Terra sonâmbula

Resenhas - Terra Sonâmbula

Livia1024 05/12/2022

Obrigada pela fuvest
Gosteii
Mostra a real face da guerra, tratando a terra como personagem, destruída pelos "fazedores de guerra".
A história do Kindzu é muito interessante, tirando as partes bizarras do realismo fantástico

eyre0101 03/12/2022

É um livro lindamente escrito e eu amo como o Mia Couto trabalha o realismo mágico. É estonteante. Porém, a história não conseguiu me prender muito e eu procrastinei demais para terminar.

Aninha Queiroz 02/12/2022

"Quem mais sofre na guerra é quem não tem serviço de matar"
Minha experiência de leitura em "Terra Sonâmbula" foi única e, certamente, me apresentou possibilidades outras de escrita e história para além das que estava habituada. A história abarca a trajetória do ancião Tuahir e do garoto Muidinga que tentam sobreviver à guerra em sua terra Moçambique. Mia Couto brinca com a arte da escrita poética ao misturar fatos históricos, como o própria ambientação da Guerra de Independência de Moçambique, e misticismos da cultura africana. De maneira extremamente lírica e metafórica a difícil situação vivida pelas personagens (e pelo povo moçambicano) é transcrita, são passagens tão fortes que não me recordo ter feitos tantas marcações em um livro como fiz neste. Retornando ao enredo, outro aspecto importantíssimo é a construção da identidade coletiva e individual por meio da escrita e da narração de histórias, ato concretizado a partir do compartilhamento do diário da personagem Kindzu, encontrado por Muidinga. O menino possui a habilidade de leitura, e cria a prática de ler o diário também para o velho, momento este que é extremamente significativo para o enredo. Desta maneira o livro é alternado entre as andanças de Tuahir e Muidinga e trechos do diário de Kindzu. Creio que por ser meu primeiro contato com um livro ambientado na cultura africana senti um pouco de estranhamento em ralação a alguns elementos fantásticos/místicos do livro. Apesar de sair da minha zona de conforto a leitura foi essencial para engrandecer visão de mundo e a ideia que mais me tocou foi a de que os personagens não só vivem na guerra mas de certa forma são parte dela. Como todas suas adversidades, a vida obriga nossa construção, desconstrução e reconstrução.

bia_corradi 01/12/2022

4??
Primeiro contato que tive com o livro foi estudando resumos pra prestar vestibular.
Gostei tanto da história que resolvi pegar pra ler sem me pressionar pra entender por uma prova, só pela história mesmo.
Acho que se eu tivesse lido sem saber o que aconteceria teria me surpreendido muito mais hahaha
Mas é uma ótima leitura. Tem algumas palavras que não fazem parte do vocabulário do Brasil, mas da pra entender tudo pelo contexto (e tem um glossário no livro que li tb, não sei se tem em todos)
É uma história fantástica, com elementos míticos e místicos incríveis.
Eu gostei demais

alicezocas 24/11/2022

minha escola que mandou ler esse livro mas ele é interessante quando vc começa a tentar entender as metáforas e o realismo fantástico dele

Ma Passos 19/11/2022

Muitas emoções!
Mais um livro que eu li por causa do vestibular, mas esse eu simplesmente amei.

O conto me deixou confusa com as palavras, tinha algumas delas no glossário, o que ajudou na leitura.

O conto mistura passado, presente e acontecimentos místicos, então se você se distrair em duas linhas já se perde.

Eu fiquei sem reação em várias partes do livro, ele é bem forte e passa o sentimento de miséria de uma guerra.

O final me deixou chocada, não sei se fui ingênua de não perceber, mas eu realmente fiquei perplexa com ele.

Leiam, leiam e leiam!

Maria 13/11/2022

Uma terra ligada aos sonhos para sobreviver
Das lista de leituras obrigatórias da Unicamp esse foi um dos melhores livros que eu já li. A escrita do Mia Couto é viciante, e de entendimento mediano.
A maneira como retratam órfãos de governo em Moçambique, em razão da guerra civil que durou 10 anos, que a única maneira que encontram de se manter são e com esperanças é sonhando e imaginando lhe faz pensar quantas pessoas passam por essa situação nesse momento, pelas diversas crises humanitárias ao redor do mundo.
Baseado em duas narrativas, em duas perspectivas e épocas diferentes, conta sobre Muindiga e Kidzu. E o final! Que final! Acredito que você deveria ler apenas pelo final, vale muito a pena, principalmente para uma reflexão sobre as relações políticas.

Niara.Mesquita 10/11/2022

explode cabeça AAA
meu deusss fui ler esse livro pro vestibular e me surpreendi com a genialidade de mia couto! amei o fato do livro ser místico e ter várias alegorias que eu consegui entender fazendo um estudo mesmo do livro! E a reviravolta desse livro MDSSS o final é surpreendente e faz vc questionar o livro todo!Amei os personagens e a linguagem, apesar de ser difícil é incrível de ler!?

Mari.Zaneti 30/10/2022

O que falar sobre esse livro?
É verdade, eu li esse livro só porque fui obrigada, mas querendo ou não foi uma experiência doida.
Esse livro foi surto atrás de surto, lendo sem querer ler, quase desisti umas 5 vezes, mas eu terminei.

O livro tem uma história muito fantasiosa mas muito real também, e não foi ruim, mas foi estranho?... n sei nem descrever o que foi.
Enquanto eu lia eu realmente me perguntava se o livro que eu tava lendo era pra escola, porque tinha cada cena que ??
Spoiler daqui pra baixo
Tinha morte de tudo que é tipo, o véio que morreu colocando o dedo no ouvido, o próprio Muidinga que quase morreu de batata zuada, o cara que morreu de mijo, além da pura pegação, mesmo que em cenas um pouco implícitas, era todo mundo dormindo com todo mundo, até com fantasma (tbm n entendi), enfim, por isso foi um misto de emoções ler esse livro

Quer ler algo diferente do que você lê normalmente, leia esse livro?

Juliana 30/10/2022

Diferente
Mistura realidade com fantasia e duas narrativas diferentes. Com o passar da narrativa elementos dessas duas vão se entrelaçando com um desfecho maravilhoso e inesperado.

nathalia 29/10/2022

li pra fazer uma prova na escola mas eu gostei bastante do livro, o plot me deixou sem reação por uns vinte minutos!!
obrigada professora doutora melina por me fazer ler esse livro

trppcla 28/10/2022

o livro é bom mas a leitura é pesada, acho que com a mentalidade que eu tenho agora não consegui aproveitar o livro 100%, apesar de ser muito bom não entraria para a lista dos que eu leria novamente.

+ achei engraçado as partes que eles do nada começavam a falar de 🤬 #$%!& KHGGHJKKK

Paulo 28/10/2022

Bom dia, Fuvest (Pt. 7)
O livro é bastante interessante e também muito viajado.
O começo achei fofo, me lembrou bastante Campo Geral. Mas a partir do primeiro caderno de Kindzu, foi uma brisa atrás da outra.
Li algumas cenas que misericórdia.
Achei uma leitura meio complicada por conta dos elementos fantasiosos como muito naturais. Às vezes eu simplesmente não tinha ideia do que estava acontecendo e só ia processar minutos depois.
Tirando os pontos negativos, o livro é muito bom e traz alguns temas muito interessantes: o convívio da população com a guerra, a importância da literatura como método de fuga da realidade, questões culturais, etc.
Aquele último caderno me quebrou, não tenho ideia se entendi certo.

Marcelo.Castro 28/10/2022

Prosa poética
Uma obra em prosa com uma poesia e sensibilidade inerentes e que transpiram por todo o texto. Um livro de qualidades inegáveis, um presente para os olhos e para o coração, trazendo magia e emoção para uma história dura e cruel. Fantástico.