Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Bookster Pedro Pacifico 18/08/2020

Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom - Nota 9/10
Que leitura gostosa e interessante! Confesso que o título até me causou um certo receio, já que eu conhecia muito pouco sobre o trabalho e vida de Friedrich Nietzsche. No entanto, você não precisa ter um conhecimento prévio para aproveitar essa leitura. Na verdade, você vai aprendendo sobre o trabalho do filosofo, e dos demais notórios personagens históricos mencionados no livro, ao longo de uma leitura instigante.

O cenário é a cidade de Viena, no final do século XIX. Dr. Breuer é um renomado médico da cidade, detentor de uma invejada capacidade de fazer bons diagnósticos. Depois de um encontro imprevisível com uma jovem russa, o médico se vê diante de uma difícil tarefa: tentar descobrir a origem dos horríveis sintomas, físicos e psicológicos, que acometem Nietzsche. O filósofo, que já se mostrou como um paciente nada fácil, ainda não era conhecido naquela fase da vida e seus livros mal haviam sido vendidos. Mesmo assim, o desafio instiga Dr. Breuer e, a partir disso, nasce uma interessantíssima relação entre o médico e Nietzsche.

E o mais interessante é acompanhar a evolução dessa relação que a todo instante passa a se confundir, de modo que às vezes o médico ocupa o lugar do paciente. São conversas interessantíssimas sobre angústias, relações amorosas, insatisfações e dúvidas sobre a nossa existência. O que o autor pretende é mostrar o início de um tratamento muito conhecido hoje, a psicoterapia. A narrativa fica ainda mais interessante com a presença do jovem Freud que, aos 26 anos e no início de sua carreira, desempenha um importante papel de amigo do Dr. Breuer.

Ainda que esse encontro entre Nietzsche e Breuer não tenha realmente acontecido, não se preocupe em ficar tentando diferenciar o que é ficção ou realidade. Essa mistura faz parte da qualidade literária de Yalom. O que é inegável, por sua vez, é que o livro revela - de uma forma acessível e nem um pouco técnica - muito dos pensamentos de Nietzsche, Freud e Breuer no curso da narrativa. Ah, o início pode parecer um pouco mais lento, mas não desanime que depois de algumas páginas você já será fisgado pela história.

site: http://instagram.com/book.ster
Molin 29/08/2020minha estante
Adorei a resenha! Me interessei em ler! Obrigada!

Black Flower 20/01/2021minha estante
Leitura gostava, excitante e intrigante! A maioria que tô marcando aqui no App tenho o livro físico e já os li. Tô lendo agora online As crônicas de Nárnia, livro fantástico! Ler é uma revolução.

Eder.Pausini 16/02/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li!

Vanessa1364 26/09/2023minha estante
Livro interessante e a melhor parte é quando o livro está chegando ao fim, pois o diálogo nos faz refletir sobre alguns medos humanos.

Gostei que na parte notas do autor tem a explicação do que foi real e do que foi ficção. Fiquei surpresa em ver que tem muitas partes reais.

Elizeu 18/08/2020

Porque eu gostei?
Uma história que te leva ao século XIX, envolvente, empolgante, com trechos marcantes muito bem escrito pelo autor Irvin D. Yalon, com pesquisas reais que morrem entre a filosofia e a psicanalise, que torna ainda mais a história interessante e encantadora.
Recomendo!

Ruan Wendell 12/08/2020

Quando Nietzsche Chorou - Irvin D. Yalom
De profundas reflexões a puro entretenimento, o livro de Yalom oferece uma rica experiência literária a seus leitores.

A trama de Yalom se baseia em uma amizade fictícia entre os personagens históricos Frederick Nietzsche e Josef Breuer. O Dr. Josef Breuer, um proeminente médico e um dos pais da psicanálise recebe um estranho pedido de uma mulher misteriosa, Lou Salomé, que relata os problemas sofridos pelo filósofo Nietzsche e pede a ajuda do médico para tratá-lo.

No entanto o próprio Dr. Breuer vive momentos difíceis devido a sua obsessão pela paciente Anna O. (pseudônimo de Bertha Pappenheim), uma jovem que sofria de histeria e que foi ajudada por Breuer e seu novo método. Do encontro entre esses dois homens resulta uma profunda amizade, com diálogos sobre filosofia, psicologia e literatura  e que ajudarão não apenas ao filósofo, mas ao médico também.

"Toda visão é relativa, assim como todo conhecimento. Inventamos nossas experiências. E o que inventamos podemos destruir?".

A escrita de Yalom é fluida e a todo momento deixa o leitor focado e ansiando pela próxima página. O autor narra com ousadia e inteligência o encontro entre figuras marcantes como Nietzsche, Breuer, Freud e Lou Salomé. Ainda que alguns desses personagens não tenha realmente se conhecido em vida, eles realmente existiram e realizaram importantes contribuições em diferentes áreas.

A amizade entre Freud e Breuer e entre Breuer e Nietzsche é um dos pontos fortes do livro. Ainda que seja uma obra de ficcção, Irvin D. Yalom fez uma extensa pesquisa sobre a vida desses personagens para seu livro. Longe de ser um livro de suspense ou mistério, a narrativa não deixa a desejar com relação ao desenvolvimento da história. Em nenhum momento o livro se torna chato ou cansativo. Nos diálogos entre Breuer e Nietzsche, os dois discutem sobre filosofia, ciência, fé e religião. O que no primeiro momento parecia ser uma amizade para a ajuda e o tratamento de Nietzsche, se torna algo bem mais profundo e que beneficia ambas as partes. Por diversas vezes os papéis são invertidos. O médico se torna o paciente e o paciente se transforma em médico, ou melhor, em psicólogo.

Deixo a recomendação deste livro incrível e que vale bastante a pena a leitura.

Para mais informações acesse o blog Literamundos.

Link na Bio.

Danielly 24/07/2020

Tentando superar o final desse livro genial.
Irvin pegou duas pessoas conhecidas (Nietzsche e Breuer) e teve a brilhante ideia de escrever um história no qual eles se conheciam. O livro é vrau em cima de vrau. Por diversos momentos minha mente deu tilti nas discussões deles. Excelentes passagens de Nietzsche resumidas nesse livro. E tem um plot twist fake na história muito massa! Você pensa que foi e não foi, e você quer fazer mas depois vê que não deve fazer, tem as implicações, as consequências... No final de tudo o mais importante é: "Torna-se quem tu és".

pablosantosb 16/07/2020

filosofia, poesia, amor e psicanálise... um pouco da vida de nietzsche, e sua convivência com o desespero, e um breve surgimento da teoria psicanalista a partir da perspectiva de josef breuer e seu aluno sigmund freud.
como lidar com o desespero, como encontrar o seu verdadeiro eu, como se livrar de uma paixão obsessiva que te atormenta e que retrocede sua própria liberdade individual são alguns dos temas abordados aqui.

Flavio 13/07/2020

Auto conhecimento
Quando temos vários questionamentos, desilusões que nos atormentam, como resolver? Se abrir para a pessoa certa muda tudo.
Rammy 13/07/2020minha estante
Comprei esse livro recentemente... Não vejo a hora de começar essa leitura!!

Flavio 13/07/2020minha estante
Fascinante, espero que goste tbm.

Rafadferrari 29/06/2020

Esse livro é incrível, vai te prender do começo ao fim, e simplesmente uma explosão de sentimentos em cada página, gostei muito.

kargaute 26/06/2020

“É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar a luz uma estrela dançante”.
Esse livro é extremamente sensível. Além disso, desperta uma curiosidade imensa sobre Nietzsche (para aqueles que nunca leram) - é um livro muito tocante e desperta vários questionamentos a cerca da vida.

Essa leitura vale muito a pena e, sem dúvidas, foi um dos melhores livros que li esse ano.

riquew 14/06/2020

Obrigatório
O livro começa em um ritmo lento, porém quando logo engata em uma marcha e continua interessante até o final, que diálogos e personagens incríveis, a maneira que o autor leva a obra, com diálogos pesados e personagens complexos torna esse livro mais que obrigatório para todos.

Mari 12/06/2020

nietzvhjwfsj
fic de filósofo

Edianne.Novaes 06/06/2020

"A relação conjugal só é ideal quando não é necessária para a sobrevivência de cada parceiro. Quis dizer que, para se relacionar plenamente com outrem, você precisa primeiro relacionar-se consigo mesmo."

Vania Guimarães 05/06/2020

Livro para ler sem pressa!! Ótimos ensinamentos para levar para a vida. Sem pressa e ganhando a confiança consegue chegar onde quiser e entrar na mente de qualquer pessoa.

Hugo.Lousada 04/06/2020

Eu pessoalmente amei esse livro. O autor desenrola a história misturando o factual com o fictício de um jeito muito legal, muito gostoso de ler. A história mistura vários assuntos de uma maneira que não fica chato, ao contrário, é um livro leve sobre um assunto bem interessante.