Quando Nietzsche Chorou

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Jeffer 09/01/2009

Sonífero

_aline 29/03/2009

Adorei. Acredito que me apaixonei pelo livro por ter lido na hora certa. Talvez se eu tivesse lido em outra época não teria gostado tanto.

Só bom para psicólogos? Pensamento limitado demais, mas cada um tem sua opinião. Respeito.

Ercio 24/07/2010

Um bom livro
Muito bom, divertido e interessante.
O ponto forte é o fato do livro nos levar a observar as reações e pensamentos de Nietzsche na prática, aplicados à vida dele. O ponto fraco é quando Nietzsche assume a posição de psicanalista de Breuer, Nietzsche perde suas caracteristicas e nada relante sobre Breuer é revelado de fato.
Enfim, um bom livro.

Lucas Muzel 12/10/2009

Fascinante
O autor consegue mostrar um encontro imaginário entre duas pessoas com problemas em comum, e ainda utilizando o máximo de realidade possível.

Marlo R. R. López 30/12/2009

Quando Nietzsche Chorou é um ótimo romance. Apesar de ter me faltado ânimo no meio do livro, devo dizer que isso não se deveu a alguma qualidade ruim da história, mas antes a uma exigência um pouco elevada da minha parte.

É um livro bem didático, também: a explanação da Teoria do Eterno Retorno, por exemplo, é bastante clara e provocadora, e me fez pensar muito sobre as coisas. (...)

Resenha completa em: www.artigosefemeros.blogspot.com

Leila 04/12/2012

Impressão sobre o livro
Principalmente para amantes da Psicologia / Psicanálise. Excelente livro!

Silmara 02/06/2012

Gostei muitoooooooo desse livro.

Mas talvez porque eu fiz psicologia, (assim como os livros do John Grisham deve ser muito mais interessantes para quem é formado em direito) esse livro fala sobre o nascimento da psicoterapia, mas ao mesmo tempo vai totalmente contra aquela coisa da pscicanálise, onde o psicanalista é totalmente passivo e o coitado do paciente acaba se virando sozinho, o livro traz questões filosóficas que nos fazem pensar na filosofia na prática, e só assim filosofia deixa de ser um negócio tãoooo chato rs

Vale a pena realmente.

E é um livro para ler com muita calma.

Li 03/06/2012

ler cura
A receita do doutor Irvin D. Yalom funciona. Pelo menos nos dois romances biográficos que escreveu: Quando Nietzsche chorou e A cura de Shopenhauer, ambos alcançaram ampla vendagem. São livros que funcionam por várias razões: a proposta de apresentar ao público dois filósofos cujas obras, de inegável valor pelo questionamento agudo do pensamento e dos modos de ser da sociedade da época em que viveram, são pouco lidos e conhecidos pelo público em leigo.
Outro motivo é o caráter terapêutico dos textos: em ambas as narrativas, na primeira o próprio Nietzsche e na segunda um especialista em Shopenhauer, passam por um processo de cura pelo diálogo. Ao longo das narrativas vamos conhecendo a intimidade, as fragilidades, as características do pensamento de cada um, os problemas com a família, a vida solitária, as polêmicas suscitadas pelas suas obras e posicionamentos.
A escrita de ambos é boa, mas a do primeiro é apaixonante, enreda o leitor até as últimas páginas. O doutor Irvin conta com uma equipe de pesquisadores que o auxilia na escritura de seus livros, pesquisadores, estudantes, especialistas. Em quando Nietzsche chorou, ele apresenta uma ampla lista de colaboradores. É nteressante a escolha dos pacientes tratados nos livros. Em Quando Nietzsche... não é o filósofo, mas a única mulher com quem ele cogitou estabelecer um relacionamento que procura o doutor Bauer, um do pais da psicanálise para pedir-lhe que trate de Nietzsche, a fim de cura-lo de uma depressão suicida.. A principio o médico reluta, mas acaba convencido, um pouco pela beleza da mulher, outro tanto pela singularidade do paciente.
É claro que Nietzsche se recusa a tratar-se, embora já tivesse passado por vários tratamentos. Suas justificativas fazem supor que ele tivesse acabado por aceitar sua condição de homem solitário, sábio, doente e pobre. Essa aceitação não é em nada a de um fraco, é a capacidade de se ver em plenitude, naquilo que o distingue entre os demais e naquilo que o nivela.
A incapacidade de relacionar-se, a hostilidade com que os acadêmicos e pensadores receberam as obras de Nietzsche e de Shopenhauer causaram neles profundas feridas. O primeiro chegou a ter crises de enxaqueca e apatia, que o abatiam por dias.
Quando Nietzsche chorou é recheado de diálogos entre o doutor Bauer e o filósofo, entre o doutor e Freud. São conversas de uma riqueza filosófica e ao mesmo tempo de uma fluidez e adequação (porque tratam das mesmas questões do homem comum: as escolhas, o amor, as ambições, a ética) que tornam o livro imprescindível para qualquer leitor.
Outro mérito do livro é a tese de que o terapeuta também se cura quando trata. Ele também tem seus demônios e como qualquer outro mortal precisa da relação com o outro. O terapeuta não está acima do paciente porque também humano, aquilo que o distingue dos demais, o conhecimento acumulado não lhe é suficiente para autocurar-se. O que se tem então é a troca: esse outro que o terapeuta auxilia a curar-se é espelho e referência com que o curador se vê. Se todos os terapeutas comungam com essa tese é algo a se saber Mas é com certeza uma das que o Doutor Irvin Yalom acalenta. E que compartilha com seus leitores. Há uma série na tevê paga Chamada Em terapia, na qual vemos como é árduo o ofício do terapeuta, sempre às voltas com as mais densas doenças da mente e da emoção, dele e de seus pacientes. Após cada episódio é impossível não suspirar por ele e pelos seus pacientes. Terá sido a criação dessa série influenciada pelo sucesso dos livros do doutor Irvin Yalom. É quase certo que sim.

Andrea 24/06/2012

Ficcao com realidade - Meu livro favorito.
Ja li esse livro algumas vezes. E ja ouvi o audio-livro tambem, narrado por Jose Wilker.
Trata-se da barganha de conhecimentos entre Nietzsche e Breuer, mentor de Freud que ira utilizar suas `novas tecnicas` de cura pela fala. Em contrapartida, Nietzsche utiliza todo o seu conhecimento filosofico e teorico a fazer refletir em Breuer sua auto-analise.
Excelente livro para estudantes de psicologia e profissionais, tanto psicologos quanto psicanalistas, pois instiga o aprimoramento do contato com a psicanalise de forma prazerosa.
Ficcao baseada em fatos reais onde a FICCAO esta na amizade entre Breuer, Paul Re, Nietzsche e Lou Salome e o triangulo amoroso da trama,(segundo o autor Irvin Yalom), e REALIDADE esta em algumas cartas, citadas pelo proprio autor e nas tecnicas psicanaliticas utilizadas.
Andrea Vaz.

Ismael 07/09/2012

Eu poderia dizer exatamente em que o livro me tocou tão profundamente, mas vou terminar com uma frase extraída do mesmo, que reflete com exatidão meu pensamento neste momento: “Mas mesmo que eu conseguisse evocar detalhes precisos, que valor teriam para você, Friedrich? Você mesmo me ensinou que não existe “o” caminho, que a única grande verdade é aquela que descobrimos para nós mesmos!”
GraAa18 26/10/2012minha estante
Eu estou amaaaaaandooo...

AndrA.BrandAo 22/04/2019

uma das melhores leituras que fiz, mas o final me descepcionou

Biblioteca Álvaro Guerra 08/06/2019

Este livro tem como pano de fundo o fermento intelectual da Viena do século XIX às vésperas do nascimento da psicanálise. Friedrich Nietzsche, Josef Breuer, um pacto secreto, um jovem médico interno de hospital chamado Sigmund Freud - esses elementos se combinam para criar a saga de um relacionamento imaginário entre um paciente e um terapeuta talentoso. Na abertura deste romance, a Lou Salomé roga a Breuer que ajude a tratar o desespero suicida de Nietzsche mediante sua experimental terapia através da conversa. Ao aceitar relutante a tarefa, o eminente médico realiza uma grande descoberta - somente encarando seus próprios demônios internos poderá começar a ajudar seu paciente. Assim, dois homens mergulham nas profundezas de suas próprias obsessões românticas e descobrem o poder redentor da amizade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8500007958

Archanjo 26/06/2019

Dezembro de 1882, Dr. Josef Brueur respeitado médico da cidade de Viena é contactado pela bela e persuasiva Lou Salomé, uma russa de 21 anos. Ela quer que o médico ajuda a curar o seu amigo, um promissor filosofo que para ela tem um grande potencial para se matar. Salvando-se assim a filosofia alemã a época.
Após algumas consultas em seu consultório o Dr. Breuer convence o seu novo paciente. Friedrich Nietzsche, a se internar para tratar de alguns males físicos que o afligem. O convencimento se deu através de um pacto, o médico trataria de seus males e ele o ajudaria a desvendar os mistérios da vida através da filosofia. Através de profundas discussões o Dr. Breuer conhece seus tormentos psicológicos.
Dr. Breuer é amigo do jovem médico Sigmund Freud, com quem discuti casos tratados por ele.
O Autor retrata os costumes da sociedade judaica na Alemanha no final do século XIX.
Entendo que a forma que o autor tem para externar seu entendimento a respeito dos pensamentos filosóficos de Nietzche.

Rah 25/10/2019

Quando Nietzsche chorou - Irvin D. Yalom - Editora Ediouro ..
Sinopse: Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, está prestes a se deparar com um grande desafio: tratar do filósofo Friedrich Nietzsche, atormentado por uma crise existencial e por uma depressão suicida. Mentor de Freud, Breuer, entretanto, vive também um momento de angústia, obcecado pelas fantasias sexuais com Anna O., jovem que tratou com seu novo método terapêutico. .. Oiie pessoas, tudo boom? Vocês gostam de filosofia? Eu amo estudar filosofia e ler sobre. Esse livro é rico em informações sobre Nietzsche, porém, não são todas verdadeiras mas muitas coisas sim. O livro é uma história em que Nietzsche é o paciente e mostra como ele é obcecado em saber a verdade. Ameei muito e recomendo. .

O que vocês acham desse livro? Já leram? . “Amamos mais o desejo do que o seu desejado.” 4/5⭐

site: https://www.instagram.com/leiturasrah/

Monize 31/10/2019

Tive receio pelo titulo mas quando o peguei, não me arrependi.
Li o livro e quando mais o lia mais tive curiosidade de saber as reações da personagem analisada.
A história contem causos que poderiam realmente ter acontecido e isso foi o que mais me chamou atenção.
É um livro que recomendo ler com tempo pois realmente é uma história que prende ao leitor. porém, por vezes precisei de uma pausa para raciocinar os acontecimentos.
Tem muitas referências as obras do Nietzsche e possíveis momentos de criação, além de que me identifiquei muito com a personagem.
No mais, recomento a leitura. Muito gostosa!