Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula Mia Couto




Resenhas - Terra Sonâmbula


676 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


hylle 19/04/2023

Aquele tipo de livro que você termina já querendo ler dnv
Sempre me sinto meio desnorteada ao escrever a resenha de algum livro que eu considere estupidamente inteligente, e eu sem dúvidas considero esse aqui um estupidamente inteligente. O trabalho do Mia nesse livro aqui conseguiu ser brutal e sutil ao mesmo tempo. É algo brutal porque retrata as dores, as marcas da guerra, a submersão de uma terra, o próprio povo sendo forçado a abandonar as origens. Mas também consegue ser um trabalho muito sutil pelos significados nas entrelinhas, por esse tom onírico que acompanha todo o livro e pela construção incrível que o autor cria entre as história de Muidinga e Kindzu (construção que pode nem existir na real, mas eu prefiro acreditar que isso é cada um que decide).

Confesso que não estava entendo bulhufas do começo, mas em algum momento as coisas começaram a tomar forma (mesmo que uma bem estranha). Quando vi, estava querendo saber quem raios realmente era Muidinga, pq carambas o menino foi pra um galinheiro, pra onde que esse Kindzu estava indo, quem era essa mulher com uma vibe de espírito que do nada se tornou parte importante da história, que viagens na maionese eram essas que esses personagens tinham... Mas quando vi também estava sonhando junto com um indiano por povos com um mesmo oceano, rindo com um morto andando com caixão e tudo por aí, com ódio de um pássaro, de boca aberta com um final que eu nem sei se foi o que eu acho que foi mesmo e chorando... bom, chorando por algumas coisas.

Terra Sonâmbula é uma daquelas obras que só ler é impossível. Esse livro é toda uma experiência. Primeiro, seria muito interessante saber o pano de fundo da história. A guerra civil que rolou em moçambique é basicamente o cenário do livro, e fazer essa leitura sem dar a devida importância a tudo que essa terra foi submetida é quase um pecado, já que o grito do livro é exatamente esse: lembre, conheça a minha história. Segundo, eu sei que muita gente realmente não gosta de spoilers, mas eu fortemente recomendo que vocês vejam algumas análise antes de ler. Sério, tem taantos significados subliminares que teriam feito toda a diferença se eu tivesse pegado no meio da leitura... claro que isso não se aplica a quem se garante em pegar tudo na primeira leitura, mas eu continuo recomendando uma leitura bem analítica.

Enfim, apesar de ser um livro brutal, com eu disse, bem complexo, é uma leitura muito envolvente. Como eu também disse, o tom que permeia todo o livro é o de um sonho, uma memória distante. Em muitos momentos me peguei tentando separa o real do irreal, mas... é uma ficção. Imaginação do autor por imaginação dos personagens, quem é a imaginação mais crível? Sim, o livro requer uma leitura bem atenta se você quiser realmente entender cada nuance que o Mia tece, mas é aí que eu digo e repito: leia uma vez e se deixe levar pela fantasia, pela sede de histórias, pela curiosidade, até pela repulsa as vezes, pela grande poesia que esse livro é e leia mais uma vez com um lápis e caderno do lado e entenda a obra de arte literária e histórica que o Mia Couto criou.

Terra sonâmbula é, com certeza, um livro para se reler.
comentários(0)comente



lililu 18/04/2023

Gostei do livro, apesar de tudo
No começo, achei que ia ser chato, por ter ouvido coisas chatas do livro. Mas achei a história muito cativante mesmo ficando um pouco perdida no final.
Esse livro bateu uma sensação de vazio após terminar a leitura.
O livro mostra a tentativa de sobrevivência de Mundinga e Tauhir e a narrativa de kindzun, já falecido da guerra.
comentários(0)comente



Crisinha 13/04/2023

Entrando no mundo de Mia
O primeiro Mia Couto, parafraseando uma propaganda publicitária, a gente nunca esquece.

Confesso que imaginei que a leitura fosse me prender de primeira. Mas a narrativa poética torna o texto leve e minimiza o cenário tenso e triste da guerra civil de Moçambique.

Somos convidados a acompanhar a tentativa de sobrevivência de Muidinga e Tauhir, e simultaneamente a narrativa de vida de Kindzun, já falecido da guerra.

O próprio título do livro já nos leva para a inquietação que o livro vai nos transportar: Terra Sonâmbula.
comentários(0)comente



Juba 09/04/2023

No começo achei q ia ser muito chato mas me surpreendi muito do meio pro fim. Achei a história muito cativante mesmo ficando meio perdida no final
comentários(0)comente



Maria 03/04/2023

Uma bela fantasia da vida
Um livro bonito, que alterna entre dois cenários diferentes e os entrelaça ao longo do tempo. Nos faz pensar na realidade de uma vida dura e na esperança do que ainda podemos encontrar.
comentários(0)comente



Tsuki 30/03/2023

Eu realmente gostei mto de ler terra sonâmbula mas seila, ler pra escola é muito diferente do que ler pra si, não sei nota baixa e nem alta pra não ser injusta com o livro
comentários(0)comente



cremonezzi 29/03/2023

Terra sonâmbula
?- Não gosto de pretos, Kindzu.
? Como? Então gosta de quem? Dos brancos?
? Também não.
? Já sei: gosta de indianos, gosta de sua raça.
? Não. Eu gosto de homens que não tem raça.?

amoooo, desenvolvimento de personagens muito gostoso de acompanhar
histórias paralelas muito bem montadas e peso dramático bem forte! adorei o final, mas o que mais pega são as metáforas
Mia Couto é brabissimo, peso da guerra muito bem colocado e o plot é delicioso
comentários(0)comente



Maria17400 26/03/2023

Muito louco
Primeiro livro que li por causa da escola que dou 5 estrelas! ainda estou confusa em relação algumas coisas na ?estória?, mas achei o livro lindo, dramático, real, pesado e leve ao mesmo tempo!
Não esperava tantas reviravoltas, tantos mundos, tantos personagens. me deixou um pouco confusa, acho que teria uma experiência melhor se não precisasse ler para usá-lo depois na escola.
Mostra um universo extremamente triste, apresenta a cultura, a crença, tudo de forma poética e dentro da história, história essa em que eu me identifiquei em alguns momentos. pelo ponto de vista da minha cultura, parece que quem escreveu, f1 antes, é como um livro de alta fantasia, eu só não esperava por isso.
comentários(0)comente



itshayka 21/03/2023

?terra sonâmbula
Sinceramente, só li porque eu tive que fazer uma prova baseada nesse livro. Achei uma linguagem um pouco diferente, até porque, é uma obra moçambicana e não tenho muito costume a ler livros assim.
Mas, é aquilo "não é ruim, mas também não é bom". Porém, ótimo para ler para prestar vestibulares.
comentários(0)comente



Olga 16/03/2023

Leitura de escola
Mesmo com a linguagem um pouco diferente do português abrasileirado e longos capítulos, a narrativa é intrigante e eu fiquei bem satisfeita com o final. Afinal, os dois maiores mistérios, quem é Gaspar e a real identidade de Muidinga foram revelados.
comentários(0)comente



Carlusadrianu 16/03/2023

Adorei esse livro mds bem distopico com uma poesia. mds q livro maravilhoso!!! leiam. Vou atrás de outros livros do autor
comentários(0)comente



Ana C 12/03/2023

Grito de um povo
O livro é escrito no período pós-guerra de independência de Moçambique, destacando a cultura moçambicana e deixando claros os estragos causados por décadas de exploração portuguesa.
É uma obra prima literária, com uma riqueza de vocabulário, cenários, cultura e personagens gigantesca.
Conta a história de um velho e uma menino que tentam sobreviver numa terra quase deserta e dizimada pela guerra. Nessa empreitada, eles encontram o diário de um homem caído e passam a se aventurar pelas linhas da história do moço, que é cheia de magia e revela muito da cultura, das crenças populares e da religião riquíssima da região.
Mia Couto nos apresenta a um mundo que não estamos acostumados a ver: a miséria, a destruição de um país explorado e mal tratado pela ganância e o desrespeito humanos. Mas, acima de tudo, um país, um povo, uma cultura que resiste e sobrevive.
comentários(0)comente



Renata @paraquemgostadelivros 10/03/2023

Durante a guerra em Moçambique, o garoto Muidinga, que não conhece sua origem, e o idoso que o criou, Muahir, ocupam um ônibus carbonizado e cheio de corpos e encontram cadernos escritos por Kindzu, um jovem que queria ser um guerreiro abençoado e acabar com a guerra. Muidinga inicia a leitura dos cadernos e o livro vai se alternando entre as duas histórias, que contam com passagens envolvendo as tristezas da guerra e eventos mágicos ou extraordinários.
nath191 10/03/2023minha estante
Esse livro é tão lindo??




Katia Rodrigues 09/03/2023

Hipnotizante
Leitura maravilhosa!!! Mia Couto é um hipnotizador... Suas páginas poéticas, subjetivas de infinitas fantasias como num sonho nos aproximam, com o imediatismo de uma obra de ficção, a transmutar a realidade da vida em tempos de guerra em uma maravilhosa viagem onírico.

"Rindo as alegrias acontecem"

Traço curioso da literatura de Mia é que mesmo se fosse ruim seria bom (kkkkkkk). Isso porque Mia faz parte do grupo de autores nos quais a maneira de contar iguala forças ao que se está contando. Por vezes até assumindo o foco a ponto de quase abolir a importância do que está sendo contado. Portanto, você tem o dobro de chances de gostar dele.

Ig: @_katia__rodrigues_
Emilia 10/03/2023minha estante
Já vou botar na minha lista ??


Katia Rodrigues 10/03/2023minha estante
Yeahhhhhhhh! Q massa! Espero q goste ?


gabriel 11/03/2023minha estante
Meu interesse por Moçambique tem crescido com o mais recente "boom" de canais sobre o tema no YouTube. Mia Couto está na minha lista com ctz. Valeu pela resenha! (PS: grandes autores realmente ganham uma "autoridade", são capazes de fazerem o ruim, bom).


Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
Gabriel, acrescenta na lista os livros de poesia dele. Infelizmente, publicados aqui no Brasil só tem dois " Tadutor de chuvas" e "Poemas escolhidos" ??


Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
Ahhh! Tem vários livros dele disponíveis no Biblion ( Biblioteca digital gratuita de São Paulo)


gabriel 11/03/2023minha estante
Bom dia! Valeu, vou checar


Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
?


Anthony 28/03/2023minha estante
Mia couto é bom demais. Esse livro é perfeito.


Katia Rodrigues 28/03/2023minha estante
Concordo, Anthony! Tô planejando ler vários dele esse ano. O próximo vai ser O fio das missangas.




soyumve 07/03/2023

Toda engatilhada ela
Se for ler esse livro, já leia sabendo que tem gatilho para assédio sexual (envolvendo menor de idade). Terra sonâmbula tem duas narrativas, que se interligam no final. É um livro rápido de ler. Todos os personagens são extremamente suspeitos (não por serem criminosos, apenas por serem meio dodóis da cabeça). Não sei que droga o Mia Couto estava usando quando escreveu esse livro, só sei que eu quero um pouco. É um ótimo livro se estiver procurando algo para enlouquecer lendo.
comentários(0)comente



676 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR