Serial Killer: louco ou cruel?

Serial Killer: louco ou cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Nathalia1007 13/09/2021

Eu AMO essa mulher.
Ilana Casoy é perfeita e faz TUDO. O livro tem uma introdução que nos apresenta os estudos em torno de assassinos em série, como funcionam, para que servem, quem os faz etc.
O modo como cada serial killer é descrito e como suas personalidades, motivações, gatilhos, traumas, histórias, são colocadas nesse livro e relacionadas ao modo como eles agem cruelmente, é impecável, e eu lia os capítulos sem parar.

Goulart 03/08/2021

então...
se tu for uma pessoa que gosta de casos reais BEM DETALHADOS esse livro é para você, se você é uma pessoa que gosta de saber mais sobre a mente perturbada dos assassinos em série esse livro é para você, ele te faz entrar de cabeça em todos os casos mais horríveis que teve para montar um perfil de assassinos em série, é é um livro bom pra quem tem interesse em casos reais de assassinatos, mas não é de jeito nenhum pra quem tem o estômago fraco, fiquem já avisados!

LeticiaPicada 03/08/2021

Loucuraa
É um livro pesado nas informações, leia apenas se você gosta do assunto, caso contrário melhor ficar longe ou buscar algum exemplar mais "leve" com informações menos detalhadas, pois a gama de informações e detalhes aqui é grande!

Bárbara 30/07/2021

Por que não cinco estrelas?
1. Expectativa parcialmente frustrada. A autora dá apenas pinceladas sobre os tipos de assassinos em série, modus operandi e assinatura, perfil criminal, vitimologia etc. As informações acerca desses temas são somente as básicas e ocupam as primeiras 70 páginas da obra;

2. nas 290 páginas restantes são expostos casos concretos, sendo alguns narrados de maneira bastante incompleta (o que me fez, inclusive, recorrer a um material auxiliar para entendê-los melhor);

3. na primeira parte poucos pontos não foram muito bem explicados, de modo a aparentar que algumas informações apresentadas são contraditórias. Na segunda, foi afirmado que determinado serial killer tinha morrido e ao fim do relato dizia que continuava vivendo em tal lugar;

4. em alguns momentos parece ter havido certo "floreio" nas histórias relatadas, partes meio fantasiosas, só para deixar a narrativa mais interessante.

Se já tem uma boa noção sobre o assunto e pretende ir mais a fundo nos aspectos criminológicos, talvez essa não seja a leitura mais recomendada. Para quem está iniciando é um ótimo livro.

Caaaat 15/07/2021

Livro original antigo
Novamente outra versão de Louco ou Cruel e Made in Brazil em uma versão antiga, li pelo livro maior e adorei, muito informativo e trás entrevistas.

Adilson 14/07/2021

Não é um livro ruim, o início da uma explicação da onde provalmente surge o desejo de matar, sobre perfil criminal, possiveis causas, a diferença entre modus operate e assinatura, como ocorre a escolha das vítimas, os tipos de serial killers, dentre outras coisas, o que é bem interessante, o que me fez dar uma nota menor foi a parte sobre os casos reais, é uma parte mais fraca que parece retirada do google, tem partes que senti que faltava informação, algumas datas também parecem estarem alteradas no livro, e a partes onde tem comentários que parecem terem sido escritos em outros momentos.
O made in brasil é melhor nessa parte, e fraco em introdução, mas como disse no início, não é um livro ruim, pra eu que sou leigo nessa assunto achei bom.

Cristina 11/07/2021

Para leigos
Eu errei na ordem de leitura e achei ele muito fraco, pois tinha acabado de ler A Anatomia da Violência de Adrian Raine, muito complexo e técnico, sobre a neurobiologia do mal, suas raízes, então esse da Ilana eu deslizei sobre o tema, mas não deixa de ser um livro muito bem organizado e escrito, é pra quem tá começando nesse tema, eu sou uma adoradora de SKillers, então já conhecia a maioria das histórias, mas é um livro indispensável!

ruanmillerrs 20/06/2021

Brutal e completo
Mais uma vez Ilana entregando um livro de qualidade e repleto de detalhes.
Vale super a pena a leitura

love 15/06/2021

louco ou cruel? sem noção!
o livro é vendido mostrando a nós, leitores, que seu conteúdo é mais focado na psicologia e na criminologia em si, o que já aparece no próprio título, com "louco ou cruel?".

a obra é dividida basicamente em duas partes: uma pequena enciclopédia sobre serial killers, contando, por exemplo, as fases da violência de um assassino em série, características comuns que eles têm, como escolhem as vítimas e etc. já a segunda parte é um compilado de casos reais de serial killers. nessa segunda parte, temos diversos casos, alguns mais famosos, outros nem tanto, de forma mais resumida e simples. o problema é, na verdade, justamente a segunda parte.

a primeira parte do livro parecia bastante interessante. são divididos em pequenos capítulos falando sobre vitimologia, características comuns entre os assassinos, como "reconhecer" um assassino, como o termo foi cunhado e como começou o jeito de usar psicologia para pegar assassinos ? em série ou não. a partir da segunda parte, entretanto, a autora parece estar saindo do tema proposto ao livro: a psicologia e a criminologia em si. a Ilana Casoy, não tão raramente, deixa a entender qual sua opinião sobre os casos, usando parênteses, pontos de exclamação (de uma forma meio irônica) e coisas do tipo. dessa forma, parece que para ela é tudo muito raso, como ela estivesse apenas contando uma história, e não escrevendo um livro/documento que seria importante tanto para leitores de true crime quanto para profissionais sérios.

então vamos falar sobre a segunda parte. mais ou menos 60% do livro é só sobre casos reais ? ou seja, fuga ao tema total, certo? pois é! e não são nem ao menos casos resumidos com informações e detalhes não conhecidos pela população num geral, é exatamente o contrário: resumos desses casos de uma forma bem pobre, que qualquer um que gosta desse tipo de leitura sabe, e que se não soubesse, em cinco minutos de pesquisa na internet acharia. essa segunda parte é realmente bem pobre. além de fugir ao tema, de fazer a maior parte do livro sobre algo que não é a proposta do mesmo, Ilana Casoy ainda escreve de forma vaga ? ou melhor, se atentando apenas aos detalhes macabros e grotescos dos casos, dando ênfase às formas de tortura, sangue e etc. resumindo: ela se propõe a escrever algo, te vende o livro dizendo ser sobre uma coisa, faz a maior parte dela sobre outra, usa opiniões próprias em algo que devia ser um tipo arquivo, e ainda faz de mal jeito. no final das contas, parece que ela começou empolgada, ficou com preguiça, botou bastantes partes nojentas e sangrentas para ter um certo "hype" e lançou daquela forma. como a autora é uma criminóloga(!), eu esperava seriedade e qualidade no livro.

dito tudo isso, recomendo esse livro apenas a quem ainda está começando a ler true crime e se interessar por criminologia, porque apenas nesse caso, o livro pode até ser interessante. se você é como eu, que não tem tanta informação sobre esse assunto, mas sabe o básico e quer estudá-lo a fundo, não leia "Louco ou Cruel?", de Ilana Casoy.

Camila.Oliveira 05/06/2021

Beeeem mais ou menos. Nada de novo.
Mais um livro que não sustenta a própria proposta... Os relatos apresentados podem ser acessados em uma googlada, nem precisava de um livro para isso, afinal não apresenta nada de novo ao tema.

Missyla 24/05/2021

Serial Killers
Li esse livro para fazer um trabalho da faculdade e gostei demais da escrita. A autora soube explicar muito bem como funciona a mente de assassinos em série! Indico muito a leitura, não é difícil de entender. Recomendo!

gabrielkleniop4 14/05/2021

Aqui você consegue entrar na mente dos serial killers e entender um pouco mais sobre como eles pensa.
Gostei muito,a ilana casoy mostra técnicas usadas no FBI para indentificar um serial killer e várias outras coisas.

Indico a leitura!!

Sam 06/05/2021

Serial killer: louco ou cruel
Esse livro esclarece várias dúvidas de alguns principais serial killers do mundo, de forma detalhada a escritora mostra o modus operandi de cada um, além das mais perversas ações.

Rick 05/05/2021

Leitura brutal!
Esse é um livro para quem começa a se interessar pelo assunto referente a Serial Killers. A autora apresenta os casos dos Serial Killers mais famosos, como Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, Ed Kemper entre outros. Não é um livro tão completo quanto o outro lançado pela editora o Arquivos Serial Killers, mas é bem objetivo. Também não é aconselhado para pessoas que não estão acostumados a leituras que envolvem assassinatos e torturas, pois nesse livro é descrito algumas crueldades que esses assassinos faziam com suas vítimas, inclusive com crianças.

Keiti 28/03/2021

Muito bom!
Esse é o meu segundo livro da Ilana, e como uma pessoa que consome bastante conteúdos sobre true crime comecei a me tornar fã da escrita dela. Ilana consegue colocar no livro os acontecimentos de forma muito bem organizada e de uma maneira muito interesante, você se envolve com a escrita e com os que ela traz, acaba que você quer ler páginas atrás de páginas sem parar.
Óbvio que a minha intenção aqui não é dar uma glamourização para os casos que ela retrata no livro, mas recomendar a leitura e exaltar o trabalho dessa mulher que a cada livro me surpreende mais.