário, emotivo e sádico), seus aspectos psicológicos, as características mais comuns que se fazem presentes, a forma de construção dos perfis e também o derrubar de alguns mitos e crenças.
O que segue até final da obra são abordagens específicas sobre determinados serial killers famosos. Dentre estes, Theodore Bundy, John Wayne, Ed Gein e o Zodíaco (cuja identidade jamais foi descoberta). A autora narra, em todos os capítulos, uma breve biografia do serial killer (resumindo sempre a infância e os problemas ali existentes), bem como os principais crimes por estes cometidos e as formas com as quais os praticou, além ainda de contar sobre como ocorreram as investigações e os julgamentos de cada um.

A autora intercala diferentes formas de narrativa. Enquanto em uns capítulos a história é contada de forma mais objetiva, de cunho jornalístico, em outros é adotado um tom mais prosaico e romanceado.
Dados criminológicos, psicológicos, investigativos e médicos estão presentes em toda a obra. Serial Killers que são desnudados em suas histórias pela autora. Um livro que cativa em modo próprio. Vale a pena a leitura!

Vannie 29/04/2016

Quem é um serial killer? Como tudo começa?
A Illana Casoy é uma escritora brasileira especialista em criminologia que dedicou parte da sua vida para pesquisar e estudar sobre serial killers. Podemos ver grande parte das suas pesquisas em Louco ou Cruel? , seu primeiro livro, que foi lançado primeiramente em 2002 e relançado pela Darkside Books em 2014 em uma edição belíssima (tanto individual quanto o box), revisada e com alguns acréscimos.

De início a autora faz uma síntese de todo o "básico" que precisamos saber sobre o mundo dos seriais killers: pesquisas psicológicas sobre o que leva uma pessoa a agir como um assassino em potencial, o perfil geral de um serial killer, métodos utilizados pela polícia e pelo FBI na identificação desses assassinos, termos gerais e até mesmo classificação e tipos de seriais. Um resumo completo de como se trata esse tipo de caso. Essa primeira parte do livro é essencial pra imergimos nos casos que vem a seguir. Uma introdução bem técnica, mas longe de ser cansativa.

Após isso, vem o que me deixou pensativa e perturbada durante dias: os dezesseis casos reais de seriais killers. Nos é apresentado casos de todos os tipos: estupradores, canibais, "vampiros"... desde pessoas que matavam por prazer até mesmo aquelas que cometiam atrocidades inimagináveis em nome de Deus. Os casos são bem detalhados, relatando minuciosamente como cada criminoso reagia, como eram seus crimes e todo o caminho até a captura dessa pessoa (ou não, pois há até mesmo exemplos de casos não resolvidos). Eu realmente fiquei chocada com cada caso, refletindo sobre até onde o ser humano é capaz de chegar. E o mais assustador é perceber o serial killer pode estar em qualquer lugar, ser qualquer um. Até aquela pessoa menos suspeita.

Essa é uma obra essencial pra quem tem curiosidade sobre o assunto e quer conhecer um pouquinho de como funciona a mente das pessoas que cometem esse tipo de crime. Uma leitura pesada que me deixou impressionada, chocada e sem reação. Realmente perturbadora (e claro, super indicada por mim).

Carol 22/03/2016

SOBRE OS LIVROS E A AUTORA
Um box essencial pra qualquer curioso ou estudioso de serial killers. Com um gostinho ainda mais especial por ser um produto de altíssima qualidade 100% brasileiro: escritos por Ilana Casoy e publicados pela amada editora DarkSide Books.

Ilana é a maior especialista em criminologia do país e dedicou boa parte de sua vida estudando a fundo casos de serial killers famosos. O produto de toda essa pesquisa foi seu primeiro livro Louco ou Cruel?. O livro traz em sua primeira parte uma dissecação sobre quem é um assassino em série e o que o faz assim, analisando e explicando através da visão da criminologia, do direito e também psiquiatria e psicologia o que se passa nas mentes desses criminosos. Após isso, ela nos traz 16 casos de assassinos em série de projeção mundial e vai a fundo em cada um dos casos. Temos acesso a informações sobre os crimes: como os assassinos abordavam suas vítimas, como as mesmas eram escolhidas; acesso a informações das investigações, e por fim, se o criminoso foi ou não pego e como foi julgado. Cada caso é analisado de forma completa e direta. Dentre eles, Albert Fish, Ed Gein, Ted Bundy, Andrei Chikatilo, Jeffrey Dahmer, Aileen Wornos e o Zodíaco.

Anos mais tarde, decidiu buscar também informações sobre serial killers brasileiros, no livro Made in Brazil, que é o primeiro livro do gênero sobre o assunto em terras tupiniquins. Este livro relata sete casos de assassinatos em série brasileiros, dos quais três a autora entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade (Vampiro de Niterói), Francisco Costa Rocha (Chico Picadinho) e Pedro Rodrigues Filho (Pedrinho Matador). As entrevistas forram transcritas exatamente como se seguiram e são de arrepiar a pele. Ilana também nos conta como foi o processo para conseguir estas entrevistas, analisa o comportamento do assassino e nos conta o que sentiu enquanto estava com cada um deles.

>>>CONTINUE LENDO NO BLOG ESTANTE DA CAROL

site: http://estantedacarolblog.blogspot.com.br/2016/03/box-arquivos-serial-killers-de-ilana.html

Nena 22/03/2016

A autora fez reedição onde incluiu mais alguns casos e atualizou os casos q já havia mencionado na primeira edição. Manias, bizarrices, assinatura do serial, incompetência das autoridades, lista atualidade de serials pelo mundo (o q não me surpreendeu em a maioria ser americanos), ótimas fotos, etc. Livro muito bem editado, histórias bem elaboradas (algumas já tinha lido na internet), e a edição box de luxo da DarkSideBooks deu um super up na edição. Vale a pena conferir!