Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Marina.Menchero 29/07/2021

Super fangirl
Continuar a viver num mundo de fantasia é sempre muito mais fácil e seguro. Aventurar-se noutras descobertas não. Mas e assim que a vida nos mostra como é bom aproveitar o agora.

Coruja 16/06/2023

Fangirl está na minha lista há, talvez, uma década e pouco. O que primeiro me chamou a atenção nele foi, claro, a sinopse referenciando fanfics - o que aconteceu numa época em que eu não apenas lia, como também escrevia esse tipo de história. Achei que ia amar o livro, por ele fazer parte de uma cultura em que eu mesma me inseria.

Por uma razão ou outra, sempre acabava adiando; não por conta de qualquer crítica ou coisa parecida, mas porque sempre havia alguma outra prioridade na agenda. Ironicamente, embora esse aqui estivesse na fila há mais tempo, passei outros livros da autora na frente e, embora não os tenha achado ruim, não posso dizer que consegui me conectar com eles… o que me levou a continuar adiando meu encontro com Fangirl, desconfiada de que acabaria me decepcionando com ele.

Enfim, vi o mangá que está sendo lançado com base nele, folheei, fiquei curiosa e acabei por ler os dois volumes disponíveis (o terceiro de um total de quatro está previsto para esse ano) num único dia. Sem ter o final na versão em quadrinhos, migrei para o livro para terminar a história e não me arrependi - especialmente, não me arrependi de ter lido metade em quadrinhos e metade em prosa.

Fangirl tem uma história fofinha, que trata de família, relacionamentos e encontrar seu lugar no mundo. E é isso: é fofo, mas nada particularmente extraordinário. O romance tem sérios problemas de ritmo, algo que se resolve bem melhor na adaptação para quadrinhos. São mídias diferentes e a possibilidade de narrar o que está acontecendo através de imagens ajuda a limpar a prosa repetitiva do livro - inclusive para tornar a protagonista mais simpática ao leitor.

Sério, fiquei com a impressão de que teria achado a Cath insuportável se tivesse começado pelo livro em vez da HQ, porque passamos muito tempo enrolados nos pensamentos dela, suas recorrentes crises de insegurança e justificativas para não interagir com o mundo. A Sam Maggs fez um baita trabalho de adaptação, extraindo o que havia de melhor no original.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2023/06/resumo-da-opera-acelerado-em-3x-na-via.html

Lore 24/07/2022

3/5??
Resolvi começar esse pra tentar sair de uma ressaca literária (muito) demorada. De início, a leitura foi meio difícil, nada tava me agradando mas não desisti. Mais pra frente, eu comecei a gostar muito das partes em que o Levi aparecia então meu incentivo pra continuar era saber no que ia dar entre ele e a Cath. Teve uns momentos legais aqui e ali que me prenderam (basicamente do romance entre os dois), mas senti falta de algo a mais. E preciso confessar que todas aquelas páginas cheias das histórias de Simon e Baz era quase uma tortura pra mim? só li as partes que a Cath lia pro Levi mas ainda assim, achava meio chato. No geral, não é de todo um livro tão ruim. Acho que é mais questão de gosto e, infelizmente, esse não foi um que me impressionou muito.

Dessa 09/12/2022

Inesperadamente bom
História e personagens muito bem escritos, gostei muito da divergência entre as irmãs, a relação da Cath com a Reagan, o Levi é um personagem incrível tbm assim como o pai das meninas. Porém, eu esperava um pouco mais de romance, mas a história é maravilhosa e se desenvolveu muito bem.

Iris 10/10/2022

Eu gostei muito do desenvolvimento mas confesso que o final me decepcionou um pouco. Por ser um livro um pouquinho mais extenso quando o "ápice" chegou e ainda faltava uma boa quantidade de páginas pra terminar eu pensei que talvez o final ou fosse ser água com açúcar ou ia rolar mais alguma coisa de última hora, e infelizmente foi água com açúcar mesmo. O meião do livro eu achei ótimo, fiquei realmente envolvida e foi tão gostosinho de ler que eu me pegava arrumando qualquer minuto pra dar uma lida rápida. Os personagens são bem delimitados e carismáticos do próprio jeitinho, e até simon e baz ocuparam um espacinho no meu coração (indo ler carry on). Acho que eu só esperava mesmo um final mais forte pra Cath e pro enredo no geral.

Rebeca 08/02/2023

"Gosto muito de você"
Gostei bastante desse livro, principalmente porque gosto da escritora.

No começo, a leitura foi meio arrastada, mas depois ficou bastante fluida. Acho incrível a capacidade da Rainbow de incluir temas realistas e delicados, mas com uma leveza absurda. Em vários momentos, me identifiquei com a Cath( tive raiva dela também hehe) e amei ver o amadurecimento dela.

Pontos negativos(ponto de vista pessoal): senti que algumas coisas não tiveram um desfecho claro, pelo menos da forma que eu imaginava. Quando terminei o livro, fiquei me perguntando o que tinha acontecido com alguns personagens, mas nada que tire a beleza da história. Outro ponto foi a sensação do livro ter mais páginas do que ele realmente tem. 421 páginas que mais pareciam 1000, mas ainda sim a leitura é gostosa.

Romance leve e coração quentinho.

Ju 16/04/2023

A maior
Fazia muito tempo que um livro não falava comigo, não contava parte da minha história. Se eu tivesse lido Fangirl em 2013, como o planejado, ele ainda teria me impacto em níveis estratosféricos, visto que escrever sempre fez parte da minha vida. Escrever fanfics, então, resume a minha formação como escritora.

Rainbow Rowell é genial em todos os seus livros e com Fangirl não seria diferente. Ele trata dessa transição entre manter o que gostávamos de fazer quando menores ao longo de nossa formação como adultos, não negar quem somos e o que gostamos em nome da ?maturidade?. Além disso, demonstra a construção de relações amorosas, parentais e fraternais e como elas podem se expressar.

Queria destacar como a autora já estava trabalhando assuntos sérios lá em 2012, quando a maioria dos YA sequer tocava na superfície dos conceitos de saúde mental.

Ótimo trabalho (como sempre), Rowell.

Pixie 17/12/2021

Um Livro Para Fanfiquiteiros
Por mais estranho que pareça, cheguei a "Fangirl" através da "trilogia Simon Snow". Sei que com muito gente foi o contrário, mas eu realmente recomendo que leiam pelo menos "Sempre em Frente" antes de "Fangirl".

O livro parece mais real, é mais fácil entender o amor da Cath pelo Simon e pelo Baz ? principalmente pelo fato de eu também compartilhar esse amor. Mas o melhor de tudo, é ficar ansioso pelos interlúdios e pelas partes da fanfic. O livro não se torna entendiante.

Cath é uma caloura na faculdade. Ela sempre viveu numa zona de conforto cheia de segurança. Ela sabia que tinha a irmã, que tinha o pai, suas coisas e pricipalmente a saga Simon Snow. Suas fanfics são seus apoios. Ela é extremamente famosa pelas suas histórias, e encontra nelas o apoio emocional que precisa.

Sua ansiedade social tomou conta quando se mudou pro dormitório da faculdade. De repente, seu pai estava longe, sua irmã virou uma desconhecida e a única coisa que restou foi Simon e as fanfics.

O livro é exatamente sobre isso, sobre ansiedade, desafios, dependência emocional, certeza e incertezas. Além do mais, mostra claramente que não tem problema nenhum em se apoiar em fandons e em histórias. É bom ser fã de algo, e em momentos difíceis esse pode ser o seu apoio.

Eu amei o livro, como ex-fanfiquiteira e uma amante de várias fandons, me senti representada. A Cath pode ser irritante em alguns momentos, mas percebi que sou igual a ela, e não tem problema nenhum nisso.

É um livro adolescente, acho que pra alguém mais velho ele deva ser insuportável. Mas pra alguém que está começando agora a ler (pelo menos a migrar das fanfics para os livros) eu realmente recomendo.

Veronica124 09/12/2023

A protagonista é uma chata torci o tempo inteiro pra gêmea dar uma coça nela
Insuportável as partes das fanfics de Harry potter com outros nomes
Pumpkin1 06/01/2024minha estante
Mano kakaakk então vc nem vai querer ler carry on, que é essa fica, só que muito melhor que fangirl

Clara TV 25/01/2022

Fangirl
Estou impressionada, como um livro pode ir de 2,5 a 4,5 sério, primeiro começamos com algo um pouco interessante mas logo ficou chato, não me prendia e nunca conseguia ler por muito tempo, depois de um acontecimento.....
TUDO MUDA, não consigo parar de ler, o romance o plot, cada palavra perfeita, cada momento fofo, tanto que acabei tá rápido depois disso, sério sem palavras, só não dou 5 pelo comeco, mas intendo que pode ter sido algo que não não interrousou por não ser tão agitado, mas mesmo assim uma ótima experiência

( não posso deixar de negar que comprei pelo nome fanfic na sinopse.......)

roberta 15/03/2021

Esse livro passou meses e meses na minha lista de leitura e olha... devia ter lido anteskkkk
Apesar de eu ter demorado mais de duas semanas pra terminar, é um livro muito bom pra sair da ressaca, principalmente por ser um livro mais "bobinho".

OBS: Passarei a madrugada chorando pela falta de um Levi na minha vida

Thais 25/10/2022

Lembro de ter visto comentários sobre esse livro que aguçou a minha curiosidade. Admito que não foi o que imaginava (quer dizer, pelo menos, não metade do livro), porém, foi bom também. Afinal, foi mostrado as falhas da personagem, a necessidade de se ligar em um mundo não-real, o impacto que isso causa e o amadurecimento da protagonista. E o final foi digno de deixar o coração quentinho também.