Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

cocpfc 17/02/2024

Os sonhos são os olhos que a guerra nos tira
Terra sonâmbula nos mostra que Mia Couto sabe como contar uma história e, como se não bastasse, sabe contar sonhos.

A obra nos permite acompanhar, por meio de duas narrativas distintas, diversos personagens e suas histórias. Por meio de tantas tragédias, viagens e sonhos, Mia Couto mostra não somente que o mundo é um lugar pequeno -- com tantas histórias se cruzando em diferentes momentos -- mas principalmente como a guerra é capaz de acabar com o próprio mundo.

Todos os personagens aqui são fugitivos, dispersam-se num país em ruínas enquanto fogem da guerra, de fantasmas, de um mundo cruel e até de si mesmos. Algumas páginas são carregadas de esperança, de amor e de sonhos; outras são preenchidas por uma tristeza e desistência que apenas a exaustão de sobreviver é capaz. Em tempos de guerra -- como era moçambique, como é o mundo hoje e como talvez sempre tenha sido -- as páginas de Kindzu, Muidinga e Tuahir tornam-se as palavras da própria terra que rasteja por aí buscando renovar-se nos homens capazes de sonhar em meio a tiros.

Em suma, Terra Sonâmbula é um dos exemplares da literatura moçambicana ao retratar o estado de guerra que assolou o país durante o século XX, guerra essa que recheia cada página, cada vida, com o gosto da morte iminente, pois quem sofre de verdade são aqueles que não colocam as mãos e armas. A única possibilidade de paz ofertada a eles parece ser virar sombra.

" [...] tinha que haver guerra, tinha que haver morte. E tudo era para quê? Para autorizar o roubo. Porque hoje nenhuma riqueza podia nascer do trabalho. Só o saque dava acesso às popriedades. [...] Pode até acabar no país, Kindzu. Mas para nós, dentro de nós essa guerra nunca mais vai terminar." Sexto caderno

Rafaela 14/02/2024

Mto bom! Leitura super interessante
Demorei um pouco pra ler esse livro, mas foi uma leitura realmente supreendente. É uma história cheia de detalhes curiosos e é muito legal conhecer história de Kindzu e Farida.
Achei o plot incrível e nada esperado. Queria mto que tivesse um epílogo com uma cena do Muidinga :(

Manu368 14/02/2024

Fantástico
"Terra Sonâmbula" é a estória de três homens vivendo em um período de guerra. Ambientado no Moçambique, Mia Couto tece sua narrativa misturando elementos históricos com o mundo fantástico, cheio de coincidências arrebatadoras.

É um livro que te prende do início ao fim. Recomendo demais.

Krishna.Nunes 12/02/2024

Uma nação em busca do despertar
No final do século XX, Moçambique era como o título desse livro: uma terra sonâmbula. Recém independente do seu colonizador europeu e mergulhado numa guerra civil, era uma nação fragmentada, com muitas culturas e muitos idiomas, que tentava despertar de um estado de dormência.

Fugindo dos constantes ataques de bandos paramilitares que disputavam o poder no país, o velho Tuahir e Muidinga, um garoto que foi salvo da morte, encontram abrigo num ônibus carbonizado à beira da estrada. Ao lado do ônibus estava o corpo de um homem que não morrera no incêndio, mas a tiros. E junto a ele havia uma mala contendo cadernos com os relatos de suas viagens. É através deles que conhecemos o terceiro protagonista, Kindzu, em sua busca para se tornar um guerreiro espiritual e tentar acabar com a guerra.

O livro entrelaça assim duas narrativas que, de maneira dramática e comovente, apresentam ao leitor um cenário de violência e devastação, mas abrigam histórias de amor, magia e esperança. A jornada dos protagonistas é uma experiência intensa de questionamento do ser humano e de si mesmos, enquanto buscam a conexão com as complexidades do mundo ao redor. O conceito de que a terra tem vida e que a estrada se move enquanto os personagens, meros passageiros, estão dormindo, é uma poderosa metáfora. Com sua linguagem inovadora, o texto explora essa relação entre homem e natureza como forma de evidenciar a brevidade das vidas humanas face à obstinação do mundo.

Diante da ameaça da fome e da violência, os diários de Kindzu são como uma fuga da realidade para o menino e o idoso. Um sopro de esperança em que as lendas, a cultura, as línguas e a literatura do seu povo vêm resgatar aquelas duas mentes das lutas do dia-a-dia. A narrativa se desenrola numa corrente sublime, que se vale de lirismo e muita delicadeza para, no final, unir as duas histórias num único fluxo que transforma passado, futuro e onírico em uma só entidade.

Páginas que se transformam em terra e sonhos que se convertem em realidade vão amalgamar Tuahir, Muidinga e Kindzu ao infinito de força e magia que tentarão acordar o país de seu estado de sonambulismo.

Ana Claudia 30/01/2024

Primeiro livro do Mia Couto que eu leio. Achei muito interessante as histórias. Com certeza irei ler mais obras do Mia Couto.

Geovana534 28/01/2024

Não sei dizer exatamente se gostei ou não dessa obra, é uma escrita diferente, tem um toque de fantasia ao mesmo tempo que descreve um cenário massacrado pela guerra.
Acho que li esse livro no momento errado, no futuro irei dá uma segunda chance e fazer uma releitura.

Luuizafkr 14/01/2024

Minha espera acabou
Queria muito ler Mia Couto e não me decepcionei, que obra, que escrita, que personagens. Adorei tudo em Terra sonâmbula. Quero muito ler os outros agora.

Victor108 08/01/2024

Mágico, sentimental e cativante
Essa obra é uma das melhores que li na vida. É uma história que se passa em um contexto triste e real, que foi a Guerra Civil de Moçambique, após a sua independência, e com um final surpreendente de duas histórias paralelas. Em meio a isso, você conhece a realidade triste que foi essa guerra ao mesmo tempo em que desfruta de uma história carregada de muitos sentimentos, que vai mexer com o coração do leitor. Uma verdadeira obra de arte de Mia Couto!

Daniela.Alvim 04/01/2024

Vale a pena a insistência!
Confesso que o início da leitura não foi fácil, leva tempo até se acostumar com o estilo da escrita e com as muitas palavras e expressões tão novas e distantes. Contudo, depois que você se habitua, dificilmente não fica preso à história ou histórias. Enfim, vale a pena, muito. O final me surpreendeu.

Fabricio.Macedo 30/12/2023

Não sei exatamente desde quando me veio a vontade de ler Mia Couto. Desejo que já fazia tempo. Bastante tempo. Pesquisas ali e aqui, leituras de sinopses e era a hora de aproveitar a oportunidade: a Bienal do Livro 2023.
"Terra Sonâmbula" foi uma leitura desafiadora. Novas palavras e outros tantos significados.
Tuahir e Muidinga nos emocionam e deixam muitas lições.

Igaço 29/12/2023

Só não ganha 5 estrelas pelo final confuso...
Ótimo livro com alternância de espaços narrativos e de personagens. Talvez melhor livro de literatura africana que já li até hoje.

Faluz 28/12/2023

Terra Sonâmbula. - Mia Couto
Numa Moçambique destroçada pelas guerras anticolonialistas as pessoas tentam sobreviver. Mia Couto com sua prosa poética coloca juntos um velho e uma criança que lutando pela sobrevivência encontram uma mala com histórias que traduzem a história oral da ancestralidade.
Lindo.

Giulendo 21/12/2023

Terra Sonâmbula
Terra Sonâmbula não é um livro fácil de ler, e isso não se dá apenas por conta do português moçambicano. Mia Couto narra como nos sonhos, em que cada elemento da história tem vida e cor, imitando a realidade de forma sentimental e mutável. É um livro que se deve ler com calma, prestando atenção às dicas da paisagem para a história. É possível demorar-se horas pensando no significado de cada palavra para a narrativa, porque é claro que cada uma delas foi colocada com intenção.
A história de Tuahir e Muidinga, um velho e um jovem que caminham juntos em uma terra sem vida assolada pela guerra, é extremamente triste. Não só por conta da situação em si, mas porque Mia Couto descreve a miséria em todos os arredores, dando a sensação de impotência ao leitor. Paralelamente, a dupla lê os cadernos do falecido Kindzu como forma de passar o tempo, uma narrativa diferente e, apesar de também ser melancólica, viva e cheia de sonhos tristes. É preciso paciência para a leitura, já que acompanhamos duas linhas narrativas diferentes, o que às vezes torna cansativo.
Quanto aos personagens, digo que são muito realistas e bem trabalhados. Porém, acho que o personagem principal é o cenário, Moçambique, que tem tanta essência, mutabilidade e sentimentos quanto os humanos da história. É uma terra mãe que chora, e que toma todo o protagonismo da triste história. Prepare-se para uma narrativa diferente de tudo que já leu antes.
Recomendo "Terra Sonâmbula" para aqueles que têm interesse em entender a dor das mães de guerra, da corrupção e, em especial, para aqueles que ainda sonham.