Serial Killer: louco ou cruel?

Serial Killer: louco ou cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

JJ 27/10/2010

Em Serial Killer: Louco ou Cruel? Ilana Casoy entrega ao leitor um panorama multidisciplinar, cruzando diversas estatísticas para apresentar de forma bem direta a gênese de diversos assassinos em série. Passeando pelos ramos da Psicologia, Direito e Biologia, a pesquisadora aplica os conceitos delineados no primeiro terço do livro a alguns casos concretos, histórias que motivam a maioria das pessoas a se interessarem pelo livro.

No início, a tentativa de encontrar um padrão genético, bem como a descrição detalhada de julgamentos e investigações, impõe um excelente ritmo à obra, muito bem narrada. Todavia, a repetição de alguns casos acaba por cansar o leitor – até porque a maioria dos seriais killers não foge dos traumas de infâncias, em sua maioria originários da violência excessiva na vida adulta.

Os fãs de cinema se interessarão ainda pela história de Ed Gein – inspiração de alguns filmes, inclusive Psiciose, dirigido por Alfred Hitchcock – e do único caso não solucionado de Serial Killer: Louco ou Cruel?; Zodíaco, base do excelente longa do diretor David Fincher. Ilana Casoy também lançou uma versão apenas como assassinos em série brasileiros, que ganhou o subtítulo Made In Brasil.

anjapsi 02/09/2010

Quando trabalhei em uma livraria...
... li umas 50 páginas deste livro, ele é bem interessante, mas não cheguei a burlar minhas compras de livros...
Talvez ainda o compre e termine de ler...

ao invés de compra-lo investi no livro:
Mentes Perigosas...de Beatriz...A forma como
a autora escreveu a parte inicial deste
me pegou de jeito... O relato da aula, a forma
como ela viu e a crítica
à palestra me intrigaram mais que a
descrição didática de Ilana Casoy.

MONSTRINHA 28/08/2010

ADOREI
ACHEI O LIVRO MUITO BOM , MAS QUEM FOR MEDROSO MELHOR NAO LER,QUEM TEM ESTOMAGO FRACO CUIDADO . APRENDI A ENTENDER QUE A FRONTEIRA ENTRE A SAUDE E A SANIDADE E MUITO FRAGIL,QUE A FAMILIA ESTRUTURADA PODE SER A DIFERENCA ENTRE A LOUCURA E A SANIDADE,QUE ALGO MUITO PEQUENO PRA VC PODE SER A ALAVANCA PARA DESTRUIR ALGUEM,QUE AS APARECIAS ENGANSM..... E MUITO.

Josi 11/08/2010

Muito interessante
O livro apresenta alguns dos maiores serial killers de todos os tempos, o estudo de seus tipos psicológicos e do que poderia ter levado à série de crimes que cada um deles cometeu. Interessantíssimo tentar entender o que leva um indivíduo à esse tipo de ação.

Dri Ornellas 25/07/2010

Eu tenho muito interesse pelo tema "Serial killer" então gostei muito desse livro. Só recomendo para quem gosta do tema mesmo!

Assim que acabei de ler o livro, emprestei e nunca mais o vi. Vou tentar comprá-lo novamente e farei uma releitura. Ele merece! rs

Ah já tenho o Serial killers made in Brasil da autora na estante. Esse eu não empresto.

Psychobooks 17/04/2010

Recomendado
Pra quem quer conhecer alguns casos famosos, e saber como funciona a mente de um sereal, esse é um ótimo livro.
E no final, a autora traz uma lista de todos os seriais conhecidos do mundo todo.

Para ler mais, acesse o Blog: http://migre.me/xmR0

Taciana.Boni 06/04/2010

Já li umas 10 vezes esse livro! É espetacular! Virou meu dicionário de Serial Killers!!!

BETH 05/03/2010

RECOMENDADISIMO....
E o tipo de livro que todos deveriamos ler,pq literalmente quem ver cara não ver coração,não se pode confia em qualquer pessoa.

Nos seres humanos somos um perigo,fiquei empresionada,com esses serial killer,pessoas comums,capases de artrosidades.

E o pior e que pode esta ao nosso lado e não sabemos.

Bom todo cuidado e pouco,leia e comprove,vc mesmo.

Mááh 07/02/2010

Serial Killer
É um livro bem macabro, conta histórias verdadeiras de assassinos em massa. Existem quatro tipos deles, os emotivos, os missionários os sádicos e um que não lembro, mas o que importa é que uns matam por diversão, outros por prazer sexual e outros só pra matar mesmo, sem nada em especial, a maioria não escolhe a vítima, matam os que querem... São chamados de Serial Killer pelo fato de cometerem vários assassinatos em algum período de tempo e em especial o Missionário,
escolhe um certo grupo de pessoas para matar: prostitutas, mulheres, homens, crianças...Alguns matam um certo grupo de pessoas para o mundo ser livre de pessoas que eles consideram erradas para o mundo.
Só lendo para ver até que ponto a mente humana pode chegar, até que ponto alguém pode ser cruel e não ter nenhum tipo de arrependimento.
Alguns Serial Killers em sua condenação para pena de morte, ao invés de tentarem se redimir, eles acham é bom... Um serial Killer no dia de sua condenação disse: Beijem minha bunda! E outro: Viva Satã. Isso é um Serial Killer, aí resta a dúvida: Louco ou Cruel?...Acredito que seja os dois.

daiane tavares 01/02/2010

Não encontro mais palavras para descreve-lo além de: MARAVILHOSO!

Tita de la Garza 28/01/2010

O livro é uma boa introdução ao mundo dos serial killers.
Explica um pouco sobre a mente do serial killer, o que é modus operanti, assinatura, como é avaliada a insanidade do modo de vista juridico. Enfim, quem assite criminal minds ou mesmo CSI já tem uma idéia.
Depois descreve alguns dos serial killers mais famosos, como agiam, suas vítimas, a investigação e a prisão/condenação do serial killer.
É um livro mais básico, quem quer se aprofundar ou procurar algo mais específico sobre determinado assassino vai se decepcionar. Quem quer uma abordagem geral e bem explicada, vai gostar.
Muito bem escrito, na minha opinião.
Senti falta do Richard Ramirez na lista.
Nào há nada sobre casos brasileiros, mas há um livro da mesma autora que aborda crimes nacionais.

Bia Machado 29/12/2009

Há algum tempo eu queria comprar esse livro, desde que vi a entrevista da autora no programa do Jô. A verdade é que o tema sempre me interessou... Calma, calma, não precisam fugir da minha resenha com medo de mim, rsss... Sempre me interessei foi por esse universo investigativo e, mais ainda, pelas histórias (belas e feias) do ser humano...Acabei comprando o livro em dezembro de 2008. Mas não o li prontamente. Esse ano voltou com força total a idéia de terminar finalmente uma história escrita por mim e publicá-la. E nessa história que estou escrevendo, há um serial killer. Claro que esse foi o incentivo final para a leitura desse livro.
Achei curioso o fato da escritora ser formada em Administração, eu que a princípio pensei que pudesse ser psicóloga ou advogada. Ela também é membro consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Inst. de Psiquiatria do Hosp. das Clínicas de SP, além de ser frequentemente solicitada pela Polícia Civil e pelo Min. Público de SP e outros estados para ajudar a elaborar o perfil criminal de casos em andamento, em um verdadeiro trabalho de profiler.

O livro relata o grande trabalho de pesquisa e de investigação de Ilana sobre o tema. Ela apresenta diversos casos de serial killers, famosos pela crueldade, e de como ocorreu o processo de investigação até se chegar à descoberta do criminoso. Conta histórias de vítimas desses "monstros", como foram mortas, o porquê de talvez o sujeito ter se tornado um assassino em série, como foi seu julgamento, sua execução, enfim... O trabalho é minucioso e faz você lembrar a si mesmo, a todo momento: "Isso não é ficção, é real. Essas pessoas realmente existem ou existiram..." Depois de ler esse livro, você vai achar que qualquer ficção sobre o tema não chega nem perto da realidade. E sobre a pergunta do título: louco ou cruel? A meu ver, uns podem ser classificados como loucos, sim, outros certamente que não. Mas todos, todos, sem exceção, foram cruéis ao extremo.

O livro também apresenta esclarecimento sobre termos ligados ao mundo dos serial killers, lista dos assassinos e seus países de origem e número de vítimas (dos que são conhecidos, claro, pois segundo a autora, há crimes que nem se imagina que foram cometidos por assassinos em série...), frases e procedimentos de execução (câmara de gás, injeção letal etc...), além de sites sobre o assunto para quem precisar ou tiver a intenção de se aprofundar.

Um trabalho primoroso, "[...]dedicado às vítimas conhecidas e desconhecidas desses assassinos [...] [e àqueles que não tiveram] a chance de se despedir de seus entes queridos...", nas palavras de Ilana Casoy.

Érika dos Anjos 30/12/2009minha estante
Hummmm... esta resenha me aguçou, principalmente, porque acabei de ler um especial da revista Superinteressante sobre Psicopatas. O tema, realmente, é viciante!

Laura Regina - @IndicaLaura 06/08/2009

Só pra quem não tem medo de dormir à noite.

Thais 23/05/2009

Comecei a ler livros sobre serial killers por influência de uma amiga criminóloga. Agora entendo o seu fascínio por essas mentes tão perturbadas. Realmente, quando se trata do "bicho homem" pode-se esperar de tudo!!!

Eunice.Vilares 15/05/2009

Eu gostei... apesar...
Eu adorei, apesar dos termos técnicos no começo do livro, o que torna a história maçante, mas depois nas últimas paginas tem algumas histórias BEM interessantes!!!!