Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

lau 15/02/2022

esse livro me deixou muito triste. foi uma leitura muito rápida e ao mesmo tempo marcante. alguns personagens não mereciam o final que tiveram, mas eu entendi a proposta do autor. ficou bem evidente o porquê de ter ganhado o Nobel em 1962

Roberta Irds 02/02/2022

Fiquei devastada...
"- Os sujeitos que nem a gente num têm família. Eles ganham um pouquinho e já gasta tudo. Eles num têm ninguém no mundo que dá a mínima pra eles...
- Mas a gente num é assim - Lennie exclamou todo alegre - Fala da gente agora.
George ficou em silêncio por um estante.
- Mas a gente num é assim - disse.
- Porque...
- Porque eu tenho ocê e...
- E eu tenho ocê. A gente tem um o otro, e é isso, isso é que é tê alguém que se importa co'a gente - Lennie gritou triunfante."

Ratos e Homens foi publicado originalmente em 1937 e conta a história de dois amigos totalmente opostos. Lennie é uma criança em um corpo grandalhão e George é baixo, franzino, astuto e sempre livra Lennie das confusões que ele arruma.
Os dois vivem fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30. Ganhando um pouco mais que comida e moradia, Lennie e George encontram outros sujeitos pobres e explorados. Homens considerados menos que nada pelo sistema, homens que não tem nada na vida, sequer família, mas nada os impedem de sonhar pois isso é a única coisa que ninguém pode tirar deles.
O sonho de ter uma vida digna é o básico para todo ser humano, e isso não é diferente pro grande Lennie que gostaria de criar coelhos e ter sua própria casa para morar junto do seu melhor amigo, George. Mas ao decorrer do livro haverá situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência...

Esse livro é devastador! A capacidade que o autor teve em transmitir sentimentos tão profundos em poucas páginas foi uma das coisas que me fizeram amar esse livro. Definitivamente é um livro que te fará sorrir, chorar (chorei como uma miserável 😭), e que mostrará o valor da amizade e cumplicidade.

site: https://www.instagram.com/p/CSFhmZenKbK/

Nat 02/02/2022

Um final heartbreaking
Simples e rápido de ler porém devastador.
Ratos e Homens é uma obra-prima da literatura universal, porque, entre tantas outras coisas, consegue falar sobre a solidão e a falta de rumo num mundo miserável através de personagens que são trágicos, mas com os quais nos identificamos. Steinbeck criou uma narrativa cuja sofisticação está justamente na simplicidade dessas figuras tão cativantes

Bribslucas 31/01/2022

Tragédias anunciadas.
Primeiro livro do Steinbeck que leio e já acho que dita um ritmo e estilo. Com quês de tragédia anunciada, uma história simples, com elementos humanos atemporais. Boa e rápida leitura. Em alguns momentos, lembrou da cor púrpura ao sol é para todos. Abriu bem minhas leituras do autor.

Gabriel Miranda 14/01/2022

Bem na nuca
A história de dois amigos que viajam juntos em busca de um trabalho, com apenas um desejo: ter sua própria casa, seus animais e viver da terra.
Nesta obra de Steinbeck a precariedade no trabalho, as más condições de vida aparecem de maneira bastante clara. O autor escreve inclusive da forma como as pessoas mais simples falam "meiorá", por exemplo.
Apesar de toda a premissa, eu achei que o autor deixou a desejar no desenvolvimento dos personagens, como também das relações entre si.
Uma leitura que flui, porém não me cativou.

Matheus.Correa 13/01/2022

Meu livro de Cabeceira
"– Com a gente, num é assim. A gente tem futuro. A gente tem alguém com quem conversá, alguém que se importa co’a gente. A gente num precisa ficá sentado em bar nenhum gastando o nosso dinhero só porque num tem otro lugá pra ir. Se um desses sujeito vai pra cadeia, pode apodrecê lá que ninguém tá nem aí. Mas co’a gente é diferente. Lennie interrompeu: – Mas isso num vai acontecê co’a gente! E por quê? Porque… porque eu tenho ocê pra cuidá de mim, e ocê tem eu pra cuidá d’ocê, e é por isso – riu de tanta alegria. – Agora pode continuá, George." - Que livro espetacular, maravilhoso, formidável, esplêndido. Faltam adjetivos pra enaltecer. George e Lennie, que dupla incrível. Uma aula de como bons diálogos podem fazer todo o trabalho de background de um personagem, como causar uma empatia automática e uma profundidade sutil. Os ratos são citados logo no começo. O jovem Lennie sempre matou os pequenos, não fazia por mal, Eram pequenos e ele muito grande. Fazia um singelo carinho na cabeça e quando percebia. Booom! Já não tinha mais ratos vivos. George era o pensador, mas não era inteligente demais - "– Ele num é tonto – George disse. – Ele é burro feito uma porta, mas num é loco. E eu também num sô tão isperto assim, se não num ia tá aqui carregando cevada pra ganhá cinquenta pau e a comida. Se eu fosse isperto, nem que fosse só um poco mais isperto, ia tê minha terra, e ia cuidá da minha própria plantação, em veiz de trabaiá tanto e não ficá com nada que sai da terra. – George ficou em silêncio. Queria falar"- a simplicidade no aspecto e no tato. Nossos dois protagonistas vão para uma fazenda (Não me lembro ao certo) trabalhar assiduamente, e logo de cara um sujeito deplorável, filho do patrão, já começa a observar Lennie. A ratoeira da vida real dos homens que as vezes são tratados como ratos. A animalização dos homens, a barreira que a sociedade impõe na falta de empatia, cooperação e gentileza. A inocência de Lennie nos faz desejar desde o começo que ele e George fiquem bem em todo esse caminho íngreme. Então, se quer ler um clássico sem defeitos, com uma narrativa plena, simples em um ponto poética, com descrições necessárias e nada extensivas. Ratos e homens é para você. Um livro de reflexões. Sobre o que somos e o que podemos nos tornar. - Um dos melhores livros da minha vida, se tornou o meu livro de cabeceira.

Babi.Abreu01 10/01/2022

Devastada
Ganhei esse livro do meu namorado, não conhecia a história até então.
Comecei a leitura sem expectativa nenhuma, pois não sabia do que se tratava (pq não leio sinopses), a única coisa que sabia sobre o livro é q se tratava de um drama.

Não imaginei que teria a experiência que tive. Eu tive vontade de chorar do início ao fim, e no final da história acabei chorando mesmo.

É uma história com poucos acontecimentos, que mostra o cotidiano de trabalhadores rurais na época da grande depressão.

Mas é exatamente o relato sobre a vida dessas pessoas que mexem com o emocional do leitor, pq querendo ou não você se coloca no lugar dos personagens e consegue sentir a tristeza e o sofrimento que eles carregam.

Sylvia 03/01/2022

Primeira leitura de 2022; livro curtinho, mas intenso!

A vida realmente não depende somente dos nossos planos. Tudo o mais interfere o tempo todo, a toda hora.

A nós, cabe lutar e correr atrás como podemos.

Loren Fernandes 02/01/2022

Perfeito
Livros simples, rápido, objetivo e muito comovente! Tinha o filme há muitos anos e descobri recentemente que havia o livro, realmente o filme é muito fiel, indico os dois.

GuiBatelochio 26/12/2021

"A gente vai criar coelhos na nossa fazenda?"
Ratos e homens se passa durante a Grande Depressão, após a Crise de 29. O livro conta a história de George (um sujeito esperto e que toma as decisões da dupla) e Lenny (um grandalhão com dificuldades para raciocinar e medir sua força).

George cuida de Lenny, que é incapaz de cuidar de si próprio. Lenny, por outro lado, trabalha muito bem. Ambos tem somente um ao outro e sonham em morar em uma fazenda própria, e para isso vivem indo de fazenda em fazenda em busca de trabalho.

O livro é sutil em dar pistas ao que vai acontecer na trama.
Ele descreve bem a dificuldade que era a vida naquele tempo e naquelas condições, e como os peões se perdiam em bebida e prostitutas para aguentá-la. Não viam a possibilidade de uma vida melhor. O livro aborda a solidão, a loucura, o preconceito racial, entre outros temas.

A história é extremamente fluída, não senti o livro cansativo em nenhum momento. Possui uma linguagem bem simples e acessível também.
Foi uma boa leitura.

Celso.FAlix 17/12/2021

Um pouco do que senti na leitura de ratos e homens
Muito fácil de ler. Uma história que mostra como é sofrida a vida de quem trabalha no campo, gente pobre como a gente ( se você for há há) de pessoas que projetam sonhos só para ter um incentivo mas que no fundo mas bem lá no fundo sentem que jamais vão realizar, que os sonhos são apenas o combustível para colorir a vida miserável, preta e branca que temos, que esses sonhos são apenas o combustível para que possamos aguentar mais um dia, nada mais que isso. Eu senti muito isso enquanto li, fiquei realmente emocionado.

Gabriel.Queiroz 15/12/2021

Incrível como a sua vida não depende de você
O livro mostra que a sua vida não depende apenas de você, mas das pessoas que estão ao seu redor e do ambiente também. Você traça uma meta e acredita que irá concluir, mas a vida não tá nem aí para os seus planos, há outras pessoas vivendo e essas pessoas, que também possuem a meta delas, estão sempre a te rodear, por bem ou por mal. O livro é curto, mas a missão é muito bem passada.

Talita | @gosteilogoindico 13/12/2021

Um bom livro
A escrita do autor (segundo livro que leio dele) é crua e direta. O livro não me cativou tanto quanto eu gostaria, mas a temática da história é intensa e triste. Arriscaria dizer que mostra as duas fases do ser humano: inocência e crueldade.

Emanuel Xampy Fontinhas 12/12/2021

Uau! Um soco no estômago esse livro, daqueles que você sente por meses a fio. Vai ser difícil esquecer essa leitura por um bom tempo. Compacto e escrito de uma forma que aparenta indiferença e até crueldade na clareza das imagens retratadas, mas que se trata de uma ferina crítica a sociedade norte americana da época. É por livros assim que ler está sempre na frente na minha lista de passatempos.