Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Bruna 05/06/2021

Gostei muito. Achei incrível a maneira como o autor inseriu personagens reais em uma ficção que poderia ter sido real pensando na época os locais e as coincidências da história. Gostei bastante e fiquei interessada nas obras de Nietzsche ainda mais.

marie 19/05/2021

ficção?
como uma amante de filosofia e psicologia o título dessa obra me interessou muito, e as expectativas enormes foram realizadas ao longo do enredo.
foi incrível como o autor pegou a história verídica de Josef Breuer e colocou de paralelo com a história verídica de Nietzsche, é até difícil dizer de fato o que foi ficção e realidade.
tudo acontece no período de transição entre a ênfase da fisiologia e a ascensão da curiosidade sobre a psique humana, e como o autor constituiu uma realidade dessa época com a filosofia de Nietzsche foi fora de mundo.

novamente, incrível como o enredo foi construído, como dois fatos da história filosófica e psicológica juntos se tornaram uma ficção.
nunca li algo do tipo antes, e não vejo a hora de ler outras obras desse autor.

Carolina 09/05/2021

#28 Recomendo. Não é uma leitura fácil, mas é perfeita.
Nietzsche foi um dos maiores filósofos de todos os tempos e no livro, ?Quando Nietzsche Chorou?, ele foi transformado em personagem de ficção. O autor do livro, Irvin D. Yalon, é um psicanalista americano e escritor e, nesta obra, ele resolveu fazer uma homenagem ao surgimento da psicanálise. A partir de estudos profundos na biografia das personagens, Yalom, imaginou um encontro fictício entre Nietzsche e Breuer, com o objetivo de falar sobre o início da psicoterapia.
A narrativa se passa em Viena, no ano de 1882, nesta época, Josef Breuer, era considerado um dos mais importantes médicos. No período da história, Breuer dava os primeiros passos no estudo da psicanálise a partir da premissa de que nós não temos o total controle de nossa mente (além de ser o mentor de Sigmund Freud). Muita coisa mudou desde o tempo dos experimentos de Breuer e Freud, a psicologia evoluiu, mas a noção que temos uma camada inconsciente nas nossas mentes que interferem nas nossas decisões, sentimentos e doenças, permanecem inalterados até hoje.
Enquanto Breuer e Freud faziam estas descobertas, Nietzsche (professor e filósofo), estava escrevendo livros revolucionários que detalhavam o inconsciente coletivo da sociedade. Nietzsche, em suas obras, afirmava que a sociedade estava em processo de constante transformação. Suas afirmações foram revolucionárias e iam de encontro a algumas crenças religiosas que sustentavam a humanidade há milênios, com isso, desagradou tanto os que acreditavam quanto os que desacreditavam em Deus.
Acredito que este livro não irá agradar jovens porque os dilemas nos encontros são típicos da meia idade (medo de envelhecer, as frustrações do casamento e vida sexual, fidelidade, culpas, entre outros.). Não é uma leitura fácil, mas é perfeito para tentarmos entender os mistérios que perpassam nas nossas mentes.

elxchen 06/05/2021

Um dos livros que mais amei ler. É uma delícia passar por esse conto sobre Nietzsche e as reflexões que o levam a tomar algumas atitudes sobre si. Óbvio que a história é completamente ficcional e o foco maior é em Breuer, de quem não perdemos um segundinho só de fé, é uma leitura fluída apesar das pausas pra se refletir sobre o conteúdo trazido. É um livro que recomendo sim!

Bia 29/04/2021

Já leiam sabendo que Breuer e Nietzsche nunca se encontraram de verdade (fiquei decepcionadíssima quando li isso no pósfacio). A amizade deles é tão intensa, humana e e sincera que eu fiquei incrédula que ela, na realidade, nunca aconteceu. A "invenção" da psicanálise e da terapia pela palavra serviu como uma luva para ilustrar o resultado desse encontro fictício, mas poderoso. Recomendo muito a leitura! Não é nem um pouco difícil nos envolvermos com os dramas pessoais de Josef e Friedrich, que se entrelaçam ao longo da trama, e muito menos com os personagens da vida real romanceados por Yalom: a irreverente Lou Salomé, o jovem e inovador Sigmund Freud e a sofrida Bertha Pappenheim.
Só senti que faltou um pouco de protagonismo feminino: a dor de cotovelo de Nietzsche e sua revolta para com as mulheres me deu um pouco de preguiça (mas nada que não se possa relevar), e também achei que teria sido interessante ouvir mais a voz de Bertha.

Ana 23/04/2021

Interessante relato biográfico/científico. Aborda a vida de Josef Breuer e Friedrich Nietzsche, com algumas aparições de Sigmund Freud. Não é necessário conhecimento prévio sobre nenhum deles e se consegue absorver muita coisa do pensamento dos três durante o decorrer do livro, somente por isso já vale demais a leitura

Bia 19/04/2021

Eu demorei pra terminar a leitura desse livro, por conta do conteúdo denso (filosofia e psiquiatria) porém foi uma leitura q me agregou bastante, principalmente me fazendo refletir na finitude da vida, no medo do tempo, da solidão... ele fala que pra nos fortalecermos como pessoas precisamos aprender a encarar a nossa mais solitária solidão.
?Tenho que mudar minha vida se não enfrentarei a minha morte sem sentir que nunca vivi?

Natália 15/04/2021

Leitura reflexiva e densa
Esse livro foi como começar uma reflexão profunda e, por vezes, lia um capítulo e já não conseguia mais continuar porque precisava pensar sobre tudo o que nietzsche ou josef falava... claro que houve muitas partes em que considerei os pensamentos/falas machistas e capacitistas, mas me ative ao ano em que a história se passa - 1882. De qualquer maneira, recomendo demais esse livro... me fez crescer em diversos níveis.

babi 31/03/2021

ficção e realidade ?
essa leitura veio pra mim no momento certo! estou em intensivo com psicanálise e meus dias se resumem a breuer e freud. de longe uma das pessoas que eu mais tenho admiração é nietzsche, desde a época do ensino médio. esse livro juntou tudo e me deu de presente uma mistura de ficção e realidade linda. anna o., histeria, consultório, vida pessoal... tudo! foi incrível, o berço da psicanálise é bem visível aqui, mesmo focando na relação breuer-nietzsche, e não freud

recomendo pra quem gosta de psicanálise e nietzsche

Erinaldo Santos 23/03/2021

Emocionante e gostoso de ler! Quando Nietzsche chorou.
Baseado em fatos reais, com várias reflexões e de uma leitura gostosa, adorei de verdade!!
Dickson 24/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Isabela.Cavalcanti 17/03/2021

Que livro foda!! Não é fácil de ler (em parte devido às inúmeras reflexões, em parte pelo seu ritmo): se baseia no diálogo entre dois grandes homens e é incrível o que o autor conseguiu criar a partir de pessoas reais. É daqueles livros que você lê e não vê mais a vida da mesma forma.

08/03/2021

Um livro baseado em fatos reais, leve e cheio de conteúdo. Eu amo filosofia, amei esse livro e recomendo com certeza.

Sophia1534 01/03/2021

"O que haveria para criar se os deuses existissem?"
Uma fantástica obra sobre os pensamentos de Nietzsche, sobre o desespero, a angústia, o eu e a liberdade. A escrita flui bem, a leitura é rápida apesar das 400 páginas. O livro é baseado em fatos reais, o que torna alguns acontecimentos e trechos um pouco maçantes e reduz o espaço dedicado aos diálogos interessantes, que são mais escassos do que eu esperava. Apesar disso, ótimo livro, me deu apetite para tentar ler as obras do filósofo.
babi 01/03/2021minha estante
esse tá na lista ??

Caroline C. Staudohar 05/02/2021

Livro de fácil leitura que te insere na história como se fosse um dos personagens. Recomendo.