Serial Killer: louco ou cruel?

Serial Killer: louco ou cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

litokoya 30/06/2013

Nada particularmente fantástico, mas consegue ser interessante (que talvez seja resultado da escolha do tema, e não da abordagem). Começa com uma introdução explicando melhor sobre "o que" é um serial killer, as maneiras de investigação e outras coisas mais. É uma leitura fácil, rápida, a fonte é grande e apesar dessa oralidade babaca que a autora insiste em alguns momentos, diverte.

Aconselho não basear seus conhecimentos nesse livro, porém - mesmo na parte onde só há registros dos serial killers. Existem algumas informações um tanto questionáveis, como a captura de Ed Gein.

SAMUEL 27/06/2013

SERIAL KILLER – LOUCO OU CRUEL?
SERIAL KILLER – LOUCO OU CRUEL?

O que leva uma pessoa a matar? O que a leva a fazê-lo repetida e metodicamente? São perguntas como essas que Ilana Casoy tenta responder em seu livro de estreia.

Numa obra concisa e extremamente forte, a autora contextualiza de forma habilidosa como funciona a mente de um assassino em série e o quão complexo é o trabalho da polícia para identificar e capturar esses sujeitos.

Após uma introdução predominantemente teórica, mas longe de ser cansativa, Ilana nos leva por uma cadeia de casos de assassinatos em série, sem poupar o leitor do mínimo detalhe. Nesse momento, aconselho aos mais “sensíveis” que abandonem a leitura, pois as páginas seguintes descrevem com riqueza de detalhes crimes brutais e inimagináveis.

Mentes perturbadas, fruto de infâncias conturbadas e relacionamentos complexos e nocivos. Página após página acompanhamos a trajetória de homens (e mulheres) com desejo de matar, e, em paralelo, o trabalho árduo da polícia na busca por esses predadores.

Apesar de usar definições técnicas, o livro mostra-se acessível a leigos, preocupação louvável da autora que, apesar de falar com propriedade sobre temas oriundos da psicologia e psiquiatria, não tem formação específica nessa área. Mas isso não significa que o livro seja para qualquer um, visto que as descrições dos crimes fazem quase impossível não visualizar cenas grotescas durante a leitura das muito bem escritas passagens.

“Serial Killer: Louco ou Cruel” é um livro com uma escrita envolvente e impessoal, o que deixa o leitor à vontade para enxergar a mente dos assassinos da forma que preferir. Se você tem curiosidade sobre o assunto, é uma obra obrigatória.

Em um trabalho de pesquisa impecável, com explanações concisas e ricas, Ilana Casoy marca sua estreia como escritora de forma esplendida, e seus trabalhos posteriores podem comprovar que a autora sabe o que faz.

site: http://desarranjocerebral.blogspot.com/2013/06/resenha-serial-killer-louco-ou-cruel.html

Franciely 09/05/2013

Achei muito válido a escritora ser entendida dos assuntos forenses e achei bem completa a pesquisa feita em cima dos casos.
Gostei muito da parte introdutória do livro onde a autora explica, digamos assim, o que é um serial killer, como eles são classificados, quais os elementos causadores desse "problema", digamos. Assim ficou fácil de compreender os casos analisados nos capítulos seguintes.
A edição ficou boa, com as fotos ou desenhos dos assassinos na abertura de cada um dos casos.
Achei bem válido também o andamento dos casos, de a autora ter mostrado os erros policias cometidos e, muitas vezes, repetidos em diversos casos.

É uma leitura pesada, direcionada pra quem se interessa pelo assunto e tem curiosidade pra compreender pelo menos um pouquinho sobre como funciona a mente desses assassinos em série.
Muito interessante!

Eli Coelho 30/03/2013

Leitura elucidativa, mas pertubadora: a porta de entrada para mentes sombrias.
A intenção desse livro não é responder a pergunta que intitula a obra, a autora deixa esse julgamento para o leitor e se limita a relatar o fruto de suas pesquisas e compartilhar seu fascínio pelo comportamento humano, ainda que por sua face mais sombria.

Nas primeiras páginas tenta criar um padrão , baseado em estatísticas, para esses agressores e seu desvio comportamental. Respostas sobre quem é o serial killer, como age, pensa e suas motivações são apresentadas sem a pretensão de um estudo didático sobre psicopatia. O objetivo é instrumentalizar o leitor para o entendimento de alguns casos que compõem a obra.

Em seguida traça um panorama da investigação criminal. Enfase a importância do perfil criminal baseado em analises da cena do crime, psicológicas do agressor, analises comportamentais, modus operandi, etc. Exemplos reais facilitam a compreensão dos fundamentos teóricos.

A partir de 2/3 o relato detalhado de 16 casos internacionais incluindo investigação e julgamento. Previno que é preciso ter estomago forte, é um relato pertubador.

Curiosidades como a lista de serial killers pelo mundo, a de países que aceitam a pena de morte, a justificativa da autora de seu interesse pelo assunto e sua motivação para escrever a obra encerram o livro.

Recomendo a todos os interessados no estudo do comportamento humano, especialmente a psicólogos forenses. Esse livro é a porta de entrada para um universo aterrorizante, porém fascinante.

kêu 08/12/2012

Quando comecei a ler esse livro, imaginei o que iria encontrar ali, porém, não imaginava que a autora traria uma descrição com riquezas de detalhes no mínimo assombrosos de como cada serial dava cabo as suas vítimas e como alguns ainda conseguiam fazer coisas que agente imagina serem imagináveis.
O livro com todas essas riquezas traz detalhes que servem para satisfazer o desejo pelo mórbido que cada um de nós carrega, embora muitos de nós não se dê conta disso.Ao mesmo tempo que todos esses detalhes causam repulsa, nos impulsa a continuar,talvez para saber até onde vai atos que nós imaginanos serem imagináveis, ou talvez somente para conhecermos o tamanho do nosso gosto pelo o que é mórbido.
O título " Serial Killer: louco ou cruel?", é no mínimo intrigante e instigante já que a maioria de nós carrega a indagação de o que é o serial killer, enquanto alguns já trazem uma definição.
Mas, para os que como eu ainda não sabem se o serial killer é louco ou cruel, resta ler o livro para encontrar/reafirmar suas opiniões ou continuar sem as respostas.

Fernanda 23/04/2012

Elucidativo mas apavorante
"Serial killer: louco ou cruel" é um livro para que tem estômago forte. Demorei vários dias para ler porque não conseguia ler muitas páginas por dia! Isso porque a autora não se limita apenas a desvendar os meandros da mente de um psicopata (o que aliás faz muitíssimo bem na primeira parte do livro), mas também narra em detalhes os crimes dos maiores psicopatas do século XX.
Casoy escreve muito bem e, na minha opinião, apesar de não ser psicóloga consegue desenvolver o tema com uma propriedade que por vezes não se vê em obras daqueles que são do ramo.
Elucidativo mas apavorante. Vale a leitura, mas leia com a consciência de que algumas das cenas descritas no livro dificilmente sairão da sua memória.

Afranio Ladeia 17/01/2012

Síntese perfeita do livro
Lendo esse livro, você vai entender um pouco melhor como funciona a mente de um serial killer, inclusive por meio da descrição de inúmeros casos de assassinos em série famosos e, mais importante que isso, você vai ficar convicto de que um serial killer pode estar em qualquer lugar e que pode ser qualquer pessoa, inclusive as mais belas e inteligentes.

Carla 13/10/2011

Assustador
Um livro para quem tem estomago! É algo que devem saber antes de ler.
Conta, em detalhes, a historia, dos maiores , seriais Killers do mundo. Mostra o perfil psicológico deles, como agiam com as vitimas. Um livro perturbador,pois sabemos que as historias são reais, e monstros assim estão por ai. Um dos poucos que me tirou o sono.

Rafael Sam 04/10/2011

Serial Killer - Louco ou Cruel? de Ilana Casoy
Um livro bem acessível para leigos e que além de nos mostrar muito bem como funciona o processo investigativo de um serial killer, apresenta os casos dos mais famosos assassinos seriais do mundo, o que impressiona, principalmente pelo fato de serem pessoas comuns, que passam despercebidos pela população e que escolhem vítimas seguindo sua própria lógica doentia, dificultando a captura. Assusta saber que casos brutais como os relatados podem acontecer sem que saibamos e que os assassinos dos filmes não chegam nem perto de alguns que constam no livro como Andrei Chikatilo.

Marselle Urman 06/09/2011

A pergunta que não é respondida
"Louco ou Cruel?" é uma indagação meramente retórica, ou melhor, só um subtítulo pretensioso mesmo.
As tentativas da autora de versar sobre história, perfis psicológicos ou genéticos, vítimas, etc (...) são patéticos; pra não dizer que ela subestima a inteligência dos leitores.
Afinal, hoje em dia é praticamente impossível alguém ter conseguido escapar de assistir a ao menos 1 capítulo de CSI ( ou séries similares), e esses enlatados são bem mais instrutivos sobre o assunto.

Então, caro leitor, segue meu conselho pessoal: pule as primeiras 59 páginas e vá direto às histórias dos serial killers. Nesta parte não houve trabalho ruim de criação, é meramente tradução de súmulas prontas, algumas boas apesar do preconceito implícito.
Neste trecho conhecemos alguns assassinos historicamente relevantes, e temos acesso a detalhes de seus crimes e modus operandi, leitura sem dúvida interessante. Principalmente por deixar claro que a polícia norte-americana é tão atrapalhada e ineficiente quanto a força policial de qualquer país de terceiro mundo.
Vivas!...
Bruna 15/02/2012minha estante
É dificílimo achar um livro sério, despretensioso e de fato bom sobre o tema... Ainda mais agora que o assunto está na moda. "Mentes Perigosas" é outra dessas tentativas patéticas de dissecar a "mente dos psicopatas" (oohhh).

Bruno 20/07/2011

Ilana Casoy - Serial Killer
Quando estou em uma conversa sobre serial killers e estudos sobre os mesmos, o primeiro nome que me vem à cabeça é o de Ilana Casoy, e Serial Killer: Louco ou Cruel mostra exatamente o porquê disso. Com uma linguagem simples, clara e interessante, Ilana mostra um pouco sobre esse grupo de pessoas que são os assassinos em série, desde as classificações mais simples, suas motivações e as "fases" pelas quais um assassino em série passa antes, durante e depois de cometer o ato de matar.

Creio que as primeiras 70 páginas são essenciais para o resto do livro. Ilana faz uma síntese de como um serial killer age, como as autoridades trabalham no caso, os métodos utilizados pela polícia e pelo FBI para identificar um assassino em série, todo o básico necessário para poder em seguida se aprofundar em casos particulares e conhecidos mundialmente. Isso tudo sem fazer o leitor perder interesse ou tornar o livro algum estritamente didático.

Uma das coisas mais surpreendentes em alguns casos é a aparência e o grau de inteligência dos assassinos. Paul Bernardo era simpático, elegante, havia feito faculdade e mostrava-se cooperativo e bondoso com a polícia. A verdade era que ele estuprara diversas mulheres, matara três e filmara tudo ao lado da esposa, Karla Homolka (que tinha características semelhantes à do marido).

Alguns dos casos são bem conhecidos, e Ilana se preocupou em pegar todas as informações necessárias pra formar uma história completa. Obviamente não é tão profundo quanto um livro que trata somente de um serial killer, mas certamente mostra o grau de crueldade que alguns deles chegam, e mostram que os serial killer, ou boa parte deles, não sofrem de séries distúrbios mentais e estão cientes do que fazem.

Veja a resenha completa aqui:

01/04/2011

A autora mostra estudos de casos sobre assassinos em série: os relatos dos assassinos, sobreviventes, relatórios policiais, técnicas de investigações norte americanas e estatísticas. Alguns trechos tornam-se difíceis para serem lidos devido a monstruosidade dos atos, outros tornam-se interessantes pois mostra como a sociedade em geral julga superficialmente as pessoas. Um exemplo disso é que muitos dos crimonosos expostos no livro, escaparam inicialmente de investigações policiais por demonstrarem equilíbrio, polidez e boa estética.

Ricardo 11/03/2011

Detalhismo
Ilana Casoy começa o livro descrevendo um perfil geral dos Serial Killers, suas vidas, motivos. Depois passa a mostrar como a polícia faz a investigação de tais criminoso. Então começa a contar sobre alguns dos Serial Killers mais famosos da história, narrando e mostrando a infância, motivos, modus operandi, assinatura e vítimas. Depois fala sobre o julgamento, a pena e o estado atual do criminoso (e se esta vivo), as vezes até falando a última refeição do condenado!
A falta de datas em alguns casos é um dos pequenos defeitos que encontrei nesse livro, que classifico muito bom e essencial para quem quer entender a mente dos Serial Killers.

Pedro Ferro 10/01/2011

A autora nos brinda com um livro excelente sobre Serial Killer, trazendo não apenas relatos da ocorrência dos assassinatos, como ocorrem em outros tantos livros, como encontramos também um verdadeiro estudo sobre o tema que Ilana Casoy se predispôs a pesquisar, contendo informações minunciosas sobre os crimes, mas principalmente sobre os assassinos em todo um contexto que vai desde a infância dos criminosos até a conclusão de suas fantasias sórdidas. O livro pode ser dividido em duas partes: na primeira, a autora faz um apanhado geral sobre os Serial Killers, abordando inclusive a vitimologia, características criminais, além de toda uma gama investigativa que tem ajudado até hoje o FBI na solução dos casos mais estarrecedores; num segundo plano, o livro traz o que fora intitulado como CASOS DA VIDA REAL, onde encontram-se os relatos dos crimes patricados com uma riqueza de detalhes capazes de gelar a espinha. Posso dizer que já li vários livros sobre o assunto, mas "Serial Killer: louco ou cruel?" é sem sombra de dúvidas o melhor de todos.

Adri 25/11/2010

um tanto quanto pertubador!
Eu como um apreciador de literatura de horror confesso que essa foi uma das leituras mais pesadas e pertubadoras que já tive, justamente por relatar situações verídicas. Me ter mais medo do que as pessoas são capazes...