Quando Nietzsche Chorou (audiolivro)

Quando Nietzsche Chorou (audiolivro) Irvin D. Yalom




Resenhas - Quando Nietzsche Chorou


456 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


João Pedro 17/08/2022

A ficção que podia ser realidade
Um livro que mistura filosofia e psicologia. Existencialismo e psicanálise. Friedrich Nietzsche e Josef Breuer. E, sobretudo, realidade e ficção.

Somos postos diante de várias figuras históricas compondo o cenário de Viena no início do século XX. O filósofo e sua grande paixão, Lou Salomé. O médico e seu pupilo, o jovem Sigmund Freud. Ambas as realidades são justapostas numa incrível narrativa que supõe um encontro entre as duas mentes brilhantes.

Em Nietzsche, percebemos suas características mais marcantes: sua filosofia da vontade de poder, do individualismo e da aceitação do sofrimento em face do eterno retorno, além de um interesse incipiente por Zaratustra que ocasionaria no Übermensch.

Em Breuer, notamos um homem conflituoso, tanto em sua vida profissional, que passa por inúmeras revoluções, como, e principalmente, em sua vida pessoal, na qual vê-se numa tênue linha entre a manutenção de seu turbulento casamento e a busca por novos horizontes.

Um detalhe interessantíssimo: a maior parte das cartas encontradas na obra são originais; isto é, escritas pelos personagens enquanto pessoas reais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LorexCard 26/07/2022

Minha única (re)leitura até hoje
Mesmo sabendo que algumas das tramas não sejam verídicas ao fatos ocorridos, me deixa satisfeita conhecer a vida pessoal de Nietzsche mais a fundo. Suas dores e o porquê de suas filosofias. De uma maneira estranha parece que ele merece todo o reconhecimento, que muitas vezes a falta disso foi o motivo pra uma vida solitária. No livro, não só o Doutor Josef é ajudado por ele, todos nós, de alguma maneira, aprendemos a ser melhores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bibis 12/07/2022

incrível
Estava com receio de começar a estudar Nietzsche por suas próprias obras por conta do nível de dificuldade, então optei por começar por esse romance por saber que explícita claramente as ideias do filósofo, essa foi a melhor coisa que eu fiz, pois além de ser muito interessante a humanidade do livro ao retratar questões cotidianas e a vida de Breuer, Nietzsche e outros grandes nomes, a história envolve muito mesmo sendo mais "paradona", indico muito a experiência.
comentários(0)comente



André 30/06/2022

Nietzsche, filosofia e psicanálise
Foi muito interessante a leitura deste livro. Estudei Filosofia, então sempre é agradável revisitar os conceitos filosóficos de Nietzsche, e principalmente, conhecer um pouco mais sobre sua vida pessoal e seus dramas, apesar de saber que muita coisa aqui é ficção. Mesmo assim, há dados baseados em fatos reais a respeito da vida do grande filósofo e também de outros personagens mais ou menos conhecidos, como Sigmund Freud, Lou Salomé e o próprio protagonista Josef Breuer. A forma como os personagens são descritos e a forma como a trama é desenvolvida são fascinantes.
Foi ótimo acompanhar os inícios da Psicanálise e um pouco do modo de vida da Alemanha do fim do século XIX.
Um bom romance histórico que me fez refletir muito sobre a vida e as escolhas que fazemos.
Muito bom!
comentários(0)comente



Dianne 02/06/2022

Uma obra-prima.
O psiquiatra Dr. Irvin D. Yalom conseguiu manter a originalidade de parte da filosofia de Nietzsche relacionando-a com características importantes da história do livro, inclusive cita fragmentos de grandes obras do filósofo como "A Gaia ciência" dentro de diálogos fictícios do romance. Além disso, conseguiu mostrar um pouco de Friedrich com suas angústias, suas pulsões, seu afeto e desafeto por Lou Salomé e sua inquestionável genialidade enquanto filólogo e enquanto filósofo. - D. Borges.
comentários(0)comente



Raphael Milão 01/06/2022

Resumo do livro, um médico maluco sendo consultado por um maluco e o encontro deles foi armado por uma safada.
comentários(0)comente



Taisa.Freire 26/05/2022

Fascinante !
Comecei essa leitura em 2019. Nunca demorei tanto para ler um livro. Do início ao fim me provocou várias emoções, principalmente a imensa necessidade de saber o desfecho, mas ao mesmo tempo é muito cansativo. Um dos livros mais imprevisiveis que já li e isso realmente me fascina. É uma baita ficção com trechos de fatos reais.
comentários(0)comente



Thainara Ramalho 13/05/2022

Quando Nietzsche chorou
Eu achei esse livro fantástico. Leitura bem fluida, comecei e não queria mais parar. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Lylyzinha 08/05/2022

Comecei a ler esse livro pq minha mae gosta do assunto e estuda sobre isso, e foi indicado esse livro. Decidi começar, pq tbm tenho interesse em estudar algo relacionado com psicologia, então a gente sempre comenta das temáticas q ela estuda, vemos filmes q sao indicados sobre o assunto, juntas e tal. Entao, foi por esse motivo, vi uma chance de eu tentar, por contra própria, ter uma ideia sobre psicanálise, por exemplo, por mais q nao seja EXATAMENTE o foco do livro, uma ideia do q poderei encontrarar futuramente e etc....

Foi uma experiência mto interessante, eu optei por ler um capitulo por dia, pq os capitulos sao longos, tem em media 40 minutos de duração, e, por ser um livro de "estudo" digamos assim, acho q eu poderia absorver melhor dessa forma, lendo parte por parte, devagar e calma. E deu certo ! O q eu mais percebi e aprendi assim, foi a visão da sociedade, sobre alguns assuntos, q era comum na época, como por exemplo, qndo o Breuer conversa com o Freud sobre um paciente (nao vou falar com mto clareza, pq pode ser um spoiler) e o Freud chega a ideia de q a causa pode ser o estresse. Citei esse exemplo, pq a forma como eles falaram sobre isso, foi como se eles nunca, jamais na vida, tivessem levado em consideração esse aspecto, sendo q, hj, a maior parte dos nossos problemas, pode ser referente ao estresse em alto nivel. Entao, foi interessante ver a visão da época sobre esses aspectos pessoais q antes, nao era tao focado, e a visão sobre a vida em si q é o discutido no livro.

Gostei mto da escrita tbm, achei simples e fluida o q ajudou bastante. Mas, o q me impede de dar uma nota mais alta, foi o fato de que, nao sei se eu ja estava mesmo me cansando do livro, mas o ritmo dos ultimos capitulos achei extremamente arrastado e chato, o q atrapalhou bastante pq bateu aquela preguiça danada, coisa q eu nao tinha sentido antes, pq estava em um ritmo super bom, mas nos ultimos 3 ou 4 capitulos, pra mim, foi bem lutado pra acabar, fora q dei uma pausa de 3 dias, entao pra voltar, foi difícil. E tbm, o fato de como foi solucionado a questao do Nietzsche, e de sua doença, achei q foi mto facil. Levando em consideração q ele tbm divide o protagonismo, achei ruim o fato de ter deixado as questões dele pra serem resolvidas em exatas 40 paginas. Entao, tbm acho q o livro se perdeu um pouquinho.

Fora isso, eu diria q o livro foi aquele meme da Isabela Boscov : "que experiência ao mesmo tempo, fascinante, viajante e avassaladora" pq é literalmente isso KKKKKKK. O livro rende bastante reflexões e passagens importantes, tipo aquelas "frases de efeito" mas q caem super bem no contexto de tudo. Meu plano é guardar ele, e reler qndo eu for adulta pra entender mto melhor e fazer uma análise q nao seja de uma garota de 16 anos kkk?
comentários(0)comente



thaisraiz 04/05/2022

A aleijada
(Eu não aguento mais resenhar isso, é a terceira vez e esse negócio não salva)
Comecei a ler esse livro por estar na coleção do escritório que eu trabalhava antigamente, mas demorou um bom tempo pra que eu conseguisse terminar ele. Eu esperava que fosse só um livro falando sobre filosofia e demonstrando as vulnerabilidades de um dos maiores filósofos da Terra por ser alguém que pensa demais. Fiquei surpresa em ter sido recebida não só pela filosofia mas também pela psicologia. É muito interessante acompanhar de maneira lúdica como mais ou menos se desenvolve os primeiros tratamentos através do diálogo. Por mais que nada do livro tenha de fato ocorrido, a evolução da psicologia partiu de uma abordagem muito parecida com a do livro e eu achei genial o Dr. Yalom conseguir misturar a fantasia com a realidade aplicando os discursos de Nietzsche.
Esse livro foi único pra mim, pois foi quase completamente narrado a partir do quarto de Nietzsche num sanatório mas eu nunca lembrava onde de fato eles estavam, porque a maior parte das cenas e diálogos estava muito mais no mundo das idéias do que no mundo físico, fora que eu nunca senti tanto carinho e ao mesmo tempo indiferença por personagens como senti com esse livro. É um livro sério mas ao menos tempo nada massante e muito intrigante.
Yasmin 04/05/2022minha estante
Ótima resenha, já quero lê esse livro




Sabrina.Uliana 01/05/2022

Apaixonada.
Me apaixonei por esse livro.
É como se o autor trouxesse a filosofia de Nietzsche para a realidade, usando de personagens "reais" e facilitando o entendimento.
Muito bom, recomendo muito.
comentários(0)comente



Monica.Pires 30/04/2022

Livro perfumaria.
O livro é chato demais, leitura dura, arrastada, do tipo emocional daquelas pessoas que procuram pelo em ovo.

Leitor que acha que tem um problema na vida, se conseguir chegar ao final da obra, acreditará que tem mais de dez.

É a típica obra que antigamente saía no Caderno B e no Segundo Caderno da velha mídia, como uma obra que lança "um novo olhar" sobre grandes personagens históricos. Porém escondia da massa que eram 3 malucos de pedra.

Esse livro é ótimo como doação em gincana de faculdade, ao menos vai servir de pontuação pra equipe.
comentários(0)comente



JanaAna90 27/04/2022

O livro é muito envolvente, de leitura fluída e fácil. Um livro que quando começamos não dá vontade de parar.
A história é sobre um médico que, assim como todos nós, têm problema na vida e que essas questões acabam influenciando na sua vida pessoal e profissional. Quando esse médico conhece Nietzche, que passa a ser seu paciente, as histórias se misturam e os dois se unem para que um possa ajudar o outro e assim nasce uma amizade e dessa amizade a cura para as dores da alma.
Aqui também conhecemos um pouco dos estudos e da vida de Freud, que também tem seu papel no auxílio para o estudo sobre a psiquê, sobre o inconsciente, sonhos e o diálogo como tratamento terapêutico.
Aqui temos uma mistura da realidade, onde o autor pega alguns fatos da vida real de Nietzche, Breuer e Freud, e trás para os personagens dessa história construindo todo um mundo baseado em um romance que trás esse misto de realidade e ficção que nos surpreende e nos envolve. Inclusive o final ficamos sabendo que alguns trechos do livro são fragmentos da vida dessas pessoas.
Enfim vale a pena o mergulho nesse universo do ?nascimento da psicanálise?, como já diz o autor logo na capa.
Janaina.Vidal 27/04/2022minha estante
Que resenha perfeita. Me bateu uma vontade de ler esse livro agora!!


JanaAna90 27/04/2022minha estante
Poxa xará obrigada. E olha que quando gosto do livro tenho dificuldade de me expressar. Rsrs




456 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |