Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

amandabookholic 29/12/2021

Não achei que fosse ser tão profundo...
Ameiiii
Que livro magnífico!
Ele é leve, mas consegue ser profundo também.

Não é um livro adulto, mas é uma leitura fascinante mesmo se você tem 25/35/45 anos.
Claro que é necessário gostar de romance para ler ele, mas o foco do livro não é o romance.
É família, amor próprio e descobrimento.
Amadurecimento.
Incrível.

Eu demorei muito tempo para finalmente ler ele, porque a sinopse nunca me instigou.
Esse livro me surpreendeu e foi uma das melhores surpresas de 2021!

Pixie 17/12/2021

Um Livro Para Fanfiquiteiros
Por mais estranho que pareça, cheguei a "Fangirl" através da "trilogia Simon Snow". Sei que com muito gente foi o contrário, mas eu realmente recomendo que leiam pelo menos "Sempre em Frente" antes de "Fangirl".

O livro parece mais real, é mais fácil entender o amor da Cath pelo Simon e pelo Baz ? principalmente pelo fato de eu também compartilhar esse amor. Mas o melhor de tudo, é ficar ansioso pelos interlúdios e pelas partes da fanfic. O livro não se torna entendiante.

Cath é uma caloura na faculdade. Ela sempre viveu numa zona de conforto cheia de segurança. Ela sabia que tinha a irmã, que tinha o pai, suas coisas e pricipalmente a saga Simon Snow. Suas fanfics são seus apoios. Ela é extremamente famosa pelas suas histórias, e encontra nelas o apoio emocional que precisa.

Sua ansiedade social tomou conta quando se mudou pro dormitório da faculdade. De repente, seu pai estava longe, sua irmã virou uma desconhecida e a única coisa que restou foi Simon e as fanfics.

O livro é exatamente sobre isso, sobre ansiedade, desafios, dependência emocional, certeza e incertezas. Além do mais, mostra claramente que não tem problema nenhum em se apoiar em fandons e em histórias. É bom ser fã de algo, e em momentos difíceis esse pode ser o seu apoio.

Eu amei o livro, como ex-fanfiquiteira e uma amante de várias fandons, me senti representada. A Cath pode ser irritante em alguns momentos, mas percebi que sou igual a ela, e não tem problema nenhum nisso.

É um livro adolescente, acho que pra alguém mais velho ele deva ser insuportável. Mas pra alguém que está começando agora a ler (pelo menos a migrar das fanfics para os livros) eu realmente recomendo.

greatlucaa 09/12/2021

"-Escolho você no lugar de todo mundo."
~ Fangirl foi uma surpresa pra mim. Comecei a ler sem muita expectativa, só pra dar uma relaxada da TBR do ano, achando que ia ser só um romancezinho clichê, e foi muito mais do que isso!

~ A história fala da Cath, que vai começar a faculdade ao mesmo tempo que sua irmã gêmea, Wren. Enquanto Wren deseja fazer novos amigos e sair da sua zona de conforto, Cath só quer que tudo fique como está, mas é óbvio que isso não rola. Ela acaba dividindo o quarto com uma desconhecida e tenta se dedicar a sua fanfic de Simon Snow, enquanto tenta se acostumar com tudo.

~ A história me prendeu muito. Eu li em dois dias, sempre querendo saber o que ia acontecer, como tudo ia se desenvolver e como a Cath ia lidar com tal coisa. A relação dela com os personagens foi bem desenvolvida também. A amizade dela com a Reagan, a relação com o Levi, a amizade com a irmã em meio as várias brigas que elas tinham e as relações com o pai, tudo foi muuuito bom.

~ Maaas, nem só de elogios vive uma leitora, né. Eu senti falta de ver mais sobre a mãe dela, acho que isso ficou um pouco perdido no meio da história. Uma coisa que eu também achei bem chatinha foi quando tinha os trechos da fanfic e dos livros do Simon Snow. Como Fangirl foi lançado antes de Carry On, acho que era pra fazer meio que uma propaganda aí, mas eu achei bem chatinho e até fiquei com preguiça de ler em uns momentos.

~ Enfim, Fangirl foi uma leitura maravilhosa (mesmo com esses defeitos aqui e ali), e me prendeu muuito. Acho que é uma boa indicação pra quem gosta desse tipo de romancezinho adolescente, e também pra quem lê fanfic, que vai super se identificar com a Cath.

!!!GATILHOS!!!
Ansiedade, Álcool, Traição (menção), Distúrbio Alimentar (menção), Exploração (menção), Hospitalização e Abandono Parental.

Classificação: +14
luamagnetica 09/12/2021minha estante
nossa eu li fangirl antes de carry on, não existia nem perspectiva de ter esse livro e ai era extremamente chato as partes das fanfics porque eram sem contexto algum, não dava pra acompanhar!
tirando isso, é um livro muuuito gostosinho, saudades!

greatlucaa 09/12/2021minha estante
Sim! As fanfics são soltas, não tem contexto, eu não entendia o que a história tinha a ver com aquilo. Mas o livro em si é tudoo!

Lumi 15/11/2021

romancinho teen fofo e coerente
É justamente isso que achei: o livro cumpre sua proposta de ser um livro simples, agradável e doce, com doses de desafios de se tornar um adulto e amadurecer frente à complexidade da vida real. A relação de Cath com a fanfiction reflete esse dilema entre fantasia e vida real, mas o bacana é que a fantasia não aparece como rival da vida como ela é, e sim como uma forma válida de representar sua vida interna, suas esperanças e suas aprendizagens com pessoas que se identificam com elas. É muito bonitinha e saudável a forma como Rowell fala da vida adulta e mostra o desenvolvimento de Cath, tornando-se talvez até mesmo didático; tem um final idealizado da vida adolescente, mas acredito que a proposta do livro desde sempre tenha sido de agradar e reconfortar seus leitores com caminhos da vida felizes e possíveis -- e nem por isso fingir que o caminho para momentos felizes seja livre de percalços. Enfim, não entendo porque as pessoas se irritam com Cath, sendo que ela é retratada como uma menina real com dificuldades sociais reais; timidez, introversão e ansiedade social são temas comuns e aceitáveis, caso permaneça a dúvida para alguns. E está sempre envolvida em dilemas reais e complexos -- quando estamos vivendo as escolhas nem sempre são tão fáceis e simples e não tem problema sofrermos com elas. Quem acha que tem todas as respostas é no mínimo ingênuo.
Dito isso, gostei do livro, meu gosto pessoal privilegia algo um tanto mais poético e maduro, mas não acho que era a intenção. A autora cria personagens esféricos e simpáticos e uma história que pode ajudar a muitos que se sentem como uma nerd solitária e nervosa perante a vida :)
viva a nós, nerds.

Malu 28/09/2021

Sobre Fangirl
Amei a capa do livro, tinha acabado de ler Eleanor & Park e, então iniciei a leitura cheia de expectativas.

Não consegui largar o livro, mas quando cheguei a metade da história achei que a leitura ficou cansativa, acabei terminando o livro porque já havia começado.

Os primeiros 50% foram incríveis, na minha opinião. Mas, quando chega a metade a história decai, pelo menos foi o que senti lendo o livro.

IDK. 25/09/2021

Propaganda
O livro foi muito bom em si e a ansiedade da personagem foi algo que as pessoas podem se relacionar.
Mas como nem todo livro é perfeito...
Depois que eu percebi que os personagens simon e baz também eram da autora (sendo eles a obsessão da principal) ficou muito óbvio a propaganda do próximo livro da autora (carry on) com muitos trechos do mesmo, essas realmente foram as partes mais chatinhas do livro.
Gostei por ser um assunto atual, uma garota indo pra faculdade, no que facilitou a leitura em inglês por apresentar conversas do cotidiano.

Aninha 24/08/2021

Ótimo pra sair da ressaca literária
Fangirl é um livro que boa parte das leitoras(o) se indentificam,em certo momento todo mundo ja leu fanfic é já foi julgada por isso ou vista como uma pessoa depravada.
Também gostei de ver a cath evoluindo é parando de se esconder dos seus ploblemas geralmente eu me escondo tambem dos meus ploblemas mas eu tento ao máximo não fazer isso porque com ja diz o livro estaremos nos escondendo da vida
" É que? não se pode desistir às vezes? Não é OK dizer ?isso tá me machucando demais, então vou parar de tentar??
? Isso levanta um precedente perigoso.
? De evitar a dor?
? De evitar a vida."

Maria Clara 26/01/2022minha estante
nossa cara, eu acabei de terminar esse livro é achei que acabou do nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camila 26/01/2022minha estante
Tb achei. Mas é pq o livro é tão bom que eu queria mais kkkkk

Pedro.Cabral 05/08/2021

No minimo estranho
Por que estranho? Simples, esse troço é escrito de um jeito que nem a autora parecia que queria escrever essa história.
Ela até escreve bem mas a história parece que não tem propósito e ela vai enchendo linguiça até pensar que o livro tem páginas suficientes pra acabar.
E eu confirmei isso no carry on com alguma coisa tipo "eu acho que a história da cath já ta bom assim". Sendo que o final desse livro fica cheio de rebarba no final sem nem dizer se a minina terminou o tal do projeto final. Sem contar o fato de uma carrada de personagens ficarem muito mal construídos.

Por fim eu gostaria de dizer que eu gostei de ler esse livro por que de vez em quando eu gosto de ler livro ruim, igual foi com aquele Um de Nós Está Mentindo, então se tu quer isso cá está um bom exemplo.

Lau 05/08/2021

ok vai
o livro em si é bom, o início da a entender q vão acontecer coisas bemmm interessantes mas nhe.

eu achei o livro meio parado, não acontece NADA de mais no livro inteiro.

é bom pra ler quando tá no tédio, sem nenhum outro livro pra ler e afins.

até pq no final, ainda tem alguns assuntos não resolvidos, q ficaram sem resposta, e o livro não tem continuação, então né.

enfim, recomendo mas não recomendo.

Jotapedrx 30/07/2021

Um livro para fanfiqueiros
Palavras. Como é reconfortante quando enfileiradas em ordem

Cath é apenas uma jovem autora, ainda adolescente, que começa a encarar o terror da faculdade

Cath escreve historias sobre Snowbaz em um site de fanfics na internet

Simon Snow, desbravei sempre em frente sem saber da história que veio antes. Me encontro em um estado de encanto depois que vim a descobri-la

Fangirl é uma verdadeira leitura infanto-juvenil, uma leitura gostosa, que distrai.

Fangirl é aquele tipo de livro que quando damos conta, estamos dentro, junto de Cath naquele alojamento de faculdade, só esperando que Reagan entre chutando a porta como de costume

Obrigado por continuar fazendo obras incríveis Rainbow Rowell ?

Marina.Menchero 29/07/2021

Super fangirl
Continuar a viver num mundo de fantasia é sempre muito mais fácil e seguro. Aventurar-se noutras descobertas não. Mas e assim que a vida nos mostra como é bom aproveitar o agora.