Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Matheus 27/08/2016

Uma mistura curiosa de ficção com realidade. Vale a pena a leitura.

Gisele.Maravieski 19/07/2016

Perfeito!
Considero esses um dos melhores livros da minha vida! Tema existencialista que envolve psicologia e muita filosofia. Daquele livros que nos fazem pensar por horas, e nos deixam órfãos quando termina.

Bruna.Santos 11/03/2016

Ótimo
Um livro especial. Narrativa leve com tramas que misturam a realidade e a ficção. Com a presença de nomes que contribuíram para o que conhecemos como Filosofia. Breuer, Nietzsche, Freud e Lou Salomé; personalidades que valem a pena ser conhecidos.

Carla 05/12/2015

Um livro que passe o tempo que passar, você vai recordá-lo como se fosse ontem!

Isaque 16/11/2015

Ficção envolvente baseada em alguns fatos reais com muito conteúdo
Um dos melhores livros que li. Relativamente comprido (407págs), este é um livro que apesar de ter um conteúdo que agrega muito, a leitura é simples e prende o leitor. Os diálogos entre Nietzsche e Breuer que este ultimo compara com partidas de xadrez, são incríveis! Quando vai se chegando próximo à metade do livro, ele fica ainda mais interessante com o decorrer dos fatos e o final passa por revira-voltas inesperadas. Acadêmico da área e estudioso de Nietzsche, o autor, contando com a orientação e contribuição de outros acadêmicos, escreveu essa ficção estrelada por Nietzsche, Freud e um médico austríaco chamado Breuer baseada em acontecimentos reais de suas vidas, onde expõe conceitos de amor fati, estudo do desespero, formação pessoal e motivações na vida. Recomendo muito.

Niasi 21/09/2015

Leiam, vale a pena
Ganhei esse livro a muitos anos atras, e acabei lendo apenas agora.

Como é bom ser surpreendido por um livro fora de série!!!
Como é bom saber que ainda há pessoas com inteligência o suficiente não só para criarem e serem originais, mas também para o fazerem com tamanha graça e desenvoltura. Lembrem-se que o livro propõe o encontro de duas mentes aguçadíssimas, sendo uma delas uma das mais complexas que já existiram, mesmo assim a leitura é agradável e envolvente.

Leiam esse livro, ele é simplesmente fantástico.

Ricardo 10/09/2015

Uma obra de primeira grandeza
O livro conta uma história ficcional sobre Josef Breuer e Nietzsche com pequenas participações de Freud. O drama se concentra nas tentativas de Josef Breuer em tratar a enxaqueca de causas emocionais de Nietzsche, o qual é extremamente fechado e refratário ao tratamento.
É muito interessante como as tentativas de Breuer e suas motivações são descritas no livro, bem como é muito interessante perceber o rumo inesperado que o tratamento toma. As conversas entre Breuer e Nietzsche trazem lições muito valiosas de como deveríamos encarar a vida e o mundo em que vivemos.
Embora a história se constitua em uma ficção, as motivações e muitos fatos relatados tem fundamentação real e com isso, além do entretenimento acabamos recebendo de graça e de uma maneira muito didática e interessante conhecimentos sobre o nascimento da psicanálise e sobre a filosofia e pontos de vista de Nietzsche sobre o mundo.
O autor constrói de maneira muito eficiente e objetiva os personagens do livro, nos passando a sensação de que os conhecemos de perto. Nem mesmos os personagens menos importantes são figuras que passam desapercebidas.
Excelente livro, ótima história, ótima fonte de conhecimento.

Gabi 05/09/2015

Recomendo!!!
Muito bom! Interessante para quem quer aprender mais sobre filosofia de maneira prática.

Rangel 16/08/2015

Da filosofia à psicanálise
"Quando Nietzsche chorou" de Irvin Yalone é um livro grandioso de ficção misturada com realidade, psicologia e filosofia, que conta a história de que uma das possíveis paixões de Friederich Nietzsche, Lou Salomé, procurou o Doutor Josef Breuer, em Viena, para aceitar tratar o grande filósofo Nietzsche, professor catedrático de filologia na Unversidade de Basileia, que estava tendo depressão e crise existencial. O médico de 40 anos, Breuer, aceita a proposta de Salomé em tratar Nietzsche, que foi até ele por trama da jovem Lou. Ao fazer a consulta, Breuer percebeu a necessidade de ajudar Nietzsche a não cometer possível suicídio e seguir o plano. Breuer fez Nietzsche acreditar que ambos se beneficiaram com o tratamento terapêutico, sendo Nietzsche sendo tratado pela sua enxaqueca e Breuer pelo seu desespero. No decorrer da terapia, Breuer conversa com seu jovem amigo Sigmund Freud a respeito do tratamento de Nietzsche, o qual auxilia com suas ideias da terapia que futuramente se chamaria psicanálise, ou seja, tratar o paciente pela fala, para descobrir conscientemente a causa de seus problemas internos psicológicos, seja angústia, culpa, ansiedade e outras neuroses sintomáticas. No decorrer de tratamentos de Breuer e Nietzsche, Breuer abriu sua vida íntima com Nietzsche, algo que não faria com Freud, por ser amigo da esposa dele. Breuer revela a Nietzsche sua paixão retraída pela paciente Bertha, que aleijada, a tratava, terapeuticamente, pelo pseudônimo Ana O. Nietzsche, ao tratar Breuer, utiliza dos pensamentos que escreveu nos seus livros "Humano demasiado humano", "A Gaia Ciência" e "Além do bem e do mal" e que estava projetando seu livro "Assim falou Zaratustra". Nietzsche mostrou a Breuer que as pessoas se prendem e são escravizadas por convenções e pensamentos que incutiram nelas por educação e religião, e que a maioria das pessoas não pensam por elas mesmas. Nietzsche fala, veemente, para Breuer "Tonar-te quem você é", no sentido de que a pessoa deve ser o que ela seja pelo que pensa, independente, de fatores externos. Tal choque de terapia filosófica, Breuer muda sua vida, desfazendo seu casamento e abandonando a medicina, temporariamente, para se auto descobrir quem é, e isso faz dele se tornar um grande amigo de Nietzsche, pois ele compreendeu as ideias do filósofo. Desta terapia, surgiu uma grande amizade, e Nietzsche revelou a Breuer seus pensamentos mais íntimos em relação a Lou Salomé, por quem era apaixonado e desiludido. Breuer disse a Nietzsche que esquecera Bertha, por tê-la visto com outra pessoa, e percebeu que ela não era tão essencial para sua existência. Nietzsche fica intrigado e pergunta como Breuer fez isso, o qual revela que não sentia mais por ela, como sentia antes, por se descobrir dessa maneira. Diante das confidencialidades, Breuer revela a Nietzsche a respeito de que conhecera Lou Salomé, a qual pediu que o tratasse, deixando Friederich transtornado, mas que, finalmente, entende que as pessoas nunca vão atender às suas expectativas, e que diante disso, imagina como vai terminar o livro a respeito de Zaratustra. O livro é, realmente, incrível e surpreende, que faz o leitor refletir a respeito da vida e como expressar os sentimentos para superar situações de angústia e desespero. Vale a pena ler! Recomendo!!

Lara 20/07/2015

Quando Nietzsche Chorou
Está entre meus três livros favoritos.A leitura fluiu em 3 dias de férias de inverno.É incrivel!Fantástico!Inteligente!Te deixa muitas reflexões para a vida.Recomendo muito a leitura!

José A. Lima 11/07/2015

Perfeito... Fantástico.
O melhor livro que já li. Como um diálogo fictício se torna tão real?
Fantástico!

Maisa 10/07/2015

Fantástico
Um livro muito gostoso de ler, de muitas reflexões. Embora gire em torno de um relacionamento fictício entre Josef Breuer e Nietzsche, a obra contém inúmeros fatos históricos e os entrelaça divinamente nesse romance. Seu conteúdo é denso e profundo, mas por ser composto principalmente por dialogos, a dinamicidade da leitura se mantém, tornando-o interessantissimo do começo ao fim. O indico para quem curte filosofia, psicologia, discussões sobre a vida, todo tipo de reflexão. Uma bela obra, totalmente recomendada.

Marta Skoober 22/06/2015minha estante
Gostou, Lu? Tem muito tempo que li, mas lembro que fiquei bastante impressionada.

Mick 31/05/2015

Muito Bom!
"Quando Nietzsche Chorou" de Irvin D. Yalom é um livro de ficção com personagens reais. Ilustra o nascimento da psicanálise e valor catártico da abordagem da "cura pela fala" usado na psicoterapia. Nessa história, o autor retrata o encontro fictício de duas figuras históricas, Dr. Joseph Breuer (que está associado ao lançamento das bases da psicanálise) e o filósofo Nietzsche, no início dos anos 1880, em Viena, Áustria, encontro este que se deu em meio a aflição amorosa e obsessiva destas personalidade por duas belas mulheres, pela busca da liberdade pessoal e pela crença nos ideais filosóficos.

Por meio de diálogos que mais se parecem com uma "partida enxadrística", os personagens partilham suas angústias, imbuídos em meio a um discurso filosófico, Breuer e Nietzsche descobrem na 'fala" a "cura" para os seus anseios e numa inusitada relação entre médico-paciente o valor de uma grande amizade. É uma história em que se possibilita identificar com as personagens no decorrer da história, pois parece que vamos os percebendo como amigos a medida que conhecemos suas intimidades. Outra coisa legal são as várias citações que tornam a leitura ainda mais inspiradora e reflexiva, tais como:

"Viver de maneira segura é perigoso."
"Amamos mais o desejo do que o ser desejado."
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar."

Enfim, é um livro para quem gosta de temas como psicanálise, psicologia e filosofia, caso contrário, a história poderá não agradar tanto. Assisti o filme, e infelizmente este se mostra muito superficial em relação ao livro.