Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Beatriz.Heinzle 04/09/2022

MUITO BOM
Livro muito bom, sem vocabulário difícil, história interessante e O PLOT DE CAIR O C DA B*NDA
mia couto te amo?
obs: esse sem duvida é meu livro predileto de lista de vestibular

Sofia 03/09/2022

Leiam imediatamente??
Não é nem que eu não consigo colocar em palavras. Não consigo, mesmo, é entender como é possível um livro desses ser criado. A narrativa, a linguagem, as metáforas, os detalhes, as escolhas. Tudo. Talvez seja porque não tenho o dom da escrita. Mas acho que é só porque ele é muito, muito bom.
Clarice_ 05/09/2022minha estante
Que lindo, amiga

clareca 01/09/2022

a dor da fome
Iniciei a leitura sem grandes expectativas por se tratar de um livro de vestibular, mas a estrutura, construção e escrita do livro são simplesmente impecáveis. É uma história intrigante de ler, já que afinal não é apenas uma, mas várias, que de certa forma se integram e se misturam em algo inimaginável e belamente trágico.

Além de abordar críticas sociais fortíssimas (extremamente úteis para repertórios de redações, como por exemplo a fome e a guerra que são constantemente mencionados), traz reflexões que são no mínimo, se me permitem, poéticas. Há angústia, medo, curiosidade, insanidade, catástrofes, muita dor e sofrimento, com toda certeza. Também é muito interessante entender o pouco que seja sobre essa outra cultura, suas tradições e costumes, lendas, histórias, ensinamentos etc.

Definitivamente, se tornou um dos meus favoritos de vestibular. Eu gostei como tem todo esse ?crossover? de personagens, essa interligação estabelecida de maneira formidável, e gigantescos ?plot twists?. Eu gostei como tem dor, sofrimento, drama, mas também amor, beleza. Eu gostei como é uma escrita cheia de vocabulário inusitado, construções de frases extraordinárias, lindas metáforas.

Robert 30/08/2022

Livro Poético
Primeiro contato com Mia Couto, e logo de início é possível notar a escrita com uma característica poética, parece que cada frase do livro foi escrita em forma de poema, o que trás a todo momento questões filosóficas e reflexivas sobre a guerra, morte, relações sociais(em meio a guerra), preconceito, dentre outros temas.

A edição da companhia das letras parece ter alguns erros, mas nada que consiga atrapalhar a leitura.

Recomendo e até pretendo reler em um futuro próximo. Esse é um dos livros que aparenta mostrar algo novo cada vez que vc retorna ao seu mundo.

Marcela 29/08/2022

Um livro que difere do meu estilo mas que valeu a pena!
É uma leitura excelente, não há dúvidas que Mia Couto é um grande mestre da língua portuguesa e faz uso das expressões, construções e impressões linguísticas com maestria!
Há muitos elementos fantásticos na narrativa mesmo sendo num contexto de mundo real. Isso particularmente não me agradou, mas houve momentos em que eu compreendi a necessidade daquela superstição, crendice e mágica, as vezes para expressar o que as palavras não alcançam, mostrar uma metáfora.
Eu peguei uma edição com capa aveludada muito agradável ao toque e um glossário no fim para as palavras moçambicanas (como machamba, machimbombo....) e isso foi um grande facilitador, recomendo muito.
A história por si só é muito interessante, talvez se eu tivesse mais tempo no meu cotidiano e menos obrigação de ler para vestibular eu teria aproveitado mais os personagens incríveis e os diálogos que dão vontade de acreditar novamente no mundo (alô, Surendra? Kk)

Alguns avisos quanto ao conteúdo:
*Há cenas de estupro (mas sem descrições gráficas, quase como contando que ocorreu) vitimando uma garota e também um garoto, mas cabe ao leitor como interpretar as situações deste último ( para mim, como todo tipo de violação sexual do corpo alheio mediante violência ou ameaça é estupro, é o que ocorre no livro), no entanto estou certa que muitos não concordariam comigo.
**Há cenas que, embora consensuais, possam ser moralmente incômodas mas são poucas e particularmente tão naturalizadas que uma leitura desatenta poderia nem perceber

Mari 28/08/2022

Mt interessante
Comecei a ler apenas por causa do vestibular da Fuvest mas achei a história muito intrigante. Infelizmente só não curti mais pq é uma leitura m
Muito cansativa e que eu não estou muito acostumada

babi 27/08/2022

Um conto mágico
E mais um livro da Fuvest que agradeço por ter a oportunidade de ler. Foi uma experiência incrível de ler uma história ambientada em Moçambique. Foi como entrar em um outro mundo.
Ler cada história mágica moçambicana foi conhecer uma nova parte do mundo de uma cultura mundialmente marginalizada.

Ludmila 24/08/2022

Uma ótima história, contada de um jeito diferente: um livro dentro de um livro. Uma unica ressalva para quem for ler é que o português não é do Brasil, então, algumas palavras causam um pouco de confusão.

Deghety 24/08/2022

Terra Sonâmbula
Segundo livro de Mia Couto que leio e segunda vez que recebo mais do que esperava.
Não sei se é uma característica do autor ou se foi coincidência das obras que li, mas seus livros possuem aspectos fantásticos e culturais, características essas que fazem parte do meu gosto particular.
Em Terra Sonâmbula por muitas vezes me fez lembrar de Cem Anos de Solidão, pelo realismo fantástico, e Grande Sertão Veredas pelo dialeto dos personagens.
Temos aqui, praticamente, duas obras em uma. Destacando dois personagens, Muidinga e Kindzu.
As histórias se passam em um cenário devastado por uma guerra que parece não ter fim, onde o povo, sob a sombra da fome, medo e miséria, tentam ao menos sustentar a esperança, com a manutenção da sobrevivência.
É uma leitura divertida, emocionante e surpreendente, principalmente em relação aos laços do destino,  intrincados em toda peripécia dos protagonistas.

JAlia 23/08/2022

Comecei a ler esse livro por causa de um vestibular, porém eu consegui ler o livro de forma espontânea. Confesso que no início eu não tava entendendo muito bem o que estava acontecendo, mas a história se desenrola de uma forma tão interessante, que eu li com mais vontade. Recomendo pra quem gosta de histórias críticas.

aninha415 21/08/2022

de sonâmbulo, esse livro não tem nada!
Acabei de finalizar o livro e, meu deus, que surpresa.
Meu primeiro contato com a literatura moçambicana e eu imaginava algo MUITO destoante disso. Comecei o livro sem muita pretensão, mas após algumas páginas eu já estava presa na história!
O livro, escrito em português, é do autor Mia Couto (que pasmem, é homem e é branco) e se passa após a guerra civil de Moçambique, sendo esta um dos temas principais. Apesar de ser um livro realista, ele tem MUITOS elementos de fantasia e surrealismo, aí me ganhou de vez. O livro é super fácil de ler e tem uns simbolismos muito legais ao longo da história, gostei bastante do final (até chorei um pouquinho :')) acho que minha única crítica é ao ponto a partir da metade do livro em que a narrativa ficou um pouco arrastada e alguns neologismos do autor que eu fiquei tipo ??? akkskskaak mas posso afirmar com certeza de que é um livro ótimo e vale MUITO a pena ler!

Marina 21/08/2022

Foi o primeiro - e por enquanto único - livro que li do Mia Couto e não sei se estava com muita expectativa, mas não consegui me prender a história. Achei complicado entender o português moçambicano (e só descobri o glossário no final da leitura), não achei que a história fluiu. Acho que preciso tentar de novo para tirar essa impressão.

AiedailGuine 20/08/2022

Terra Sonâmbula vai te fazer querer sonhar ao mesmo tempo em que te mostra cenas dignas de horríveis pesadelos. Enquanto mergulhava nesse cenário da História moçambicana, me lembrei da bamda Daparte, que ja disse que "só vence o pesadelo quem souber sonhar"

Julia5048 18/08/2022

...
O que o livro aborda é super interessante, porém o que não me segurou na leitura foi a riqueza de detalhes, na maioria dos casos isso é bom, óbvio, mas nesse livro foi muito monótono, eu achei . Mas a história é boa.