Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Silvinha 08/12/2023

Oralidade e fantasia
Parte da história do Moçambique é narrada alternando dois momentos: o de agora (nos anos 1990) e o do passado, narrado por meio de cadernos pertencentes a um morto.

O que se destacou neste livro para mim é a forma poética como o autor descreve uma série de eventos tanto no momento atual da narrativa como nos relatos dos cadernos encontrados e lidos pelo menino.

Confesso que me perdi algumas vezes entre os personagens e as narrativas, razão pela qual pretendo estudar mais sobre o livro, o autor e o momento histórico que ele descreve.

O final foi surpreendente, a reviravolta da última página me pegou de surpresa!!!!!

Ah... e o livro conta ainda com um glossários de termos usados no Moçambique, para melhor entendimento de leitores brasileiros

Gabrielle 04/12/2023

Não lembro muito bem quando eu terminei de ler ele nem o que eu senti enquanto estava lendo mas a história era envolvente.

Rafael 02/12/2023

O livro é muito bem escrito, parece que Mia escreveu várias vezes a mesma oração para atingir a sonoridade que ele queria. O texto é permeado de um clima pesado gerado pela guerra que, admito, foi o que me fez não gostar do livro. Me trás uma emoção negativa lendo isso. Todavia, ele traz muitas reflexões pertinentes no que tangem a guerra e o sonho

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Meo Deos que livro bem escrito! Incrível, poético. Belíssimo livro.

Bia 16/11/2023

Diferente de tudo que já li.
Um livro sobre a arte de contar. Fala sobre a narrativa, sobre as histórias contadas de pai para filho, as histórias ouvidas nas fogueiras, as crendices populares. Muito místico, fantasioso e assim se vai misturando realidade e imaginação, prosa e poesia.
Consigo entender claramente porque a escrita de Mia Couto chama tanta atenção. Uma escrita riquíssima, poética, belíssima. Frases que nos fazem parar e reler mil vezes até absorver.
Mas preciso dizer que a história em si não me prende, fico perdida nesse misticismo e não consigo me afeiçoar aos personagens. Mesmo assim pretendo ler outros livros de Mia Couto, conhecer melhor sua escrita e quem sabe , assim como tantos, enfim me apaixonar.

kemii-18 13/11/2023

Que livro tocante, é duro, é difícil e te traz a uma realidade gritante. A história de um idoso é uma criança que tem suas vidas entrelaçadas por uma guerra civil, e se agarram a pouca literatura de diário que acharam.

Milena 13/11/2023

Li esse livro para um trabalho da escola, não gostei muito livro, porém não é um livro ruim, achei bem complicado a leitura os temas também são bem sensíveis, não sei se leria novamente.

adaniborges 04/11/2023

APAIXONADA PELA ESCRITA DE MIA COUTO
Saí da leitura simplesmente apaixonada pela escrita de Mia Couto, pois a escrita deste livro é encantadora, já que sua linguagem é extremamente poética. Esse fato permite com que seja, de certa forma, amenizado os horrores narrados da guerra civil que assolou Moçambique no pós-independência.

A presença constante do fantástico na escrita concilia com a busca de dar sentido à vida diante do contexto degradante da guerra. A leitura e a contação de histórias também eram meios de abstração da realidade importantes para as personagens diante desse contexto.

A intercalação entre as histórias de Muidinga e Tuahir, e as histórias dos cadernos de Kindzu lidas por Muidinga é bem interessante (mas confesso que meus capítulos favoritos foram os que narraram sobre o que se passava entre o menino e o velho).

emclara 03/11/2023

"A terra é imensa, a guerra é maior ainda"
? //

Duas histórias em meio a um cenário de guerra, cheio de ruínas, terras vivas e estradas mortas. A primeira acompanha o presente, onde o menino Muidinga e o velho Tuahir se abrigam em um ônibus queimado, encontrando um caderno recheado de aventuras da nossa segunda história, a de Kindzu, um garoto que almeja torna-se um dos guerreiros Naparamas.

Logo em seu começo, o livro me prendeu. Muidinga me cativou de primeira e o mau humor de Tuahir me fez dar doces gargalhadas. Mas devo admitir, nada se compara a jornada de Kindzu! Mia Couto com certeza estava transbordando poesia, criatividade e paixão ao escrever sobre ele e os personagens que o rodeavam, equilibrando-se em sonho e realidade. Sério. Que história! E por ela ser tão boa, ofuscou Muidinga e Tuahir, não digo isso só pelo meu entusiasmo ao ler, mas pelos capítulos minúsculos e aleatórios deles comparados aos de Kindzu.

Entre o meio e o fim, os acontecimentos desandaram um pouco. Minha leitura começou a ficar confusa. Ainda assim, insisti. Acabou comigo chorando ao terminar o livro. Até os detalhes que me incomodaram sumiram com aquele final. Com toda certeza, recomendo!

Bárbara_22 31/10/2023

O livro é dividido em duas partes, uma é a história do velho e de um menino e a outra são os cadernos que o menino encontrou, a história dos cadernos são um pouco chata, porém no final tem um plot que já era de se esperar mas foi legal até, mesmo sendo um livro super entediante

Nicolas388 26/10/2023

"Acendo a estória, me apago a mim"
O livro conta a história dos viajantes Tuahir e Muidinga, cujo laço que os prende não é sanguíneo, mas sim de sobrevivência. Num ônibus incendiado, o menino Muidinga encontra cadernos que formam o diário de outro fugitivo da guerra, Kindzu. Conforme o menino lê ao velho Tuahir, os relatos míticos contidos nos cadernos passam a servir de refúgio para os dois, e as histórias a se entrelaçam.

O contexto histórico da obra é a guerra civil ocorrida em Moçambique 10 anos após a guerra anticolonial contra Portugal. Para isso, Mia Couto compara Moçambique (mas essa metáfora pode se estender até o continente africano, em geral) à uma terra sonâmbula. A atmosfera do sonho, não ser capaz de distinguir o que é real e o que não é, torna-se uma ferramenta poética usada e abusada por Mia Couto para representar os horrores da guerra.

Janayna 12/10/2023

Aventura poética
Mal tenho palavras para resumir um livro tão belo e perfeito como Terra Sonâmbula.
Mas atenção! Este livro não é para você que curte aventuras com narrativas simples, diretas e objetivas. Fuja deste livro, se esse for seu caso!

Enfim, a saga é narrada por meio de 2 pontos de vista distintos, que se alternam na narrativa dos capítulos, a saber: o velho Tuahir e seu companheiro o jovem Muidinga; e o personagem que escreveu os cadernos lidos por Muidinga, o jovem Kindzu.

Dessa forma, o livro segue contando ora o que se passa no tempo presente, com Tuahir e Muidinga, e ora o que houve com Kindzu. São histórias que se passam em períodos diferentes, embora sejam contemporâneas, pois têm como contexto a guerra civil de Moçambique, que se passa 10 anos após a guerra contra o colonizador, Portugal.

Assim, os rastros da guerra permeiam todas as narrativas. Ao mesmo tempo em que o leitor acompanha o florescer dos jovens e envelhecimento dos adultos, percebe-se que a guerra deixou marcas profundas na alma, na carne e em tudo que cerca os protagonistas.

A natureza também pode ser considerada protagonista, a meu ver. Percebemos, ao longo do livro, a influência maligna da guerra sobre a natureza. Aliás, os personagens trazem consigo uma forte influência associada à natureza, seja como algo mais cultural, como lendas e comportamentos folclóricos, ou na vida prática e comercial, como nas plantações e atividades marítimas.

Por fim, os diálogos e as relações interpessoais são construídos de tal forma que o leitor se sente parte da história e consegue entender e compreender cada personagem, seus conflitos internos e escolhas.

Fe Milnitsky 05/10/2023

Fui surpreendida
Fui surpreendida, mas não positivamente. A escrita do autor realmente é muito poética, fiquei com vontade de grifar várias frases. No entanto, achei a história fraca, não me prendeu em nenhum momento. A mistura de fantasia e realidade me pareceu confusa e não senti uma coesão durante a narrativa